Pular para o conteúdo principal

O DESMONTE DA PETROBRAS


Governo do PT continua firme na empreitada para desmontar de vez a outrora eficiente Petrobras

Virou baderna – Na eleição presidencial de 2006, Lula, que sofria os efeitos do Mensalão do PT, o maior escândalo de corrupção da história nacional, concordou com uma mentira esculpida pela camarilha petista: que uma eventual vitória de Geraldo Alckmin nas urnas representaria a imediata privatização da Petrobras.

As pessoas de bem sabiam que Lula e sua horda mentiam de forma deslavada, mas o candidato petista concordou com a manutenção da sórdida estratégia, que se alastrou pelo País com a ajuda da claque amestrada do PT.
Como se fossem herdeiros de Messias, os petistas, nos últimos dez anos, gastaram o tempo incutindo na opinião pública a ideia de que a legenda é a única bóia de salvação. Por conta disso, nenhum escárnio patrocinado por esses saltimbancos do poder foi contestado como deveria ser. A bordo da impunidade, o PT avançou em seu projeto totalitarista de poder, fazendo a céu aberto e sem qualquer resistência o que condenou durante décadas.
O melhor exemplo é a situação da Petrobras, reduto de escândalos petistas, todos devidamente abafados. O maior dos imbróglios é a compra de uma obsoleta refinaria em Pasadena, no Texas, por valor algumas vezes superior ao de mercado.
Agora, sem que a sociedade esboce qualquer tipo de reação, o governo de Dilma Rousseff está a um passo de promover mais um desmonte na Petrobras. Na próxima semana (14 e 15 de maio), a Agência Nacional de Petróleo (ANP) promoverá novos leiloes de reservas petrolíferas, cujo resultado deve diminuir a participação da Petrobras no mercado doméstico.
Trinta bilhões de barris de petróleo que passarão às mãos da iniciativa privada, o que pode ser considerado como um processo disfarçado de privatização. Essa quantidade de petróleo corresponde a duas vezes a reserva provada da estatal, descartados os números ainda misteriosos do pré-sal. Para quantificar a operação, o petróleo que será leiloado é superior, em termos financeiros, ao PIB brasileiro.
Mas isso não é tudo. De acordo com o jornalista Oscar Andrades, a Petrobras, com a anuência do Palácio do Planalto, abrirá mão de alguns terminais secos da Transpetro (Osbra, Oslapa, Ospar, Tevol). Os terminais secos são os mais lucrativos no sistema Petrobrás, pois são automatizados e usam reduzida mão de obra, ao contrário dos terminais molhados.
Essa operação que o governo e a Petrobras arma silenciosamente, sem ouvir a sociedade e os sócios minoritários da empresa, é uma ode à utopia, além de ser um crime de lesa pátria. Para construir a malha de dutos utilizada no transporte de derivados de petróleo, o Estado despejou fortunas em dinheiro público, valores que poderiam facilmente ser investidos em saúde, educação e segurança pública, por exemplo.
Há algo muito estranho nessa negociata, pois o governo privatizará algo que lhe pertence para, na sequência, pagar pelo uso do mesmo. É preciso que a sociedade reaja e o Ministério Público entre em cena, antes que mais um absurdo com a chancela petista se consume e torne-se irreversível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...