A INCONGRUÊNCIA DOS NOSSOS SERVIÇOS PÚBLICOS

O SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL

Registro, abaixo, o desabafo de um amigo meu, em face do lamentável e incongruente atendimento que lhe foi prestado por preposto da Autarquia Municipal de Trânsito, instituição vinculada à Prefeitura Municipal de Fortaleza. Esse incidente espelha o que é o serviço público no Brasil.

"REVOLTANTE!!! HUMILHANTE!!! ULTRAJANTE!!!. Não tem adjetivo que expresse minha indignação pelo modo grosseiro, discriminatório, humilhante, revoltante com que fui tratado hoje (07-10-2013) na AMC-AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO, SERVIÇOS PÚBLICOS E DE CIDADANIA DE FORTALEZA. 
Fui àquela autarquia retirar o crachá de "ESTACIONAMENTO VAGA ESPECIAL'' para pessoas com deficiência física, munido de Cédula de Identidade, CPF, comprovante de residência e suas respectivas cópias.
Qual não foi minha surpresa quando a recepcionista me disse, duma maneira debochada, que eu precisava de um atestado médico para comprovar minha deficiência. Estarrecido, indignado, mostrei-lhe minha perna esquerda e o pé direito amputados. Ela falou que era lei. Retruquei, dizendo-lhe que eu queria falar com o Diretor. Chamei a Polícia, que entrou e saiu sem falar comigo (falou com a recepcionista), pois eu estava ao telefone.
Passados alguns 'muitos' instantes, me aparece um senhor se dizendo Chefe do Núcleo de Planejamento, de nome LEANDRO ROCHA, reafirmando que era lei e que não poderia me atender. Eu ali mostrando minhas amputações e o 'carinha' insistindo em que eu precisava provar com um documento que eu era uma pessoa com deficiência. Era a lei, insistia ele. Liguei para a Imprensa televisiva: TV Diário, TV Jangadeiro, TV Cidade, querendo denunciar aquele absurdo. A TV Diário se comprometeu em mandar uma repórter, que lá não apareceu. 
Finalmente, mandei um meu amigo pegar na minha casa meu prontuário médico de 900 páginas. Nesse ínterim, ligo pra minha mulher que me disse ter em mãos a autorização para minhas amputações e me pediu informasse um e-mail para mandá-la. Às pressas, arranjaram um email de uma funcionária e pude finalmente receber o documento. De quebra me deram também o Cartão de Idoso.
Pedi uma cópia da Lei e o Senhor Leandro me trouxe uma Portaria de Nº 183/2009, que dispõe, no seu "art. 4 - <Para as pessoas residentes em Fortaleza o credenciamento será realizado junto a AMC.....(etc) mediante requerimento da parte interessada e apresentação dos seguintes documentos:
1 - para maiores de 18 anos:
a) RG do beneficiário;
b) CPF;
c) (PASMEM!!!) Laudo médico pericial atestando a deficiência e a dificuldade de locomoção do beneficiário.>
Minha indignação ainda não passou. Essa novela terá outros capítulos. 
Abraço e obrigado pela atenção."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA