Pular para o conteúdo principal

LULA MANDA MINISTRO DEPOR


Surpresa e suspense no Planalto: Lula manda Gilberto Carvalho depor no Senado sobre Rosemary Noronha.

 Sinal verde de Lula
Carlos Newton
O Planalto não esperava e foi apanhado de surpresa. Achava que Lula não permitiria que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, aceitasse depor sobre Rosemary Noronha, ex-chefe do gabinete em São Paulo e amiga íntima do ex-presidente, digamos assim.
O convite foi aprovado porque a base aliada está pouco ligando para as brigas entre Dilma Rousseff e Lula, que travam uma guerra de bastidores pela candidatura do PT à Presidência em 2014. E na terça-feira a Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado não teve problemas para aprovar um convite apresentado pelo líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira, para que Gilberto Carvalho preste esclarecimentos.
O ministro será interrogado a respeito de denúncias de que a pasta que comanda teria conduzido investigação paralela para esvaziar a sindicância realizada pela Casa Civil sobre Rosemary Noronha.
LULA DEFENDE ROSE
A surpresa foi que o ex-presidente Lula, interessado em defender Rosemary, imediatamente autorizou o ministro a comparecer ao Senado, e ele já aceitou o convite da Comissão.
O assunto é extremamente delicado para o Planalto, porque Gilberto Carvalho é da ala que defende a candidatura de Lula em 2014 e está completamente marginalizado no palácio. A presidente Dilma e a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, esperavam que o ministro pedisse demissão depois que o Planalto “vazou” à Veja e ao Globo informações altamente negativas sobre ele. Mas Lula o impediu de sair e Carvalho obedeceu.
Por meio da assessoria de imprensa, o secretário-geral da Presidência disse que considera “natural e democrático” o Congresso pedir esclarecimentos aos ministros de Estado. Afirmou ainda que será uma oportunidade boa de esclarecer “diversas informações falas e interpretações equivocadas decorrentes da matéria da Veja” (segundo a revista, a Secretaria-Geral da Presidência teria solicitado documentos levantados pela Casa Civil e tentado interferir na sindicância sobre Rosemary).
ATÉ ONDE CARVALHO VAI?
Ninguém sabe o que Lula vai autorizar Carvalho a dizer, mas é certo que, entre outras coisas, ele ridicularizará o suposto enriquecimento de Rosemary, apregoado pelo Planalto em diversas “notícias” vazadas para a imprensa.
O importante é que Lula se sente traído por Dilma e pelos ministros que a seguem, mas espera a hora certa para revidar. O depoimento de Carvalho, que lhe obedece cegamente, será a primeira oportunidade.
Anotem aí: Lula não abandonou nem vai abandonar Rose. O caso entre os dois terminou, mas ficou uma amizade muito forte, digamos assim. E Lula vai fazer de tudo para defender a companheira.

Da Tribuna da Imprensa de 16-5-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...