TERCEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 16/01/2020

NO O ANTAGONISTA
Demissões na Casa de Rui Barbosa geram protestos 
Quinta-feira, 16.01.20 17:07
Além da exoneração de Lucia Maria Velloso de Oliveira, diretora-executiva e número 2 da Fundação Casa de Rui Barbosa, o governo mandou embora cinco pesquisadores que eram considerados referências na instituição.
No início do mês, foram dispensados o cientista político Charles Gomes, a jornalista Jöelle Rouchou, a ensaísta Flora Sussekind, o sociólogo e escritor José Almino de Alencar, além de Antonio Herculano Lopes, diretor do centro de pesquisa da fundação.
Rouchou é a única dos cinco que não foi exonerada — mas dispensada, o que significa que continua na fundação.
Na última terça-feira, dia 14, e ontem, um grupo de manifestantes protestou em frente à sede da fundação, no bairro de Botafogo, no Rio. O grupo também leu um manifesto.
Em meio a um princípio de tumulto, as portas da Casa de Rui Barbosa tiveram de ser fechadas. O protesto, então, prosseguiu na rua, acompanhado pela PM.
Ontem, como noticiamos, Roberto Alvim, secretário de Cultura do governo federal, cancelou uma nomeação para a fundação devido às críticas do escolhido a Jair Bolsonaro.
Professor da UERJ e servidor concursado da fundação, Christian Lynch, publicou no ano passado um artigo em que diz ver no governo Bolsonaro “o autoritarismo, o gosto pela hierarquia mantida pela violência, a exploração predatória da natureza, a boçalidade intelectual, o sadismo a respeito dos mais fracos”.
—“As ideias dele sobre o presidente são execráveis, porque mentirosas e manipuladoras, e portanto ele não pode compor com nosso governo como parte da equipe de confiança”, justificou Alvim. 

Delator da Calvário leva à prisão delator da Lava Jato do Rio 
16.01.20 17:04
A Polícia Federal acaba de prender César Romero, ex-subsecretário de Saúde do Rio de Janeiro, delator da Operação Fratura Exposta, desdobramento da Lava Jato do Rio que apurou corrupção na Secretaria de Saúde do governo de Sérgio Cabral.
Em delação na Operação Calvário, Daniel Gomes contou que Romero, em troca de propina, omitiu à força-tarefa o envolvimento de um empresário no esquema.

Wajngarten teve de apresentar explicações a ministros da área jurídica 
16.01.20 16:20
Além de reuniões diretas com Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten teve de apresentar ontem explicações sobre sua empresa diretamente a ministros da área jurídica do governo, informa Igor Gadelha na Crusoé.
Logo após fazer um pronunciamento à imprensa no Salão Leste do Planalto, por volta das 19 horas, o chefe da Secom subiu para uma reunião no gabinete do ministro da Secretaria-Geral da Presidência e subchefe para Assuntos Jurídicos do Planalto, Jorge Oliveira, no quarto andar.
Na sala, encontrou outros dois ministros: o da CGU, Wagner Rosário, e o da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, a quem responde diretamente.
Leia:
Wajngarten teve de apresentar explicações a ministros da área jurídica
Além de reuniões diretas com o presidente Jair Bolsonaro, o secretário especial de Comunicação Social do Palácio do Planalto, Fabio Wajngarten (foto), teve de apresentar na quarta-feira, 15, explicações sobre sua empresa diretamente a ministros da área jurídica do governo. Logo após fazer um pronunciamento à imprensa no Salão Leste do Planalto, por volta das … Continue lendo Wajngarten teve de apresentar explicações a ministros da área jurídica

Crusoé
A primeira denúncia da Lava Jato em 2020 
16.01.20 16:09
A força-tarefa Lava Jato no Paraná denunciou nesta quinta-feira Paulo Roberto Salvador, representante e administrador da Editora Gráfica Atitude, pelo crime de lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, foram R$ 2,4 milhões entre os anos de 2010 e 2013 por meio da celebração de contratos de prestação de serviços ideologicamente falsos com o Grupo Setal/SOG Óleo e Gás.
O esquema, diz o MPF, teria contado om o auxílio do tesoureiro e operador financeiro João Vaccari Neto; do executivo do Grupo Setal/SOG Óleo e Gás, Augusto Ribeiro de Mendonça e do ex-diretor da Área de Serviços da Petrobras, Renato de Souza Duque. O grupo, para o MPF, emitiu notas frias para justificar os pagamentos por serviços não prestados.
A força-tarefa afirma que os pagamentos foram realizados em favor de Duque e do Partido dos Trabalhadores (PT), agremiação que o mantinha na posição de diretor de Serviços da Petrobras. Além dos pagamentos terem sido realizados a pedido do então tesoureiro do PT, as investigações identificaram que a editora mantinha estreita vinculação com o partido.

Chefe da Secom teve 67 encontros com clientes e ex-clientes de sua empresa 
16.01.20 15:59
O chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten, teve pelo menos 67 encontros com representantes de clientes e ex-clientes de sua empresa, a FW Comunicação e Marketing, diz a Folha.
Os dados constam da agenda pública e de relatos oficiais de viagens realizadas pelo publicitário.
Conforme os registros, 20 viagens foram custeadas com dinheiro público para parte dessas reuniões.
Leia na Crusoé:
Chefe da Secom teve 67 encontros com clientes e ex-clientes de sua empresa
O chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten (foto), teve pelo menos 67 encontros com representantes de clientes e ex-clientes de sua empresa, a FW Comunicação e Marketing, noticia a Folha de S.Paulo. Os dados constam da agenda pública e de relatos oficiais de viagens realizadas pelo publicitário. Conforme os registros, … Continue lendo Chefe da Secom teve 67 encontros com clientes e ex-clientes de sua empresa

PT de Manaus faz ‘gato’ e tem energia cortada 
16.01.20 15:54
Por Cedê Silva
O diretório do PT em Manaus teve a energia cortada duas vezes neste mês: a primeira, por falta de pagamento e a segunda por fazer um ‘gato’. A informação foi confirmada pela Amazonas Energia.
Em nota, a distribuidora afirmou que “em 6 de janeiro houve corte no fornecimento de energia na unidade consumidora citada por débitos, e, na última quarta-feira (15), foi realizada uma inspeção, e o estabelecimento encontrava-se auto religado, tendo o fornecimento de energia suspenso novamente. A Distribuidora informa que encontra-se à disposição para negociações”.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma equipe da Amazonas Energia cortando a luz do diretório petista.
O Antagonista telefonou para o diretório do PT em Manaus nesta tarde. Ninguém atendeu.
Veja o vídeo no link abaixo:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA