Pular para o conteúdo principal

FIO TROCADO


Economia se aproxima cada vez mais do precipício, mas comitiva palaciana se esbalda na Europa

Fio trocado – Enquanto a comitiva da presidente Dilma Rousseff fazia alguns passeios pela bela e histórica cidade de Roma, o mercado financeiro rompia a segunda-feira sob a fumaça de mais uma previsão preocupante sobre a economia. De acordo com economistas de instituições financeiras consultados pelo Banco Central (BC), a projeção para o crescimento da economia em 2013 caiu de 3,10% para 3,03%. Para 2014, a estimativa manteve-se em 3,5%.

Na seara da inflação a situação também volta a preocupar. Medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,63% na segunda prévia de março. Tal variação é 0,11 ponto percentual maior do que a anterior (0,52%).
Esses números que constam do Boletim Focus, do Banco Central, mostram que são improcedentes os discursos dos ministros Guido Mantega e Miriam Belchior, da Fazenda e do Planejamento, respectivamente.
Repetindo o fiasco discursivo do início de 2012, Mantega disse em janeiro deste ano que a economia brasileira registraria, até dezembro, índice de crescimento próximo dos 4%. A taxa de evolução do PIB vem caindo semana a pós semana, mas o Palácio do Planalto insiste em afirmar que a situação é de recuperação econômica.
A titular do Planejamento, por sua vez, afirmou recentemente que a inflação está sob controle. É importante destacar que nem mesmo a inflação oficial está controlada, quiçá a inflação real, aquele fantasma econômico que atrapalha o cotidiano do cidadão.
Há uma década o PT brinca de governar, como se o partido fosse um aglomerado de gênios em extinção. Lula, com seu discurso visguento e mitômano, conseguiu escapar pelo ralo uma década da história do País, que viu crescer nesse período a corrupção e a impunidade.
Se os brasileiros não reagirem imediatamente, dando um basta a essa baderna que se instalou em nosso território, em breve o Brasil estará quebrado e a um passo de uma ditadura socialista. Esse cenário de degradação econômica que se avizinha é o sonho de consumo de qualquer totalitarista.

No Blog Ucho.Info de 18-3-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...