DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 06-4-2013


NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE (Política)

DENÚNCIA DE ESPIONAGEM

Cid chama petista de ´mentiroso e leviano´ ou ´imbecil e idiota´


Falando por mais de três horas, no plenário da AL, o governador acusou o deputado Eudes Xavier de ter praticado crime

O governador Cid Gomes (PSB) disse ontem, no plenário da Assembleia Legislativa cearense, que o deputado federal Eudes Xavier, filho de uma Ferreira Gomes, da Região do Acaraú, é "mentiroso, leviano, crápula" ou "imbecil e idiota" se realmente foi utilizado por uma "quadrilha" de falsificadores para fazer denúncias, sem provas, sobre ele governador estar envolvido em espionagem contra adversários políticos cearenses.

Cid Gomes, no plenário da Assembleia Legislativa, manhã de ontem, criticando o comportamento do deputado federal Eudes Xavier FOTO: JOSÉ LEOMAR

"Se alguém conseguir provar que eu contratei empresa ou mandei espionar alguma pessoa, eu renuncio na hora o meu mandato. Não espero o processo de impeachment", disse. Cid garantiu que vai processar o deputado do PT, política, civil e criminalmente. Política com uma representação no Conselho de Ética do PT e da Câmara dos Deputados. Civil, para cobrar perdas e danos e criminalmente, por ter confessado a prática de um crime, ao se apresentar com correspondências de terceiros, adquiridas de forma ilícita.

O deputado Eudes Xavier, utilizando o tempo da liderança do PT na Câmara Federal, quinta-feira, disse ter recebido cópias de e-mails em que confirmariam a participação do governador Cid Gomes, do ex-ministro Ciro Gomes (PSB) e dos secretários Arialdo Pinho, da Casa Civil, e Francisco Bezerra, da Segurança Pública, em crimes de espionagem contra o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, inclusive com a participação de uma empresa americana especializada em espionagem.

Na mesma quinta-feira, o governador distribuiu uma nota contestando o deputado. Ontem, logo cedo, ele comunicou ao presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, que tinha interesse em ir ao Legislativo para dar explicações aos deputados e ao povo cearense sobre as denúncias do deputado. Ele permaneceu na tribuna da Assembleia das 11h30 até 15h10.

Cid, após justificar sua presença ali, começou a ler a cópia do pronunciamento feito por Eudes Xavier, fazendo pequenos comentários sobre alguns pontos. Leu também a nota que distribuiu, no dia anterior, contestando as afirmações do petista e disse do seu caráter republicano e de nunca ter espionado ou mandato espionar a quem quer que fosse. E então afirmou ter tido o seu sigilo quebrado por uma quadrilha já identificada pela investigação policial.

Informado

O governador contou que recentemente foi informado pelo empresário Zé Filho, que o procurou no Castelão, para uma conversa reservada. E, naquele momento, Zé Filho lhe dissera ter visto o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), ter tirado da carteira a cópia de um e-mail que o secretário Arialdo Pinho tinha passado para o governador.

Logo depois, foi procurado pela ex-secretária Extraordinária do Centro, Luiza Perdigão, que lhe comunicou ter chegado às mãos da ex-prefeita Luizianne Lins a cópia de um e-mail dela (Perdigão) para o governador. Segundo ele, naquele mesmo dia, ele chamou o chefe da Casa Militar, Cel. Brasil, comunicou o fato e mandou que ele fosse à Polícia Federal para pedir uma investigação sobre a violação do seu sigilo.

A Polícia Federal, no Ceará, alegou incompetência e o governador foi ao ministro da Justiça. Segundo ele, o incômodo com a situação o fez registrar uma denúncia na Polícia Civil que, com o auxílio de um integrante da Etice, trabalhou no caso, que chegou ao seu fim no início deste mês. A Polícia Civil identificou três linhas (IPs) que invadiram o computador do governador e pediu a quebra do sigilo delas à Justiça, o que foi concedido no último dia 2.

Atípica

O plenário da Assembleia ficou praticamente lotado durante todo o tempo em que o governador lá estava. Os poucos deputados que estavam ausentes tiveram a preocupação de mandar seus assessores justificarem as faltas. Foi uma sexta-feira atípica na Assembleia. Até ex-deputados estavam no plenário do Legislativo na manhã de ontem.

Alguns secretários estaduais também foram ouvir o governador, dentre eles o secretário de Turismo, Birmarck Maia; Saúde, Arruda Bastos; Camilo Santana, Cidades; Gony Arruda, Esportes e Danilo Serpa, Chefe de Gabinete. O senador Inácio Arruda (PCdoB) e alguns vereadores da Capital também estavam lá, ouvindo a fala de Cid.

"Eu faço questão de ler o pronunciamento do deputado aqui nesta Casa e diante mão digo que ao longo dos meus quase 50 anos de vida, deles 20 dedicados à vida pública exercendo mandato, nunca me senti tão indignado e tão entristecido como o momento em que estou passando hoje", afirmou.

Segundo Cid, o sentimento de indignação se deu porque Eudes Xavier disse que ele e seu irmão estavam arquitetando "um complô contra a democracia e contra os políticos do Estado e podem atingir outras lideranças políticas e econômicas".

Ao ler esta parte do pronunciamento do parlamentar, Cid afirmou que existe uma quadrilha que está procurando difamá-lo por conta de um ódio pós eleitoral, segundo disse, em razão de ter sido forçado a se apartar da aliança com o PT em Fortaleza.

Na denúncia feita pelo petista, o governador, juntamente com seu irmão, trocava e-mails, inclusive com a participação do chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, e também do secretário de Segurança, Francisco Bezerra, afirmando que contrataram a empresa de espionagem Kroll para investigar desafetos do governador, com a possibilidade de estar sendo gasto, inclusive, dinheiro público com as ações denunciadas.

"Eu não sei nem o que diabo é isso", disse o governador. Em um dos trechos do pronunciamento de Eudes Xavier, ele chega a dizer que o alvo principal da suposta espionagem era o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, desafeto histórico de Cid Gomes. O petista afirma também que Cid pede para o secretário Francisco Bezerra tentar convencer Ciro a recuar de uma ação, o que o governador nega veementemente. "Isso são modos de um governador tratar com secretário sobre o meu irmão? Se tivesse um mínimo de pensamento contrário a ele eu chegaria para ele e não falaria com um secretário", disparou.

Contrato

O governador fez também a leitura de nota encaminhada à imprensa, explicando todos os pontos que espera que sejam esclarecidos. De acordo com a nota, nunca o Governo do Estado teve contrato com a empresa Kroll ou qualquer instituição de investigação; todos os e-mails citados por Xavier são falsos; o deputado confessou um crime e terá que se explicar como conseguiu os referidos e-mails, afirmando que irá entrar com processos contra o petista nas instâncias política, civil e penal.

"Eu não sei de onde partiu esse ódio que tem demonstrado o Eudes. Eu tenho dúvida se ele entrou nisso de imbecil, de idiota, ou se é um crápula e está vinculado a essa quadrilha perigosíssima que tem que ser identificada e tem que ser punida. O futuro por onde atuo sempre que me sinto ferido é que vai decidir e eu quero continuar acreditando na Justiça", completou Cid Gomes.

O governador relatou um episódio ocorrido em Redenção, na presença do ex-presidente Lula, em que um grupo levado pelo deputado Eudes Xavier o vaiou na hora do discurso. Cid disse ter chamado o deputado de ridículo pelo ato praticado.

Informação

Sobre a quebra do seu sigilo, o governador disse que o "disparate" teve início quando recebeu a informação de que o então prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, estava de posse da cópia de um e-mail enviado por Arialdo Pinho a ele. Em seguida, a ex-secretária do Centro, Luiza Perdigão, procurou o governador para dizer que um e-mail que ela passou para ele estava de posse da ex-prefeita Luizianne Lins.

Depois do ocorrido, o chefe da Casa Militar, Coronel Joel Brasil, foi chamado para institucionalmente resguardar a pessoa do governador. Logo após uma varredura, nada foi constatado, e, em seguida, foi pedido o apoio da Polícia Federal, junto ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Insatisfeito com a situação, ele pediu a abertura de inquérito pela Polícia Civil, nesta semana, concluído, onde três identificação de dispositivos (IPs) foram identificados.

Foi decretada a queda de sigilo dos IPs envolvidos e Cid garantiu que as pessoas que estavam acessando os seus e-mails serão identificadas. "Inventaram toda essa história e passaram cópias ao deputado Eudes Xavier. Mas eu desejo acreditar na Justiça do meu País e espero que absurdos como esse não possam tirar o estimulo e a motivação, de quem quer servir ao País sem se sentir vítima de gente que é capaz de qualquer coisa para atingir seus objetivos", disparou.

O que eles pensam

Qual sua opinião sobre o episódio?

A líder do PT na Assembleia Legislativa, Rachel Marques, defendeu o que foi repetido por outros parlamentares petistas, de que as acusações levantadas pelo deputado federal Eudes Xavier contra o governador Cid Gomes não representam a postura do partido em relação ao tema. A parlamentar também fez questão de ressaltar, ontem, que Xavier não consultou a bancada do PT antes de apresentar os supostos e-mails trocados entre o governador e alguns de seus aliados. "Eu posso, e cabe a mim fazer isso, como líder do PT na Assembleia, dizer que essa posição, esse posicionamento, ele o fez por uma decisão isolada e não manifesta nem reproduz o que nós defendemos. Até porque, para o deputado fazer a denúncia que ele fez, não consultou ninguém do PT".

Rachel Marques
Líder do PT na Assembleia Legislativa

Patrícia Saboya (PDT), ex-mulher de Ciro Gomes, irmão de Cid, afirmou que estava desmotivada com a política e pensando, inclusive, em parar de disputar eleições, mas disse que mudou de opinião com a atitude do governador. Ela lembrou que ficou distante do pessebista nas eleições de 2008, quando ele apoiou Luizianne Lins e ficou contra ela, que também era candidata a prefeita. Para ela, o posicionamento do deputado Eudes Xavier ainda diz respeito à derrota do PT na última eleição em Fortaleza. "Isso faz parte de um ódio porque perdeu a Prefeitura e tirou de meia dúzia as benesses que tinham. Eu, se fosse o senhor, pediria para que a ex-prefeita Luizianne seja investigada. Ela participa claramente desse conluio, e esse Eudes Xavier não é sério, é um menino de recado dela".

Patrícia Saboya
Deputada estadual pelo PDT

Emocionado com a dimensão que a situação tomou e seguindo o direcionamento da maior parte dos parlamentares cearenses que acompanharam a defesa do governador Cid Gomes, o deputado Lula Morais (PCdoB) também prestou solidariedade ao chefe do Executivo estadual, pelas denúncias direcionadas a ele e alguns de seus aliados. O comunista Lula Morais chegou a chorar na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e pediu desculpas ao governador Cid Gomes, afirmando que o seu sobrinho, o empresário Raimundo Moraes Filho, conhecido como Moraizinho, esteve envolvido em esquema que queria vincular a imagem do governador do Ceará a um esquema fraudulento, ainda durante as eleições de 2010, decepcionou a sua família.

Lula Morais
Deputado estadual pelo PCdoB

Eudes diz não ter feito juízo de valor

O deputado Eudes Xavier nega qualquer participação dele ou do PT em um possível esquema de espionagem dos e-mails do chefe do Executivo Estadual. O petista também alegou que apenas apresentou, no plenário da Câmara Federal, na última quinta-feira, denúncia que teria recebido contra Cid e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, e que pediu, por meio de requerimento, que o Ministério Público Federal investigasse o caso, "sem fazer qualquer juízo de valor".

"Apresentei a denúncia, porque acho ela gravíssima, pois envolve o aparelho estatal e uma empresa de espionagem internacional. Estou apenas querendo que ela seja apurada", justificou, deixando claro que, em nenhum momento, disse que os fatos citados eram verdadeiros ou não.

Ele disse ter recebido as cópias dos e-mails que estariam sendo trocados por Cid em um envelope deixado em seu gabinete por alguém que ele não sabe quem é, na noite da quarta-feira, um dia antes de ele apresentar a denúncia na tribuna.

Eudes justificou que, por ter recebido a denúncia na véspera, não teria tido tempo de conversar com nenhum outro parlamentar da bancada petista antes de apresentá-la na Câmara. "Além disso, a dinâmica do PT diz que qualquer deputado pode se pronunciar sobre o que quiser", acrescentou. Na avaliação dele, não há motivo para tanta "perturbação" por parte do governador em relação ao caso. "Não sei por que ele está tão incomodado, pois, se eles forem inocentes, com certeza serão absolvidos", declarou.

Liderança

O deputado José Guimarães, líder da bancada do PT na Câmara Federal, mandou nota para as redações dizendo que a manifestação do seu colega Eudes Xavier foi isolada, portanto não conta com o apoio nem da liderança e nem do diretório estadual da agremiação. Eudes, ao pedir o tempo da liderança, não disse o que falaria. Guimarães destacou a importância da aliança com Cid, para o Ceará e o Brasil. 

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Lula finalmente será investigado

FotoEX-PRESIDENTE LULA
A Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) resolveu instaurar nesta sexta-feira (5) um inquérito contra o ex-presidente Lula, acusado de envolvimento no esquema do mensalão. Trata-se do primeiro inquérito aberto formalmente para investigar o ex-presidente, que foi apontado pelo empresário Marcos Valério como o “operador do mensalão”, esquema que consistia na compra de votos no Congresso Nacional para favorecer o seu governo. Segundo a procuradoria, o inquérito aberto vai tentar descobrir a veracidade da acusação de que Lula teria negociado com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, o repasse de recursos para o PT. A investigação tramitará na Justiça Federal.

Lula tira de Eduardo Campos o seu principal financiador

O ex-presidente Lula aplicou um duro golpe no presidenciável Eduardo Campos (PSB): convenceu o rico empresário José Batista Jr, o “Júnior do Friboi”, a abandonar o partido do governador de Pernambuco para se filiar ao PMDB e, assim, apoiar a reeleição da presidenta Dilma. É que o grupo JBS Friboi, de Junior, gigante dos frigoríficos, que tem o BNDES entre os sócios, deve muitas gentilezas ao ex-presidente Lula.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Puxando o tapete

Lula sabia que, pretendente ao governo de Goiás pelo PSB, Júnior bancava grande parte da pré-campanha de Eduardo Campos.

Coisa do passado

Lula era tão amigo de Eduardo Campos que até o ajudou a esmagar o senador Humberto Costa (PT) na briga pela prefeitura do Recife.

Socialismo na cesta

Trocando o PSB pelo PMDB, o milionário Junior do Friboi comprova: não há nada no socialismo que ações do BNDES não possam comprar.

O crédito de Lula

O BNDES concentra 22,36% de participação no grupo JBS Friboi, onde o governo Lula investiu pelo menos R$ 7,5 bilhões até o ano de 2010.

Nem Lula salva
abertura da Copa
em São Paulo

Fontes da Federação Paulista de Futebol jogaram a toalha no estádio do Corinthians, time de Lula, que deveria abrir a Copa de 2014: o governador tucano Geraldo Alckmin não vai bancar os R$ 600 milhões para terminar a obrar, que vai parar por falta de dinheiro. Com a prefeitura paulistana impedida por lei de ajudar investimento privado, a Copa deverá ser aberta em Brasília no Mané Garrincha, quase pronto.

Ciranda

Ex-presidente do Corinthians, André Sanches foi barrado por Alckim e por Dilma, que detesta o presidente da CBF, José Maria Marin.

Política externa brasileira, felizmente, ainda não adotou o mal das ofensas

FotoO IMPAGÁVEL URUGUAIO JOSÉ MUJICA
Schopenhauer, quem diria, parece estar se tornando o filósofo de estimação dos dirigentes populistas da América do Sul. Não por conta de seus profundos tratados sobre fenomenologia, mas em razão de dois opúsculos (A Arte de Insultar e a Arte de sempre ter razão). Na relação de estratagemas para jamais perder um debate – o que pareceria inevitável diante de um adversário mais inteligente e mais hábil – o filósofo alemão recorre a pérfido expediente: “Quando perceber que está por perder a razão numa discussão torne-se ofensivo, ultrajante, grosseiro, isto é, passe do objeto da contestação (onde a partida foi perdida) ao contendor, e ataque de algum modo a sua pessoa”. Assim, o presidente do Uruguai diz que a "velha" (presidente Cristina Kirchner, da Argentina) é pior do que o "caolho" (o ex presidente Nestor Kirchner, marido de Cristina). Paraguaios e chilenos há meses xingam-se mutuamente. Bolivianos e chilenos não andam também muito amigos. No Brasil, felizmente, o mal das ofensas ainda não chegou à política externa. Ponto para nós. Leia o artigo do jornalista e embaixador Pedro Luiz Rodrigues.

Ricardo Lewandowski se revela
de forma negativa diante do Brasil

FotoO MINISTRO LEWANDOWSKI GOSTA DE REMAR CNTRA A MARÉ
O ministro Ricardo Lewandowski,  quando atuou  no processo do mensalão, bateu de frente com o relator, Joaquim Barbosa, perdendo a simpatia da opinião pública e da opinião publicada. O país inteiro torcia pela condenação dos réus. Mesmo assim, todos reconheceram estar o ministro-revisor no direito inalienável de expor suas concepções, ainda que acusado de  ser  advogado de defesa dos mensaleiros. Conduzido outra vez ao centro do palco das atenções gerais, ontem, Lewandowski deu nova demonstração de que gosta de remar contra a maré. Só que sua canoa virou. Não dá para entender como proibiu populares,  advogados, a imprensa  e a própria TV-Justiça de assistir e registrar o depoimento do deputado-pastor Marco Feliciano. Diante do fato, o jornalista Carlos Chagas questiona, "com todo o respeito", se não seria compulsão de proteger bandidos, ou desprezo pelas manifestações da sociedade. Leia o artigo completo aqui.

Pensando bem...

...amigo do peito de Evo Morales, Lula poderia se oferecer em troca da libertação dos 12 corintianos.

Suspeita

Baianos suspeitam que a união de Daniela Mercury com uma mulher seria golpe publicitário, para retirá-la do declínio e devolvê-la à mídia. Até porque ela sempre preservou, como uma leoa, a sua vida privada.

Fala, Mujica!

Quanto mais remenda, piora: o presidente uruguaio José Mujica disse que “falava do Brasil” quando sem querer chamou Cristina de “velha” e de “caolho” (o falecido Néstor Kirchner). E ele quer liberar a maconha...

Olha a justa!

Pelas 20h45 de quinta, dois policiais desceram de uma viatura da PF e entraram no Porcão de Brasília. Foi engraçado: vários engravatados começaram a sair da churrascaria de fininho. Mas os policiais, devidamente caracterizados, só queriam mesmo encarar uma picanha.

Profundo!...

No Ceará, Dilma mostrou seu lado, digamos, filosófico: “Eu queria dizer para vocês [que a educação é] compromisso forte, o compromisso que é um compromisso que eu diria o maior compromisso do meu governo".

Calamidade sem licitação

Logo após uma chuvinha, o prefeito de Juazeiro (CE), Raimundo Macedo, decretou “calamidade pública” no dia em que  Dilma discutia seca em Fortaleza. Decreto de calamidade elimina licitações. Hum...

Pergunta na portaria

Será de graça a consultoria do famoso “consultor” Palocci a Dilma e Lula no apartamento paulista de São Bernardo?

EUA admitem possível ataque da Coreia

Foto
PORTA-VOZ JAY CARNEY
Os Estados Unidos admitiram nesta sexta-feira (5) que temem um ataque da Coreia do Norte. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, o lançamento de um míssil não seria uma surpresa. "Sabemos que a Coreia do Norte pode estar preparando o lançamento de um míssil e estamos acompanhando a situação de perto", disse. Ele disse ainda que trata-se de uma atitude comum do país asiático que sempre opta por “ações e retórica bélica e não construtiva" .  

Governo descarta criação de estatal para a gestão do sistema hidroviário

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, afirmou que não criará uma empresa estatal para gestão do sistema hidroviário. Desde ontem (4), alguns veículos de imprensa têm publicado matérias dizendo que a estatal seria criada.  “Diante de notícias veiculadas nos últimos dias, a Secretaria de Comunicação Social informa que não são verdadeiras as informações de que a presidenta Dilma Rousseff vai criar uma empresa estatal para gestão do sistema hidroviário”, informou a nota. O ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, descartou, ainda ontem, a criação de uma estatal para hidrovias.

NO BLOG DO NOBLAT

MPF pede inquérito para investigar Lula no mensalão

Alana Rizzo Felipe Recondo, Estadão
A Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) instaurou nesta sexta-feira, 5, um inquérito para apurar suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do mensalão. O inquérito foi aberto para investigar a acusação de que Lula negociou com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, o repasse de recursos para o PT.
É o primeiro inquérito aberto formalmente para investigar as acusações feitas pelo operador do mensalão, o empresário, Marcos Valério em depoimento prestado em 24 de setembro do ano passado e revelado pelo Estado. A investigação tramitará na Justiça Federal.
Até o momento, a Procuradoria havia instaurado seis novos procedimentos preliminares para analisar todas as acusações feitas por Valério no depoimento, como noticiou o Estado nesta semana. Outros dois procedimentos já estavam abertos. Ao analisar as acusações que envolveram a Portugal Telecom e o ex-presidente, os procuradores decidiram abrir um inquérito para aprofundar as investigações.
  

TJ de Minas rejeita pedido de fim de ação civil pública contra Aécio

Ezequiel Fagundes, O Globo
Por três votos a zero, os desembargadores da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais negaram, na noite de quinta-feira, recurso da defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que tentava extinguir os efeitos de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público em 2010, na qual o presidenciável tucano é acusado de improbidade administrativa.
Segundo o MP, de 2003 a 2008, quando Aécio governou o estado, R$ 4,3 bilhões da rubrica da Saúde foram destinados aos cofres da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Porém, não há documentos no balanço da autarquia que comprovem os repasses.
  


Cid Gomes cita até Tom Cruise para negar espionagem

Maria Lima, O Globo
O personagem de Tom Cruise no filme “Missão impossível” foi citado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB, foto abaixo), em uma aparição surpresa nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa para responder à denúncia feita na véspera pelo deputado Eudes Xavier (PT-CE) no plenário da Câmara.
Xavier citou a suposta contratação da empresa americana Kroll para espionar Roberto Pessoa, presidente de honra do PR do Ceará e desafeto político da família Gomes. Em sua acusação, Xavier incluiu supostos e-mails trocados entre Cid, Ciro Gomes e dois secretários estaduais do Ceará que comprovariam a espionagem.



Merval Pereira, O Globo
A “fofoca jurídica” do advogado Márcio Thomaz Bastos pedindo diretamente ao ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do STF e revisor do processo do mensalão, que encaminhe ao plenário a discussão sobre o aumento do prazo hábil para as defesas apresentarem embargos após a publicação do acórdão da Ação Penal 470, quando o relator e presidente da Corte, Joaquim Barbosa, já havia indeferido pedido semelhante, é apenas mais um lance dos muitos que já aconteceram, e ainda surgirão, na tentativa de retardar o final do processo.
O ministro Joaquim Barbosa tem indeferido todos os pedidos da defesa, desde o acesso antecipado aos votos, antes da publicação do acórdão, até o aumento do prazo para os embargos, com o objetivo de “não flexibilizar a lei”.
Para Thomaz Bastos, porém, “a aplicação do regimento interno da casa foi flexibilizada no início do julgamento para que a Procuradoria Geral da República pudesse ter, para sua apresentação de motivos, cinco horas e não apenas uma, como determinaria o regimento interno da casa e a “aplicação rigorosa da lei”.
 Isso porque os ministros entenderam, a partir do princípio da razoabilidade, que, diante de um processo tão complexo e com tantos envolvidos, seria necessário ampliar o prazo para apresentar as acusações de forma mais detalhada”.
Pela mesma razão, ele alega que a defesa dos réus precisaria de mais tempo. O ministro Lewandowski não tem o poder de levar a questão diretamente ao plenário, mas pode levantar a questão, pedindo que o presidente do STF o faça. Idealmente, isso deveria ser feito na próxima reunião plenária de quarta-feira, antes da publicação do acórdão.
O ministro Celso de Mello, o único que ainda não entregou seus votos revisados, não o fez até as 19 horas de ontem, mas Joaquim Barbosa acredita que até a próxima semana já seja possível publicar o acórdão.

Leia mais em Manobras da defesa

Tumulto e rosto escondido marcam passagem de Feliciano em Salvador

Biaggio Talento, A Tarde
Assim como as sessões da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, a passagem do deputado Marco Feliciano (PSC, foto abaixo) pela capital baiana, na noite de quinta-feira, foi bastante tumultuada a ponto de o pastor ter que sair escoltado e com o rosto escondido durante manifestação de grupos de minorias.
Ele esteve na sede da Igreja Batista Avivamento Profético, no bairro da Ribeira para participar de um culto que integrou o 20° Congresso do Poder Impacto Espírito Santo. Enfrentou manifestações contra e a favor no lado de fora do templo. Mas, a imagem marcante foi de Feliciano tentando esconder a cabeça com seu paletó para não ser reconhecido, com o objetivo de escapar do assédio de manifestantes ligados a grupos homossexuais e da imprensa, que o aguardavam no local.

Foto: A Tarde


Oito presidentes de comissões respondem a inquérito ou ação penal

O Globo
Responder a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) não é exclusividade do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Levantamento do site “Congresso em Foco” mostra que oito presidentes de comissões na Câmara têm problemas na Justiça.
Esses parlamentares dizem que os inquéritos são iniciados a pedido do Ministério Público, mesmo sem evidência de culpa, e se queixam de que acabam jogados no mesmo bolo dos réus em ações penais.
Na Câmara, dos 21 presidentes de comissões temáticas, quatro são réus em ações penais no STF, acusados de crimes de corrupção, contra a ordem tributária, formação de quadrilha e estelionato. Outros quatro presidentes de comissão respondem a inquéritos na Corte. O levantamento mostra que os oito respondem a 14 inquéritos e quatro ações penais, em investigações feitas a pedido da Procuradoria Geral da República.




RJ: Rio Paraíba do Sul foi atingido por substâncias tóxicas

Felipe Werneck Heloisa Aruth Sturm, Estadão
O Rio Paraíba do Sul, que atravessa o Estado do Rio e abastece grande parte da região metropolitana, foi atingido por substâncias tóxicas encontradas no solo e em águas subterrâneas de terreno em Volta Redonda cedido pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para a construção de um condomínio onde vivem 2,2 mil pessoas, aponta ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a empresa.
Laudo divulgado quinta-feira (4) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, conclui que a população local "está exposta a níveis intoleráveis de risco à saúde" e recomenda a remoção imediata de 750 moradores. O parecer decorreu de estudos apresentados pela CSN e validados por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em vistoria feita no fim de março. O Paraíba do Sul fica a 200 metros do condomínio e a profundidade do lençol freático na região é muito baixa.


França recomenda que estrangeiros evitem transporte público no Brasil

Luisa Valle e Gustavo Goulart, O Globo
O estupro de uma turista americana dentro de uma van fez com que a Embaixada da França divulgasse um anúncio de última hora aos franceses que pretendem visitar o Brasil. Em nota, o governo francês não recomenda o uso do transporte público à noite, especialmente das vans, "devido a uma onda de assaltos e roubos".
O aviso recomenda ainda o uso de táxi para o deslocamento na cidade. O aviso foi publicado um dia antes do assalto a um grupo de alemães que seguiam numa van pela Estrada das Paineiras, na quinta-feira.


Ministro defende ajuda de BNDES e Anac a companhias aéreas

O Globo
A Secretaria de Aviação Civil pediu ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estudos para ajuda às companhias aéreas, afirmou ontem o novo ministro à frente da pasta, Moreira Franco (foto abaixo). Em entrevista no Rio de Janeiro, Franco afirmou que, além de aeroportos eficientes, o setor precisa de companhias fortes.
Gol e TAM, as duas maiores empresas do setor no Brasil, fecharam 2012 com resultados desanimadores. A Gol teve prejuízo de R$ 1,5 bilhão. A Latam (resultado da união da chilena LAN e da brasileira TAM) registrou lucro de apenas US$ 11 milhões, 97% inferior ao de 2011.



Triplo suicídio por causa de crise econômica choca a Itália

O Globo
O suicídio de um casal idoso endividado chocou a Itália na sexta-feira, levando a presidente da Câmara a lamentar a situação de "emergência econômica" no país.
Romeo Dionisi, de 62 anos, e Anna Maria Sopranzi, de 68, se enforcaram num depósito do qual eram donos, em Civitanova Marche, na costa do Adriático, segundo a polícia. Após saber da morte da sua irmã, o irmão de Anna Maria, Giuseppe Sopranzi, de 72 anos, se atirou no mar e se afogou. As autoridades posteriormente resgataram seu corpo.


O eco da PEC das domésticas, por Maria Helena Rubinato Rodrigues de S.

Vendo a foto do senador Renan Calheiros no dia em que foi promulgada a PEC das Domésticas, achei que estava diante do mais bem acabado retrato do Brasil.

Não é uma linda cena? O bravo senador alagoano rodeado por empregadas felizes com a promulgação da PEC que é, vá lá, o marco civilizatório que nos transformará, vapt, vupt, na Europa, que Deus me perdoe.
Claro está que ninguém ia promulgar uma Lei Tsunami em nossas vidas sem ter preparado o país para isso, não é? Não me preocupo com o Planalto Central. Lá, não tenho dúvida, há boas creches em cada um de nossos ministérios, nos dois palácios do Congresso, no STF, na UNB e, obviamente, no Palácio do Planalto.
Mas a beleza da foto não sossegou meu coração: quais os municípios brasileiros, ricos ou pobres, que têm acompanhamento para gestantes, creches, escolas em tempo integral, transporte escolar?
Pensaram nos adolescentes, certamente. Todos sabem que não é só até os 11 anos que a criança precisa de um adulto por perto. Fico ansiosa porque não ouço falar em quadras de esporte, espaço para atividades culturais como dança, teatros, artes plásticas, para ocupar as longas tardes de nossos adolescentes.


E os nossos avozinhos? Todos naturalmente, com espaços privilegiados para conversar com seus pares, jogar cartas, fazer ginástica, dançar, ler; sempre não esquecendo que eles também precisam de transporte público, tal qual as crianças.
Porque, obviamente, além do cuidado com nossas domésticas, a PEC visa deixar os chefes e chefas de família livres de preocupação de modo a não interromper seu trabalho. Ninguém quer ver um casal decidir no palitinho quem vai trabalhar na rua e quem vai ficar em casa cuidando da família...
Não era o caso dos nossos jornais entrevistarem as domésticas de nossos grandes líderes? Ver como vivem as domésticas de Norte a Sul do país, sobretudo quando na terra natal de nossos congressistas? Para saciar nossa curiosidade e calar a boca dos incréus?
Ontem, 4 de abril, dois artigos chamaram minha atenção.
Cora Ronai, em O Globo de ontem, 04/04, com seu “Patroas e empregadas”, onde lá pelas tantas diz: “Não sei quantas vezes li, essa semana, que Acabou a escravidão!(...)Será? Eu daria uma olhada pelo campo e pelas fábricas clandestinas antes de fazer uma afirmação dessas”.
E “Trabalho doméstico em debate”, da autoria do dr. Marcos Cintra, professor titular e vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas.
Recomendo. São imperdíveis.
*****
Prometo nunca mais me ausentar do Blog do Noblat, a não ser doente. E se a doença não me impedir de escrever, aqui estarei. Provei da ausência e não gostei, apesar de ter encontrado amigos adoráveis pelo caminho, caminho que não deixarei de trilhar. Mas sou cria do Blog do Noblat e este é o meu canto preferencial.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO

Dois flagrantes da imprensa: Feliciano, a “Geni” do Brasil, e Genoino, o pensador garboso. Quem é mesmo o condenado?

Dois textos publicados em sites de grandes jornais chamaram a minha atenção nesta sexta. Um, do Globo Online, foi ao ar às 17h35 e tinha como protagonista o deputado Marco Feliciano (PSC-SP); o outro, da Folha Online, das 19h56, dava destaque ao deputado José Genoino (PT-SP). Vejam as imagens. Volto em seguida.
VolteiUm estrangeiro que não soubesse nada sobre o Brasil e não lesse português certamente ficaria com a impressão de que é Feliciano, não Genoino, o homem público condenado pela Justiça por corrupção ativa e formação de quadrilha.
Escrevi ontem um longo texto — mais um! — sobre a imprensa, o adernamento politicamente correto do noticiário, o desprezo a alguns valores fundamentais da democracia e do estado de direito em favor de grupos militantes, a adesão à agenda oficialista, a impressão, em suma, que passa esse noticiário de que não existem divergências na sociedade brasileira — a não ser alguns homens maus, que merecem ser linchados.
O Globo reproduzia texto assinado por Baggio Talento, da agência de notícias “A Tarde”, da Bahia. O tom é pra lá de militante. Segue, em vermelho, um trecho da reportagem, conforme o site a publicou, com todas as vírgulas a mais e a menos… 
Ele [Feliciano] esteve na sede da Igreja Batista Avivamento Profético, no bairro da Ribeira para participar de um culto que integrou o 20° Congresso do Poder Impacto Espírito Santo. Enfrentou manifestações contra e a favor no lado de fora do templo. Mas, a imagem marcante foi de Feliciano tentando esconder a cabeça com seu paletó para não ser reconhecido, com o objetivo de escapar do assédio de manifestantes ligados a grupos homossexuais e da imprensa, que o aguardavam no local.
Retomo“Enfrentar manifestação a favor” é coisa inédita no mundo, mas o jornalismo brasileiro avança por caminhos ignotos, e isso deve querer dizer alguma coisa. Será mesmo que Feliciano cobriu o resto para não ser reconhecido? Que sentido faria? Naquelas circunstâncias, proteger-se com um paletó teria mesmo o objetivo de “escapar do assédio”? O mais provável é que procurasse se defender de agressão física mesmo. Se vocês lerem o texto, perceberão que resta evidente o esforço para ridicularizar o deputado.
Agora GenoinoCom Genoino, é diferente. Vejam lá como ele aparece garboso na foto. O textoinforma que ele participou de um programa de televisão e, vejam que coisa nova e surpreendente!, negou que tivesse havido mensalão. Criticou ainda o julgamento havido no Supremo, pautado, segundo ele, por “maniqueísmo fundamentalista”.
O condenado pela Justiça tem, portanto, lições de moral a dar. E não! Não se informa que o homem, cujo mandato já foi cassado pelo Supremo — agora só faltam as formalidades —, é membro da comissão mais importante da Câmara: a de Constituição e Justiça.
No programa, Genoino também negou que dinheiro público tenha alimentado o mensalão. O redator achou desnecessário observar que, só no Banco do Brasil, houve um desvio de R$ 73 milhões. Até Ricardo Lewandowski condenou Henrique Pizzolato, ex-diretor da instituição, por peculato.
Aonde Feliciano vai, os baderneiros vão atrás, com ampla cobertura da imprensa. Já José Genoino, o condenado que é membro da CCJ, é tratado como excelência e como pensador. O texto com o pensamento original de Genoino foi publicado no dia em que Lula se tornou, oficialmente, mais um investigado do mensalão.
Assim são os tempos.
Por Reinaldo Azevedo


Tributarista cotado para o STF, com quem Dilma conversou, já falou até em anulação do julgamento do mensalão!

O Estadão anunciou (ver post na home) que o tributarista Heleno Torres tinha sido indicado por Dilma Rousseff para a vaga que está aberta no Supremo Tribunal Federal. Os dois mantiveram um encontro. Segundo o jornal, a presidente ficou irritada com o vazamento, o que levou o Planalto a negar que a decisão já tivesse sido tomada. Se o escolhido for mesmo Torres, cumpre lembrar o que ele andou afirmando sobre o julgamento do mensalão. Já volto ao tema. Leiam, antes, o que vai no Estadão. Volto em seguida.
A presidente Dilma Rousseff reuniu-se na noite desta sexta-feira, 5, com o advogado tributarista Heleno Torres, no Palácio do Planalto. Segundo fontes do Supremo Tribunal Federal (STF) informaram à Broadcast, Torres é o escolhido para substituir o ministro Carlos Ayres Britto, que deixou a Côrte no fim do ano passado.
O Palácio do Planalto negou, oficialmente, que Dilma já tenha tomado uma decisão sobre o assunto. O “vazamento” do encontro irritou a presidente. Até agora, o tributarista foi o único chamado para uma conversa reservada com Dilma. Os outros advogados que pleiteiam a vaga – Luiz Roberto Barroso, Eugênio Aragão e Humberto Ávila – não foram convocados por ela.
No Twitter, o professor da USP e articulista do Estado Gaudencio Torquato, escreveu que, em almoço com Torres, o tributarista confirmou ter sido escolhido para assumir cadeira no Supremo.
“No almoço, Heleno Torres me comunicou que foi escolhido para o Supremo. E me convidou para a posse. Claro que irei. Grande jurista”, escreveu Torquato na rede social. Poucos minutos depois, Torquato afirmou ter entendido mal o advogado e atribuiu o erro ao barulho do restaurante onde estavam almoçando.
“Corrigindo: entendi errado. Heleno Torres não foi escolhido STF (sic). Me disse: se for, você está convidado. Ouvido mouco ouve só o bom”, disse. “Reafirmo: barulho de restaurante atrapalha audição. Heleno não foi escolhido. Mas torço por ele. Apenas isso”.
Voltei: o mensalãoNo dia 3 de agosto de 2012, o site Consultor Jurídico publicou uma reportagem sobre o que pensavam alguns juristas a respeito do julgamento do mensalão. Um dos ouvidos foi Heleno Torres, que disse o seguinte:
“O Tratado do Pacto de San José proclama direito de recorrer da sentença a juiz ou tribunal superior. Por tudo isso, no final, a Corte Interamericana terá que anular esse julgamento, sob pena do seu absoluto descrédito”.
O próprio STF já se posicionou a respeito. A Corte Interamericana, obviamente, não é corte revisora do Supremo. Fosse assim, o tribunal deixaria de ser a última instância da Justiça brasileira, que transferiria essa prerrogativa a uma organização multinacional.
Vejam bem… Se Heleno Torres acha que a Corte Interamericana não só pode como “terá” de anular o julgamento do mensalão, entende-se o entusiasmo do PT com a sua eventual indicação.
Por Reinaldo Azevedo


NO BLOG UCHO.INFO

Chantagem que separa revista semanal e frigorífico pode mandar vaca e negócio bilionário pelos ares

Contagem regressiva – O mundo do jornalismo voltou aos velhos tempos e ressuscitou a prática de deixar de publicar matérias em troca de alguma coisa. Assim estão os bastidores da imprensa nacional, que assiste a uma dura queda de braço entre uma revista semanal e um grande frigorífico do País.

Sempre pendurados nos cofres oficiais, os donos do frigorífico estão dispostos a pagar qualquer quantia para descobrir um podre da editora, que continua fazendo chantagens nos subterrâneos da notícia.
A fonte do ucho.info, que pediu sigilo absoluto, revelou que chega a impressionar a sordidez que emoldura essa batalha que aparentemente não tem data para terminar. Um dos pontos vulneráveis desse calcanhar de Aquile que atormenta o frigorífico passa pelo crime de apropriação indébita, uma vez que o Funrural do produtor é descontado no momento da compra do gado e não é recolhido aos cofres da União.
Mesmo diante dessa ilegalidade, o frigorífico conseguiu empréstimos oficiais bilionários, o que só foi possível porque autoridades do governo entraram no circuito. É preciso estar atento a esse movimento, pois o resultado não será dos melhores. Se no frigorífico a vaca for para o brejo, o brasileiro arcará com uma conta impagável. Tem gente grande envolvida no negócio e o estrago na Esplanada dos Ministérios será monstruoso.

Mantega garante que a economia está vencendo a crise, mas um quilo de tomate custa R$ 22 em SP

