Pular para o conteúdo principal

UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

O neto de Silvio Santos, o avô e a TV Globo. O americano Joe Wallace e a demissão de Walter Clark. As memórias de Boni, fracasso de público e de crítica.

Helio Fernandes
O garoto estreou no teatro, glamuroso, rumoroso, grandioso. Fez o personagem principal sobre a vida de Tim Maia, o próprio aplaudiria, se pudesse. Tal o sucesso que foi logo arrastado pela televisão. Mas teve o bom-senso de se afastar da empresa do avô, apesar de adorá-lo.
Na Dança dos Famosos, do Faustão, chegou à final, merecia ter tirado o primeiro lugar e não o segundo, tanto no samba quanto no tango. Convidou o avô para ir assisti-lo, a resposta: “Não serei muito bem recebido na Globo”. Não sei a razão dessa reação.
Joe Wallace, o único americano que ficou no Brasil e teve participação na Globo até se aposentar, escreveu, quando Roberto Marinho enganou a Time-Life: “Durante muito tempo, a Globo vivia de empréstimos do grupo Silvio Santos”.
E esclarecendo: “Pagávamos 8,5 por cento de juros mensais ao Silvio Santos. Roberto Marinho nem aparecia”. Wallace garante: “O Walter Clark foi o único gênio da televisão brasileira”.
No livro do Boni, muita falsidade. Fraquíssimo, baseado no autoendeusamento e na louvação a Roberto Marinho. Se colocou em posição totalmente contrária ao que foi revelado pelo Wallace. Para começo de conversa, o americano ficou na TV Globo desde o primeiro dia, trabalhou antes da chegada do Boni, muitos anos depois.
O BONI TENTA
DIMINUIR WALTER CLARK

O livro do Boni não fez o menor sucesso, nem de crítica nem de bilheteria. Vendeu mal, ninguém leu. O que conta do Walter Clark é unicamente para depreciá-lo. Dominando totalmente a Globo, Walter se deixou levar pela bebida, ficou realmente alcoólatra incurável. Isso não era para ser contado.
O JANTAR COM
GEISEL “PRESIDENTE”

Roberto Marinho foi jantar com Geisel no Palácio do Parque Guinle. Sem o Boni, só Walter e Wallace. Walter bebeu demais, quase sem que se entendesse bem, espinafrou a “revolução”, o próprio Geisel, no ímpeto se levantou, caiu no chão desacordado.
Vieram uns seguranças, Roberto Marinho falou sem qualquer consideração: “Joguem na primeira lata de lixo que encontrarem”. Olharam para o “presidente”, que se virou para o lado, sem dizer nada.
No dia seguinte, Walter Clark estava demitido. Joe Wallace, com quem jamais falei (nem com Roberto Marinho, é claro) não escreveu uma linha sobre o assunto. O Boni fez uma força tremenda para mostrar, sem provar, que ele e o “doutor” Roberto foram os arquitetos da TV Globo.
O crescimento do Globo, na verdade, não teve arquitetos. (O mesmo para todos os jornalões). Enriqueceram, se tornaram poderosos e invencíveis, sendo servos, submissos e subservientes à ditadura. E aos generais torturadores.
PAULO MALUF E
ROBERTO MARINHO

O ex-governador e ex-prefeito de São Paulo está sendo acusado de ter desviado 334 milhões de dólares (não sei como deveria ser a conversão, desconheço o valor do dólar há 20 anos) na construção de uma avenida na capital.
Mas sem coincidência, ironia ou sustentabilidade, essa avenida, bem antes de iniciada a obra, já era denominada Roberto Marinho. O jornalista (?) telefonou para o prefeito, agradecendo. Mas para o nível dos dois personagens, era ninharia ou miséria. Pelo currículo de ambos, mereciam muito mais.
Da Tribuna da Imprensa de 09-10-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)