Pular para o conteúdo principal

Presidente da OAB envergonha a classe dos advogados, ao assinar abaixo-assinado dos “artistas” contra o julgamento do mensalão.


Carlos Newton na Tribuna da Internet de 02-10-12

Realmente é inacreditável a situação a que chegou a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro. Acreditem se quiserem, mas o presidente da OAB, Wadih Damous, acaba de assinar o manifesto organizado por um grupo de cineastas e artistas contra o julgamento do mensalão pelo Supremo.
Como se sabe, a preparação do abaixo-assinado é liderada por Luiz Carlos Barreto, o Barretão, produtor do filme sobre Lula (“O Filho do Brasil”) e que se orgulha de ser amigo intimo de José Dirceu, a quem faz frequentes visitas de solidariedade, no apartamento em São Paulo ou no sítio de Vinhedo, que fica próximo à capital paulista.
Justamente num momento histórico de afirmação da Justiça brasileira, quando toda a sociedade civil precisa cerrar fileiras contra a corrupção, o presidente da OAB do Rio de Janeiro toma uma atitude dessas, desmoralizando a historicamente apartidária instituição, que tanto tem lutado em prol dademocracia no país.
 Damous fazendo campanha pelo PT
###
A OAB AGORA É DO PT
Desde o dia 21 de agosto, quando publicamos aqui no Blog da Tribuna um artigo revelando que a OAB está sendo administrada a serviço do PT, logo começou a chegar denúncias envolvendo manipulação política na entidade. Algumas dessas denúncias inclusive se referem a irregularidades cometidas a nível nacional, numa formação de quadrilha (digamos assim) que contamina as chamadas regionais da Ordem.
Já mostramos aqui um vídeo (www.youtube.com/watch?v=C6qAP3QX-V8), em que o presidente regional Wadih Damous, com bottom da OAB na lapela, aparece pedindo votos para um candidato a vereador pelo PT, Siron. É inconcebível, mas o presidente da OAB-RJ transformou-se em cabo eleitoral do PT.
Mostramos também que o candidato de Wadih Damous à presidência da OAB no Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, reza a mesma cartilha e confessa ser “militante político”, em entrevista que também circula na internet (www.youtube.com/watch?v=AIgpnyGtPw).
Para coroar essa esdrúxula e inaceitável atuação política da OAB, os atuais dirigentes até lançaram candidato próprio a vereador aqui no Rio de Janeiro. Trata-se de Roberto Monteiro, atual conselheiro da entidade e presidente da Comissão de Direitos Humanos, que é candidato pelo PCdoB, usando material publicitário cujo slogan é “Um mandato ao lado da Justiça, da OAB e da Advocacia”.
Em todas as peças da propaganda eleitoral, o candidato aparece ao lado do presidente regional Wadih Damous e do presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, com a frase “Roberto Monteiro é imprescindível como advogado e vereador”, vejam só a desfaçatez de usarem acintosamente o nome e o prestígio da OAB.
###
OAB SOB MORDAÇA
Como a OAB pode cumprir sua obrigação democrática se fica  submissa ao governo? Um exemplo disso são os sucessivos escândalos que enlameiam o governo estadual, e o atual presidente da entidade mostra-se totalmente passivo, porque o governador Sérgio Cabral faz parte da chamada base aliada.
Enquanto o presidente e seu candidato à sucessão, Felipe Santa Cruz, continuarem aparelhando a entidade, a OAB jamais será independente, como foi outrora. Essa é a verdade. Ninguém duvida que cada cidadão possa ter suas preferências políticas, mas a OAB deve manter-se apartidária, para o bem da classe e dos advogados.
Tem muito mais coisa por baixo do pano, nessa jogada política de transformar a OAB e suas Regionais em braços jurídicos e eleitorais do governo. O assunto é instigante e não vamos parar por aqui. Estamos checando algumas graves denúncias, porque são tão estarrecedoras que fica difícil aceitar serem verdadeiras. Perdeu-se a vergonha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)