TERCEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 20/02/2020

NO O POVO
Wagner diz que tiros em Cid foram "legítima defesa" e pretende registrar B.O contra senador
Ele estava com comitiva de deputados federais para reunião com o governador no Abolição, mas não foi recebido
Quarta-feira, 20:49|19/02/20208|Atualizada às 21h36min
Por CARLOS HOLANDA
O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros), afirmou que os tiros que acertaram o senador licenciado Cid Gomes (PDT), em Sobral, no Ceará, foram "uma legítima defesa" por parte de quem os disparou. Wagner foi ao Palácio da Abolição acompanhado de outros deputados de outros estados. A expectativa era encontrar Camilo Santana (PT) e mediar os interesses da categoria. O governador não recebeu o grupo.
"A atitude do senador Cid Gomes em Sobral é lamentável. A gente lamenta pelo estado de saúde dele, espero que se recupere, mas ficou muito claro que o que aconteceu foi uma legítima defesa. Ele ia passar com trator por cima de várias pessoas e houve uma reação legítima para evitar tragédia maior", afirma o deputado. Wagner se disse feliz com o estado de saúde do senador, estável, de acordo com boletim médico recentemente divulgado.
Estavam com Wagner o secretário nacional de Proteção Global, Sérgio Queiroz, o diretor de Proteção e Defesa de Direitos Humanos, Herbert Barros, ambos vinculados ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e os deputados federais Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) e Major Fabiana (PSL-RJ).
Após o encontro que não ocorreu no Abolição, Wagner foi ao 18º Batalhão de Polícia Militar (18º-BPM). A agentes manifestantes que se concentram ali, determinados a não retomar rotina de trabalho, o deputado disse que registrará Boletim de Ocorrência (B.O.) contra Cid Gomes por tentativa de homicídio. 
A bordo de uma retroescavadeira em frente a um quartel de Polícia, o ex-governador avançou sobre agentes, a maioria com balaclavas. Pelo menos dois disparos atingiram o político. O boletim médico divulgado nesta noite fala que ele foi "vítima de ferimento por arma de fogo em região torácica", mas não cita a quantidade de disparos nem as regiões do corpo atingidas.
Com informações do repórter Henrique Araújo.

NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
Diferenciado
Quinta-feira, 20 de fevereiro 2020
Está bem o senador Tasso Jereissati. Diferente da maioria dos ocupantes das cadeiras do Senado e com atuação marcada pela preocupação com temas do mais alto interesse nacional. É como o jornalista Ricardo Noblat, da “Veja” resume a atuação do representante cearense na Câmara Alta. Uma vista de olhos no trabalho de Tasso, mormente em seu segundo mandato revela o trabalho de um parlamentar empenhado em temas e projetos inovadores e de grande relevância. Haja vista o que ele realizou em termos de Reforma Previdenciária, assim como sua proposta para a modernização da política de contribuir para o saneamento básico em nível nacional. A mais recente amostra desse empenho é a sua emenda visando a colocar nos eixos o Banco Central, alvo de tantas críticas. Na matéria, aprovada pela CAE do Senado, Tasso propõe a ampliação das responsabilidades do BC, em três campos: controle da inflação, suavizar as flutuações da economia e zelar pela eficiência do Sistema Financeiro Nacional.
Associações milionárias. Em meio à batalha em que se transformou a discussão sobre o reajuste dos salários dos policiais, uma surpresa até para os deputados mais atentos: a existência de várias associações ligadas à categoria, sendo que só uma delas, a Associação dos Profissionais de Segurança, arrecadou em quatro anos mais de R$ 15 milhões. Evandro Leitão (PDT) abriu a possibilidade de uma CPI para investigar a origem de tanta grana.
TCM exumado. Os problemas do extinto TCM estão de volta, devido à ação encaminhada pelo Partido da Solidariedade ao STF, em poder do ministro Luís Roberto Barroso, contra a Aposentadoria Especial de ex-conselheiros do antigo Tribunal, e que favorece Hélio Parente e Domingos Filho.
Na íntegra. A oposição no Ceará, mesmo reduzida, mostra confiança de que poderia fazer “remendos” na mensagem do Governo do Estado para a reestruturação salarial da PM. Mas Camilo Santana não abrirá mão dos termos acordados e aceitos pelos representantes da classe.
Piso nacional. Roberto Cláudio e a Câmara Municipal empenham-se na aprovação urgente do reajuste dos salários dos Agentes de Saúde e Endemias, cujo trabalho é alvo da gratidão das populações pobres. O reajuste deverá seguir o piso nacional.
Festa pessedista. Os pessedistas do Ceará, a começar pelos que pertencem ao clã dos Aguiar, vibram com a recente aquisição do ex-governador e hoje senador por Minas Gerais, Antonio Anastasia, que deixa o PSDB pelo PSD.
Belo projeto. Ao custo de US$ 73,3 milhões, o Banco Mundial vai financiar a construção do Parque Rachel de Queiroz, do programa Fortaleza, Cidade Sustentável, a segunda maior área verde da Cidade, com seus 200 hectares. O prefeito RC esteve em Brasília com diretores do BM.

NO O ANTAGONISTA
Fim de greve
Quinta-feira, 20.02.20 08:08
Os sindicalistas da FUP se renderam.
Nesta quinta-feira, eles devem suspender a greve na Petrobras...

Sem reforma
20.02.20 07:33
A reforma administrativa não será aprovada neste ano, apesar do empenho de Rodrigo Maia...

Gilmar contra Bolsonaro
20.02.20 06:36
Gilmar Mendes e dez parlamentares discutiram a “escalada autoritária” de Jair Bolsonaro...

Corpo de Adriano passará por nova perícia hoje
20.02.20 06:00
Por Renan Ramalho
O corpo de Adriano da Nóbrega passará hoje por uma nova perícia, desta vez no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro.
A pedido do Ministério Público, a Justiça autorizou a necrópsia, que será acompanhada por dois peritos particulares contratados pela família do miliciano...

Vaccari é condenado na Lava Jato
20.02.20 00:56
João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, foi condenado pelo juiz Luiz Antonio Bonat, que substituiu Sergio Moro na Lava Jato em Curitiba, a 7 anos e 6 meses de prisão...

Podcast: mais um dia de derrota para o PT na CPI das Fake News
Quarta-feira, 19.02.20 22:11
Em podcast, Renan Ramalho comenta como o depoimento do dono da Yacows à CPI das Fake News afastou suspeitas sobre a campanha de Jair Bolsonaro e manchou ainda mais a campanha de Fernando Haddad em 2018.

A PM do Ceará parou
19.02.20 20:09
A atitude de Cid Gomes de enfrentar os policiais grevistas fez a situação piorar no Ceará. Lideranças sindicais dizem que até a manhã de quinta mais da metade da PM estará paralisada...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 30/10/2024 - QUARTA-FEIRA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 3ª EDIÇÃO DE 05/9/2024 - QUINTA-FEIRA