SEGUNDA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 30/01/2020

NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
Camilo e o PSB
Quarta-feira, 29 de janeiro 2020
No Jornal O Estado
Quem acompanha os fatos político-partidários do Ceará, não pode ignorar os pontos de ligação existentes entre o governador Camilo Santana e o Partido Socialista Brasileiro, principalmente se levado em conta que o seu genitor, Eudoro Santana, já pertenceu a essa sigla. Há insistentes especulações de que ele poderia, sem nenhum trauma, ingressar nesse partido. Na verdade, Sua Excelência tem muito pouco de petista. Se isso viesse a ocorrer, não seria uma grande surpresa para o mundo político. Até pelo contrário. É de conhecimento público que é um dos mais acalentados desejos do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, é levá-lo para o partido. Amigos do Governador não escondem o desejo de vê-lo livre das amarras que o prendem aos Ferreira Gomes, aceitando a realidade de um novo desafio para se provar como protagonista, deixando de ser caudatário dos irmãos sobralenses. Assim acontecendo, Camilo Santana ingressaria no PSB como a principal liderança da sigla, emergindo dos círculos derrotados na disputa presidencial. Há uma armação que não se sabe se psicológica, que torna o Ceará um dos estados em que a participação de lideranças antibolsonarista nos prive da boa vontade do Planalto. São argumentos pífios e insuficientes para quebrar o elo que sustenta a parceria do Governador com Ciro e Cid Gomes. Petistas querem explorar esse assunto na reunião do Rio de Janeiro, para comemorar os 40 anos do PT, citando, sintomaticamente, todas as lideranças do partido no Ceará, menos Camilo. Aí, sim, o senador Cid Gomes ficaria mais à vontade para encaminhar aliados ao PSB.
Cultura dispensável. Regina Duarte assumir a Secretaria Nacional de Cultura não deveria causar tanta polêmica, mesmo com o reconhecimento de que não é possuidora de cultura no mesmo nível de atrizes do porte de Natália Timberg ou Fernanda Montenegro. Mas, ela terá carta-branca para montar seu “staff”, podendo suprir deficiências cercando-se de gente competente e bem intencionada para eliminar as diatribes do malfadado e invejoso petista José de Abreu, complexado colega de ribalta que nunca passou de um reles figurante de terceira categoria.
Imposto neles! Em defesa dos menos favorecidos, o deputado Eduardo Bismark (PR), diz que é preciso muito cuidado para não jogar fora, na reforma tributária, a chance de se taxarem pesadamente as grandes fortunas que continuam sendo tratadas com leniência, enquanto se arrocham as médias e pequenas empresas.
Proposta. Enquanto a campanha pela PMF não tem início oficial, o deputado Capitão Wagner sai do seu habitual marasmo, aproveitando para apresentar boa proposta, determinando que as Universidades Federais e Estaduais sejam obrigadas a incluir no currículo de seus cursos de Letras, matéria sobre a rica Literatura Regional.
Apressando. Com mais uma ida a Brasília, para reunião da Frente Nacional de Prefeitos, o burgomestre Roberto Cláudio apressa a liberação de empréstimos internacionais já autorizados, para projetos urgentes. Com tantas obras, o caixa municipal está chegando ao fundo do poço, sem ter mais um Eunicio Oliveira para ajudá-lo.
Temas sérios. A propósito da reunião do Frente Nacional de Prefeitos, o vereador fortalezense viajou certo de que os temas a serem discutidos são de enorme importância para a economia e gestão da maioria dos municípios do Ceará. Trata-se da Reforma da Previdência, e do piso nacional dos professores públicos, consumindo dinheiro não incluído nos orçamentos.
Promessa. Até mesmo petistas mais realistas acham um exagero as lideranças do Ceará, darem “injeção de ânimo” no ex-presidente Lula na festa dos 40 anos do PT, acenando para ele com 60 candidaturas a prefeito, e o que é pior, prometendo ganhar eleições nos municípios onde os governistas serão vitoriosos.
Mão amiga. O MDB do Ceará é um exemplo perfeito do que pode acontecer a um partido quando não dispõe de estrutura suficiente para se manter no topo, depois de ter mandado e desmandado no País. Podem não acreditar, mas esse partido está dependendo da mão amiga do governador Camilo.
—“O pleito deste ano será o maior teste para a capacidade de acomodação de adversários interioranos para o senador Cid e governador Camilo”. (Ex-deputado Antônio Câmara).

