Pular para o conteúdo principal

A PREOCUPANTE REALIDADE DA NOSSA ECONOMIA

Números da economia brasileira preocupam cada vez mais e mostram que o País está sem comando

Tempo fechado – Enquanto os palacianos vociferam sandices acerca da economia, cada vez mais cambaleante, a realidade mostra-se avessa. Nesta terça-feira (23), o Ministério do Trabalho divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), deixando claro que encolheu a geração de empregos no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o Caged, o Brasil criou 826.168 novas vagas formais de trabalho nos primeiros seis meses do ano, contra 1,04 milhão no mesmo período de 2012. O que representa uma queda de 21,1% na geração de empregos. Trata-se do pior resultado para o período desde 2009, quando foram criados 397.936 empregos com carteira assinada. Em junho deste ano a criação de vagas formais registrou alta, com 123.836 de novos postos de trabalho, contra 120.440 criados em junho de 2012.
A outra peça desse preocupante quebra-cabeça é a confiança do consumidor. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor registrou recuo de 4,1% entre julho e junho deste ano, caindo para 108,3 pontos, menor nível desde maio de 2009, quando alcançou 103,6 pontos. O cenário se agrava com a insatisfação do consumidor com economia. De acordo com a pesquisa da FGV, Índice da Situação Atual (ISA) baixou 9,7%, para 109,2 pontos, o menor desde maio de 2009 (103,0) e inferior à média histórica de 127,6 pontos.
Como nunca é pequeno o estrago produzido pela incompetência que reina no desgoverno de Dilma Rousseff, a indústria brasileira vem sofrendo há anos e agora ostenta a mais baixa carteira de pedidos. O que permite concluir que o desemprego começa a acenar no horizonte nacional. A desconfiança no Brasil cresce e junto eleva a cotação do dólar, que por sua vez impulsiona a inflação. Para conter o mais temido fantasma da economia, o Banco Central já avisou que o remédio e subir as taxas de juro.
Mesmo assim, o ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, continua afirmando que a economia começará a retomar a pujança neste segundo semestre. Se espasmos de crescimento, intercalados por recaídas, significam retomada da economia, o Brasil já é o país de Alice e ninguém sabe.

Do Blog Ucho.Info de 23-7-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)