SEGUNDA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 12/02/2020

NO O ANTAGONISTA
Resiste até 2022?
Quarta-feira, 12.02.20 07:53
Jair Bolsonaro, como vem fazendo praticamente todos os dias desde que foi eleito, atacou a TV Globo...

Militantes Bolsonaristas 3
12.02.20 07:43
Os deputados federais Filipe Barros e Coronel Tadeu aparecem como administradores de grupos de WhatsApp com ataques a Rodrigo Maia e Dias Toffoli...

Um alerta da Paraíba para Gilmar
12.02.20 07:30
Por Renan Ramalho
O desembargador da Paraíba Ricardo Vital de Almeida, que prendeu Coriolano Coutinho no ano passado, enviou a Gilmar Mendes um alerta sobre o risco de soltar o irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, apontado como chefe do esquema que desviou R$ 134 milhões do estado...

Boas notícias para Moro
12.02.20 07:19
“A nova pesquisa Atlas Político sobre aprovação de personalidades e de governo trará hoje boas notícias para Sergio Moro...

Lula na Executiva
12.02.20 07:29
“Depois de anos sem viajar em um voo comercial, Lula quebrou o jejum para visitar o papa Francisco”...

O vexame lulista em São Paulo
12.02.20 07:00
Lula teme um vexame em São Paulo.
“O cenário sombrio vem sendo pintado por especialistas em pesquisas do PT, a partir de dados de sondagens internas...

Carcereiro de Lula é designado adido da embaixada no Peru
12.02.20 06:33
O policial federal Jorge Chastalo Filho foi designado nesta quarta-feira como adido adjunto da Polícia Federal na embaixada do Brasil em Lima, no Peru, diz a Crusoé...

As bancas de advocacia na delação de Cabral
Terça-feira, 11.02.20 22:02
Por Claudio Dantas
Em sua delação premiada firmada com a Polícia Federal, o ex-governador Sergio Cabral entregou vários escritórios de advocacia que teriam servido para intermediar o pagamento de propina a políticos e integrantes do Judiciário...

Novo ministro, Rogério Marinho é réu por desvio de dinheiro
Brasil 11.02.20 20:49
Rogério Marinho, o novo ministro do Desenvolvimento Regional, tornou-se réu em uma ação penal, informam Fabio Leite e Fabio Serapião na Crusoé...

 
Líder do governo nega desistência de encaminhar reforma administrativa
Brasil 11.02.20 20:00
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, negou que o governo tenha desistido de mandar uma proposta de reforma administrativa para o Congresso...

Vídeo: efeito bumerangue na CPMI das Fake News
11.02.20 19:22
A esquerda sentiu o baque no depoimento nesta terça (11) de Hans River do Rio Nascimento na CPMI das Fake News...

Juan Guaidó volta à Venezuela e não é preso
11.02.20 18:49
Juan Guaidó, o presidente interino da Venezuela, retornou hoje a Caracas de sua viagem internacional e não foi preso pela ditadura de Nicolás Maduro...


NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
A guerra das emendas
Quarta-feira, 12 de fevereiro 2020
O presidente da República, Jair Bolsonaro está na iminência de sofrer, no Congresso Nacional, uma das suas maiores derrotas depois de ter assumido o comando do País, em decorrência de mais uma de suas decisões precipitadas. Em suas declarações, depois de reconhecer não ter uma base política concreta tem afirmado que o seu objetivo é manter relacionamento com base no diálogo suprapartidário com o Poder Legislativo, embora saibamos que, com o Legislativo que temos é improvável conseguir esse tipo de diálogo. Ao sancionar o orçamento 2020, ele vetou totalmente a liberação dos R$ 42,7 bilhões referente a emendas coletivas, indicativas e impositivas, promovendo a fritura de parlamentares que se acham necessitados dessa grana para prefeitos necessitados desses recursos, muitos deles à beira da insolvência total. Em consequência, será inevitável a rejeição total dos vetos. E por esmagadora maioria. Na tentativa de impedir essa derrota, ele ainda tinha marcado para ontem uma conversa, no Planalto, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, além do relator do orçamento, deputado Domingos Neto. Só milagre demoverá a derrubada desses vetos, principalmente por se tratar de um ano eleitoral, quando os congressistas se obrigam a satisfazer cabos eleitorais.
Cearense em ascensão 
O deputado Domingos Neto (PSD) é o próximo presidente da Câmara dos Deputados.
A afirmação é do jornal “O Estado de S. Paulo”, ao destacar a desenvoltura com que o parlamentar cearense vem atuando na tarefa de relator do Orçamento da União. Isso porque – justifica o Estadão, se os vetos caírem, Domingos, pela primeira vez na História da República, será o relator de orçamento com maior força para a execução da fatia maior dos recursos e a escolha de quem receberá os recursos. A ascensão de Domingos Neto é uma das mais rápidas da História Política recente do Ceará.
Modelo 
Na condição de médico, o deputado José Sarto Nogueira anuncia sua disposição de promover melhoramentos no setor de saúde da Casa, que, por sinal, vai muito bem nas mãos do presidente da Assalce, Luís Edson. O alvo é ampliar a prestação de serviços e aperfeiçoar o atendimento aos servidores.
Retorno 
O empresário do ramo de transporte coletivo, Chiquinho Feitosa, ex-deputado federal, liderança fortíssima na política dos Inhamuns, presidente regional do Democratas e suplente do senador Tasso Jereissati, dá o seu recado em relação ao pleito de 2022. Ele pretende retornar à Câmara dos Deputados.
Esquisitices 
No que concerne ao pleito deste ano, é das mais atípicas a situação do PCdoB-CE. Ao que se informa, o partido corre o risco de não conseguir montar uma chapa para a CMFor. Indiferente ao desleixo dos seus dirigente no Ceará, o comando nacional está a exigir candidatura própria para a Prefeitura de Fortaleza, sem vereadores.
Guerra às “fakes” 
Tramita na Alce projeto de lei do deputado Guilherme Landim (PDT), propondo severa punição para os responsáveis por “fake news” e a disseminação, pela Internet, de boatos maldosos, injúrias e insultos, em período eleitoral. Trata-se de desafio dificílimo para o MPE e PF.
PL importante 
Na Câmara dos deputados, projeto de lei do deputado André Figueiredo é do maior interesse para governadores e prefeitos de todo o País. Trata-se de matéria que altera as regras da divisão dos “royalties” da arrecadação na exploração de petróleo e gás natural por concessionárias.
Ameaça dos ex 
Na Câmara Municipal de Fortaleza, um dos assuntos dominantes (e preocupantes para os vereadores com mandato) é a ameaça de retorno de muitos ex-vereadores que, ainda donos de muitos votos, estão sendo arrebanhados por partidos como o PSB, PL e DC, para, inclusive, serem “puxadores” de votos.
“Nada mais falho do que a bazófia de políticos prepotentes que se acham donos do eleitorado.
Do pó saíram e ao pó voltarão”.

NO CEARÁ NEWS7
Wagner leva a Brasília perseguição do secretário de Segurança a Donizete Arruda
Terça-feira, 11/02/2020 às 17:13
Capitão Wagner

O deputado federal Capitão Wagner (Pros-CE), em fala nesta terça-feira na Câmara, em Brasília, solidarizou-se com a perseguição que o jornalista Donizete Arruda vem sofrendo por parte do secretário de Segurança do Ceará, André Costa.

NO CONSULTOR JURÍDICO
Terça-feira, 11/02/2020 às 17:13
Aposentadoria voluntária de juiz acusado de vender liminar vira compulsória
O Plenário do Conselho Nacional de Justiça decidiu nesta terça-feira (11/2) transformar a aposentadoria voluntária do desembargador Paulo Camelo Timbó, do Tribunal de Justiça do Ceará, em compulsória.
O juiz foi acusado de participar de esquema de venda de liminares em plantões judiciários. A decisão do plenário foi tomada no âmbito de um processo administrativo disciplinar.
De acordo com o conselheiro Luciano Frota, relator do processo, as condutas analisadas revelaram atuação de uma organização criminosa liderada por advogados para viabilizar a soltura de traficantes de alta periculosidade no Ceará.
Para isso, eles pagavam altas quantias a desembargadores em plantão, que emitiam as liminares. Os envolvidos são acusados de associação criminosa, corrupção passiva, tráfico de influência, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O esquema teria começado em 2011.
A Corregedoria do CNJ abriu processo de investigação contra o magistrado em 2014, a partir de alerta emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará. Alguns dias depois da corregedoria realizar a inspeção, Timbó pediu sua aposentadoria.
O relator, em seu voto, afirmou que o juiz infringiu os deveres de independência, imparcialidade, prudência, dignidade, honra e decoro do Código de Ética da Magistratura Nacional. 
“Ainda que fragmentária, as provas demonstram a adoção de comportamento incompatível com o exercício da magistratura por parte de Paulo Camelo Timbó, que deixou de cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de ofício.”
Além da aposentadoria-sanção, o processo agora será encaminhado ao Ministério Público do Ceará e à Procuradoria Geral do Ceará para a continuidade do processo criminal. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça.
PAD 0005021-59.2015.2.00.0000


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA