UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 30-01-14

HELIO FERNANDES –
Afirmação dela, que não merece muito credito: “Vou à Suíça restabelecer a amizade com o presidente da Fifa”. “Menas” verdade, estava atendendo a uma intimação do próprio Joseph Blatter. Motivo o atraso nas obras do que se chamava de estádios e agora passaram a ser arenas.
O presidente da Fifa, que havia sido duríssimo contra o Brasil e a organização da Copa, amenizou o tom, o clima ficou mais suave e agradável entre eles.
Dona Dilma disse logo, saiu no mundo inteiro: “Construir estádios é simples”. Não há dúvida, principalmente contando com recursos do BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica. E sabendo que para terminar o estádio do Paraná, faltam “apenas” 134 milhões, se entenderam na hora.
O povo contra a Copa
Blatter ficou feliz, Dona Dilma foi a Davos enganar os representantes dos países mais bem informados, que gravam tudo o que acontece no resto do mundo. É que ninguém acreditou em Dona Dilma.
Uma semana depois, o povo nas ruas
Dona Dilma ainda dormia no hotel mais luxuoso de Lisboa, quando começaram a chegar notícias sobre os protestos “contra as obras da Copa”, no Brasil inteiro. Não teve a repercussão das manifestações que começaram em 6 de junho, era apenas um teste. Teste e a comunicação: “Estamos de volta, vamos percorrer o país inteiro, exigindo um país que tenha o mesmo esplendor e obras como os estádios da Fifa”. Estão apavorados.
Quatro meses e meio, tenebrosos até á Copa
Serão indefinições em relação à profundidade dos protestos condenando os violentos gastos dos estádios sem aproveitamento futuro. E definições também indefinidas, a respeito dos arrogantes e audaciosos personagens que pretendem governar, explorar e arruinar o país, como fazem desde Pedro Álvares Cabral.
No início da Copa os candidatos estarão nas ruas
Provavelmente se encontrarão, o povo estará presente, os candidatos não se sabe. Como a Copa começa dia 12 de junho, o tempo dos supostos, pretensos ou presumidos candidatos, já terá se esgotado.
O que acontecerá no choque dessa “pororoca” eleitoral, política e cívica, difícil de analisar. Não faz mal.
Serão apenas quatro meses e meio se os estádios resistirem. Se isso acontecer, em mais três meses se saberá os nomes e os partidos (os mesmos 32 de hoje?) daqueles que nos desgovernarão. Como aconteceu na República “velha”. E nas outras através de vários golpes e ditaduras, que nos arruinaram. Sem esperança ou otimismo.
Nasceu o quinto filho de Campos
Foi fotografado de todas as maneiras, que satisfação. Agora a esperança é ir para o segundo turno, uma nova eleição neste venturoso e satisfatório 2014.
Se não for para o segundo turno, como “é moço e novo” (royalties para FHC), pode providenciar o sexto filho para 2016, e se preparar como presidenciável para 2018. Esta é a possibilidade menos remota ou traumática.
O fim de Dona Kirchner
Acreditava que conseguiria o terceiro mandato. Pode pedir a “beatização” ao Papa argentino. É que se chegar ao fim desse atual mandato, verdadeiro milagre. Francisco não irá colaborar, sabe que seria ultraje, heresia, desafio à fé e à esperança.
FHC-Aécio
Depois que o ex-presidente disse em entrevista, “Aécio e Campos são bons candidatos, ambos são novos”, não se encontram mais. Perguntei a um cacique do ex de Minas: “O que houve? Desacerto ou desencontro?”. Resposta: “Um analista como você não pode fazer essa pergunta, talvez fosse mais correto falar em desencanto”.
Continuou: “O Aécio tem muito apreço por você, por conta da tua amizade com o avô. Ainda me lembro da satisfação do já presidente Tancredo, jantando na tua casa com 200 pessoas, quem era quem naquela época, estava lá. Eu e Aécio desde o início, FHC que era senador, nem foi lembrado”.
E terminou: “O Roberto Marinho telefonou para o já presidente Tancredo e disse em tom de intimação, que você não pode ir jantar na casa do Helio Fernandes, ele é meu inimigo”. E Tancredo, tranqüilo: “Ele é teu inimigo mas é meu amigo, é lógico que eu vou”. Sucesso completo.
FHC tenta corrigir
Como sua reflexão é lenta e retardada, o ex-presidente só agora percebeu o disparate cometido. Tenta jantar com o ex-governador, este não tem o menor apetite. Pelo menos cívico, eleitoral, político.
O mensalão mineiro
Dentro de alguns dias, Executivo, Legislativo e Judiciário voltarão a funcionar, se é que a palavra se aplica. O Procurador Geral da República já avisou: “Vou denunciar o que aconteceu na sucessão de Minas em 1998”.
Só haverá um acusado, que na certa será condenado: o ex-governador Eduardo Azeredo. Os outros escaparam. Um deles, importante, completou 70 anos, “seu crime prescreveu”. Outro, sempre aproveitador, era suplente de senador, assumiu logo, é senador “efetivo” como se tivesse votos e representatividade.
O ex-governador foi abandonado e desprezado pelos amigos do PSDB e até mesmo pelo próprio PSDB. Era presidente nacional desse PSDB, logo exonerado. Está sozinho e sozinho será julgado, condenado e aprisionado.
Lei contra a corrupção
Entra em vigor hoje, embora poucos saibam o que pode acontecer, quem deve ou não deve ser punido. Na verdade, juristas estão sendo consultados para saber: “Quem pode ser criminalizado, julgado e condenado?”. Outra dúvida: cartelização pode ser incluída nesse capítulo da corrupção? A Alstom e a Siemens, “que denunciaram a elas mesmas”, ficarão impunes? Muita gente ansiosa com os esclarecimentos.
Alckmin será responsabilizado?
Está no governo de São Paulo há 20 anos. Como vice, governador interino, finalmente governador de fato quando Covas morreu em 2001, em pleno mandato. Alckmin não foi “cartelizado” esse tempo todo?
A sorte de Dona Dilma
Considerado hoje o mais impopular de todos os governadores, serginho cabralzinho filhinho colocou como secretários, adversários do PT e de Dona Dilma. Péssimo analista, atingido em pleno vôo pelo badaladíssimo “fora Cabral”, pensou (?) que a presidente ficaria revoltada. Ao contrario, abriu champanhe. Quem quer “apoio de cabralzinho?”.
O PT contra Tarso Genro 
Em plena campanha pela reeleição, o governador do Rio Grande do Sul, lançou propostas de reformas nacionais. Incluindo uma constituinte. Abalou o próprio partido, que se voltou contra ele e sua tentativa de reeleição.
O PT imagina tudo, menos uma constituinte de verdade. Que possa modificar um país com tantas constituições. E começam a atirar nele.
PS – Afinal quem é que explicará a parada do Airbus de Dona Dilma em Lisboa? Como ela não tem muito apreço pela credibilidade, vai dizendo o que bem entende. Desta vez: “O Airbus não tinha capacidade para ir de Davos a Cuba, precisava abastecer”.
PS2 – Pode ir até mais longe. Por que saltar do avião às 5h30min da tarde, ir para o hotel de luxo e voltar para o avião e decolar às 9 da manhã? 15 horas e meia perdidas, por que?
PS3 – Concordemos. Precisava abastecer. Mas isso não leva mais de uma hora, não precisavam nem descer do avião. Foram abastecer o próprio corpo num dos restaurantes mais caros de Lisboa, vá lá, Dona Dilma garante, “eu pago as minhas contas”.
PS4 – Numa comitiva de 30 pessoas não havia um só cavalheiro que se oferecesse para pagar o jantar dela? De qualquer maneira, não teria nem se transformado em notícia, se tivessem usado a palavra transparência.

Da Tribuna da Internet On Line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA