Pular para o conteúdo principal

QUARTA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 31/3/2020

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
URGENTE: “OMS se associa a Jair Bolsonaro”, diz presidente (veja o vídeo)
Terça-feira, 31/03/2020 às 10:30
Fotomontagem: Jair Bolsonaro e Michael Ryan

Na manhã desta terça-feira, 31 de março, o Presidente saiu do Palácio da Alvorada visivelmente eufórico.
A grande notícia do dia deve-se ao fato de um diretor da cúpula da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmar que países subdesenvolvidos devem dar atenção especial ao emprego e ao combate à fome, sem esquecer a prevenção ao coronavírus.
O Presidente possivelmente irá fazer um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite de hoje sobre a nova posição da OMS e resumiu a nova situação dizendo "a OMS se associa a Jair Bolsonaro".
A "coletiva" desta terça-feira (31) pegou fogo quando o YouTuber Emerson Teixeira questionou ao vivo os representantes da imprensa tradicional sobre a tentativa de colocar o Ministro Mandetta contra o Presidente.
Ao que tudo indica, em breve o Governo Federal deve estabelecer novas orientações quanto ao isolamento social, que tende a ser vertical, protegendo idosos e grupos de risco ao coronavírus.
Por Emílio Kerber Filho
Professor.

NA CNN BRASIL
Terça-feira, 31/3/2020
Por Bia Gurgel e Julliana Lopes Da CNN, em Brasília
Terça-feira, 31 de Março de 2020 às 08:00 | Atualizado 31 de Março de 2020 às 08:14
O Ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública por parte do Ministério da Saúde para atuar no combate ao novo coronavírus. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União dessa segunda-feira (30) e é válida até o dia 28 de maio - prazo que pode ser prorrogado.
A publicação determina que as ações devem ser coordenadas com os governos estaduais e do Distrito Federal. Entre as situações que a Força Nacional pode atuar estãos previstos o "patrulhamento ou guarda ostensiva com o objetivo de evitar saques e vandalismos" e a "aplicação das medidas coercitivas previstas" em outras publicações que tratam do combate ao coronavírus e de medidas de enfrentamento em emergência de saúde pública. O Ministério da Justiça ainda não informou qual será o número de profissionais empregado.
A portaria ainda prevê que a Força Nacional pode auxiliar das seguintes formas: 
- auxílio aos profissionais da saúde para que atendam "com segurança todas as pessoas que se mostrem com suspeitas de estar infectadas pelo novo coronavírus" 
- reforço das medidas policiais de segurança que garantam o funcionamento dos hospitais e unidades de saúde
- auxílio na distribuição e armazenamento de produtos e/ou insumos médicos e farmacêuticos, de higiene e produtos alimentícios; 
- auxílio na segurança e controle sanitário realizado em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos;
- realização de campanhas para a realização de testes rápidos por agentes da saúde.

É um momento de prudência e de decisões razoáveis, diz Luiz Fux
Por Gabriela Coelho da CNN, em Brasília
31 de Março de 2020 às 09:29
– A hora é mais de ponderação do que daquela postura burocrática. Será necessário ponderar e levar em consideração a vida humana, os direitos fundamentais e trabalhistas”. 
A declaração foi dada pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, em uma live realizada na noite dessa segunda-feira (30) com integrantes da XP Investimentos. 
O ministro defendeu a criação de um Comitê Gestor contra o novo coronavírus. 
– É preciso pedir orientação de áreas sobre o assunto para não se decidir de uma hora para outra. Devemos conversar e negociar, mas é claro, tentar resolver. Não está na hora de perder nada porque o mercado poderá criar um ‘circuit breaker’ igual da bolsa: para tudo”, afirmou. 
O ministro afirmou que Justiça é algo que não se aprende, é algo que se sente. 
– E o povo brasileiro é religioso e está mostrando disciplina ímpar, recomendado pela parte técnica do governo. Agora, a hora é olhar para frente com otimismo e esperança com o auxílio da Justiça”, disse. 
O ministro afirmou ainda que, para esse momento, há regras constitucionais de atenção à saúde, regras de valorização do trabalho e da livre iniciativa, além daquelas que protegem a ordem econômica e o empresariado. 
– Nesses momentos, temos um certo conflito desses valores constitucionais; é um momento que oTtribunal passa a fazer uma ponderação de valores”, afirmou. O ministro afirmou ainda que decisões judiciais têm que ser aferidas quanto aos resultados que elas vão ter. 
– O juiz tem que saber as consequências e como irá repercutir na vida do cidadão e das empresas. E os tribunais devem ter uma consciência vigilante dos direitos fundamentais da pessoa humana e das pessoas jurídicas”, explicou. 
Fux lembrou também que sempre se exige do Judiciário a segurança jurídica e é papel do Judiciário, que deve satisfação à sociedade, conferir previsibilidade, segurança jurídica orientando as pessoas naquilo que elas podem ou não fazer. 
– Estamos em um momento em que não há segurança jurídica porque leis temporárias virão. O papel da Corte é controlar se essas leis vão contra a Constituição. É preciso acalmar o mercado como um todo no sentido de que, às vezes, decisões isoladas causam transtorno muito efêmero. E caberá aos tribunais superiores uniformizar o entendimento. 
Flexibilização de Regras
Segundo Fux, em relação às leis trabalhistas, por exemplo, o momento atual é muito diferente do momento em que a regra foi estabelecida. 
– Essas regras devem ser flexibilizadas, mas a melhor solução para isso é fazer com que juízes exerçam a mediação e a conciliação; é um momento de usar esses nobres instrumentos. Pode-se criar câmaras de conciliação para propiciar soluções”, disse. 
Em regra, segundo Fux, não se pode ter decisões que vão agravar a pandemia. 
– Vai ser muito importante saber se é possível fechar a divisa dos estados quando por aquele estado passa medicamentos, comida. O Judiciário deve ter um papel uniformizador”, defendeu.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Foi do chefe da Casa Civil, general Braga Neto, a decisão de mudar para o interior do Palácio do Planalto as entrevistas diárias para balanço do vírus chinês no Brasil.
Foi o que aconteceu ontem pela primeira vez.
O ministro da Saúde não falará mais sozinho. Ontem, falaram também os ministros da Cidadania, Infraestrutura e Casa Civil.
Falta Paulo Guedes.

O ex-comandante do Exército, general Villas Bôas, postou a mensagem ao lado, na qual explicita apoio claro ao presidente Jair Bolsonaro.
Villas Bôas defendeu Jair Bolsonaro e afirmou que “a virtude está no centro”. 
– É necessária uma visão que tenha em foco a compatibilização de todas as abordagens. As técnicas e as sociais. Pode-se discordar do presidente, mas sua postura revela coragem e perseverança nas próprias convicções.
O Eixo do Mal entrou em desespero neste final de semana e faz um jogo sujo sem precedentes contra Bolsonaro.
É uma guerra política assimétrica e à medida que os dias passam, como previa o editor, as previsões e ações do presidente vão se confirmando.
A vitória política é uma questão de dias.
Os profetas do caos estão sem razão e serão derrotados.
É só esperar.
Eles não passarão.
Segunda-feira, às 3/30/2020 06:23:00 PM


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...