Pular para o conteúdo principal

Projeto de Ronaldo Caiado revela ao cidadão quanto os governos gastam com propaganda


Lupa em ação – A partir de uma proposta do líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO), o cidadão brasileiro poderá saber quanto custa cada propaganda governamental. O deputado apresentou o Projeto de Lei nº 5.076/2013 que determina a divulgação dos gastos e o número de veiculações das peças publicitárias de órgãos da administração direta e indireta da União, estados e municípios. Isso significa que qualquer propaganda institucional de ministérios, empresas públicas, agências, governos estaduais e municipais deverão conter os custos nas formas escrita e oral, dependendo do veículo em que é publicada (rádio, TV, jornal, revista, internet, etc.).

“O projeto é uma maneira de darmos transparência e conhecimento ao cidadão dessa prática que sido muito mais para poder anestesiar o brasileiro que não suporta mais a propaganda enganosa que os governos vêm utilizando nos decorrer desses anos”, justifica Caiado. O projeto altera a Lei nº 12.232/2010 que trata das normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade.
Pela proposta, o descumprimento da norma em questão configura ato de improbidade administrativa. “A proposição homenageia ao mesmo tempo a tão necessária transparência republicana, como também a disposição do legislador em evitar gastos exagerados com propaganda institucional”, acrescenta o parlamentar. “A propaganda do governo federal demonstra uma realidade que não é a do dia-a-dia do brasileiro. Com a nova lei, a população tomará conhecimento desse uso indevido de dinheiro público”, argumenta o líder do Democratas.
Gastos
Em 2012, ano de eleições municipais, o governo federal aplicou R$ 391,5 milhões em publicidade institucional e de utilidade pública, conforme levantamento do site Contas Abertas. O valor superou em 11,3% os valores investidos em 2011. Somente com publicidade institucional foram gastos R$ 159,4 milhões, mais de 40% do total. É esse tipo de propaganda que tem como finalidade a divulgação de informações sobre atos, obras e programas de governo.
Conheça o projeto
O Projeto de Lei nº 5.076 altera a Lei 12.232/2010 para obrigar governos federal, estaduais e municipais a divulgarem os custos e o número de inserções de cada peça publicitária institucional. Pelo projeto, os gastos com a propaganda governamental deverá ser publicado nas formas escrita e oral, dependendo do meio de comunicação em que é veiculada: rádio, TV, jornal, revista, internet etc. O descumprimento da norma implica no crime de improbidade administrativa. Acesse a íntegra do projeto: http://migre.me/dsMY3

Gênios do PT liquidaram a indústria nacional e o Brasil tornou-se um país de prestadores de serviços


Mudança radical – Em 2005, oucho.info alertou o governo do PT para o processo de desindustrialização que começava a avançar no Brasil. Ocupados com as reticências do Mensalão do PT e a necessidade premente de tirar o então presidente Lula do centro do escândalo, os palacianos sequer deram atenção ao assunto.

A desindustrialização avançou, a concorrência dos produtos estrangeiros foi e continua sendo predatória, enquanto a indústria nacional sofre as consequências da inoperância de um governo que se recusa a enxergar o óbvio e promover as reformas estruturais e definitivas que o País tanto clama. E não será a redução da tarifa de energia elétrica e a desoneração para alguns setores que salvarão o setor, como ficou escancaradamente provado no PIB de 2012.
O que fizemos não foi prever o futuro, mas apenas analisar com calma e empenho os dados e números do setor, que eram absolutamente incontestáveis. Qualquer economista principiante seria capaz de prever esse processo que há quase uma década corrói a indústria brasileira.
Quatro anos mais tarde, em 2009, fizemos novo alerta ao Palácio do Planalto. A desindustrialização avançava a passos largos e o Brasil estava se transformando em um país de prestadores de serviços. À época, os donos do poder comemoravam a euforia advinda do consumismo e se limitaram dizer que torcíamos contra o País. Diferentemente do que afirmaram os integrantes do governo, o nosso papel, além de torcer pelo País, é apontar as mazelas do Estado e as irresponsabilidades de seus operadores.
Para provar o erro dos gênios petistas que desfilavam pelo Planalto, uma pesquisa do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) apontou que o setor de serviços, que inclui o comércio e a tecnologia da informação, entre outras atividades, puxou para cima a economia e foi o único que avançou acima do Produto Interno Bruto (PIB), desde o início da crise internacional, em setembro de 2008.
Nesse período de 51 meses, o PIB do setor de serviços avançou 11,6%, enquanto o crescimento da economia brasileira, como um todo, foi de 9,3%, revela o Iedi. No mesmo delta de tempo, a indústria cresceu apenas 2% e a agropecuária ficou praticamente estagnada, com queda de 0,1%.
Quando afirmamos que os integrantes dos governos do PT desconhecem o mais raso significado da palavra planejamento, a esquerda verde-loura entra em rebuliço, como se fosse uma acusação infundada. Critiquem-nos à vontade, mas contra fatos não há argumentos. Principalmente quando os fatos estão calcados sobre números inquestionáveis.

Do Blog Ucho.Info de 04-3-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)