Pular para o conteúdo principal

O CAMINHO ERRADO DA NOSSA ECONOMIA


Economistas reduzem previsão de crescimento do PIB e estilhaçam a bola de cristal de Guido Mantega


Caminho errado – Ainda ministro da Fazenda, o petistaGuido Mantega tentou fazer de sua recente participação em audiência pública na Comissão de Assunto Econômicos (CAE) do Senado mais um espetáculo de mitomania com a chancela palaciana, mas o mercado financeiro tem sido implacável ao lidar com a realidade. Até porque, com dinheiro não há outra saída que não ser realista.

De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira (25), os economistas consultados pela instituição rebaixaram mais uma vez a previsão de crescimento da economia em 2013. O índice, que na última semana estava em 3,03%, foi rebaixado para 3%, o que mostra que, ao contrário do que disse Mantega, a bola de cristal do governo tem falhado muito mais do que acertado.
Em relação à inflação, os economistas de mais de cem instituições financeiras apostam em redução do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que caiu de 5,73% para 5,71%. Essa pequena redução pode ser reflexo da desoneração dos produtos da cesta básica, o que mostra que a medida tende à inocuidade. Responsável também pelo controle da inflação, o Banco Central tem enfrentado dificuldades nos últimos anos para manter no centro da meta o mais temido fantasma da economia, que é de 4,5%.
O péssimo costume de aceitar a inflação sempre beirando o teto da meta confirma o que o ucho.info alerta há alguns meses. A inflação real é muito maior do que a anunciada pelos palacianos, o que explica a chiadeira que toma conta das ruas de todo o País. Diante desse cenário, o Banco Central deve subir a taxa básica de juro, saltando de 7,25% ao ano para 8,25%, ainda em 2013.
A alta da Selic não produzirá o resultado necessário se nenhuma outra medida for adotada simultaneamente. O governo não pode repetir o erro de adotar medidas pontuais e atrasadas, pois do contrário permitirá a interpretação de que a economia brasileira está na UTI e que a equipe médica está realizando os últimos procedimentos na tentativa de salvar a vida do paciente.
Para quem tem dívidas no cartão de crédito, por exemplo, a alta da Selic pouco muda a situação do devedor, que passará a rolar sua dívida com taxa de juro de 250% ao ano, ao invés de 245%. Em outras palavras, será mais curta a agonia que antecede a morte financeira.

Do Blog do Ucho.Info de 25-3-2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)