(Foto: Ucho Haddad)
Virou piada – Entrevistas exclusivas o ainda ministro da Fazenda só concede aos veículos de comunicação que regularmente passam no caixa do Palácio do Planalto, pois do contrário se depararia com perguntas impossíveis de serem respondidas.
Repetindo o discurso falso e visguento de Dilma Rousseff, que precisa se apoiar na mentira para seguir adiante com sua campanha pela reeleição, Mantega insiste em afirmar que o Brasil está bem e que a economia está em lenta e contínua recuperação. Isso é uma inverdade, pois as mudanças necessárias, em caráter definitivo, não serão feitas pelo governo do PT.
Diferentemente do que pensam os palacianos, a crise econômica brasileira não será combatida com o controle da inflação por meio do gerenciamento de preços, mas, sim, com a solução dos problemas que compõem o chamado processo inflacionário. E para tal são necessários investimentos em infraestrutura, reforma tributária e melhoria da logística, o que tiraria a natureza da linha de tiro, pois a culpa sempre é da chuva ou da seca.
Para que o Brasil não ficasse às escuras por causa do baixo nível de água dos reservatórios das hidrelétricas, a cúpula do governo torceu por chuvas torrenciais. Os reservatórios de água atingiram 50% da capacidade, o que ainda é preocupante, mas o País escapou do blecaute, como gosta de dizer a “gerentona” inoperante Dilma. No contraponto, o brasileiro enfrenta um apagão de tomate nas refeições, como destacou o editor em recente artigo.
Nesta sexta-feira (5), em uma feira livre da capital paulista o quilo de tomate da marca Momotaro (foto), utilizado em saladas, era vendido a R$ 22 o quilo. Quando um governo resolve culpar o tomate pela alta da inflação, é porque seus integrantes não passam de um agrupamento de incompetentes que resistem em enxergar o óbvio. O produto está custando tão caro, que não é possível afirmar que Dilma diariamente pisa no tomate.
Nesse país de todos e sem miséria, não demorará muito para que empresas comecem a oferecer seguro contra assaltos à geladeira. Aproveitando a profecia chicaneira do comunista de botequim Lula, “nunca antes neste país” um quilo de tomate custou 3,25% do salário mínimo, que vale a fortuna de R$ 678. Mesmo assim, ainda tem alguns incautos que contratam as palestras de Lula.

Consultoria confirma notícia do ucho.info de 2012: paralisia e prejuízos no mercado imobiliário

Pé no freio – Todo assunto relacionado à economia que é antecipado pelo ucho.info, a grande imprensa noticia meses depois como se fosse a maior e mais exclusiva das manchetes. No primeiro semestre de 2012, este site informou que o mercado imobiliário, especialmente o das grandes cidades brasileiras, dava os primeiros passos no terreno da recessão.

O furor da vendas caía na mesma proporção da diminuição dos lançamentos e os que compraram imóveis por impulso já enfrentavam problemas para pagar as parcelas do financiamento.
A pedido de importante empresa de comunicação, uma consultoria fez uma pesquisa no mercado imobiliário e constatou o que antecipamos: universo de venda de imóveis encolheu, acompanhando o movimento da crise econômica que chacoalha o Brasil de Norte a Sul e que o governo federal insiste em minimizar.
A situação das construtoras e empresas de empreendimentos imobiliários é que o prejuízo já fala alto e os estoques de imóveis só crescem. Em outro ponto do preocupante cenário, pessoas que não conseguem honrar o financiamento dos imóveis já começam a devolver o bem.
A situação, como aqui destacada anteriormente, será semelhante à que atingiu o mercado automobilístico, onde a inadimplência continua a fazer curvas perigosas e parece ter combustível de sobra.


NO BLOG ALERTA TOTAL

Okamoto deixa vazar que problema que mais aflige Lula é a Tireóide – e não o novo inquérito do mensalão

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão – 
serrao@alertatotal.net
Chama-se Tireóide o mais grave problema pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva. Embora ainda conviva com o risco de um retorno do câncer - que seus médicos do Hospital Sírio-Libanês juram ter resolvido -, junto com o problema endocrinológico o que mais irrita e apavora Lula e seu problema de voz. Lula não pode mais falar demais, sob o risco de comprometer as cordas vocais. Tragédia máxima para um político falastrão que não tem saco para intensos exercícios de fonoaudiologia.
Lula não dá grande importância à decisão do Ministério Público Federal, em Brasília, de instaurar um inquérito para apurar uma denúncia contra ele feita pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. O condenado a penas mais altas no Mensalão revelou, em setembro do ano passado, que Lula estaria diretamente envolvido no repasse de US$ 7 milhões feito por uma fornecedora da Portugal Telecom (em Macau, na China) para o Partido dos Trabalhadores – o PT brasileiro. Valério informou que Lula negociou tudo com o empresário lusitano Miguel Horta.
Quem cometeu a inconfidência de falar com amigos e lobistas sobre a tireóide de Lula – o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto – garante que o inquérito não abala Lula. Segundo Okamoto, “não há nova informação em relação ao que foi publicado pelo jornal Estado de São Paulo cinco meses atrás". Portanto, na versão de petistas, Mensalão (ainda impune). Rosegate (providencialmente abafado) e outros escândalos menos votados não abalam Lula. O que o deixa mesmo PT da vida é não ter mais a mesma voz estridente de antigamente para massacrar os adversários e cativar os fiéis seguidores eleitorais com seus longos, engraçados, comoventes e convincentes discursos.
Apesar dos problemas nas cordas vocais, o fato objetivo é que Lula continua sendo voz ativa no Governo Dilma – que nunca deixou de ser o dele, embora, no começo, ainda tentasse passar tal impressão. E agora Lula reativou seu fiel escudeiro Antônio Palocci Filho na árdua missão de ajudar Guido Mantega a sobreviver no Ministério da Fazenda. Palocci também recebeu a agradável missão de ajudar o chefe a captar milhões para a campanha reeleitoral de Dilma, trazendo de volta os banqueiros para o lado do PT.
Eis o grande problema: a Tireóide fora de controle causa mais problema que o PT governando... 
Dinheiro sobrando
Feliz o País que pode gastar R$ 591,7 milhões na obra de um Estádio da Fonte Nova, reinagurado ontem com chutinho da presidente reserva Dilma Rousseff.
Aliás, foi uma maldade pura não ter convidado Lula – um craque de bola – para dar o pontapé no estádio que vai ser administrado, nos próximos 35 anos, pelas amigas empreiteiras baianas OAS e Odebrecht – que fizeram a barata obrinha...
No capimunismo tupiniquim, o jogo é assim: O BNDES entrou com R$ 323,6 milhões e o governo da Bahia arcou com R$ 268,1 milhões, para felicidade geral das empreiteiras da terra do Senhor do Bomfim...















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA