UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Beira-Mar e Marcinho VP conversam autorizados por um magistrado (?). Stuart Angel morreu torturado, asfixiado e atropelado. ‘Fora Cabral’, mas também ‘Fora Eduardo Paes’.

Helio Fernandes
A questão dos transportes, pelo menos no Rio Capital, se transformou num caso de polícia. Só que a polícia não aparece (parodiando manchete histórica da fase da Tribunaimpressa. O “governador” de São Paulo e o do Rio almoçavam no Copacabana. Noticiamos assim: “Chagas Freitas e Maluf se encontram, polícia não aparece”. Servos e submissos à ditadura, prendiam, perseguiam, sequestravam, mas não silenciaram o jornal.
Agora não existe nada mais acintoso, criminoso e perigoso do que o poder financeiro, político e eleitoral desses donos de ônibus. E nesse caso não apenas no Rio, mas no Estado inteiro, e ultrapassando as fronteiras com o passaporte da impunidade, com o carimbo da corrupção.
Chiquinho Brazão, autorizado por Sergio Cabral e Eduardo Paes (todos são do PMDB), conseguiu se impor como miliciano, corrupto e grato à Fetranspor. Reuniu a CPI por rápidos 29 minutos, e elaborou uma lista com personagens que devem ser ouvidos na próxima quinta-feira, se a CPI ainda existir e Brazão em liberdade.
Nessa lista, nenhum dos gangsteres dos transportes. Esqueceram muito bem Jacob Barata (pai e filho), o ex-genro que se separou da filha e não da quadrilha, e todos que dominam e controlam tudo em matéria de ônibus.
Se fizerem pesquisa ouvindo apenas moradores do Rio e do Estado do Rio, com apenas esta pergunta “O QUE AFLIGE, PREOCUPA E CAUSA TRANSTORNO À POPULAÇÃO, a resposta seria total: “Transportes, trens metrô e principalmente  ônibus”.
Cabral e Paes sabem disso, não podem tomar providências, vivem dependurados no balaustre desses ÔNIBUS que infernizam a vida dos cariocas. Não quero defender o governador, concordo inteiramente com o “Fora, Cabral”. Mas precisam preencher outro cartaz com o corretíssimo “Fora, Eduardo Paes”.
A MORTE HORRENDA DE STUART ANGEL
O depoimento do soldado da Aeronáutica Bezerra da Silva vem confirmar tudo o que digo há anos: “A Comissão da Verdade veio muito tarde, todos os torturadores (incluindo os que se chamavam de “presidentes”, mas nunca disputaram eleição, estão mortos e não serão atingidos.
Pelo menos no Chile e Argentina muitos deles foram punidos e morreram na prisão. É claro que alguns escaparam, mas no Brasil ninguém sofreu coisa alguma. Importante ou importantíssimo no depoimento do soldado. 1 – Ele VIU o quase menino Stuart Angel (filho da resistente Zuzu) ser torturado e morto, quase na sua frente. 2 – Contou que Stuart foi amarrado ao cano de descarga de um carro, asfixiado e todo ferido pelo “trajeto” do carro, deliberadamente jogado contra o concreto que protegia as árvores mas não protegia a vida dos que discordavam do Poder.
Não adianta mais nada, os que mandaram, prendiam e torturavam durante 21 anos, cumpriram o bíblico “és pó e ao pó retornarás”. Mas podiam ter morrido na cadeia. Vale também pela confirmação do que fizeram com Rubens Paiva e denunciado pela primeira vez por este repórter em 1972: ele foi assassinado em 1970, provocando uma série de farsas e mentiras da parte dos ditadores no Poder.
Para que não se esqueça o horror que os generais torturadores provocavam: Sobral Pinto, ferrenho anticomunista, no dia 29 de abril de 1964 (20 dias depois da “posse” de Castelo Branco), com a tortura dominando os subterrâneos dos quartéis, mandou uma carta ao “presidente”, protestando contra essa tortura.
Tiro da carta de Sobral este trecho elucidativo: “General Castelo Branco, o senhor é Chefe do Estado Maior do Exército, não pode fingir de presidente da República”. Castelo telefonou para Sobral, este mandou dizer que estava muito ocupado, não atendeu nem retornou a ligação.
DÚVIDAS E INCERTEZAS DO MINISTRO BARROSO
Fui o único a colocar a estreia do novo ministro nos devidos termos. “Coletânea de lugar comum” (como chamei e ele tenta se reabilitar em entrevistas) ou então atrasadíssimo, ao dizer: “O Brasil precisa de uma completa reforma política”. Desculpem: Há!Ha!Ha!

Agora, tentando esclarecer o que não tinha nenhuma clareza, procura se desculpar e se imunizar pelo pecado de ter dito (não votou, como ele mesmo afirmou) “as punições foram exageradas e até desequilibradas”. Foi “elogiado” (as aspas são indispensáveis), mas sabe que esse elogio se parece mais com vitupério, que palavra.
Agora, o mesmo ministro que estreou com uma blasfêmia (“o mensalão não é do PT, do PSDB, do PMDB, é da Instituição”), se ajoelha no altar da conveniência. E se engaja numa religião totalmente diferente da fé demonstrada na estreia, resume tudo a duas palavras que, acredita, vão reabilitá-lo: o julgamento é um “MARCO HISTÓRICO”;
Nenhuma importância, quero apenas localizá-lo e atualizá-lo: o que vale e valerá é o seu voto, que pode ser o quinto para muitos condenados. E que poderá transferir para a coletividade e para o povo nas ruas, dúvidas tremendas, preenchidas de formas ainda não pressentidas pelos egrégios ministros, data vênia.
BEIRA-MAR X MARCINHO VP
Condenados a mais de 600 anos de prisão, estão na mesma penitenciária de segurança máxima, mas a quilômetros de distância. Alegando que eles “precisavam conversar”, o advogado entrou com pedido na justiça para se encontrarem.
Sem justificar qual o interesse que levava o advogado ao pedido judicial, o magistrado (?) concedeu. Para a polícia, os dois eram suspeitos de “comandarem” atentados contra o Afro Reggae.
Conclusão: depois da conversa, outro atentado contra o grupo. O diretor da penitenciária: “Tudo foi gravado”. Ora, eles se entendem sem falar, e quando falam, ninguém entender, só eles, se comunicam em hieróglifos”.
ITAÚ – RECEITA
A multa foi de 19 bilhões por sonegação fiscal. De quanto terá sido a sonegação? Por outro lado, e sem mudar de assunto: os bancos foram incluídos ou relacionados entre os que acumularam os maiores lucros na Bovespa. Então, porque a sonegação, deixar de recolher o Imposto de Renda?
PS – Ontem, às 5 da tarde, DJokovic foi eliminado do Máster de Cincinatti. Mas continua o número 1, no ranking e na presunção.

Da Tribuna da Imprensa de 17-8-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA