SINDICÂNCIA DE MENTIRINHA

Sindicância do Planalto para investigar adulteração de perfis no Wikipedia é cortina de fumaça
Para inglês ver – O governo federal publicou na edição desta terça-feira (12) do “Diário Oficial da União” a abertura de uma sindicância para investigar alterações nos perfis dos jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão na enciclopédia virtual Wikipedia.
Reportagem do jornal “O Globo” publicada na edição da última sexta-feira (8) revelou que as alterações covardes, com direito a críticas a ambos os jornalistas, partiu de um computador do Palácio do Planalto. Miriam Leitão e Sardenberg são colunistas e comentaristas da TV Globo, do jornal “O Globo” e da rádio CBN.
O governo já anunciara a criação de sindicância para tentar identificar o responsável pelo ato. Os profissionais escalados para a investigação terão trinta dias para apresentar os resultados.
No dia seguinte à divulgação do escândalo, a presidente Dilma Rousseff classificou como inadmissível o uso rede de informática do Palácio do Planalto para promover as alterações nos perfis dos dois jornalistas, conhecidos pelas críticas verdadeiras e contumazes que fazem à política econômica do governo.
“A minha opinião é que [o episódio] é absolutamente inadmissível, por parte do Planalto, por parte do governo federal ou por parte de qualquer governo”, disse a presidente.
A ação rasteira contra Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg será minimizada, em breve, por alguma desculpa esfarrapada, como sempre acontece. À opinião pública será informado que alguém, talvez um visitante ousado, tenha utilizado o IP da sede do governo para promover as alterações, como se aos petistas não interessasse essa operação chicaneira.
Além dos olhares
O que veio à tona é uma pequena amostra do que enfrentam os jornalistas brasileiros que ousam criticar um governo incompetente e paralisado, que ao longo dos últimos três anos e meio vem sendo corroído por uma política econômica obtusa e irresponsável. Haja vista as mais de duas dúzias de medidas de estímulo à economia adotada por Dilma Rousseff, desde janeiro de 2011, sem que ao menos uma tivesse dado algum resultado.
Miriam e Sardenberg trabalham no maior grupo de comunicação do País e por isso não foram incomodados como acontece com profissionais da imprensa que integram veículos midiáticos de menor porte, mas que também fazem jornalismo responsável e de qualidade. Os atuais donos do poder, sempre incomodados com as críticas recorrentes, fingem desconhecer a atuação de uma tropa de terroristas cibernéticos, financiada por partidos políticos de esquerda, que tem como missão maior atacar e desqualificar os chamados adversários do Palácio do Planalto.
Como se isso não bastasse, os poderosos se valem de meios escusos e criminosos para intimidar aqueles que criticam as ações do governo, como se o Brasil não fosse uma democracia que privilegia a livre manifestação do pensamento. Na melhor das hipóteses, após o fim da sindicância palaciana, algum servidor de pouca importância poderá ser alçado ao patíbulo da culpa como forma de passar a falsa impressão de que o governo está disposto a ser transparente. Fosse assim, as CPIs da Petrobras não seriam palco de tantas manobras oficiais, todas protagonizadas pela base aliada.

Do Blog Ucho.Info de 12-8-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA