Pular para o conteúdo principal

SINDICÂNCIA DE MENTIRINHA

Sindicância do Planalto para investigar adulteração de perfis no Wikipedia é cortina de fumaça
Para inglês ver – O governo federal publicou na edição desta terça-feira (12) do “Diário Oficial da União” a abertura de uma sindicância para investigar alterações nos perfis dos jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão na enciclopédia virtual Wikipedia.
Reportagem do jornal “O Globo” publicada na edição da última sexta-feira (8) revelou que as alterações covardes, com direito a críticas a ambos os jornalistas, partiu de um computador do Palácio do Planalto. Miriam Leitão e Sardenberg são colunistas e comentaristas da TV Globo, do jornal “O Globo” e da rádio CBN.
O governo já anunciara a criação de sindicância para tentar identificar o responsável pelo ato. Os profissionais escalados para a investigação terão trinta dias para apresentar os resultados.
No dia seguinte à divulgação do escândalo, a presidente Dilma Rousseff classificou como inadmissível o uso rede de informática do Palácio do Planalto para promover as alterações nos perfis dos dois jornalistas, conhecidos pelas críticas verdadeiras e contumazes que fazem à política econômica do governo.
“A minha opinião é que [o episódio] é absolutamente inadmissível, por parte do Planalto, por parte do governo federal ou por parte de qualquer governo”, disse a presidente.
A ação rasteira contra Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg será minimizada, em breve, por alguma desculpa esfarrapada, como sempre acontece. À opinião pública será informado que alguém, talvez um visitante ousado, tenha utilizado o IP da sede do governo para promover as alterações, como se aos petistas não interessasse essa operação chicaneira.
Além dos olhares
O que veio à tona é uma pequena amostra do que enfrentam os jornalistas brasileiros que ousam criticar um governo incompetente e paralisado, que ao longo dos últimos três anos e meio vem sendo corroído por uma política econômica obtusa e irresponsável. Haja vista as mais de duas dúzias de medidas de estímulo à economia adotada por Dilma Rousseff, desde janeiro de 2011, sem que ao menos uma tivesse dado algum resultado.
Miriam e Sardenberg trabalham no maior grupo de comunicação do País e por isso não foram incomodados como acontece com profissionais da imprensa que integram veículos midiáticos de menor porte, mas que também fazem jornalismo responsável e de qualidade. Os atuais donos do poder, sempre incomodados com as críticas recorrentes, fingem desconhecer a atuação de uma tropa de terroristas cibernéticos, financiada por partidos políticos de esquerda, que tem como missão maior atacar e desqualificar os chamados adversários do Palácio do Planalto.
Como se isso não bastasse, os poderosos se valem de meios escusos e criminosos para intimidar aqueles que criticam as ações do governo, como se o Brasil não fosse uma democracia que privilegia a livre manifestação do pensamento. Na melhor das hipóteses, após o fim da sindicância palaciana, algum servidor de pouca importância poderá ser alçado ao patíbulo da culpa como forma de passar a falsa impressão de que o governo está disposto a ser transparente. Fosse assim, as CPIs da Petrobras não seriam palco de tantas manobras oficiais, todas protagonizadas pela base aliada.

Do Blog Ucho.Info de 12-8-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)