Pular para o conteúdo principal

TELEFONE CELULAR, A VOLTA DOS 'TIJOLÕES'


Aniversário de 40 anos do celular marca a volta dos "tijolões"

Retorno dos aparelhos gigantes é tendência, mas eles ficam cada vez mais leves
Do Olhar Digital, 03 de Abril de 2013 | 17:20h


Asus
padfone
Renato Santino

Esta quarta-feira, 3, é um dia especial que marca o aniversário de 40 anos da primeira chamada de celular da história. Muita evolução aconteceu de lá para cá e o celular deixou de ser apenas um telefone portátil, mas uma tendência atual remete ao início da tecnologia: a volta dos celulares gigantes, mas que ficam cada vez mais leves a cada geração.

A primeira chamada da história foi feita em um DynaTAC, da Motorola, um celular de 25,4 centímetros que pesava 1,14 kg. Por muitos anos desde então, a tecnologia caminhou para aparelhos cada vez menores e mais finos, até que recentemente os smartphones voltaram a crescer e os phablets, que nada mais são que celulares maiores, quase beirando a linha do que é tablet, começaram a ganhar força.

Um dos principais exemplos atuais é o Huawei Ascend Mate. Anunciado na CES deste ano, o "celular" ostenta tela de 6,1 polegadas. Isso se reflete em um aparelho de 16,3 centímetros de altura, o que tamanho remete diretamente aos primórdios da telefonia móvel. A grande diferença é o peso: o aparelho tem 198 gramas, bem mais leve do que os vovôs.

Reprodução

Ascend Mate é vendido com um dos maiores smartphones do mercado

A Samsung tem ganhado força neste nicho. O Galaxy Note é um dos aparelhos mais vendidos da empresa e tem aumentado a cada versão. O primeiro possuía 5,3 polegadas (14,3 centímetros de altura); o segundo já tem 5,55 (15,1 centímetros de altura). Espera-se que o próximo aparelho da linha fique ainda maior, com respeitáveis 6,3 polegadas. Seu peso, no entanto, não aumenta tão progressivamente assim: o primeiro pesava 178 gramas, enquanto o segundo varia entre 180 e 185 gramas, dependendo do modelo.

Outras fabricantes grandes já viram nesta área uma oportunidade de expandir seus negócios. A LG também já anunciou o Optimus G Pro, com 5,5 polegadas. O aparelho, assim, tem 15 centímetros de altura, mas também consegue ser bem leve, pesando 172 gramas.

Alguns fabricantes já estão levando a funcionalidade de telefone para os tablets, borrando de vez a linha que delimita o que é o quê. É o caso da Asus e o seu FonePad. Trata-se de um tablet, propriamente dito, de 7 polegadas (mesmo tamanho do Nexus 7, por exemplo), que tem 19,6 centímetros de altura, com 340 gramas, que pode ser levado para junto do rosto para fazer ligações. 

Esta também é a situação do Galaxy Note 8.0, lançamento recente da Samsung, que tem o mesmo tamanho do iPad mini (21 centímetros de altura e 338 gramas), mas também pode ser colocado na orelha para fazer ligações, para estranhamento das pessoas em volta do usuário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)