"Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente ódio.
Que o canto da maturidade jamais axfixie a tua criança interior.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida."
{Oração celta}
DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 04-3-2013
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Farra imparável
O Senado corta na carne de servidores, mas não acaba a farra de viagens internacionais de senadores, tão inúteis quanto dispendiosas. Como a que levará Flexa Ribeiro (PSDB-PA) nesta segunda à Suíça.
Martírio
Lula, que já se comparou a Cristo, Getúlio Vargas e Lincoln, sabe que a glória dos três começou pelo fim. É um bom começo para virar o disco.
Obras atrasadas, orçamentos estourados e escassez de investimentos privados marcaram a empreitada brasileira para construir os palcos da Copa do Mundo de 2014. Para alívio dos organizadores, porém, os estádios deverão estar prontos, ainda que em cima da hora (e, em alguns casos, ainda perigosamente incompletos no ensaio geral para o Mundial, a Copa das Confederações).
Superado esse desafio, o país terá de encarar outra grande encrenca, talvez até maior: a administração e conservação das modernas arenas erguidas para o torneio. Os especialistas alertam que os custos de construção são apenas uma fatia do valor consumido por um novo estádio durante suas primeiras décadas de existência. Ou seja, a longo prazo, gerenciar e preservar uma construção desse tipo custa até mais caro que erguê-la.
Resultado: o Brasil ainda gastará muito dinheiro com os estádios, mesmo depois de 2014. Para complicar, pelo menos cinco cidades-sede terão arenas que dificilmente serão utilizadas com a frequência necessária para pagar as contas.
Em qualquer tipo de varejo, aderir a "ofertas imperdíveis" nem sempre é garantia de bom negócio. E, quando se trata de compras on-line, a atenção deve ser redobrada - pois, devido ao costumeiro anonimato que impera no mundo virtual, não se sabe quem é o vendedor, qual a procedência do produto e se os proprietários do negócio, de fato, entregarão as mercadorias. Em muitos casos, sem perceber, os consumidores acabam acreditando que fizeram um bom negócio, quando, na verdade, entraram no sistema de dropshipping.
Muito comum no comércio eletrônico global e legalmente permitido no Brasil e no mundo, a prática do dropshipping consiste em vender produtos por meio de sites, sem que se tenha nada em estoque. O mecanismo funciona de maneira simples. O cliente entra na página da internet achando se tratar de um e-commerce normal. Escolhe seus produtos, o tipo de frete, paga com cartões de crédito e espera a chegada da encomenda. Na outra ponta, não há um varejista que dispõe de um centro de distribuição para ordenar a entrega.
Cardeais iniciam nesta segunda-feira em Roma a reunião fundamental que vai prepará-los para a escolha do futuro Papa. A atmosfera do encontro - conhecido como congregação geral - é espiritual, segundo os participantes, e em nada lembra o bate-boca de um Parlamento italiano.
Mas desta vez, sob o choque do mais dramático gesto da História recente da Igreja - a renúncia de um Papa -, os cardeais chegam com uma cobrança: querem saber o conteúdo do dossiê secreto entregue ao Papa Bento XVI, pouco antes da renúncia, relatando problemas comprometedores à imagem já desgastada da Igreja. E os nomes dos responsáveis.
Médicos norte-americanos afirmam terem curado um bebê do sexo feminino que nasceu com HIV depois de tratamento precoce com o coquetel antirretroviral, em um caso potencialmente pioneiro que pode oferecer esperança de erradicar a infecção por HIV entre crianças.
O caso anunciando neste domingo, 3, é o primeiro relato da chamada cura funcional de uma criança - um raro evento no qual uma pessoa atinge a remissão, estado em que não precisa mais de drogas e em que exames de sangue não mostram sinais de que o vírus esteja se replicando.
Mais testes são necessários para ver se o tratamento teria efeito em outras crianças, mas resultados podem mudar a maneira com que bebês de alto risco são tratados e possivelmente levar à cura de crianças com HIV.
O governador Marconi Perillo (PSDB-GO) conseguiu uma liminar na Justiça proibindo uma jornalista de seu estado de escrever seu nome, sob pena de pagar multa diária. A decisão é da juíza Luciana Silva. Marconi se sentiu ofendido por textos de Lênia Soares, críticos à sua gestão e às relações obscuras com o contraventor Carlos Cachoeira.
A data é 14 de janeiro de 2011. O evento, a primeira reunião da presidente eleita Dilma Rousseff com seu gabinete. "Consolidando o Crescimento" foi o título da apresentação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. No segundo slide "um crescimento mais vigoroso" prometia aumentos de 5% no PIB daquele ano, e 5,5% em 2012. O investimento "deve passar de 19% para 24% do PIB em 2014", lia-se no nono slide. O investimento terminaria 2012 em 21,6% do PIB.
A realidade apresentada na sexta-feira não teve transparências ou projeção de slides. Se tivesse, o título escolhido seria outro. Nos dois primeiros anos de governo da presidente Dilma Rousseff, o PIB cresceu 1,8% em média. A taxa de 2012 foi a menor desde 2003, se não for incluído 2009, ano em que a crise financeira mundial se acentuou. E a taxa de investimento em vez de subir, caiu. Era 19,5% do PIB em 2010 e caiu para 18,1% no ano passado. É o mesmo patamar de 2009.
O ministro Mantega também reviu a projeção para 2013. O crescimento de 6,5% esperado no início do governo, ficará entre 3% e 4% esse ano.(Do Valor Econômico)
Faz 100 dias que os brasileiros decentes foram afrontados pela descoberta do escândalo em que Lula se meteu ao lado de Rosemary Noronha. Faz 100 dias que o país que presta é afrontado pela mudez malandra do caçador de votos que promoveu uma gatuna de quinta categoria a chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo. Faz 100 dias que o ex-presidente foge de perguntas sobre o caso de polícia que protagonizou em companhia da Primeiríssima Amiga e dos bebês quadrilheiros de Rosemary.
Surpreendido pela divulgação das maracutaias comprovadas por policiais federais engajados na Operação Porto Seguro, Lula fez o que sempre faz quando precisa costurar algum álibi menos cretino: perdeu a voz e sumiu. Passou a primeira semana enfurnado no Instituto Lula. Passou as duas seguintes longe do Brasil, driblando repórteres com escapadas pela porta dos fundos ou pela cozinha do restaurante.
Recuperou a voz no começo do ano, mas ainda garimpa no porão das desculpas esfarrapadas alguma que o anime a enfrentar jornalistas armados apenas de perguntas sem resposta. Para impedir que a aproximação do perigo, tem recorrido a cordões de isolamento, cercadinhos, muralhas humanas e outras mesquinharias improvisadas para livrá-lo de gente interessada no enredo da pornochanchada financiada por cofres públicos que apresentou ao Brasil, entre outros espantos, os talentos ocultos de Rosemary Noronha.
O silêncio que vai completando 2.500 horas, insista-se, só vale para o caso Rose. Entre 23 de novembro de 2012 e 3 de março de 2013, excluídos os poucos dias em que teve de desativar o serviço de som, o palanque ambulante continuou desempenhando simultaneamente os papeis de co-presidente da República, presidente honorário da base alugada, chefe supremo da seita, protetor dos pecadores companheiros, arquiteto do Brasil Maravilha e consultor-geral do mundo.
Abençoou catadores de lixo e metalúrgicos, leu mais de 300 livros, fingiu entender o que Sofia Loren disse em italiano, avisou que os EUA nunca mais elegerão um negro se Barack Obama fizer besteira, louvou bandidos de estimação, insultou a oposição, deliberou sobre a tragédia ocorrida no jogo do Corithians em Oruro, explicou aos governantes europeus como se transforma tsunami em marolinha, recomendou a FHC que pare de dizer o que pensa e descobriu que Abraham Lincoln reencarnou no Brasil com o nome de Luiz Inácio Lula da Silva. Fora o resto.
Só não falou sobre o que importa, agarrado à esperança de sobreviver sem fraturas expostas ao primeiro escândalo que não pode terceirizar. Não houve intermediários entre Lula e Rose. Não há bodes expiatórios que a apresentar. É natural que fuja como o diabo da cruz de pelo menos 40 perguntas formuladas pelo timaço de comentaristas:
1. Por que se recusa a prestar esclarecimentos sobre um escândalo investigado pela Polícia Federal que o envolve diretamente?
2. Considera inconsistentes as provas reunidas pela Operação Porto Seguro?
3. Por que disse em Berlim que não se surpreendeu com a Operação Porto Seguro?
4. Desta vez sabia de tudo ou, de novo, nunca soube de nada?
5. Onde e quando conheceu Rosemary Noronha?
6. Como qualifica a relação que mantém com Rose há 17 anos?
7. Em quais critérios se baseou para instalar uma mulher sem experiência administrativa na chefia do gabinete presidencial em São Paulo?
8. Por que pediu a Dilma Rousseff que mantivesse Rose no cargo?
9. Por que criou os escritórios da Presidência da República?
10. Continua achando necessária a existência de escritórios e chefes de gabinete?
11. Além de demitir Rose, Dilma Rousseff extinguiu o cargo que ocupava. A presidente errou?
12. Por que Rose foi incluída na comitiva presidencial em pelo menos 20 viagens internacionais?
13. Por que foi contemplada com um passaporte diplomático?
14. Quem autorizou a concessão do passaporte?
15. Por que o nome de Rosemary Noronha nunca apareceu nas listas oficiais de passageiros do avião presidencial divulgadas pelo Diário Oficial da União?
16. Quem se responsabilizou pelo embarque de uma passageira clandestina?
17. Por que Marisa Letícia e Rose não eram incluídas numa mesma comitiva?
18. Quais eram as tarefas confiadas a Rose durante as viagens?
19. Todo avião utilizado por autoridades em missão oficial é considerado Unidade Militar. Os militares que tripulavam a aeronave sabiam que havia uma clandestina a bordo?
20. Como foram pagas e justificadas as despesas de uma passageira que oficialmente não existia?
21. Por que nomeou os irmãos Paulo e Rubens Vieira, a pedido de Rose, para cargos de direção em agências reguladoras?
22. Examinou o currículo dos nomeados?
23. Por que o aliado José Sarney, presidente do Senado, convocou irregularmente uma terceira sessão que aprovou a nomeação de Paulo Vieira, rejeitada em votação anterior?
24. Acha que são culpados?
25. Por que comunicou à imprensa, por meio de um diretor do Instituto Lula, que não comentaria o episódio por considerá-lo “assunto pessoal”?
26. Por que Rose se apresentava como “namorada do presidente”?
27. Se teve o nome usado indevidamente, por que não processou Rosemary Noronha?
28. Conversou com Rose nos últimos 100 dias?
29. Por que Rose tinha direito ao uso de cartão corporativo?
30. Por que foram mantidos em sigilo os pagamentos feitos por Rose com o cartão corporativo ?
31. Autorizou a inclusão, na decoração do escritório da Presidência em São Paulo, da foto em tamanho família em que aparece simulando a cobrança de um pênalti?
32. O blog do deputado federal Anthony Garotinho afirmou que Rose embarcou para Portugal com 25 milhões de euros. Se a denúncia é improcedente, por que não processa quem a divulgou?
33. Por que alegou que não comentaria o episódio por considerá-lo “assunto pessoal”, conforme comunicou à imprensa um dos diretores do Instituto Lula?
34. Era previamente informado por Rose das reuniões que promoveria no escritório da presidência?
35. Depois das reuniões, era informado por Rose do que fora discutido e decidido?
36. Por que, mais uma vez, alegou ter sido “traído”? Quem o traiu?
37. Se pudesse recuar no tempo, faria tudo de novo?
38. Não se arrepende de nada?
39.Não sente vergonha por nada?
40. Que história contou em casa?
Há dias, Lula acusou a imprensa de negar-lhe o espaço que merece. Está convidado a preencher o espaço que quiser com respostas a essas perguntas. Todas serão publicadas na íntegra.
Revista Época informa que ex-presidente vem se aconselhando com o advogado Marcio Thomaz Bastos sobre o possível processo relacionado às denúncias de Marcos Valério; segundo a publicação, o ex-ministro da Justiça o tranquilizou e disse que não há base para uma investigação; o problema é que Bastos, que orientou a defesa de vários réus na Ação Penal 470, perdeu todas as apostas ao longo do processo.
Do Pinterest Coluna CH / 23 de novembro ‘Rival’ de Elon Musk que Lula arrumou na China não oferece acesso a internet [Ler mais] Ramagem: inquérito inventa crime para destruir segmento político Único deputado indiciado em inquérito sobre golpe reage dizendo haver narrativa para condenação sem provas [Ler mais] PGR deve analisar possível denúncia contra Bolsonaro e demais indiciados só em 2025 Relatório apresentado pela Polícia Federal tem mais de 800 páginas [Ler mais] Netanyahu afirma que não cederá a nenhuma 'decisão ultrajante' Em pronunciamento oficial, primeiro-ministro de Israel acusou o tribunal de ser "um instrumento politizado" que prejudica a luta contra o terrorismo [Ler mais] Plano de golpe é ‘sem pé nem cabeça’ e não há crime em ‘escrever bobagem’, diz Mourão Senador fala em cenário armado para indiciar pessoas e envolver, de forma incessante, o ex-presidente Jair Bolsonaro [Ler mais] Governo processa 14 planos de saúde por cancelamento unilateral Brades...
Do Pinterest Lula pede para povo 'não comprar comida cara' usando gravata Louis Vuitton de R$ 1,6 mil O presidente utilizou o item de luxo durante entrevista em que incitou a população a não comprar alimentos se 'desconfiar que estão caros' [Ler mais] Com Lula, Itaú tem o maior lucro da história 'desse país' Com os maiores ganhos entre os bancos privados do Brasil, empresa tem entre os principais sócios Walter Salles, de Ainda Estou Aqui [Ler mais] Meme: Janja, a garota-propaganda do caos Em montagem que circula nas redes sociais, a primeira-dama mostra manchetes de jornais que informam sobre a alta do preço dos alimentos [Ler mais] Governo Lula: atraso de R$ 400 mi em repasses prejudica pacientes renais do SUS Mais de 700 clínicas de diálise não recebem recursos desde dezembro [Ler mais] Barroso, Lira e Pacheco gastaram R$ 6,7 milhões com viagens em jatos da FAB Gasto inclui um 'voo misterioso' do presidente do STF em janeiro de 2024 [Ler mais] Motta:...
Do Pinterest "Se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo." [Albert Camus] Editorial Quem ganha com a censura nas mídias sociais Por Gazeta do Povo [Ler mais] Senado aprova novos diretores e Banco Central terá maioria de indicados por Lula Por Camila Abrão [Ler mais] Câmara aprova pacote de segurança com cadastro de facções e novo tipo de flagrante Por Gazeta do Povo [Ler mais] Ferimento de Lula foi grave e é inevitável que gere expectativas na política Por Alexandre Garcia [Ler mais] Aproveite enquanto pode: falta pouco para o fim da liberdade no Brasil Por Jocelaine Santos [Ler mais] Consumidor vai pagar R$ 36,5 bilhões em subsídios na conta de luz em 2025, diz Aneel Por Diógenes Freire Feitosa [Ler mais] Amigo de Lula avisou médicos do presidente após achá-lo estranho José Seripieri Filho, dono da empresa de assistência médica Amil, percebeu mudança no comportamento do político [Ler mais] Carnes sobem 8% e ficam mais caras pelo quarto mês ...
Comentários
Postar um comentário