Pular para o conteúdo principal

O GRANDE LOBISTA DA GRANDE EMPRESA ESCRAVAGISTA

Em maio, Lula visitou usina da Odebrecht em Angola acusada de trabalho escravo. Fez pose e elogiou o empreendimento.
Em maio passado, Lula visitou o empreendimento da Odebrecht que, hoje, está sendo acionado pelo MPT por uso de trabalho escravo. O lobista da Odebrecht (será que a empresa emprestou o jatinho para a viagem?) não viu problema algum no empreendimento.

O Ministério Público do Trabalho afirmou nesta quarta-feira que abriu processo contra o grupo Odebrecht exigindo indenização de 500 milhões de reais em caso que a empresa é acusada de promover trabalho escravo e tráfico internacional de pessoas em Angola.
A ação civil pública foi aberta pelo MPT de Araraquara (SP) com base em "graves irregularidades levantadas pelo procurador Rafael de Araújo Gomes nas obras de construção de uma usina de cana-de-açúcar em Angola" e após reportagem sobre maus tratos nas obras veiculada pela rede britânica BBC.
Maior empresa de construção da América Latina, a Odebrecht, é o maior empregador privado de Angola, segunda maior produtora de petróleo da África e onde várias empresas brasileiras estão envolvidas nos setores de energia e construção civil.
Segundo o MPT, trabalhadores contratados na cidade de Américo Brasiliense, a cerca de 300 quilômetros de capital paulista, foram enviados ao exterior sem visto válido de trabalho.
"Como resultado, os trabalhadores que foram apanhados na cidade de Cacuso (no norte de Angola) pela polícia angolana foram presos, sendo que a maioria preferiu, depois disso, não sair dos alojamentos na própria obra", afirmou o MPT em comunicado à imprensa. 
Em 8 de maio passado, o portal Portugal Digital informou:
Lula visitou o município de Capanda, no norte de Angola, onde manifestou satisfação com a parceria entre empresas brasileiras e angolanas na construção da Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom), que vai produzir açúcar, etanol e energia elétrica, visando impulsionar o desenvolvimento económico e fortalecer a cooperação entre os dois países, noticiou a Angop.
"Estou bastante impressionado em saber que empresas brasileiras e angolanas estão ajudando a promover e a desenvolver cada vez mais a independência alimentar do país", realçou Lula, no final da visita que efectuou ao projecto Biocom, localizado no Polo Agro-industrial de Capanda, região na província de Malange, com grandes investimentos da brasileira Odebrecht.
A Companhia de Bionergia de Angola resulta de uma parceria entre a estatal angolana de petróleos Sonangol e os grupos brasileiro Odebrecht e angolano Damer.
Segundo Lula, com a produção de açúcar, etanol e energia elétrica, o projeto Biocom vai contribuir para o desenvolvimento do país e assegurar a sustentabilidade alimentar do povo angolano.

Do Blog do Coronel de 19-6-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)