UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 07-4-14

HELIO FERNANDES -

O advogado Folena de Oliveira, jovem, brilhante, defensor inabalável do interesse nacional, um dia me mandou uma colaboração com o título, “O Monopólio do Petróleo”. Publiquei, foi um sucesso. Comentei o artigo, ele agradeceu com uma nota curta, dizendo: “Esperamos ter colaborado com o debate sobre tema relevante para o Brasil. Ainda mais no momento da instalação de uma negativa CPI contra a Petrobras”. Isso em março de 2009. 
A História, surpreendente, a CPI se repete agora em 2014 
O mínimo que se pode dizer: inacreditável. Tentam e tentaram tudo contra a Petrobras. Agora cinco anos depois, nova CPI para ver se derrubam a empresa dos brasileiros, já contaminada pela corrupção e enriquecimento ilícito de quase todos. Pela singularidade, repito o comentário curto que fiz ao artigo vibrante do Folena. 
“O Monopólio do Petróleo” 
O artigo é muito bom e foge à rotina. Pois traz ao debate a questão da constitucionalidade da emenda sobre a Petrobras. São centenas de mensagens sobre a CPI, CONTRA e a FAVOR. Muita gente defende a CPI, outros combatem. É isso que me agrada, o fato de as pessoas tomarem posição, combaterem por aquilo no qual acreditam.
Minha convicção não mudou: sou contra a CPI, mas mantenho a importância da investigação. Alguns cidadãos lembram que já denunciei muitos presidentes da Petrobras, (e da BR e da Transpetro, não esqueçam) que enriqueceram fabulosamente. O próprio “presidente” Geisel deixou “herança” de 20 milhões de dólares, surpresa.
Só eu publiquei, embora não fosse o único a saber. O jornalista Elio Gaspari soube antes, ”mas tinha que proteger a fonte”.
Uma Petrobras limpa e sem roubalheira
Podem escrever à vontade, defendam com clareza as coisas nas quais acreditam, não censuro ninguém, mesmo que discordem deste repórter. Defendo uma Petrobras LIMPA e sem ROUBALHEIRA. Só que 60 por cento dos que passaram por cargos importantes da empresa, enriqueceram. E não apenas no passado. Só que é difícil acreditar em Jereissati e no PSDB.
A CPI de 2009 e esta de 2014
Notável o espírito depreciativo e destruidor contra a Petrobras, na CPI de 2009 e agora, nesta CPI de 2014. A maior empresa do Brasil tem que enfrentar a corrupção, a deslealdade e a incompetência. Mas o que o jornal Estado de São Paulo descobriu agora é uma espécie de “Campo de Libra” de irresponsabilidade, e lógico de impunidade.
Não aconteceu nada em 2009, não acontecerá nada agora. A convicção deste repórter não mudou um milímetro que fosse. Era contra a CPI e pela investigação, continuo defendendo as mesmas providências.
Começaram a “matar” a Petrobras com os “leilões”
Era o governo FHC, Dona Dilma ainda não ocupava nenhum cargo, mas ficou a favor desses leilões “entreguistas”. FHC tentava “privatizar” a maior empresa do Brasil, chegou a trocar o S final por um X, como se a empresa tivesse sido doada ou arrematada por um aventureiro.
Dona Dilma era diferente. Estava a favor dos “leilões” por pura incapacidade e pela impossibilidade de ver alguma coisa um pouco mais longe. Mas não era só isso que levava a Petrobras ao desespero. E não ia à falência, porque era impossível. A cada dia, em todos os últimos anos, a Petrobras anunciava: “Descobrimos mais petróleo”. Isso no Brasil inteiro.
As denúncias do Estado de SP não param, que escândalos
Não é possível que tenham roubado tanto de uma empresa só. Nem interessa saber se alguns não são nem corruptos. Os corruptos prejudicam a Petrobras porque compram por quase TRES BILHÕES, o que não valia mais de 80 MILHÕES. Esses são os corruptos.
E os que não roubam, mas participam de tudo? Como explicar que o nome de Dona Dilma seja mencionado em todos os escândalos? Sempre com a ressalva: “Dona Dilma não recebe comissão alguma”. Então é burrice, desinteresse, desprezo pelo patrimônio nacional?
Amanhã decisão final sobre as CPIs
Estão há dias dependendo da decisão do Presidente do Senado. Ele mesmo, Renan Calheiros, que renunciou à presidência do Senado para não ser cassado. Em 2010 renovou o mandato de senador, logo voltava à presidência do Senado. Com mais poder de fogo do que antes.
O Planalto espera ansioso 
Haja o que houver, o Planalto que não atinge eleitoralmente Dona Dilma. É possível, é possível. Mas para a Petrobras será mais do que uma tragédia, Será um descalabro. Esperemos “pelo amanhã que não virá”. Mais cinco meses até outubro e mais quatro anos até 2018, quem poderá suportar?
PS – Repetindo: quem quiser entre na internet, acesse jorgefolena.com; verá o livro que o brilhante advogado escreveu com o título, “Conversando com Helio Fernandes”. 
PS2 – Lerá o que eu e ele escrevemos desde 2009, muitas vezes sobre a Petrobras. De graça, com direito a um admirável prefácio de Bernardo Cabral.

Da Tribuna da Imprensa On Line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA