Pular para o conteúdo principal

UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Beira-Mar e Marcinho VP conversam autorizados por um magistrado (?). Stuart Angel morreu torturado, asfixiado e atropelado. ‘Fora Cabral’, mas também ‘Fora Eduardo Paes’.

Helio Fernandes
A questão dos transportes, pelo menos no Rio Capital, se transformou num caso de polícia. Só que a polícia não aparece (parodiando manchete histórica da fase da Tribunaimpressa. O “governador” de São Paulo e o do Rio almoçavam no Copacabana. Noticiamos assim: “Chagas Freitas e Maluf se encontram, polícia não aparece”. Servos e submissos à ditadura, prendiam, perseguiam, sequestravam, mas não silenciaram o jornal.
Agora não existe nada mais acintoso, criminoso e perigoso do que o poder financeiro, político e eleitoral desses donos de ônibus. E nesse caso não apenas no Rio, mas no Estado inteiro, e ultrapassando as fronteiras com o passaporte da impunidade, com o carimbo da corrupção.
Chiquinho Brazão, autorizado por Sergio Cabral e Eduardo Paes (todos são do PMDB), conseguiu se impor como miliciano, corrupto e grato à Fetranspor. Reuniu a CPI por rápidos 29 minutos, e elaborou uma lista com personagens que devem ser ouvidos na próxima quinta-feira, se a CPI ainda existir e Brazão em liberdade.
Nessa lista, nenhum dos gangsteres dos transportes. Esqueceram muito bem Jacob Barata (pai e filho), o ex-genro que se separou da filha e não da quadrilha, e todos que dominam e controlam tudo em matéria de ônibus.
Se fizerem pesquisa ouvindo apenas moradores do Rio e do Estado do Rio, com apenas esta pergunta “O QUE AFLIGE, PREOCUPA E CAUSA TRANSTORNO À POPULAÇÃO, a resposta seria total: “Transportes, trens metrô e principalmente  ônibus”.
Cabral e Paes sabem disso, não podem tomar providências, vivem dependurados no balaustre desses ÔNIBUS que infernizam a vida dos cariocas. Não quero defender o governador, concordo inteiramente com o “Fora, Cabral”. Mas precisam preencher outro cartaz com o corretíssimo “Fora, Eduardo Paes”.
A MORTE HORRENDA DE STUART ANGEL
O depoimento do soldado da Aeronáutica Bezerra da Silva vem confirmar tudo o que digo há anos: “A Comissão da Verdade veio muito tarde, todos os torturadores (incluindo os que se chamavam de “presidentes”, mas nunca disputaram eleição, estão mortos e não serão atingidos.
Pelo menos no Chile e Argentina muitos deles foram punidos e morreram na prisão. É claro que alguns escaparam, mas no Brasil ninguém sofreu coisa alguma. Importante ou importantíssimo no depoimento do soldado. 1 – Ele VIU o quase menino Stuart Angel (filho da resistente Zuzu) ser torturado e morto, quase na sua frente. 2 – Contou que Stuart foi amarrado ao cano de descarga de um carro, asfixiado e todo ferido pelo “trajeto” do carro, deliberadamente jogado contra o concreto que protegia as árvores mas não protegia a vida dos que discordavam do Poder.
Não adianta mais nada, os que mandaram, prendiam e torturavam durante 21 anos, cumpriram o bíblico “és pó e ao pó retornarás”. Mas podiam ter morrido na cadeia. Vale também pela confirmação do que fizeram com Rubens Paiva e denunciado pela primeira vez por este repórter em 1972: ele foi assassinado em 1970, provocando uma série de farsas e mentiras da parte dos ditadores no Poder.
Para que não se esqueça o horror que os generais torturadores provocavam: Sobral Pinto, ferrenho anticomunista, no dia 29 de abril de 1964 (20 dias depois da “posse” de Castelo Branco), com a tortura dominando os subterrâneos dos quartéis, mandou uma carta ao “presidente”, protestando contra essa tortura.
Tiro da carta de Sobral este trecho elucidativo: “General Castelo Branco, o senhor é Chefe do Estado Maior do Exército, não pode fingir de presidente da República”. Castelo telefonou para Sobral, este mandou dizer que estava muito ocupado, não atendeu nem retornou a ligação.
DÚVIDAS E INCERTEZAS DO MINISTRO BARROSO
Fui o único a colocar a estreia do novo ministro nos devidos termos. “Coletânea de lugar comum” (como chamei e ele tenta se reabilitar em entrevistas) ou então atrasadíssimo, ao dizer: “O Brasil precisa de uma completa reforma política”. Desculpem: Há!Ha!Ha!

Agora, tentando esclarecer o que não tinha nenhuma clareza, procura se desculpar e se imunizar pelo pecado de ter dito (não votou, como ele mesmo afirmou) “as punições foram exageradas e até desequilibradas”. Foi “elogiado” (as aspas são indispensáveis), mas sabe que esse elogio se parece mais com vitupério, que palavra.
Agora, o mesmo ministro que estreou com uma blasfêmia (“o mensalão não é do PT, do PSDB, do PMDB, é da Instituição”), se ajoelha no altar da conveniência. E se engaja numa religião totalmente diferente da fé demonstrada na estreia, resume tudo a duas palavras que, acredita, vão reabilitá-lo: o julgamento é um “MARCO HISTÓRICO”;
Nenhuma importância, quero apenas localizá-lo e atualizá-lo: o que vale e valerá é o seu voto, que pode ser o quinto para muitos condenados. E que poderá transferir para a coletividade e para o povo nas ruas, dúvidas tremendas, preenchidas de formas ainda não pressentidas pelos egrégios ministros, data vênia.
BEIRA-MAR X MARCINHO VP
Condenados a mais de 600 anos de prisão, estão na mesma penitenciária de segurança máxima, mas a quilômetros de distância. Alegando que eles “precisavam conversar”, o advogado entrou com pedido na justiça para se encontrarem.
Sem justificar qual o interesse que levava o advogado ao pedido judicial, o magistrado (?) concedeu. Para a polícia, os dois eram suspeitos de “comandarem” atentados contra o Afro Reggae.
Conclusão: depois da conversa, outro atentado contra o grupo. O diretor da penitenciária: “Tudo foi gravado”. Ora, eles se entendem sem falar, e quando falam, ninguém entender, só eles, se comunicam em hieróglifos”.
ITAÚ – RECEITA
A multa foi de 19 bilhões por sonegação fiscal. De quanto terá sido a sonegação? Por outro lado, e sem mudar de assunto: os bancos foram incluídos ou relacionados entre os que acumularam os maiores lucros na Bovespa. Então, porque a sonegação, deixar de recolher o Imposto de Renda?
PS – Ontem, às 5 da tarde, DJokovic foi eliminado do Máster de Cincinatti. Mas continua o número 1, no ranking e na presunção.

Da Tribuna da Imprensa de 17-8-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...