UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 31-01-14

HELIO FERNANDES –
Há seis anos, valiam 53 reais. Há cinco, estavam em 45. O próprio governo, que tem 51 por cento das ações da importantíssima empresa, tentou de todas as maneiras os cidadãos, com a proposta: “Invistam seu dinheiro do Fundo de Garantia comprando ações da Petrobras, a maior e mais valiosa organização do Brasil”.
Multidões comprando
Era natural que o governo fosse atendido. Puxa, conheci muita gente que fez essa operação. E além do conhecimento pessoal, soube de muita gente que fez a operação. Era sedutora e aparentemente garantida.
(Alguns anos depois, com outro presidente no Poder, mas um arrogante e irresponsável, fez praticamente a mesma recomendação com as empresas do senhor Eike Batista. Milhões de pessoas compraram ações desse enlouquecido empresário, foram perdidos bilhões de reais. Que não serão recuperados de jeito algum).
Quanto vale, agora, uma ação da Petrobras?
Semana passada, valiam 14,90. Ontem, chegaram a cair quase três por cento, vieram para 11,34 cotação de às 13 horas e vinte minutos, enquanto escrevo. Quando as ações da Petrobras chegarão (ou voltarão?) aos 53 reais de 2007?
Desde a fundação da Petrobras, e até agora, sempre defendi que a Petrobras não deveria ter acionistas particulares. Não fui ouvido. Mais tarde minha luta era para que a Petrobras comprasse todas as ações do mercado, fechasse o capital. Os interesses colossais e coletivos, se colocam acima dos interesses da coletividade.
A contraditória Roseana Sarney
Como ninguém irá tirá-la do governo, ela sairá por vontade própria, dentro de dois meses. Qual a razão? Para tentar ser novamente senadora. E começou a campanha, mostrando pela televisão, o que chama de “novo Maranhão”. Diz que essa campanha já estava programada antes “da crise das penitenciárias”. Como Dona Dilma, a governadora adora faltar com a palavra.
O Maranhão é rico ou pobre?
Quando surgiram as notícias sobre os massacres nas penitenciárias de Pedrinhas, Dona Roseana falou na televisão: “O que complica o problema, é a riqueza do Maranhão”. Surpresa total e irrespondível.
Mas agora surpresa maior, com a entrevista de Dona Roseana pouco antes de sair do governo. Textual: “Vocês têm que se libertar da idéia de que o Maranhão nasceu para ser pobre”. Afinal o Maranhão é pobre ou rico?
Sarney: quase 50 anos de capitania
Pobres são ou eram os Sarneys. O próprio que chegou a presidente, era filho de um desembargador pobre e honesto. Eleito deputado com 24 anos (segundo suplente, logo assumindo) nunca teve tempo para trabalhar. Mas fez fortuna invejável. Antes da mudança da capital, tinha casa no Rio, em São Paulo, no Maranhão, e mais tarde em Brasília.
Portanto não confundir o Maranhão coletivo, com os Sarneys, habilíssimos. Vejamos se Dona Roseana se elege senadora. Ela esteve sempre envolvida em complicações.
Corruptos e corruptores
Há anos, desde os tempos da Tribuna impressa, me revolto contra a impunidade das empresas corruptoras. Por que culpar, acusar, condenar e encarcerar corruptos e deixar corruptores em liberdade? E afirmando quase que diariamente: “Estamos colaborando com as investigações”.
Ainda mais, em se tratando de empresas, essa impunidade é uma afronta, uma deslealdade, a confissão da cumplicidade entre os corruptores e as autoridades investigadoras.
Lei é boa. Será cumprida?
Não acredito. Estão aí os advogados donos da Galileu, que faliram duas faculdades com mais de 10 mil alunos. Quando compraram a Gama Filho e a UniverCidade, estavam no auge ou no apogeu. Gama Filho foi sempre um sucesso.
A UniverCidade, uma grande realização. Foi vendida por exigência da mulher do Lewinsom, ele não aparecia em casa, se dedicava exclusivamente ao trabalho. Dois anos depois de vendida, estava falida. As duas, ninguém será condenado mesmo com essa lei notável e imprescindível. Vamos aguardar.
A Constituinte de 88, o Falso relator, Nelson Jobim
O jornal “O Globo” publicou frase (tola, como sempre) do ex-ministro de Estado e ex-ministro do Supremo, com a legenda: “Foi relator da Constituinte de 1988”. “Menas” verdade. O relator, deputado Bernardo Cabral, que na votação ganhou do senador FHC por 1 voto.
Jobim pertenceu realmente à Constituinte. E como audaciosamente confessou p-u-b-l-i-c-a-m-e-n-t-e, “alterou uma parte da Constituição”, JÁ APROVADA, na Comissão de Redação. Depois, no Supremo, teve que se aposentar aos 60 anos, apesar da “compulsória” ocorrer aos 70 anos.
Movimento de advogados do seu estado, RS (representados magnificamente no Rio pelo brilhante Ivan Nunes Ferreira) exigiram a aposentadoria antecipada. Resistiu mas teve que atender outro que só presidiu o Supremo por causa do rodízio.
O 6 de junho, mais certo do que a Copa
As manifestações estão em plena gestação. As que se realizaram no fim de semana, apenas testes ou experimentações. Faltam pouco mais de 4 meses. O protesto completa 1 ano no dia 6 de junho, a Copa começa no dia 12.
PS – No auge, quando retumbava que seria o homem mais rico do mundo, investiu num time de vôlei, o segundo esporte mais popular do país. Contratou craquíssimos da seleção, “repatriou” alguns. Um deles, Bruninho, o maior levantador do mundo, que jogava na Itália.
PS2 – Isso em 2011. Diante da proposta magnífica, e querendo jogar no Brasil, veio, foram campeões logo no primeiro ano.
PS3 – Na fase do desperdício, sem qualquer comunicação, suspendeu o patrocínio. (Há quatro meses sem salários, Bruninho já está novamente na Itália, onde se pagam os melhores salários. Na Rússia também). 
PS4 – Outros dois grandes jogadores já estão deixando o Brasil.
PS5 – Eike abandonou o clube sem qualquer comunicação. Os jogadores com quatro meses de salários atrasados.



Amanhã: Ives Gandra Martins e Claudio Gonçalves Couto, competentes e importantes, não acertaram na interpretação do presidencialismo ou parlamentarismo. 


Da Tribuna da Imprensa On Line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA