QUINTA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 27 DE ABRIL DE 2020

NA JOVEM PAN NEWS
Segunda-feira, 27/4/2020







NO R7
Segunda-feira, 27/4/2020





NO BLOG DO RODRIGO CONSTANTINO
MBL pede impeachment de Bolsonaro: a banalização do instrumento
Por Rodrigo Constantino
[Segunda-feira, 27/04/2020] [15:04]
O MBL foi mais um a dar entrada num pedido de impeachment de Bolsonaro, juntando-se aos opositores de extrema esquerda do presidente. Na hora de justificar medida tão drástica, porém, o deputado Kim Kataguiri expôs o amadorismo e também o oportunismo do movimento que se diz liberal.
O movimento alega que o presidente cometeu "estelionato eleitoral", e como evidências apresenta a saída de Sergio Moro e o Pró-Brasil, um programa que sequer saiu do papel ainda. Escreve o jovem deputado do DEM:
"O recente episódio com o ex-Ministro Sergio Moro mostra que Bolsonaro não tem compromisso com o combate à corrupção mas sim para blindar sua família e seus aliados. Quer usar a PF de maneira política, não para atender o interesse público, mas seus interesses pessoais."
Pelo visto, Moro era insubstituível mesmo! O problema é que tal ilação carece de provas. Cabe ao presidente, pela lei, escolher o diretor-geral da Polícia Federal, escolha que nem foi realizada ainda! O nome de Alexandre Ramagem é o favorito, e é verdade que ele é amigo pessoal dos filhos do presidente. Mas também é reconhecido por muitos no meio como sério.
Kim e a garotada do MBL têm todo direito de condenar as escolhas, de achar que representam guinada no combate à corrupção, de ficarem decepcionados. Mas precisam provar o crime, a ingerência para blindar a família! Sobre economia, a argumentação é ainda pior:
"Quanto à política econômica, o Pró-Brasil não é nada liberal. É baseado em gasto público e planejamento central. Não está de acordo com suas promessas na campanha para a Presidência da República."
Hoje mesmo o presidente reforçou seu apoio ao ministro liberal Paulo Guedes. A justificativa tem todo cheiro de oportunismo político, de quem aplaude cada vez mais o Centrão da turma de Maia e os tucanos como alternativa ao atual governo. Eis o que outro político ligado ao MBL escreveu:
Arthur do Val - Mamaefalei
@arthurmoledoval
Além dos motivos político, Bolsonaro DESCUMPRIU a Lei:
- Quando participou de manifestações pelo AI-5;
- Quando interferiu na PF para benefício próprio;
- Por quebra de decoro.
A regra é clara: ele tem que cair!
3.906
13:40 - 27 de abr de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads
5.000 pessoas estão falando sobre isso

A manifestação não era pelo AI-5 em si, e nos protestos promovidos pelo MBL para o impeachment de Dilma tinham placas pedindo bizarrices também; não há prova de intervenção na PF ainda, e cabe ao presidente escolher o seu comando, como já disse; quebrar decoro é sair no tapa na Assembleia Legislativa do município. A regra parece clara mesmo: tudo jogo de poder!
Recordar é viver: a bandeira ética do MBL é mais falsa do que uma nota de R$3,00. Há duplo padrão evidente. Não queriam renúncia de Temer, por pragmatismo, mas agora entram com pedido de impeachment de Bolsonaro alegando "estelionato eleitoral":
[...] o movimento definiu como sensacionalista a matéria que revelou a gravação do empresário da JBS. “Ainda há de se investigar mais a fundo algumas partes, mas não era tudo que foi alardeado. O Brasil perdeu muito com essa brincadeira – menos Joesley Batista, que saiu lucrando”.
Pedido de impeachment; ataques ao liberal Paulo Guedes; promoção de desenvolvimentistas que pregam até impressão de moeda: estou com dificuldade de diferenciar a garotada do MBL e a turma do PSOL. E pelo que escutei as semelhanças não param por aí...
"Comparem a postura do MBL com a de Paulo Eduardo Martins, um conservador mais experiente e prudente:
Paulo Eduardo Martins
@PauloMartins10
Qualquer pedido de Impeachment de Bolsonaro não conta com o meu apoio. Entendo que não há fatos para isso. Como já disse, sempre trabalhei para trazer estabilidade política para o governo e para o país. Assim continuarei.

10,4 mil
13:30 - 27 de abr de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads
1.868 pessoas estão falando sobre isso

Mas a culpa é nossa mesmo, das lideranças mais antigas da direita no País. Preciso fazer minha mea-culpa como alguém que até escreveu orelha de livro para o Kim. Impulsionamos um monte de garotos rebeldes e ambiciosos, ignorando a máxima conservadora de Nelson Rodrigues sobre a juventude. Esses moleques precisam amadurecer antes de chegar ao poder. Isso está bem claro agora...
Rodrigo Constantino
Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal. **Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião da Gazeta do Povo."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA