Pular para o conteúdo principal

POR QUE SERRA NÃO APARECE NAS PESQUISAS?

Por que o nome de Serra foi banido das pesquisas?

Institutos de pesquisa devem ser livres para fazer seus levantamentos e coisa e tal. Mas não podem decidir quem é e quem não é candidato. Apontem uma boa razão para que o nome de José Serra tenha sido excluído do levantamento do Datafolha na disputa pela Presidência. “Ah, ele não disputará!” Quem decidiu isso? Da boca dele, que se saiba, não saiu.
Poder-se-ia dizer: “Ah, todo mundo sabe que o candidato tucano será Aécio…”. Bem, segundo essa abordagem, pode-se dizer: “Todo mundo sabe que Dilma será a candidata do PT”. E por que, então, testar o nome de Lula? “Ah, porque existe uma possibilidade de que seja ele…” Bem, e existe a possibilidade de que seja Serra o nome tucano — ou mesmo não tucano, a se dar crédito a algumas notícias.
Por que uma pesquisa que exclui Serra inclui Joaquim Barbosa, que nem partido tem? Não vai disputar eleição nenhuma! Mais: na pesquisa, Lula aparece como alternativa do PT ao governo de São Paulo, o que é uma possibilidade remotíssima.
Convenham: Serra disputou a eleição com Dilma em 2010. Teve 44 milhões de votos. A crise atinge em cheio aquela que o venceu no pleito passado. E seu nome é excluído? Será que a possibilidade de ele ser candidato é menor do que a de Barbosa ou mesmo de Lula? A resposta é “não’. Institutos de pesquisa captam as tendências da opinião púbica, não fazem exercício de adivinhação.

Por Reinaldo Azevedo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...