UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Em toda a história, só dois socialistas foram eleitos pelo voto direto. Marx não acreditaria. Chevron, Exxon, BP e BG queriam privilégios no leilão do campo de Libra.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHc04MdC0bp2I84ncqQZhV2qa2B6xaFXCDINiTV7VeTLz3dsxiqvz5vQUup7tboBAuVX3p3q9jzs93wFxqS7vMVPeTSdNBfqCwe8mh9uowoUAKS9vj_y56mcGCdNb6j3dkkJBYQLrj1_Oy/s1600/OBAMA+CHARGE.jpg
Helio Fernandes
Todos conhecem a história dos leilões dos poços de petróleo, eufemismo de FHC para a privatização-doação da Petrobras. E também contei a história, sem retoque, da posição de Dona Dilma. Antes da primeira vitória de Lula e da nomeação dela para as Minas e Energia, reação violenta dela, contra.
Depois foi mudando de posição, até chegar à idolatria de hoje por esses leilões entreguistas. Isso acontece com quem não tem convicção.
O FIASCO E O FRACASSO DO
LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA

Ainda no governo Lula, foram descobertos e consagrados os campos subterrâneos do pré-sal. Euforia total e absoluta. “Colocaram” o Brasil entre as maiores riquezas do mundo, começaram “a fazer contas do que fariam com tanta fortuna”. E os cálculos eram para “imediatamente”, embora eu alertasse: “Pré-sal só por volta de 2020”. O que agora confirmam.
Não sabiam o que era pré-sal, a que profundidade estaria, começaram a falar em uma porção de datas. Nem mesmo os equipamentos para a exploração existiam. Mas mantiveram os leilões, que não são realizados em nenhum país produtor de petróleo. E isso era o mínimo que Lula e Dilma apregoavam para o Brasil.
Agora, empolgados com a própria clarividência, Lula e Dilma com a “maquininha” na mão, fazem cálculos do faturamento do campo de Libra e chegam à casa do trilhão.
Marcaram o leilão com grande antecedência, “investiram” tudo o que receberiam, passaram a vibrar com o pré-sal, campo de Libra, e o objetivo principal, masculino ou feminino, a manutenção do Poder, até mesmo sem reeleição.
OS “GIGANTES” DESISTEM
DE PARTICIPAR DO LEILÃO

Foram inscritas para esse leilão depreciativo 42 empresas. Só que a maioria, mais importantes e mais poderosas, acreditavam que, como sempre, teriam privilégios. Quando as quatro maiores do mundo constataram que teriam que pagar previamente taxa alta, e logo, logo realizar investimentos, AMEAÇARAM desistir.
Não por espírito público, mas por audácia, o governo brasileiro resistiu, o grupo desistiu. Nominando esse grupo: as americanas Chevron e Exxon e as inglesas BP e BG se retiraram mesmo.
Desculpa das quatro: o leilão demorou muito e a intervenção indevida (textual) do governo. A verdade sobre a desistência: o fato de três empresas da China concorrerem. Se ganharem, americanos e ingleses ficam de fora e ainda perdem a taxa pré-paga.
Por fora, as quatro pedem “socorro” ao governo, constrangidas, assustadas, mas convencidas de que fizeram tolice, não obterão coisa alguma, a não ser que paguem a taxa antecipada e concordem com os investimentos que todos fizeram.
PS – Sempre, desde o início, como é público e notório, fui contra esses leilões. Continuo contra. Mas no caso, abro uma exceção, sem mudar de convicção; considerar válida a posição de Dona Dilma, resistir é uma palavra que sempre constou do meu relacionamento.
MATEMÁTICA X ARITMÉTICA
A primeira é o todo, importante e insubstituível. A segunda, parte insignificante, não significativa. A Matemática, material de trabalho e reflexão, até para filósofos. Alguém conhece um sábio consagrado e respeitado pelo conhecimento de Aritmética?
Projetados pela Matemática, sábios admirados, respeitados, reverenciados. Oigres, abandone a ranzinzice utilizada apenas como ranzinzice.
EM TODA A HISTÓRIA DO MUNDO,
SÓ DOIS SOCIALISTAS FORAM ELEITOS
PELO VOTO DIRETO: ALLENDE E MITTERRAND

Ricardo Sales, obrigado pelos números da eleição de 1970 no Chile. O documento complementa a memória, é intangível, intocável, indiscutível. Mas existe outra coisa que pode também merecer as mesmas palavras: o fato de Allende ter sido, em todo o mundo ocidental, o primeiro socialista eleito pelo voto direto.
Enfrentou um riquíssimo candidato que se dizia de centro-esquerda, que chegou em terceiro lugar. E o adversário situacionista, em segundo, apenas 1,3% abaixo de Allende, segundo o teu documento, que derrotou minha memória. E do primeiro para o terceiro,8,4%, respeitando as mesmas fontes e comparações.
Sem nenhum candidato socialista, as diferenças entre os que disputam o Poder é sempre pequena. Em 1950, Vargas, depois de 15 anos no Poder, teve 43% dos votos.  Parece muito? Apenas parece. Foi candidato pelo PTB. O PSD, o maior partido do país, presidido pelo genro Amaral Peixoto, lançou Cristiano Machado, tido como favorito. Acontece que houve a mais estrondosa traição da História. O PSD votou em Vargas.
O Brigadeiro Eduardo Gomes (candidato pela segunda vez) veio depois de Vargas. Cristiano em terceiro. Escândalo total e desgastante para todos.
Com a posse em janeiro de 1951 e ultrapassada a campanha de Carlos Lacerda-Golbery, então amicíssimos, resolveram o problema. Cristiano Machado foi nomeado embaixador do Brasil no Vaticano, tinha credenciais para isso.
Veio 1955, ainda sem segundo turno, Juscelino teve 36 por cento dos votos, novamente Golbery-Lacerda (pela última vez, juntos) tentaram em 11 de novembro ‘desempossar” o candidato eleito, sem sucesso. JK tomou posse, viajou como presidente eleito e não empossado, governou os cinco anos.
O TRÁGICO E INOVADOR 1960
Curiosamente, nesse ano, no Brasil e nos EUA, houve eleição. Aqui e lá eleitos três presidentes. Os três com 43 anos, os três não terminaram o mandato, o primeiro nome dos três começava com a letra J.
Na França, os políticos todos foram a Colombey-les-deux-Eglises (retiro de De Gaulle), pediram a ele “para salvar a França”. Concordou, com muitas exigências, claro. A mais importante: o candidato a presidente (ele) teria que ser eleito pelo voto direto, e então nomearia o primeiro-ministro. Inversão total do que existia, o primeiro ministro era eleito, nomeava o presidente, geralmente um personagem mais velho, acima de suspeita.
Para maior consolidação do voto popular e direto, De Gaulle exigiu o segundo turno, que chamaram de “Ballotage”. E o adversário? Queriam Mitterrand, que não aceitava, mas teve que ceder.
De Gaulle era conservador, Mitterrand socialista, mas tiveram boa camaradagem durante a Segunda Guerra Mundial. Mitterrand, chefe da Resistência, e De Gaulle, chefe do governo da França no exílio (Inglaterra).
Mitterrand acabou disputando, foram para o segundo turno. De Gaulle 48%, Mitterrand, 44%. Um mês depois, De Gaulle 54%, Mitterand 46%. Este só foi disputar outra eleição em 1974, perdeu para Giscard Estaing. Em 1981 venceu o mesmo Giscard (no Poder), era o primeiro socialista a se eleger na Europa, e o segundo no mundo.
Reeleito em 1988, excelente governo. Em 1994 já se festejava o seu terceiro mandato em 1995, e no primeiro turno. Surgiu o câncer invencível, saiu quase que direto da presidência para o cemitério.
LACERDA: A GRANDE CONTRADIÇÃO
Para terminar, Ricardo Sales; com a mudança da capital, em 1960, houve eleição direta aqui, com vários candidatos, ainda sem segundo turno. Lacerda teve 29% dos votos, Sergio Magalhães (comunista assumido, excelente figura), 28%, Tenório Cavalcanti 15%, Mendes de Moraes, ex-prefeito acusadíssimo de irregularidades, 8%. Em suma: o homem que tentava evitar a posse de quem não tinha maioria absoluta foi eleito sem ela.
A primeira eleição em dois turnos, 1989. Collor em primeiro, Lula em segundo, Brizola em terceiro. Poderia ter ganho a eleição se tivesse me ouvido e fosse toda semana a São Paulo.
Chamou Lula de “sapo barbudo”, mas teve que apoiá-lo. Os dois perderam para a Organização Globo.
Nenhuma novidade. Em 1984, as “diretas já”, movimento nacional pela conquista da democracia, por 24 votos perdeu para a mesma Organização, sem fins lucrativos, se acreditarem nas versões tendenciosas e ostensivas.
Em 1982, não fosse a fibra, o gosto pela luta e a bravura de Brizola, este não tomaria posse no governo do Estado do Rio. Teria sido massacrado pela “Pró-Consult”, pseudônimo da mesma Organização e de seu chefe equivocado, Roberto Marinho.
PAPA CONDENA OBSESSÃO POR DINHEIRO
No seu discurso mais violento, veemente e de improviso, Francisco atacou diretamente a “economia baseada no dinheiro”. Não livrou ninguém. Ouvindo-o na Sardenha, mais de 20 mil trabalhadores, todos desempregados por essas empresas vorazes.
JULGAMENTO CAPITALISTA NA CHINA COMUNISTA
Na China comunista terminou o julgamento de Bo Xilai, que foi acusado, denunciado e preso, quando ia ser indicado primeiro-ministro, o cargo mais importante. Como fui o único que tratei do assunto, rigorosamente jornalístico, continuo.
Bo Xilai foi condenado à prisão perpétua, depois de quatro meses de paralisação, para conversas. Aparentemente, terminou. Mas também aparentemente, procuram uma solução. Agora mais difícil ou controversa.
Na China comunist.
Da Tribuna da Imprensa de 23-9-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA