| 30 Abril 2012
Artigos - Cultura
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O
que me pergunto é até quando o público consentirá em ser feito de
palhaço num espetáculo em que é o palhaço quem paga o ingresso.
Ninguém no mundo segue as palavras de ordem da esquerda americana com a fidelidade e a constância servil da mídia brasileira. Não há falsidade, não há camuflagem, não há patifaria que, vinda do New York Times, da CNN, do Partido Democrata, do Occupy Wall Street ou diretamente dos escritórios de George Soros, ela não repita ampliada e multiplicada, com um zelo psicótico que, no local de origem, daria na vista e suscitaria, dos próprios interessados, um pedido de moderação.
É
que, lá, mesmo os mais extremados propagadores de ficções politicamente
rentáveis sabem que não podem passar de um certo limite sem ser
desmascarados e às vezes ter de pedir desculpas pelo vexame. No Brasil, o
campo é livre: jornais, revistas e TV podem mentir à vontade, sabendo
que o troco, se vier, não passará de uns gemidos esboçados por três ou
quatro colunistas "de direita", tão temíveis quanto um pum entre os
canhões de Stalingrado.
Nenhum
órgão da "grande mídia" americana conseguiu esconder que um repórter da
NBC havia maquiado a gravação da conversa entre George Zimmerman e a
polícia, para fazer parecer que o inspetor de quarteirão havia atirado
em Trayvon Martin por puro racismo (v. http://pumabydesign001.com/2012/04/09/trayvon-tragedy-manufactured-racism-how-nbc-edited-racism-into-the-george-zimmerman-911-call/).
Também
nenhum se recusou a publicar, quando apareceram, o vídeo e as fotos em
que a cabeça do autor dos disparos mostrava manchas de sangue na parte
de trás, minutos depois do ocorrido, provando que ele dissera a verdade
ao alegar que Martin, maior e mais forte, tentara lhe esmigalhar o
crânio batendo-o repetidamente na quina da calçada (v. http://www.mediaite.com/tv/gma-shows-exclusive-images-of-george-zimmermans-head-injuries-the-night-of-trayvons-death/ e http://the-american-journal.com/zimmerman-head-injury-visible-police-video/).
No Brasil, O Globo (v. http://oglobo.globo.com/mundo/acusado-de-matar-adolescente-negro-nos-eua-tem-liberdade-condicional-4712342),
ao noticiar a libertação de Zimmerman, suprime esses dois fatos,
apegando-se com desespero fanático à lenda urbana do crime racista,
posta em circulação com base na fraude pela qual o engraçadinho da NBC
já foi investigado e desmascarado (se bem que a estação procure ainda
desculpá-lo dizendo que ele fez a coisa "por engano", sem intenção de
manipular a opinião pública).
O
Globo mente da maneira mais despudorada ao dizer que Zimmerman, ao ver
Trayvon Martin, "considerou-o suspeito e atirou", como se nada tivesse
acontecido entre esses dois momentos. O jornal noticia que Zimmerman
está sendo processado por assassinato em segundo grau, isto é, homicídio
não intencional, mas não consente sequer em esclarecer aos leitores que
o próprio conteúdo da acusação já exclui, in limine, a hipótese de
crime racista, a qual nem mesmo uma promotoria ávida dos aplausos da
esquerda conseguiu engolir.
Com
recursos financeiros ilimitados e o estímulo da própria Presidência da
República (que fez do capuz de Trayvon um símbolo da candidatura Obama),
a campanha histérica que se montou contra o acusado impingiu a metade
da população americana a farsa do crime racista e transformou, da noite
para o dia, um imigrante hispânico, pobre e sem aliados, em algo como um
supremacista branco, loiro e de olhos azuis, empenhado em varrer do
planeta as "raças inferiores".
Nos
EUA, a gritaria anti-Zimmerman, sob os golpes dos fatos adversos, já
arrefeceu um bocado. Se depender de O Globo, ela continuará ecoando
pelos séculos dos séculos. Quando digo que a crebilididade da "grande
mídia" hoje em dia é zero, especialmente no Brasil, não vai nisso nenhum
exagero, nenhuma figura de linguagem.
No
tempo em que existia jornalismo, ele era uma variante menor da ciência
histórica, fazendo uso, essencialmente, dos mesmos instrumentos de
pesquisa e critérios de julgamento do historiador profissional.
Privilegiava os documentos de fonte primária e os testemunhos diretos,
tratando as opiniões e reações emocionais, no máximo, como complementos
interessantes.
Agora,
o inverso é que vale: uma das principais ocupações da mídia é suprimir
documentos e testemunhos, encobrindo-os sob camadas e camadas de
opiniões bem-pensantes, jogos de cena, slogans e apelos irracionais ao
sentimento das massas. Não é jornalismo: é show business, propaganda,
engenharia comportamental.
O
que me pergunto é até quando o público consentirá em ser feito de
palhaço num espetáculo em que é o palhaço quem paga o ingresso. Será que
ninguém sabe que a Delegacia do Consumidor existe também para defender
leitores ludibriados por empresas de comunicação?
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