HÁ PÁSCOA NO ESPIRITISMO?



Perguntas como esta aparecem naturalmente. Se no Espiritismo se fala de Deus, de Jesus, de Moisés, dos Evangelhos, as pessoas associam naturalmente com as religiões tradicionais, que têm as suas datas festivas.

Coelhinhos saindo de ovos? Só na Páscoa!

A Páscoa na Europa veio cristianizar os festejos pagãos da chegada da Primavera, e é por isso que ainda tem como símbolos profanos os ovos, que simbolizam a renovação da Vida, ou os coelhinhos, que nesta época já saem mais das suas tocas e pulam alegremente pelos campos.
Para os Hebreus, a Páscoa, ou Pesach, evoca a passagem  do anjo da morte, que, segundo o Livro do Êxodo, terá ferido os primogênitos dos egípcios e antecedido a fuga do cativeiro em direção á Terra Prometida.
Na Última Ceia, Jesus e os Apóstolos celebravam a Pesach, com os tradicionais copos de vinho e pães sem fermento.
A família Obama e o seu staff numa ceia de Páscoa à moda Judaica

Para os Cristãos das religiões tradicionais, a Páscoa representa habitualmente o sacrifício de sangue de Jesus de Nazaré e a redenção da Humanidade através Dele. Na Semana Santa os católicos, por exemplo, revivem as estações do martírio de Jesus na Via Sacra, recordando a cada passo que Jesus «sofreu pelos nosso pecados». As celebrações da Sexta-Feira da Paixão são particularmente dramáticas, e é o único dia da Liturgia Católica em que não há celebração de missas.
Procissão de Sexta-Feira Santa, em Espanha

No Sábado de Aleluia os Católicos revivem o episódio da Ressurreição de Jesus e no Domingo de Páscoa as celebrações culminam com a afirmação de que a ressurreição está reservada a todos os justos, que merecerão a bem-aventurança eterna se suportarem as vicissitudes da vida com a mesma abnegação que Jesus teve nos seus dias finais na Terra.
A crucificação é o símbolo máximo do Cristianismo tradicional.

O Espiritismo, não sendo uma religião no sentido tradicional da palavra, não tem liturgias, rituais, cerimônias, datas ou eventos sagrados. Os espíritas não obedecem a nenhum guia de conduta exterior, pelo que o modo de celebrar ou não celebrar a Páscoa fica ao critério de cada um. 
A visão espírita da vida, do testemunho e da mensagem de Jesus não acentua o Seu sacrifício. Para o Espiritismo, Jesus poderia ter sido morto pelo complexo jogo de interesses políticos e pela brutalidade própria da época. O seu valor seria para nós exatamente o mesmo.
Na celebração do sacrifício de Jesus ecoam velhas tradições de sacrifícios de sangue que vêm dos tempos pagãos, em que se apaziguavam as divindades com a morte de animais. A visão de Jesus como o cordeiro sacrificial de Deus não é a nossa, definitivamente.
O nosso Jesus é um Jesus vivo e alegre

Sendo Jesus um Espírito elevado, o mais elevado que passou pela Terra, encarou a morte de forma elevada. É digno de admiração por isso. Mas não é esse o fulcro da Sua presença na Terra. Quanto a nós, Jesus exemplificou as mais elevadas qualidades a que um ser humano deve aspirar. Pregou sem cessar a existência de um Deus Único, infinitamente justo e bom, e a certeza da vida após a morte. É por isso nosso guia e modelo moral. 

Jesus aparece aos seus amigos, após a morte

A ressurreição de Jesus e o Seu testemunho após a morte são o caso de materialização do Espírito mais famoso da História. O corpo de Jesus morreu, mas Ele continuou a viver. Apresentou-Se aos amigos e conhecidos ainda durante 40 dias após a morte, segundo a tradição. Apresentou-Se com o Seu corpo espiritual, para os espíritas chamado perispírito e para os católicos, corpo glorioso.
Jesus materializa-Se e deixa os seus seguidores imensamente felizes

Aqueles que viram e tocaram Jesus após a Sua morte, que testemunharam que Ele se materializou e desmaterializou à sua frente, espalharam a Boa-Nova: a morte não existe, e o Mestre está vivo!
É esse o cerne da mensagem cristã para o Espiritismo:  
- somos Espíritos imortais, todos iguais perante Deus e igualmente dignos. 
- Somos perfectíveis e destinados à felicidade eterna. 
- Não há dificuldade ou sofrimento que Deus nos dê que esteja acima das nossas forças ou capacidades. 
- A ressurreição não ocorrerá num determinado dia de «Juízo Final». Pelo contrário, logo após a morte do corpo passamos para o mundo espiritual, onde colheremos conforme semeamos na vida terrena.
- Voltamos ao mundo material (neste ou noutro planeta ou mundo), muitas vezes. Os primeiros cristãos eram reencarnacionistas e Jesus pregou a reencarnação.
- A nossa evolução depende de nós.
- Não existem anjos (apenas Espíritos evoluídos), nem diabos (apenas Espíritos ignorantes); o mal não existe, apenas existe a ignorância das Leis Divinas.
Páscoa Feliz! Viva Jesus de Nazaré!

Para saber mais, veja sff:


Do Blog do Espiritismo - http://blog-espiritismo.blogspot.com.br/, de 27-3-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA