O BRASIL DESCENDO A LADEIRA


Sem investimentos em infraestrutura, lá vem o Brasil descendo a ladeira

Isac Mariano
O governo brasileiro realmente não sabe investir, tampouco compreende quais são nossas prioridades! Obviamente nosso governo vem fazendo investimentos insuficientes na infra-estrutura brasileira, de um modo geral.
Como estão nossas rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos e sistema elétrico? A resposta é simples: operando no limite – ou até acima dele, em muitas situações – e assim atrasando o desenvolvimento do país, pois nossa competitividade fica duramente afetada.
Ao mesmo tempo o governo vem aguçando o consumo, em detrimento da poupança interna. O povo então cai nessa marqueteira tentação, e sai para consumir. Mas, com a nossa competitividade cada vez menor, é o consumo de importados que sai fortalecido. Um verdadeiro tiro em nosso próprio pé!
O governo vem investindo bilhões para a tal Copa do Mundo (da FIFA, na verdade). Outros bilhões para os tais Jogos Olímpicos. Deve crer que investir nesses eventos esportivos significa investir em infra-estrutura.
Vem investindo outros bilhões na transposição do Rio São Francisco, aonde boa parte do pouco que já foi feito está se deteriorando. Uma obra dificílima e controversa, num rio que tem – ano após ano – cada vez menos volume d´água.
E os investimentos em portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias, rodovias e sistema elétrico? Tem sido suficientes?
E fatalmente lembrei de um verso de uma música: – “lá vem o Brasil descendo a ladeira”.
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Isac Mariano tem toda razão. A China acaba de cancelar a compra de 5% do total da soja exportada pelo Brasil. Motivo: problemas no escoamento da safra para exportação. Enquanto isso, as obras da Copa e da Olimpíada estão bombando no superfaturamento. Ah, Brasil! (C.N.)

Da Tribuna da Imprensa de 25-3-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA