UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 16-5-2013


Daniel Dantas, Libra, Eike e Odebrecht, o apogeu da corrupção. Dona Dilma embarcou nessa jogada pelo Porto de Santos, a fortaleza de Daniel Dantas? Os embargos infringentes podem demorar tanto que tenha novo Procurador-Geral. Eduardo Campos dando marcha a ré no carro presidencial? Por que jornais, televisões, comentaristas “livraram” Felipão?

Helio Fernandes
Os “embargos infringentes”, apresentados pelos advogados de Delubio, desagradaram a todos os lados. Os próprios colegas, que defendem outros condenados, não gostaram, alegam que ele “queimou etapas”. Acontece que o advogado de Delubio não acredita nos “embargos de declaração”.
Joaquim Barbosa, irritado, respondeu em profundidade, mas deixou uma visível contradição: disse que os “infringentes” não estão mais na lei. Só que teve que reconhecer que estão no Regimento Interno do STF.
E os ministros todos, mesmo os que condenaram, e lógico, os quatro que absolveram, também não ficaram satisfeitos, sentem ou pressentem que o presidente quer decidir sozinho. Não concordarão.
E como Joaquim Barbosa garantiu que “os advogados querem eternizar o julgamento”, é bem possível que aconteça o que tratei aqui: Roberto Gurgel caia na expulsória (fim do segundo mandato), o julgamento terá novo procurador-geral. Este se conformará em ser um mero coadjuvante? Poderá influir?
Todos interessados na passagem do tempo, mas ninguém sabe ou tem a menor ideia de como começar a contar. No momento, a iniciativa continua com o presidente-relator. Mas se os quatro que absolveram tiverem a companhia de mais um , explosão ampla, geral e irrestrita.
CORRUPÇÃO DOMINA
TODOS OS SETORES

No mesmo dia em que a Câmara se mobiliza para aprovar o escândalo da MP dos Portos, é anunciado outro desperdício total do dinheiro público. O estádio Mané Garrincha, que começou com orçamento de 680 milhões, fechou com aumento substancial.
Ainda não é definitivo, pode aumentar. Mas este número assombroso, nem o governador Agnelo contesta: já foram gastos 1 BILHÃO E 500 MILHÕES. Não é possível, mais do que o dobro? E não acontecerá nada?
A CAMPANHA FRENÉTICA
DO GOVERNADOR

Tinha certeza, e não escondi minha convicção. Eduardo Campos não agüentaria aquele ritmo de presidenciável, cheio de obstáculos pela frente. Arrogante, afirmou pela televisão: “Meu carro presidencial não tem marcha a ré”.
Imediatamente, respondi: “Todo carro tem marcha a ré, principalmente presidencial”. E aconselhei o governador a a procurar em torno do Maracanã, onde existem centenas de oficinas automobilísticas. Pode ser que Campos não venha ao Rio colocar marcha a ré no seu carro presidencial. Que já está com três marchas: para trás, lento e devagar.
AS PESQUISAS SOBRE
LULA E DILMA

São feitas frenética e ininterruptamente. Pelos dois lados. E para serem mantidas obrigatoriamente fora e longe do público. Serão utilizadas a partir do início de 2014. Se for confirmada a possibilidade de segundo turno, a lusitana roda, vai numa direção. Na outra, é óbvio. Angústia e ansiedade dominam o clima. Se pudesse, Dona Dilma demitiria Gilberto Carvalho.
NO AUGE DA CORRUPÇÃO, A
COMISSÃO DE ÉTICA SOME

Foi escolhida e nomeada para não fazer nada, isso é o mais fácil. Os acusados que deveriam ser examinados se chamam Fernando Pimentel (Ministro) e Luis Otavio Adams (Advogado-Geral da União). Os membro da Comissão de Ética do Planalto gostam dos cargos, por que perdê-los insensatamente?
QUE NOITE, A DE QUARTA PARA
QUINTA, NA CÂMARA

Parei de ver à noite. Pode ser que articulem alguma “solução” de bastidores, como fizeram várias vezes durante esta semana. Não acredito. E à meia-noite ainda tive tempo de revelar o que provavelmente acontecerá: “Dona Dilma mandará para a Câmara projeto de lei com URGÊNCIA-URGENTÍSSIMA. Em 45 dias, estará resolvido.
Houve de tudo. Baixaria (de assustar), acordos de bastidores (assustadores), partidos mudando sistematicamente de posição e de votos (que susto), sessões suspensas e retomadas várias vezes. E o povo brasileiro derrotado sistematicamente em todas as  votações.
Em quase tudo, tirando os grandes manipuladores que dominam o Congresso, poucos sabiam de alguma coisa. Votavam com os olhos fechados, eram guiados por uma espécie de sistema Braile.
O deputado que falou mais vezes: Eduardo Cunha, que o jornalista Ricardo Noblat, anteontem, adequadamente, chamou de “sacripanta”. Para ele (que o jornalista Jorge Bastos Moreno já rotulou com palavras 10 vezes mais graves), deve ter sido e havido como elogio.
Mas a grande sensação da noite, que também falou várias vezes, foi o delegado-deputado Protogenes. Chamou Daniel Dantas de tudo que é possível e imaginável, e ainda anunciou com veemência: “Estou coletando assinaturas para uma CPI sobre Daniel Dantas e suas patifarias” (palavra usada por ele).
PROTOGENES NÃO
ESQUECEU O SUPREMO

O delegado-deputado afirmou: “Tenho tais documentos sobre esse empresário-denunciado, que todos ficarão assombrados. Esse senhor já deveria estar condenado, mas o Procurador-Geral fica com o processo e não denuncia o empresário-acusado”.
(Para reforçar as palavras do deputado Protogenes, recordemos o que foi dito publicamente pelo próprio Daniel Dantas: “Só tenho medo da Polícia e da Primeira Instância, lá em cima eu resolvo”. Não era arrogância nem       bravata, há quanto tempo seu processo está “lá em cima”, engavetado?
OS OUTROS BENEFICIADOS
PELA MP DOS PORTOS

Foi uma pena e uma perda que só Daniel Dantas tenha sido citado nominalmente. E Eike Batista, a empreiteira-construtora Odebrecht (que participa de tudo), as bandalheiras da Libra, e todos os outros associados, menores, mas igualmente favorecidos?
Ainda têm a coragem (a partir do Planalto) de identificar essa MP de “modernização” dos portos. Inacreditável. Não existe um só país no mundo que utilize o sistema agora implantado, gozadoramente chamado de “modernização”. Toda a infraestrutura do Brasil está com 100 anos de atraso (isso é lugar comum neste espaço).
###
PS – É possível que a CPI anunciada pelo deputado-delegado assuste muita gente e provoque modificações.

PS2 – De qualquer maneira, fica faltando outra CPI para enquadrar e responsabilizar a Odebrecht, Libra, Eike Batista.
PS3 – Nada está concluído ou solucionado. O surpreendente é que esse apogeu da corrupção seja patrocinado e impulsionado pelo Planalto e por Dona Dilma.
PS4 – Que o PT de hoje não é mais o PT de 2002, uma constatação trágica. Mas que Dona Dilma embarque nessa MP, um assombro. Ela está embarcando pelo Porto de Santos, ou levada pelos outros cúmplices enriquecidos?
UM FARSANTE
CHAMADO FELIPÃO

Felipão foi reprovado sem remissão, o país inteiro criticou sua participação como técnico e a consequente convocação. Por ele, por estar ao lado de José Maria Marin, e por pedir apoio do povo, “agora não é um time, É A SELEÇÃO DO BRASIL”. Que farsante.
PS – Não explicou a omissão em relação a Ronaldinho, quase todos, sem exceção, revelaram (?) que foi preterição por motivos disciplinares.
PS2 – Se todos “descobriram” a mesma coisa, a fonte só pode ter sido o técnico, sempre agiu assim. Mas por que não deu as razões na entrevista coletiva? E por que jornais, televisões, comentaristas e articulistas foram tão “compreensivos” com Felipão.

Da Tribuna da Imprensa de 16-5-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA