Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 12/02/2020

NO O ANTAGONISTA
Resiste até 2022?
Quarta-feira, 12.02.20 07:53
Jair Bolsonaro, como vem fazendo praticamente todos os dias desde que foi eleito, atacou a TV Globo...

Militantes Bolsonaristas 3
12.02.20 07:43
Os deputados federais Filipe Barros e Coronel Tadeu aparecem como administradores de grupos de WhatsApp com ataques a Rodrigo Maia e Dias Toffoli...

Um alerta da Paraíba para Gilmar
12.02.20 07:30
Por Renan Ramalho
O desembargador da Paraíba Ricardo Vital de Almeida, que prendeu Coriolano Coutinho no ano passado, enviou a Gilmar Mendes um alerta sobre o risco de soltar o irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, apontado como chefe do esquema que desviou R$ 134 milhões do estado...

Boas notícias para Moro
12.02.20 07:19
“A nova pesquisa Atlas Político sobre aprovação de personalidades e de governo trará hoje boas notícias para Sergio Moro...

Lula na Executiva
12.02.20 07:29
“Depois de anos sem viajar em um voo comercial, Lula quebrou o jejum para visitar o papa Francisco”...

O vexame lulista em São Paulo
12.02.20 07:00
Lula teme um vexame em São Paulo.
“O cenário sombrio vem sendo pintado por especialistas em pesquisas do PT, a partir de dados de sondagens internas...

Carcereiro de Lula é designado adido da embaixada no Peru
12.02.20 06:33
O policial federal Jorge Chastalo Filho foi designado nesta quarta-feira como adido adjunto da Polícia Federal na embaixada do Brasil em Lima, no Peru, diz a Crusoé...

As bancas de advocacia na delação de Cabral
Terça-feira, 11.02.20 22:02
Por Claudio Dantas
Em sua delação premiada firmada com a Polícia Federal, o ex-governador Sergio Cabral entregou vários escritórios de advocacia que teriam servido para intermediar o pagamento de propina a políticos e integrantes do Judiciário...

Novo ministro, Rogério Marinho é réu por desvio de dinheiro
Brasil 11.02.20 20:49
Rogério Marinho, o novo ministro do Desenvolvimento Regional, tornou-se réu em uma ação penal, informam Fabio Leite e Fabio Serapião na Crusoé...

 
Líder do governo nega desistência de encaminhar reforma administrativa
Brasil 11.02.20 20:00
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, negou que o governo tenha desistido de mandar uma proposta de reforma administrativa para o Congresso...

Vídeo: efeito bumerangue na CPMI das Fake News
11.02.20 19:22
A esquerda sentiu o baque no depoimento nesta terça (11) de Hans River do Rio Nascimento na CPMI das Fake News...

Juan Guaidó volta à Venezuela e não é preso
11.02.20 18:49
Juan Guaidó, o presidente interino da Venezuela, retornou hoje a Caracas de sua viagem internacional e não foi preso pela ditadura de Nicolás Maduro...


NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
A guerra das emendas
Quarta-feira, 12 de fevereiro 2020
O presidente da República, Jair Bolsonaro está na iminência de sofrer, no Congresso Nacional, uma das suas maiores derrotas depois de ter assumido o comando do País, em decorrência de mais uma de suas decisões precipitadas. Em suas declarações, depois de reconhecer não ter uma base política concreta tem afirmado que o seu objetivo é manter relacionamento com base no diálogo suprapartidário com o Poder Legislativo, embora saibamos que, com o Legislativo que temos é improvável conseguir esse tipo de diálogo. Ao sancionar o orçamento 2020, ele vetou totalmente a liberação dos R$ 42,7 bilhões referente a emendas coletivas, indicativas e impositivas, promovendo a fritura de parlamentares que se acham necessitados dessa grana para prefeitos necessitados desses recursos, muitos deles à beira da insolvência total. Em consequência, será inevitável a rejeição total dos vetos. E por esmagadora maioria. Na tentativa de impedir essa derrota, ele ainda tinha marcado para ontem uma conversa, no Planalto, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, além do relator do orçamento, deputado Domingos Neto. Só milagre demoverá a derrubada desses vetos, principalmente por se tratar de um ano eleitoral, quando os congressistas se obrigam a satisfazer cabos eleitorais.
Cearense em ascensão 
O deputado Domingos Neto (PSD) é o próximo presidente da Câmara dos Deputados.
A afirmação é do jornal “O Estado de S. Paulo”, ao destacar a desenvoltura com que o parlamentar cearense vem atuando na tarefa de relator do Orçamento da União. Isso porque – justifica o Estadão, se os vetos caírem, Domingos, pela primeira vez na História da República, será o relator de orçamento com maior força para a execução da fatia maior dos recursos e a escolha de quem receberá os recursos. A ascensão de Domingos Neto é uma das mais rápidas da História Política recente do Ceará.
Modelo 
Na condição de médico, o deputado José Sarto Nogueira anuncia sua disposição de promover melhoramentos no setor de saúde da Casa, que, por sinal, vai muito bem nas mãos do presidente da Assalce, Luís Edson. O alvo é ampliar a prestação de serviços e aperfeiçoar o atendimento aos servidores.
Retorno 
O empresário do ramo de transporte coletivo, Chiquinho Feitosa, ex-deputado federal, liderança fortíssima na política dos Inhamuns, presidente regional do Democratas e suplente do senador Tasso Jereissati, dá o seu recado em relação ao pleito de 2022. Ele pretende retornar à Câmara dos Deputados.
Esquisitices 
No que concerne ao pleito deste ano, é das mais atípicas a situação do PCdoB-CE. Ao que se informa, o partido corre o risco de não conseguir montar uma chapa para a CMFor. Indiferente ao desleixo dos seus dirigente no Ceará, o comando nacional está a exigir candidatura própria para a Prefeitura de Fortaleza, sem vereadores.
Guerra às “fakes” 
Tramita na Alce projeto de lei do deputado Guilherme Landim (PDT), propondo severa punição para os responsáveis por “fake news” e a disseminação, pela Internet, de boatos maldosos, injúrias e insultos, em período eleitoral. Trata-se de desafio dificílimo para o MPE e PF.
PL importante 
Na Câmara dos deputados, projeto de lei do deputado André Figueiredo é do maior interesse para governadores e prefeitos de todo o País. Trata-se de matéria que altera as regras da divisão dos “royalties” da arrecadação na exploração de petróleo e gás natural por concessionárias.
Ameaça dos ex 
Na Câmara Municipal de Fortaleza, um dos assuntos dominantes (e preocupantes para os vereadores com mandato) é a ameaça de retorno de muitos ex-vereadores que, ainda donos de muitos votos, estão sendo arrebanhados por partidos como o PSB, PL e DC, para, inclusive, serem “puxadores” de votos.
“Nada mais falho do que a bazófia de políticos prepotentes que se acham donos do eleitorado.
Do pó saíram e ao pó voltarão”.

NO CEARÁ NEWS7
Wagner leva a Brasília perseguição do secretário de Segurança a Donizete Arruda
Terça-feira, 11/02/2020 às 17:13
Capitão Wagner

O deputado federal Capitão Wagner (Pros-CE), em fala nesta terça-feira na Câmara, em Brasília, solidarizou-se com a perseguição que o jornalista Donizete Arruda vem sofrendo por parte do secretário de Segurança do Ceará, André Costa.

NO CONSULTOR JURÍDICO
Terça-feira, 11/02/2020 às 17:13
Aposentadoria voluntária de juiz acusado de vender liminar vira compulsória
O Plenário do Conselho Nacional de Justiça decidiu nesta terça-feira (11/2) transformar a aposentadoria voluntária do desembargador Paulo Camelo Timbó, do Tribunal de Justiça do Ceará, em compulsória.
O juiz foi acusado de participar de esquema de venda de liminares em plantões judiciários. A decisão do plenário foi tomada no âmbito de um processo administrativo disciplinar.
De acordo com o conselheiro Luciano Frota, relator do processo, as condutas analisadas revelaram atuação de uma organização criminosa liderada por advogados para viabilizar a soltura de traficantes de alta periculosidade no Ceará.
Para isso, eles pagavam altas quantias a desembargadores em plantão, que emitiam as liminares. Os envolvidos são acusados de associação criminosa, corrupção passiva, tráfico de influência, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O esquema teria começado em 2011.
A Corregedoria do CNJ abriu processo de investigação contra o magistrado em 2014, a partir de alerta emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará. Alguns dias depois da corregedoria realizar a inspeção, Timbó pediu sua aposentadoria.
O relator, em seu voto, afirmou que o juiz infringiu os deveres de independência, imparcialidade, prudência, dignidade, honra e decoro do Código de Ética da Magistratura Nacional. 
“Ainda que fragmentária, as provas demonstram a adoção de comportamento incompatível com o exercício da magistratura por parte de Paulo Camelo Timbó, que deixou de cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de ofício.”
Além da aposentadoria-sanção, o processo agora será encaminhado ao Ministério Público do Ceará e à Procuradoria Geral do Ceará para a continuidade do processo criminal. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça.
PAD 0005021-59.2015.2.00.0000


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)