Pular para o conteúdo principal

UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 07-4-14

HELIO FERNANDES -

O advogado Folena de Oliveira, jovem, brilhante, defensor inabalável do interesse nacional, um dia me mandou uma colaboração com o título, “O Monopólio do Petróleo”. Publiquei, foi um sucesso. Comentei o artigo, ele agradeceu com uma nota curta, dizendo: “Esperamos ter colaborado com o debate sobre tema relevante para o Brasil. Ainda mais no momento da instalação de uma negativa CPI contra a Petrobras”. Isso em março de 2009. 
A História, surpreendente, a CPI se repete agora em 2014 
O mínimo que se pode dizer: inacreditável. Tentam e tentaram tudo contra a Petrobras. Agora cinco anos depois, nova CPI para ver se derrubam a empresa dos brasileiros, já contaminada pela corrupção e enriquecimento ilícito de quase todos. Pela singularidade, repito o comentário curto que fiz ao artigo vibrante do Folena. 
“O Monopólio do Petróleo” 
O artigo é muito bom e foge à rotina. Pois traz ao debate a questão da constitucionalidade da emenda sobre a Petrobras. São centenas de mensagens sobre a CPI, CONTRA e a FAVOR. Muita gente defende a CPI, outros combatem. É isso que me agrada, o fato de as pessoas tomarem posição, combaterem por aquilo no qual acreditam.
Minha convicção não mudou: sou contra a CPI, mas mantenho a importância da investigação. Alguns cidadãos lembram que já denunciei muitos presidentes da Petrobras, (e da BR e da Transpetro, não esqueçam) que enriqueceram fabulosamente. O próprio “presidente” Geisel deixou “herança” de 20 milhões de dólares, surpresa.
Só eu publiquei, embora não fosse o único a saber. O jornalista Elio Gaspari soube antes, ”mas tinha que proteger a fonte”.
Uma Petrobras limpa e sem roubalheira
Podem escrever à vontade, defendam com clareza as coisas nas quais acreditam, não censuro ninguém, mesmo que discordem deste repórter. Defendo uma Petrobras LIMPA e sem ROUBALHEIRA. Só que 60 por cento dos que passaram por cargos importantes da empresa, enriqueceram. E não apenas no passado. Só que é difícil acreditar em Jereissati e no PSDB.
A CPI de 2009 e esta de 2014
Notável o espírito depreciativo e destruidor contra a Petrobras, na CPI de 2009 e agora, nesta CPI de 2014. A maior empresa do Brasil tem que enfrentar a corrupção, a deslealdade e a incompetência. Mas o que o jornal Estado de São Paulo descobriu agora é uma espécie de “Campo de Libra” de irresponsabilidade, e lógico de impunidade.
Não aconteceu nada em 2009, não acontecerá nada agora. A convicção deste repórter não mudou um milímetro que fosse. Era contra a CPI e pela investigação, continuo defendendo as mesmas providências.
Começaram a “matar” a Petrobras com os “leilões”
Era o governo FHC, Dona Dilma ainda não ocupava nenhum cargo, mas ficou a favor desses leilões “entreguistas”. FHC tentava “privatizar” a maior empresa do Brasil, chegou a trocar o S final por um X, como se a empresa tivesse sido doada ou arrematada por um aventureiro.
Dona Dilma era diferente. Estava a favor dos “leilões” por pura incapacidade e pela impossibilidade de ver alguma coisa um pouco mais longe. Mas não era só isso que levava a Petrobras ao desespero. E não ia à falência, porque era impossível. A cada dia, em todos os últimos anos, a Petrobras anunciava: “Descobrimos mais petróleo”. Isso no Brasil inteiro.
As denúncias do Estado de SP não param, que escândalos
Não é possível que tenham roubado tanto de uma empresa só. Nem interessa saber se alguns não são nem corruptos. Os corruptos prejudicam a Petrobras porque compram por quase TRES BILHÕES, o que não valia mais de 80 MILHÕES. Esses são os corruptos.
E os que não roubam, mas participam de tudo? Como explicar que o nome de Dona Dilma seja mencionado em todos os escândalos? Sempre com a ressalva: “Dona Dilma não recebe comissão alguma”. Então é burrice, desinteresse, desprezo pelo patrimônio nacional?
Amanhã decisão final sobre as CPIs
Estão há dias dependendo da decisão do Presidente do Senado. Ele mesmo, Renan Calheiros, que renunciou à presidência do Senado para não ser cassado. Em 2010 renovou o mandato de senador, logo voltava à presidência do Senado. Com mais poder de fogo do que antes.
O Planalto espera ansioso 
Haja o que houver, o Planalto que não atinge eleitoralmente Dona Dilma. É possível, é possível. Mas para a Petrobras será mais do que uma tragédia, Será um descalabro. Esperemos “pelo amanhã que não virá”. Mais cinco meses até outubro e mais quatro anos até 2018, quem poderá suportar?
PS – Repetindo: quem quiser entre na internet, acesse jorgefolena.com; verá o livro que o brilhante advogado escreveu com o título, “Conversando com Helio Fernandes”. 
PS2 – Lerá o que eu e ele escrevemos desde 2009, muitas vezes sobre a Petrobras. De graça, com direito a um admirável prefácio de Bernardo Cabral.

Da Tribuna da Imprensa On Line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)