UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Plebiscito convocado pelo Executivo é GOLPE. Constituinte, RESTRITA e EXCLUSIVA, é GOLPE. Não tenho deixado de combater a CORRUPÇÃO dos deputados, senadores, líderes parlamentares, mas o que pretende o Executivo é GOLPE. Antes que surjam condições para outra DITADURA, lembremos do PASSADO, analisemos o PRESENTE, e preservemos o FUTURO DO PAÍS.

Helio Fernandes
Agora complicou tudo, não existe análise possível ou imaginável. Nos gabinetes a indecisão, a imprecisão, a inquietação. O que propõem é absurdo, produto do susto e do medo, da pressa de mostrar, como disse Dona Dilma: “Podemos resolver todos os problemas”.
Não resolveram até agora, pela compreensão. Pela bajulação e pela contradição é que não surgirá mesmo solução, principalmente a curto prazo. E o que apresentam, num show de exibicionismo ridículo, é estapafúrdio, incongruente, insatisfatório e contraditório.
Nesses movimentos de protestantes e manifestantes (além de algumas reivindicações específicas e esclarecidas, pelo menos no início), no coletivo, nada mais hostilizado, desprezado e desmoralizado do que a falta de representatividade desse Legislativo que está aí.
Nesse ponto foram claros e simples: “Todos os males têm como origem a falta de vontade política e o predomínio do interesse pessoal e personalista do Legislativo que NÃO NOS REPRESENTA”. Tudo textual, repetido e aclamado nas ruas. Apesar dos rostos escondidos por máscaras, o que não tem nada a ver com reivindicação POLÍTICA, nos empolgou e entusiasmou por causa do caos e da incompetência dos Poderes.
(Desde o início venho dizendo: é preciso aparecer, mostrar os rostos, surgir como referência e alternativa. Os “caras pintadas” tiveram sucesso, o objetivo era um só, e não se esconderam. Esse pessoal do Passe Livre tem que continuar, mas não escondido.)
DONA DILMA RESSUSCITOU
O QUASE MORTO LEGISLATIVO

Deixamos totalmente elucidado e sem contemplação, não hesitamos um minuto que fosse. Pois agora vem Dona Dilma, e RASGANDO PERIGOSAMENTE A CONSTITUIÇÃO, devolve todo o Poder a esses 513 deputados e 81 senadores. E inacreditavelmente, sem sequer imaginar que estava fazendo isso.
Naquela tumultuada e enorme mesa, mais de 60 pessoas. Todos os governadores e prefeitos das capitais, que ela disse que CONVOCOU, o que não poderia fazer, apenas CONVIDOU. Nenhum deles podia recusar. Dona Dilma nem conhece o significado e a definição das palavras. Quase todos distraídos e sem muita atenção, nem mesmo os da base. Os da oposição sabiam que era uma reunião formal-informal.
(Logo que Dona Dilma acabou de falar, o presidenciável Aécio Neves veio a público: “Vou apresentar imediatamente um pedido de CPI para investigar os gastos de 28 BILHÕES com a Copa”. Aí uma fonte inesgotável de CORRUPÇÃO, uma das bandeiras do povo nas ruas).
(Se Aécio e a oposição consumarem o pedido para essa CPI da Copa, os deputados e senadores (se for CPI Mista) da base estarão obrigados a assinar. Pois se Dona Dilma, sozinha e sem apoio, garantiu: “A CORRUPÇÃO PASSARÁ A SER CRIME HEDIONDO”, qual o parlamentar que deixará de assinar o pedido? Estaria se comprometendo com o “silêncio” sobre a mais escandalosa das formas de corrupção, essa a pretexto de “DEMONSTRAR ao mundo que sabemos realizar grandes eventos”).
Sabemos, sem dúvida, mas desde o Panamericano, o Engenhão e outras obras que já têm quase 10 anos, não sobrou nada, apenas a lembrança do dinheiro desperdiçado.
(Sem falar nos 19 BILHÕES que o governo DEU para o grupo milionário da Votorantim. E isso não é outra história, é o mesmo desprezo pela dignidade, a responsabilidade, a proteção de mais de 1 TRILHÃO que recebem anualmente de impostos.
O EXECUTIVO NÃO PODE
CONVOCAR CONSTITUINTE

Quando falou, a presidente não tinha a menor ideia do que dizia: “Vamos convocar primeiro um PLEBISCITO e um REFERENDO para que possamos então estabelecer uma CONSTITUINTE ESPECÍFICA e fazer a “REFORMA POLÍTICA”. Isso é GOLPE, início de GOLPE, concretização de GOLPE, que pode nos jogar numa outra DITADURA.
Por mais incompetente, desprezível e corrupto que seja esse Congresso, foi eleito pelo tipo de eleição que existe, pelo sistema inútil e sem a menor base para realizar alguma coisa, que é o PRESIDENCIALISMO com PLURIPARTIDARISMO, e inscritos pelos partidos EXCESSIVOS, SEM PROJETO E SEM PROGRAMA, mas constitucionais. E que podem ser ultrapassados pela VONTADE ou DECISÃO GOLPISTA de uma presidente assustada com a própria SOBREVIVÊNCIA.
HÁ 90 ANOS JÁ
TENTARAM ISSO NAS RUAS

Em 1924, com o povo nas ruas (em menor número, lógico, a população era quase a metade da de hoje), os idolatrados Tenentes de 1922, agora comandados por Luiz Carlos Prestes, correram o Brasil inteiro, protestando e conquistando o povo. Não queriam o Poder (tanto que só foram para o Norte/Nordeste, o Poder estava no Sul). Pretendiam apenas derrubar o presidente Bernardes.
O Congresso, então, assustado, DEU PODERES CONSTITUCIONAIS à Câmara e Senado que seriam eleitos logo a seguir, em 1926. Fizeram uma Constituinte RESTRITA, formada com 70 por cento deles mesmos, REELEITOS. Mexeram em toda a Constituição de Rui Barbosa, não livraram nem o Supremo, que de VITALÍCIO, passou a se aposentar com 70 anos, como é até hoje.
Começaram os protestos que DESEQUILIBRARAM OS PODERES e concluiriam com o GOLPE DE 30. Que duraria até 1945, com a falsa eleição, I-N-D-I-R-E-T-A, em 1934. Outro GOLPE.
O GOLPE DO PLEBISCITO
REALIZADO EM 1963

Quando Janio Quadros fingiu que renunciava, para “voltar nos braços dos generais”, nada deu certo. Os militares não tiveram força para impedir a posse ao vice, João Goulart, mas ainda conseguiram impor e implantar o Parlamentarismo GOLPISTA.
Era o início do GOLPE de 1964, que teve que passar pelo teste do PLEBISCITO GOLPISTA de janeiro de 1963. Nunca houve, neste país corrupto, um derrame de dinheiro tão fantástico quanto o utilizado na campanha de janeiro de 1963.
O Presidencialismo voltou financiado G-E-N-E-R-O-S-A-M-E-N-T-E por banqueiros. O que sobrou de dinheiro, inacreditável. Mas o GOLPE de 64 estava pronto e não demorou muito. Quer dizer, pouco para tomar o Poder, muito para ser expulso dele.
1997: QUERIAM OUTRA
CONSTITUINTE RESTRITA

Um deputado fez a proposta ao presidente FHC, de uma Constituinte RESTRITA e EXCLUSIVA. Ele examinou, mas como já estava com a REELEIÇÃO COMPRADA, PAGA e quase CONQUISTADA, jogou fora a ideia GOLPISTA.
É bom lembrar que esse deputado serviu à ditadura, de 1970 a 1982. Foi o homem mais poderoso do “governador” Chagas Freitas, “eleito” e “referendado” pelos generais, de 1970 a 1974, e de 1978 a 1982. Era deputado intermediário que resolvia tudo, principalmente as questões de publicidade com o importante ministro da Fazenda da época “(morto muito moço).
OS QUE DEFENDEM POSIÇÕES
DÚBIAS OU GOLPISTAS, OS MESMOS

Nunca se elegeu governador ou prefeito, tem “mídia” maravilhosa, embora suas ideias sejam as mesmas, antiquadas e inaceitáveis. Ontem, na “primeira” de O Globo, está a vocação de sempre, enrolada de forma difusa e confusa, como se fosse uma bandeira maltratada.
Textual: “Existem outras questões. Considero a proposta de Dilma (que intimidade) um primeiro passo, não um esgotamento da pauta”.
A CONSTITUIÇÃO NÃO PODE
SER MUDADA PELA FORÇA

PS – Não tenho o menor constrangimento em defender a Constituição de 1988, mesmo sabendo que indiretamente estou favorecendo os que sempre identifiquei e combati como corruptos.
PS2 – Não sei quanto tempo ainda estarei por aqui, mas enquanto estiver, não quero ou admito GOLPES ou DITADURAS.
PS3 – O que estará a caminho com as “propostas” de Dona Dilma, nada a ver com D-E-M-O-C-R-A-C-I-A.
PS4 – E quanto tempo duraria essa Constituinte exclusiva e restrita? E quais os seus itens fundamentais?
Ps5 – Existem fórmulas e fórmulas de fazer modificações políticas, eleitorais e principalmente partidárias, que possam ser usadas em 2014.
PS5 – Mais tarde do que isso, o sistema ou regime constitucional legítimo terá reservado um espaço indevassável nos terrenos do São João Batista.

Da Tribuna da Imprensa de 26-6-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA