UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 06-6-2013

A FAO denuncia: 2 bilhões e 400 milhões de pessoas no mundo, vivem (?) na miséria ou na miséria extrema. Serra, Alckmin e Aécio não conseguem se alimentar, eleitoralmente, com o “café com leite” político. Os controvertidos bens de Duda Mendonça. Segundo Valério, ‘Lula sabia de tudo’. Ele quer ou não quer a delação premiada? E tem bala na agulha?

Helio Fernandes
O relator da Ação 470 e agora presidente do Supremo tem se recusado a liberar os bens do publicitário Duda Mendonça. Sua situação é no mínimo estranha, e de muitas maneiras, inexplicável. Confessou que recebeu mais de 10 milhões no exterior, não caracterizaram como evasão ou lavagem de dinheiro.
Agora aparece Roberto Gurgel, procurador-geral quase em fim de mandato (não participará da decisão, o que fará seu substituto?), e favorece o publicitário. Garante: “Duda Mendonça e sua sócia não sabiam da origem do dinheiro”. Quanta ingenuidade. Do publicitário ou do procurador-geral?
OS DESCAMINHOS E DESENCONTROS
DE MARCOS VALÉRIO NO MENSALÃO

É difícil acompanhá-lo em linha reta. Foi o “inventor” dessa movimentação de dinheiro eleitoral, envolvendo governos, políticos, partidos. Favorecido duplamente pelo esdrúxulo sistema presidencialista-pluripartidário.
A partir do julgamento do mensalão, começou a da voltas e reviravoltas. Condenado a 40 anos (a primeira grande surpresa do julgamento), passou a ser a figura mais controvertida. Não era nem nunca foi o mais importante, mas era o mais visível e certamente o mais vulnerável.
Antes da condenação, aparentemente tranquilo, deu uma boa entrevista ao jornalista Ricardo Noblat. Explicou que havia disposto tudo para proteger a mulher, “não acredito em condenação, mas quero que tudo fique bem disposto e ordenado”.
NÃO PARECIA DELATOR
A entrevista teve repercussão, foi examinada pela alta cúpula do PT, conclusões conflitantes. Alguns confiavam inteiramente nele, outros tinham dúvidas e mais dúvidas. Quando foi o primeiro a ser condenado, e pegando logo 40 anos, os que confiavam perderam a confiança, os que tinham dúvidas mudaram para certeza.
BOATOS, REVELAÇÕES, DEPOIMENTOS
O julgamento foi se complicando, ao mesmo tempo ganhando repercussão histórica, surgiram rumores e sussurros a respeito da “acusações” de Valério a Lula. “Ele sabia de tudo”, foi o mínimo que divulgaram. O procurador-geral confirmou depoimentos dele, mas comentou: “Nenhuma importância”.
DELAÇÃO PREMIADA
Segundo quase todos, seria o objetivo de Valério. Nenhuma surpresa, por que alguém falaria a não ser em troca de vantagens? Por outro lado, surgiram rumores alarmantes e nada agradáveis para Valério.
Agora, de surpresa em surpresa, a afirmação: “Não aceito DELAÇÃO PREMIADA”. Seria a volta ao ninho antigo? Mas também, para ser LEVADA em consideração, o final da frase: “Só aceitaria se fosse para ser ABSOLVIDO DE TODAS AS ACUSAÇÕES E CONDENAÇÕES”. Chegamos ao final do túnel?Ou ainda haverá espaço vazio?
SERRA QUER VOLTAR COMO PERSONAGEM
Há 13 dias escrevi aqui que o ex-governador, já duas vezes presidenciável (derrotado em ambas), não estava fora do jogo. E disse também que Aécio tinha dificuldade em conversar com Serra pelo fato de não ter, política ou eleitoralmente, nada a oferecer a ele.
Informei que Serra não se pronunciaria até 2014, “mas sabia que tinha um caminho, a disputa pelo Senado”. Agora isso está sendo “descoberto” timidamente, e também sem muita certeza. Mas é o que deve acontecer. Embora exista apenas uma vaga, será de Serra.
Se isso acontecer (enormes possibilidades), Serra voltará ao Senado com 72 anos, muita saúde e enorme vontade de continuar participando, atuando, desejando. Fora da candidatura ao Senado, nada mais seduz Serra. A não ser, claro, a terceira candidatura a presidente. Agora? Fora do PSDB, consegue legenda, mas não ganha.
ALCKMIN APAVORADO COM A SOMBRA DE LULA
Já o governador só pensa (?) na reeleição. Por isso mantém o silêncio, se refugia no esconderijo da “campanha começou muito cedo”. Todos dizem a mesma coisa. Alckmin tem muito a oferecer a Aécio, a recíproca não é verdadeira.
Mas Alckmin tem outro problema, que por enquanto pode ser equacionado mas não resolvido. Se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Não é um nome ou uma possibilidade, é um fantasma ou assombração. Que será desvendado só depois que Lula decidir suas esperanças nacionais. Isso demora.
###
PS – A FAO informa oficialmente: “1 bilhão e 400 milhões de pessoas vivem com 2 reais e 50 centavos”. (Todas as moedas já convertidas em reais). Depois, também oficialmente: “1 bilhão de pessoas não recebem nada, porque, nos mais diversos países, estão desempregadas”.

PS2 – Comentários e dados do repórter. A população do mundo está chegando a 7 bilhões e 200 milhões de pessoas. Portanto, de cada 3 pessoas, uma vive na miséria ou na extrema miséria. Fora desse índice assustador, apenas duas (4 bilhões e 800 milhões, se dividem nas mais diversas categorias.
PS3 – Complementação da FAO, que nem deveria ser levada em consideração: “De cada três pessoas da população mundial, uma está SUBNUTRIDA”. Disparate, inutilidade, desperdício de tempo. Mais de 1 bilhão que não recebe nada, não está subnutrido, e sim praticamente morrendo de fome.
PS4 – Os outros 1 bilhão e 400 milhões, que são obrigados a VIVER (?) com 2 reais e 50 centavos por dia, também não estão subnutridos e sim perplexos: o que poderão fazer com isso: morar, se transportar e ainda se alimentar? É o chamado crime repetido por dois terços da humanidade contra o outro terço que não pode fazer nada.
PS5 – Em suma: a FAO faz a denúncia, nenhuma providência. Dois BILHÕES E 400 MILHÕES que não vivem, não convivem, não sobrevivem.
PS6 – A Revista Piauí, número 81, quase 7 anos de existência, publica um ensaio fotográfico de 9 páginas, da fotógrafa Ana Carolina Fernandes. Sobre travestis da Lapa, mas de 2 anos de trabalho.
PS7 – Extraordinária e compenetrada, teve o trabalho valorizado pelo texto, pela diagramação e pelo profissionalismo da fotografa. Ela mesmo diz: “Desde o início procurei evitar o olhar moralista, mas o apelo do drama social moldura em que o universo dos travestis costuma ser encerrado.
PS8 – E esclarece: “Eu não queria dar voz aos travestis, mas sim dar um corpo a eles”. Conseguiu, de forma impressionante. Imperdível.
PS9 – Dona Dilma marcou a presença do senador Eunicio, no encontro com os presidentes do Senado e da Câmara. Renan mandou pedir que os convidados fossem só ele e Henrique Eduardo Alves. Dona Dilma, que dizem autoritária, concordou.  
PS10 – No Senado, entre intimíssimos, Renan se explicou: “O Eunicio é muito ambicioso como político e não confiável como amigo”. Eunicio soube, vai esperar. É candidato ao governo do Ceará, não vai brigar agora.

Da Tribuna da Imprensa de 06-6-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA