DOS BASTIDORES DA OPERAÇÃO MIQUÉIAS

Operação Miquéias

Quadrilha assediou prefeitos eleitos para ampliar esquema
Fraudadores de fundos de pensão fizeram ação em Campo Grande

A Polícia Federal descobriu que a quadrilha que fraudava fundos de previdência de municípios tentou cooptar prefeitos até mesmo antes de eles assumirem o cargo. Relatório da Polícia Federal mostra que integrantes do grupo comandando pelo doleiro Fayed Antoine Traboulsi manteve contatos com o atual prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), para angariar recursos do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande aos fundos controlados pela quadrilha.
Segundo documento da PF, ao qual o GLOBO teve acesso, o próprio Fayed disse ter tido conversas com Bernal, em Brasília. ...
- Deixa eu lhe dizer: amanhã quem vai estar aqui é o Bernal, lá de Campo Grande. Já teve com ele, né? - diz um homem não identificado no grampo feito pela PF.
- Já sim. Eu já estive conversando da outra vez com ele. Mas eu tô indo para São Paulo às 8 horas da manhã e volto às 2 horas da tarde - respondeu o doleiro Fayed.
A conversa, gravada com autorização judicial, é de 21 de novembro de 2012. Bernal já tinha sido eleito prefeito da capital do Mato Grosso do Sul. O relatório da PF que embasou a decretação da prisão temporária de 20 integrantes da quadrilha de Fayed não traz outras referências a Bernal. Nem apresenta provas se o encontro de fato ocorreu. Mas o documento assinala a tentativa de cooptação do grupo ao político que cita ainda outro recém-eleito. "Chama a atenção em alguns áudios a menção ao nome de prefeitos que haviam acabado de ser eleitos em outubro do ano passado, e sequer haviam tomado posse em seus respectivos cargos, como é o caso de Ronaldo Dimas, prefeito de Araguaína (TO) e Alcides Bernal", diz o documento da PF. Segundo a investigação, os dois prefeitos teriam visitado a empresa Invista, controlada por Fayed. A sede é uma casa num bairro nobre da capital federal.
Por intermédio de sua assessoria, o prefeito de Campo Grande informou, em nota, que durante o período de transição, e após a posse, "recebeu e conversou com vários profissionais, empresários e fornecedores interessados em prestar e oferecer serviços à nova gestão". Mas não se lembra de ter tido encontros com o grupo de Fayed. "Pessoalmente, o prefeito não se recorda de nenhuma conversa ou encontro com as pessoas citadas e, em sua agenda oficial em Campo Grande, não constam reuniões com os mesmos, ou com a empresa Invista", diz em nota. Ele afirmou ainda que não houve alterações na carteira de aplicações do fundo municipal em 2013. As aplicações ficaram iguais ao que já era praticado em 2012.
Relatório do Ministério da Previdência aponta que a Invista sugeriu aplicações em fundos que davam prejuízo. "A Invista aparenta ser uma empresa legal no mercado, quando, na verdade, não possui existência formal, não tem CNPJ, nem registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). (Ela) estaria, em verdade, aliciando prefeitos para o esquema criminoso", diz o relatório da PF.

Por Francisco Leali e Jailton de Carvalho


Gestores cooptados por mulher bonita
PF prende acusada de ajudar quadrilha a desviar R$ 50 milhões de fundos de pensão

Luciane Lauzimar Hoepers tem 1,75 metro de altura, olhos verdes e 33 anos. Vista em revistas masculinas, sites de ensaios sensuais e programas de TV, ela também era uma das armas da quadrilha acusada de desviar R$ 50 milhões de fundos de pensão de servidores de prefeituras e governos estaduais. Segundo a Polícia Federal (PF), o grupo usava mulheres bonitas para se aproximar de prefeitos e de gestores dos fundos, e captar recursos para a empresa Invista, operada pela quadrilha.
- Alô, prefeito Júnior. Tudo bem? Aqui quem fala é a Luciane, da Invista. Tá lembrado?
- Tô lembrado, difícil esquecer - disse o prefeito identificado apenas como Júnior, no relatório com gravações telefônicas feitas pela PF.
Luciane foi presa no primeiro dia da operação da PF para desbaratar a quadrilha que fraudava os fundos de pensão. As investigações da operação Miqueias levaram à prisão de ao menos 20 pessoas na semana passada, além do cumprimento de dezenas de mandados de busca e apreensão.
Luciane reconhece que a beleza abre portas. Em entrevista publicada no site "Fluir", do portal Terra, antes da operação PF, Luciane listou os vários trabalhos que já fez: "assistente de palco do programa 'Brothers', na Rede TV, 'Casa Bonita', no Multishow, participações no 'Zorra Total' e 'Faustão', da Globo, e ensaios para revistas masculinas". E revela seu sonho de consumo: um apartamento em Miami.
A PF identifica Luciane como ligada ao doleiro Fayed Traboulsi, um dos líderes da associação criminosa. Os telefonemas interceptados mostram que ela tinha um papel muito ativo na organização, mantendo vários contatos com políticos. Na lista de municípios onde ela procurou prefeitos e ex- prefeitos, estão cidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e São Paulo.
Em 14 de março, ela falou com um prefeito que é identificado pela PF apenas como Marcelo. No mesmo dia, entrou em contato com o prefeito de Ponta Porã (MS), Ludimar Godoy Novaes, falando novamente com ele em 23 de abril. Em 14 de março, também conversou com o presidente do regime próprio de previdência de Porto Murtinho (MS), Douglas Arlindo Placenico Lopes.
Luciane também viajava para fechar os negócios. Em 30 de abril, em telefonema com Alline Teixeira Olivier, outra integrante da associação criminosa, ela disse:
- Estou indo para Mato Grosso do Sul buscar cliente novo, ficar uma semana lá. Tem duas cidades já com cadastro, tudo pronto, deve ser aportado alguma coisa. Ontem, eu estava em Tocantins, em umas cidades lá. Há uma propensão de fechar umas três cidades lá.
Quase dois meses depois, a PF anota: "Vale salientar que, no dia 20/06/2013, Luciane confirma o investimento feito com o Previporã, instituto de previdência social dos servidores de Ponta Porã".
Ela não é a única mulher usada pela quadrilha. Cynthia Cabral Soares da Cruz, assim como Luciane, teve a prisão temporária decretada pelo Tribunal Regional Federal da 1a Região.

Por André de Souza
Fonte: O Globo - 23/09/2013.
Do Blog do Edson Sombra de 23-9-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA