VOZES DO BRASIL

Vozes do Brasil : o médium 

"O país tem de acordar para as suas responsabilidades, e as pessoas estão lentamente a reivindicar os seus direitos como cidadãos", diz Divaldo Franco, o médium mais popular do Brasil.
Gibby Zobel
The Observer, Domingo 26 de Janeiro de 2014
"O Espiritismo está a crescer no Brasil porque atende às necessidades culturais, emocionais e espirituais da sociedade': Divaldo Franco 
Com oitenta e seis anos de idade e não aparentando mais de 60, Divaldo Franco é o médium mais importante do Brasil, com mais de 10 milhões de livros vendidos em todo o mundo. A sua casa está situada no meio de uma das favelas mais violentas do Brasil, Pau da Lima, na periferia de Salvador. Mas o mundo de Franco é sereno e pacífico. 
É aí que se situa a obra da sua vida, a Mansão do Caminho - instituição que fornece habitação, educação e cuidados às crianças e jovens. Onde antes havia um depósito de lixo gigante, a Mansão é um vasto complexo comunitário, ultra-moderno. O edifício é considerado intocável pelos narcotraficantes, pois muitos deles, ou os seus familiares, utilizam os seus serviços. 
Centenas de mães deixam os seus filhos todos os dias na creche livre. Estima-se que passaram mais de 30.000 crianças pela Mansão ao longo dos últimos 60 anos. Uma grande parte da obra é financiada pela venda de livros de Franco. Ele afirma canalizar os Espíritos e transcrever as suas palavras, num método conhecido como "psicografia". 
Tudo aconteceu por causa de uma visão que teve em 1948, com 21 anos de idade. "Eu vi um grande número de crianças e um homem velho", lembra ele. "Dirigi-me ao homem idoso. Ele virou-se e dei-me conta de que era eu na velhice. E uma voz disse-me: 'Isto é o que você vai fazer com a sua vida'". 
Mais tarde, conheceu a doutrina do Espiritismo, cunhada pelo escritor francês Allan Kardec, em 1857, que acredita na existência e comunicação com os Espíritos através de médiuns. "O Espiritismo está a crescer no Brasil porque atende às necessidades culturais, emocionais e espirituais da sociedade", diz ele. 
Ao longo dos anos, Franco adoptou mais de 600 crianças abandonadas, muitas dos quais agora têm os seus próprios filhos e netos, e Franco tem esperança nesta geração de jovens.
"Estamos a viver um momento marcante", diz ele. "O país tem de acordar para as suas responsabilidades, e as pessoas estão lentamente a reivindicar os seus direitos como cidadãos e a caminhar em direcção a liberdades democráticas e justiça social. O país preparou-se conscientemente para 2014, quando o mundo inteiro estará a acompanhar o futebol, para mostrar que a nação tem valores mais elevados, superiores aos do Carnaval ou até mesmo do futebol, e que é uma nação forte que está pronta para assumir o aqui e agora". 
Apesar da sua idade, Franco ainda faz a sua própria mala e viaja pelo mundo sozinho, como tem feito ao longo de décadas, proferindo centenas de palestras.
"Estas viagens abrem portas para aqueles que virão no futuro", diz ele. "A minha mensagem é de amor, de esperança, de carinho. Dizer às pessoas que as nossas vidas têm um significado e que não estamos na Terra para sofrer."

Do Blog do Espiritismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA