O PETROLÃO E A PIADA DA SEXTA-FEIRA NEGRA

Piada de Sexta Negra do Petrolão: Mantega é cotado para assumir presidência da Petrobras em janeiro

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net de 28-11-2014
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Guido Mantega pode ganhar como prêmio de consolação a presidência executiva da Petrobras? O mais longevo ministro da Fazenda, até ontem, estaria cotado para substituir Maria das Graças Foster - que estaria tão prestigiada quanto o Botafogo pelo qual torce? Digno de uma "Sexta Negra" (Black Friday), o informe merece ser encarado como uma piada "sem Graça". O problema é que circulou ontem entre os maiores lobistas de Brasília, logo após a cerimônia de anúncio dos três mosqueteiros da equipe econômica da Presidenta Dilma Dartagnan: Alexandre Tombini, Joaquim Levy e Nelson Barbosa.
O avanço nos escândalos do Petrolão, até dezembro, pode obrigar Mantega e quem inventou o boato a esquecerem tamanha maluquice. Mantega na presidência da Petrobras significaria uma confissão de responsabilidade pelos problemas da empresa. Afinal, Mantega já é o presidente do Conselho de Administração da empresa - com alto risco de ter o nome enrolado nos processos movidos pelo Departamento de Estado e pela Securities and Exchange Commission dos EUA. O ministro fica até o fim do ano na Fazenda da qual foi demitido tecnicamente em plena campanha reeleitoral. Só pode ter partido do fogo amigo nazicomunopetralha a versão de que Dilma tiraria sua amiga Graça do comando da Petrobras.
Enquanto se desgasta com o Petrolão, o governo tenta criar seus factóides econômicos - com muito atraso depois da derrotada vitória reeleitoral. Egresso do banco de investimentos do Bradesco, o futuro novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fez uma média com o mercado financeiro sobre a oferta de crédito no País. Sem citar a conjuntura de inadimplência, inflação, desemprego e juros altíssimos, Levy proclamou: "O mercado de capitais terá um papel cada vez mais importante, complementando a ação do sistema bancário na alocação eficiente dos recursos de acordo com sua própria avaliação dos riscos e retornos de cada oportunidade de investimento, permitindo novas maneiras do país e das famílias construírem e se prepararem para um futuro melhor".
O novo ministro repetiu o velho discurso de sempre sobre a ação medíocre dos desgovernos no Brasil, no qual o cachorro corre atrás do próprio rabo, sempre perdendo a corrida: economizar para quitar juros da dívida impagável. Levy repetiu o filme de terror: "O objetivo imediato do governo é estabelecer uma meta de superávit primário para os próximos três anos, compatível com estabilização e redução da dívida bruta, considerando um nível de reservas estável. O superávit primário terá que ser de no mínimo 2% do PIB ao longo do tempo desde que não haja elevação do estoque de transferências do Tesouro para os bancos públicos".
Mãos de Tesoura


Joaquim Levy, economista ortodoxo e especialista em cortes para fazer caixa, cumpriu o roteiro de falar o previsível:
"O Ministério da Fazenda reafirma o compromisso com a transparência de suas ações e manifesta o fortalecimento da sua comunicação de seus objetivos e prioridades e a comunicação de dados tempestivos, abrangentes e detalhados que possam ser avaliados por toda a sociedade, incluindo os agentes econômicos. Temos a convicção de que a redução das incertezas em relação às ações do setor público sempre é ingrediente importante para a tomada de risco pelas empresas, trabalhadores e famílias brasileiras, especialmente as decisões de aumento de investimento. Essa confiança é a mola para cada um de nós nos aprimorarmos e o país crescer. Nossa prioridade tem que ser o aumento da taxa de poupança. Aumentando sua poupança, especificamente o primário, o governo contribuirá para que os outros agentes de mercado e as famílias sigam o mesmo".
Chuva no molhado
Quem também repetiu o velho papo de sempre foi o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, que fica do mesmo jeito, onde está, jurando que vai dar um tombinho na inflação:
"A política monetária deve evitar que esses ajustes se espalhem para o resto da economia na forma de aumento persistente da inflação".
A torcida do Botafogo já acredita, piamente, que o papo do Levy vai salvar o time de cair para a segunda divisão do Brasileirão...
Reza forte
O futuro Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, também fez uma promessa que depende do rolo compressor governista no Congresso para cumprir:
"Como desafio mais imediato trabalharei na adequação da proposta orçamentária de 2015 ao novo cenários macroeconômico e aos objetivos de elevação gradual do resultado primário. Darei continuidade ao processo de melhoria da eficiência do gasto publico, mediante a modernização da gestão e avaliação do custo-benefício dos diversos programas de governo".
Tudo isso só poderá acontecer se, na terça-feira que vem, o Congresso confirmar o golpe que o governo dará para conseguir fechar os números descumpridos legalmente na meta fiscal - que poderiam levar ao impedimento da Presidenta Dilma, se o Brasil fosse um lugar sério onde as mínimas leis são cumpridas.
STF é uma mãe...
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu o direito de passar o Natal e o Ano Novo em Passa Quatro, Minas Gerais, onde mora a mãe dele, que tem 94 anos de idade e não pode se deslocar até Brasília:
"Faço certo que o apenado continuará em prisão domiciliar, apenas com a mudança temporária do local de seu cumprimento, que será na residência de sua genitora”.
O reeducando Dirceu, um dos condenados no Mensalão, poderá ficar na casa da mãe do dia 23 de dezembro a 2 de janeiro, quando retorna para sua confortável prisão domiciliar na capital federal...
Garantir é preciso

Leva Levy

Haja governança...


Tempos em que comiam juntos


O 13 na numerologia da corrupção


(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA