TERCEIRA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 06/3/2020

NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
Políticos são como ursos, hibernam
No Jornal O Estado
Sexta-feira, 06 de março 2020
Nunca, na História Política mais recente do Estado do Ceará foi tão grande a carência de políticos conciliadores. Quem afirmava, nos corredores da Assembleia Legislativa, ontem, era um calejado e experiente líder do Cariri. Ele garante que estão enganados todos os líderes políticos do Estado se acreditarem que os esforços para acomodar aliados do Governo que são antagonistas no Interior apagarão incêndios celebrando a paz. Políticos que lideram no Sertão são como ursos e se alimentam de antigas rusgas desde os primórdios da Humanidade, quando Adão quis ser o prefeito do Paraíso. Eles hibernam nos intervalos entre as eleições para depois explodirem. Trata-se de sobrevivência, onde o mais importante é ter o comando da Prefeitura. Ainda dentro do tema, por mais que as candidaturas sejam de partidos aliados ao Palácio da Abolição, ninguém vai conseguir impedir as desavenças entre adversários durante a campanha, agravadas pelo recrudescimento dos duelos por cadeiras nas Câmaras Municipais, objeto do desejo da esmagadora maioria dos próceres interioranos. Acresça-se a isso outro aspecto, esse mais complexo, o da incerteza dos que serão derrotados em relação ao apoio que receberão do Governo, fonte de poder que só abastece o mercado do fisiologismo vitorioso. O que mais dificulta esse “mercado” é o excesso de partidos dificultando o intercambio do favorecimento oficial na futura campanha para o Governo do Estado. Não é mistério para ninguém que os aliciados de Cid, Domingos Filho e do PT estarão em campos opostos, e os que se sentirem preteridos tendem a votar contra o Governo.
Desmentindo. Como não é novidade para ninguém, que o ministro da Educação, Weintraub, além das agressões à Gramática, só tem cometido asneiras. A mais recente: apoiado em “fake news”, acusou o prefeito de Fortaleza de se apossar de “kits” escolares do Governo Federal. O deputado Queiroz Filho (PDT) foi à tribuna restabelecendo a verdade: os “kits” foram comprados com recursos da Prefeitura. E ainda lançou um desafio ao ministro: por que ele não ajuda ao menos com alguns ônibus escolares?
Anistia. Prisquinho Bezerra, senador pro tempore, faz a sua parte em Brasília, cobrindo as ausência do titular, Cid Gomes. Esta semana, apresentou projeto de lei que proíbe anistia a policiais militares que atentarem contra a ordem pública ou a paz social.
Defendendo. Em contraponto, o Capitão Wagner (Pros), reage defendendo proteção para policiais de balaclavas. Tentou emplacar na Câmara Federal projeto concedendo anistia a todos os policiais envolvidos em motins. Rodrigo Maia rejeitou de prima. A proposta sequer irá a plenário.
Gratidão a César. Para o deputado Sérgio Aguiar (PDT) o “Troféu César Cals de Turismo”, o mais importante do País nesse campo, implantado pela Skal Internacional, termina se constituindo a primeira e mais importante homenagem a um dos maiores governadores do País.
Até isso. Excesso de apoio parlamentar tem dessas coisas. Ontem, deputados governistas queixavam-se de não virem merecendo uma simples audiência com determinados assessores dos gabinetes do Palácio da Abolição, mesmo quando se trata de assuntos urgentes e inadiáveis para a população.
Palpite infeliz. Na CMFor, prosseguem as propostas do “não ter o que fazer”. A mais recente veio da bela vereadora Larissa Gaspar, do PT, propondo a instituição do “Dia do Tatuador e da Tatuadora”. O pior é que ela quer parcerias para o fortalecimento da “arte” das pichações.
“O problema maior nas Câmaras Municipais não são os vereadores iletrados, mas sim os fáceis de comprar”. Jurista Djalma Pinto.

NO PODER360
Eis a newsletter de hoje  
[Sexta-feira, 06/03/2020]
BRASIL
Total de 8 pessoas infectadas
ECONOMIA
Câmbio fechou em R$ 4,651
GOVERNO
'Não se pode mais fazer piada no Brasil'
Análise
Número é o total das Forças
JUSTIÇA
Segundo ele, fere o livre-mercado
PARTIDOS POLÍTICOS
Empresário é fundador do partido
INTERNACIONAL
Warren era pré-candidata democrata

NO JORNAL DA CIDADE
Bolsonaro dá nova lição à imprensa: “No dia em que se conscientizarem, o Brasil muda” (veja o vídeo)
Sexta-feira, 06/03/2020 às 07:18
Na manhã desta quinta-feira, 05, o presidente da República Jair Bolsonaro deu uma nova lição de moral à desmoralizada imprensa brasileira, que o aguardava na saída do Palácio da Alvorada.
Novamente o presidente não concedeu entrevista aos jornalistas e enquanto conversava com apoiadores afirmou que no meio da imprensa presente “tem gente que só escreve besteiras”.
—“A imprensa diz que eu ataco todos os dias e eles estão aqui todos os dias”, disse Bolsonaro.
Ao ser questionado por um jornalista enquanto se dirigia ao carro, Bolsonaro rebateu:
—“No dia em que vocês aprenderem a fazer jornalismo converso com vocês”
E prosseguiu…
—“Se vocês sofrem ataque todos os dias o que vocês estão fazendo aqui? O espaço é público, mas o que vocês estão fazendo aqui?”
Para finalizar, Bolsonaro reiterou que, no dia em que a imprensa se conscientizar que são importantes fazendo matérias verdadeiras, “o Brasil muda”.
Confira:
Da Redação

Decreto de Bolsonaro que será publicado nesta sexta-feira (6) põe fim a farra com aviões da FAB
06/03/2020 às 06:32
Foto montagem JCO

Mais uma crise!!!
Decreto do Presidente Bolsonaro a ser publicado nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial, proíbe o uso de aviões da FAB para autoridades viajarem para suas casas. Salvo motivo de segurança ou saúde.
O decreto revogará o que está em vigor desde 2002. De quem? Sim, FHC. Que prejuízo ele causou ao Brasil. A esquerda só acabou com a própria miséria.
Até que enfim. Mas certas “autoridades”, que já estão furiosas com o fim da corrupção, ficarão mais furiosas ainda com o fim das mordomias.
O Presidente Bolsonaro é o único presidente que é vilipendiado e ameaçado de impeachment por não deixar que continuem a roubar o povo brasileiro. O resto é lorota.
Sim, porque somos nós que pagamos essa conta com impostos diretos ou indiretos (dos mais pobres). Por isso tudo no Brasil é mais caro. Haja dinheiro para sustentar tanto pilantra. E mesmo assim ainda roubam.
O decreto também impõe às autoridades o compartilhamento de voos para o mesmo destino em horários próximos; proíbe o uso dos aviões por interinos e exige comprovação, registro e divulgação dos motivos da viagem, de responsabilidade da autoridade que requeira o voo, e estabelece regras sobre caronas.
É o Brasil no rumo certo.
Por Lucia Sweet
Jornalista

Advogado, denunciado por corrupção, profere palestra sobre lei anticorrupção na faculdade de Gilmar
06/03/2020 às 06:06
Juliano Costa Couto
O advogado Juliano Costa Couto, envolvido no caso JBS e denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Ministério Público Federal (MPF), palestrou na última terça-feira, 03, no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), a faculdade do ministro Gilmar Mendes.
O advogado foi um dos palestrantes do curso ‘Aspectos Gerais da Lei Anticorrupção’.
Infelizmente, você não leu errado. Seria cômico se não fosse trágico.
Couto tinha forte ligação com os irmãos Joesley e Wesley Batista e era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), quando foi denunciado pelo MPF em 2018.
O caso envolvendo o advogado permanece ainda sem julgamento, mas ele, curiosamente, está palestrando por aí sobre o tema que indubitavelmente tem notório conhecimento.
Da Redação

Em apenas 2 meses, Bonner transmite 47 matérias negativas sobre o governo Bolsonaro
06/03/2020 às 05:16
Um curioso levantamento mostra a incrível sanha da Rede Globo contra o presidente Jair Bolsonaro.
A emissora tenta diuturnamente desmoralizar Bolsonaro, usando inescrupulosamente de todos os meios que dispõe.
O portal de notícias RD1 realizou uma pesquisa especifica, com a principal atração jornalística da emissora, o Jornal Nacional, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcelos.
Na apuração constatou-se que, nos dois primeiros meses de 2020 (60 dias), o JN exibiu um total de 47 reportagens destacando pontos negativos do governo Bolsonaro.
O noticiário teve um total de 52 edições desde o início de janeiro e praticamente todos os dias apresentou matérias contra o governo.
As matérias em questão têm média de duração de 3 minutos e meio. Ao fim do período de pesquisa apurou-se que o JN dedicou nada menos do que 165 minutos, ou 2 horas e 45 minutos, para criticar Jair Bolsonaro ou seus ministros.
Algumas das reportagens especiais chegaram a ter incríveis 6 minutos de duração. Ultrapassando em muito a média de tempo de reportagens gerais.
A análise das 47 reportagens mostrou que 8 (18%) tiveram o tema “meio ambiente”; 16 (36%) são inspiradas em opiniões de especialistas/políticos/organizações independentes; 6 (12%) falavam de economia; 2 (4%) citavam supostos casos de corrupção.
E 43 das 47 matérias, ou seja 90%, foram desmentidas pelo presidente da República.
Alguém ainda duvida da real intenção e do descompromisso com a sociedade do jornalismo da Globo?
Da Redação

28 “patetas” passam vergonha e Lewandowski é “obrigado” a arquivar pedido de impeachment de Weintraub
Quinta-feira, 05/03/2020 às 21:20
O esdrúxulo pedido de impeachment do ministro Abraham Weintraub teve o destino merecido: o lixo.
O ministro Ricardo Lewandowski, não teve outra alternativa, senão determinar o arquivamento do procedimento.
Parlamentar não tem legitimidade para pedir na Justiça apuração de crime de responsabilidade contra ministro de Estado.
Algo básico. Elementar.
Fica patente a demonstração de despreparo dos deputados e senadores signatários do pedido.
Saiba o nome de cada um autores do malfadado pedido de impeachment:
Deputados:
Alexandre Frota (PSDB)
Alexandre Padilha (PT)
Aliel Machado (PSB)
Danilo Cabral (PSB)
Edmilson Rodrigues (PSOL)
Felipe Rigoni (PSB)
Fernanda Melchionna (PSOL)
Fabiano Tolentino (Cidadania)
Gil Cutrim (PDT)
Henrique Fontana (PT)
João Campos (PSB)
Joênia Wapichana (REDE)
Marcelo Calero (Cidadania)
Marcio Jerry (PCdoB)
Margarida Salomão (PT)
Maria do Rosário (PT)
Pedro Uczai (PT)
Perpétua Almeida (PCdoB)
Professor Israel (PV)
Rafael Motta (PSB)
Raul Henry (MDB)
Reginaldo Lopes (PT)
Rodrigo Agostinho (PSB)
Rosa Neide (PT)
Tabata Amaral (PDT)
Senadores:
Alessandro Vieira (Cidadania)
Fabiano Contarato (Rede)
Da Redação










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA