Pular para o conteúdo principal
Na rinha, humanos em vez dos galos



José Maria Vasconcelos
Cronista

Que briga de galos que nada! Agora, é a vez dos machos humanos, troncudos, ensandecidos e sandeus, sob estúpido apetite de sangue.
Ringue virou rinha, à pernadas de galos, cotoveladas, murros implacáveis, fúria, zonzeiras e desmaios. Por dinheiro se morre, se mata, legalmente. Fingem que é puro esporte, manifestado pelos abraços e reverências, sinal da cruz, testemunho evangélico. Revive-se o espetáculo romano-pagão de puro-sangue, no Coliseu, sob adrenalina da plateia alucinada.
Quão paradoxais as leis dos homens! Proíbem-se brigas de galos, farra do boi, abates dolorosos nos matadouros, pune-se torturador de animais. Crianças são educadas a não cantar músicas que tratam de agressão a animais: em vez de "atirei o pau no gatotó", dizer "não atirei o pau no gatotó, porque isso não se faz...o gatinho, nosso amigo..." Cotoveladas e carrinhos no futebol merecem cartão amarelo ou vermelho. Nas lutas marciais do vale tudo, porém, atolam-se chutes e joelhadas no estômago, espinhaço, narinas, mandíbulas e cabeça, até exaurir o adversário, filho de Deus, batizado pelo sangue de Cristo, adepto da dignidade humana, que foi vítima dos instintos selvagens. Emoções tresloucadas arrastam insensatos à indisciplina, sem limites de moral e dignidade.
A exacerbação da liberdade desperta primitivos instintos animalescos. Prevalece o princípio leviano e irracional, hoje na moda, do "que é que tem?" Que é que tem estuprar a garota ingênua? Que é que tem uma noitada com o cônjuge alheio? Que é que tem uma bacanal homossexual entre pessoas importantes da política, assistida e filmada por uma garota de programa? Que é que tem subornar, corromper-se, matar, experimentar talagada de cocaína, bancar cara de pau, quebrar o adversário por esporte? Escrúpulo e bom senso caíram de moda.
A plateia que se comove com gatinho ferido não se apieda do ser humano, abatido e exangue no ringue. Torce pela pancadaria e chute mortal. Em casa, estimula os filhos aos esportes marciais desde cedo. Muito bem, desenvolvem o físico, descarregam energias e estresse acumulados, socializam. Será que não falta algo mais e superior à formação dos filhos, além das atividades estimuladoras da agressividade? Além dos estudos científicos na conquista profissional? Podem me cognominar de espiritualista chato: falta exercício intenso, suado, das energias do espírito. Só culto ao corpo brutaliza o espírito. O tema pouco importa à mídia: não dá lucro nem audiência. A cada minuto, só se estimula violência, crimes, amassos, peitos e bundas. E a galera vai na onda, encanta-se e imita, consome o da hora, sem filtrar o bom do ruim, o racional do " que é que tem?"
A fúria da rinha mostra a cara da sociedade atual, já abusada das condutas equilibradas. Querem mais. Mais porradas. Mais novas emoções, como as que assiste nas vias urbanas, nas escolas e lares.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)