NO REPÚBLICA DE CURITIBA
Por Júnior Santos, da República de Curitiba.
Atriz assume após a exoneração de Roberto Alvim, no último dia 17.

A atriz Regina Duarte, de 72 anos, será a nova secretária especial de Cultura do governo federal. Após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira (29), ela confirmou a jornalistas ter aceitado o convite para o cargo, que integra o Ministério do Turismo.
—"Sim [aceitei], só que agora vão ocorrer os proclamas [trâmites formais] antes do casamento", afirmou ao deixar a sede do Executivo federal, sem dizer a data em que deverá ser nomeada. Ela estava acompanhada da reverenda Jane Silva, que foi nomeada secretária especial adjunta de Cultura. 
O presidente Jair Bolsonaro também confirmou o "sim" de Regina, sem dar prazo para que ela assuma as funções. —"Está tudo certo, está caminhando, ela está acertando as questões pessoais dela. Não tem prazo", afirmou ao chegar ao Palácio do Alvorada, residência oficial, depois do encontro com a atriz. 
Regina Duarte foi convidada pelo presidente para assumir o cargo de secretária especial da Cultura após a exoneração do dramaturgo Roberto Alvim, no último dia 17 de janeiro. Na semana passada, ela veio a Brasília conhecer a estrutura da pasta e voltou esta semana para definir com o presidente se assumiria mesmo o cargo.
Na terça-feira (28.jan), Bolsonaro afirmou que Regina Duarte terá liberdade para montar sua equipe. 
—"Para mim seria excepcional, para ela, ela tem a oportunidade de mostrar realmente como é fazer cultura no Brasil. Ela tem experiência em tudo que vai fazer. Precisa de gente com gestão ao seu lado, tem cargo para isso, vai poder trocar quem ela quiser lá sem problema nenhum. Então tem tudo para dar certo a Regina Duarte", disse Bolsonaro. 
Regina Duarte nasceu no dia 5 de fevereiro de 1947. Com 55 anos de carreira, é uma das atrizes mais famosas do País, com dezenas de novelas no currículo. Os seus papéis mais marcantes foram em folhetins como Selva de Pedra, Irmãos Coragem, Vale Tudo, Roque Santeiro, Rainha da Sucata e Malu Mulher, além da personagem Helena em três obras do autor Manoel Carlos (História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida). Para assumir o cargo de secretária especial, a atriz terá que suspender seu contrato com a TV Globo, segundo informou a própria emissora.
(Fonte: Agência Brasil/Pedro Rafael Vilela/ Edição: Aline Leal)

NO AGÊNCIA BRASIL/EBC
Bretas condena Cabral a mais 14 anos de prisão por corrupção
Publicado quarta-feira, 29/01/2020 - 21:25
Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro
O ex-governador Sérgio Cabral foi condenado a mais 14 anos de prisão por corrupção. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (29), pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal. Cabral foi condenado juntamente com outros réus, responsáveis por atos de corrupção envolvendo compras superfaturadas e licitações direcionadas de produtos hospitalares envolvendo o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into).
Cabral foi condenado por corrupção passiva, pois, no entendimento de Bretas, ele possuía comando hierárquico, como governador. 
“Principal idealizador dos esquemas ilícitos perscrutados nestes autos, o condenado Sérgio Cabral foi o grande fiador das práticas corruptas imputadas. Em razão da autoridade conquistada pelo apoio de vários milhões de votos que lhe foram confiados, ofereceu vantagens em troca de dinheiro. Vendeu a empresários a confiança que lhe foi depositada pelos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, razão pela qual a sua culpabilidade, maior do que a de um corrupto qualquer, é extrema”, escreveu o juiz.
Além dele, foram condenados o ex-diretor do Into e ex-secretário de Saúde, Sérgio Côrtes (15 anos de reclusão), o ex-subsecretário de Saúde, Cesar Romero, (18 anos de prisão), os empresários Miguel Iskin, (22 anos e nove meses), Gustavo Estellita, a (19 anos e seis meses), e Luiz Carlos Bezerra, assessor de Cabral, a (4 anos e um mês).
O advogado Márcio Delambert, que defende Cabral, se pronunciou sobre a nova condenação por meio de nota: 
“A defesa irá recorrer por discordar da pena aplicada. A postura de auxiliar as autoridades será mantida”. A reportagem não conseguiu contato com as demais defesas.
Edição: Fábio Massalli

NO PODER360
Eis a newsletter de hoje 
[Quinta-feira, 30/01/2020]
GOVERNO
Secretário foi destituído na 3ª
GOVERNO
Repasse caiu de R$ 32 mi para R$ 26 mi

GOVERNO
Reuniu-se com Bolsonaro no Planalto

BRASIL
Ministério investiga suspeitas

CONGRESSO
Enio Verri quer apoio liberal

ECONOMIA
"Nada mais a esclarecer"

INTERNACIONAL
Aprovação por 621 a 49 votos

LAVA JATO
Invasão ocorreu em abril de 2018

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
A foto é de Evaristo Sá, da AFP, publicada pelo Correio Braziliense.

O jornalista Alexandre Garcia revelou uma informação relevante sobre o encontro mantido entre Bolsonaro e os secretários estaduais da Segurança, quarta-feira, na qual foi pedido o desmembramento da área da segurança, rachando o ministério da Justiça e da Segurança.
Muita gente não entendeu por que razão Moro não esteve presente.
Eis o que conta o jornalista na coluna que assina em vários jornais brasileiros:
— "Ocorre que naquele dia eu testemunhei os fatos, porque fora ao Palácio do Planalto para acompanhar Regina Duarte, uma colega de televisão e amiga de muitos anos. Quando cheguei, o presidente e o ministro Moro estavam reunidos no gabinete de Bolsonaro. Depois, saíram para a antessala, numa conversa descontraída. O presidente já sabia, àquela hora da manhã, que viria um grupo de secretários de Segurança, pedir, entre outras reivindicações, que a Segurança fosse desmembrada da Justiça. Provavelmente Moro fora levar a informação ao presidente. E já estavam combinados que Moro não participaria daquela reunião mais tarde, deixando os secretários se dirigirem diretamente ao presidente."
É isto
Quinta-feira, às 1/30/2020 08:30:00 AM

NO BLOG DO AUGUSTO NUNES
Dilma tem tudo para ser a apresentadora do festival do PT
Se o evento contar tudo o que fez em 40 anos, pode faltar cela nas cadeias 
Por AUGUSTO NUNES
Do R7
Quarta-feira, 29/01/2020 - 18h34
Aloizio Mercadante acaba de revelar o principal projeto do PT para 2020: realizar um Festival dos 40 anos do partido. —"Vamos contar a nossa verdadeira história" – prometeu o ex-senador. Haja tapeação. Se a promessa fosse cumprida, a Polícia Federal estaria dispensada de investigar as bandalheiras que permanecem escondidas nas catacumbas do PT.
Vem aí, portanto, um festival de mentiras, invencionices, conversas fiadas e álibis mambembes. Até as tribos isoladas da Amazônia sabem que o que nasceu com cara de partido virou quadrilha há muito tempo. O que farão os organizadores do evento para provar que Lula é a alma viva mais pura do planeta? Que o chefão engaiolado por espancar o Código Penal é, visto de perto e com mais atenção, um genuíno preso político? Que ninguém no partido que só pensa nos pobres chegou ao mundo dos ricos pelo atalho da ladroagem?
Como nem uma Petra Costa faz o mar virar sertão, este colunista sugere a única solução possível: escalar Dilma Rousseff para apresentar o festival. O áudio mostra que, seja qual for o palavrório, nenhuma frase será compreendida. Nem pela plateia nem pela polícia.

NO BLOG DO ALEXANDRE GARCIA
Lula instigou Boulos a invadir o tríplex. E foram denunciados por isso
Por Alexandre Garcia
[Quarta-feira, 29/01/2020] [21:43]
O presidente Bolsonaro visita nesta quinta-feira (30) as regiões afetadas pelas chuvas – Minas Gerais, principalmente. A quantidade de mortos já é metade da quantidade de mortos pelo coronavírus na China. Vejam só o tamanho dessa tragédia.
A tragédia não é causada pelas chuvas, porque chuva não se pode revogar nem pela lei da gravidade. Mas sim, pelo que está sob o controle do poder municipal, que poderia evitar essas mortes.
Entre as medidas que poderiam ser tomadas estão a impermeabilização do solo; retirada de entulho de áreas de bueiro, valas, canais e riachos que escoam as águas das chuvas; e evitar que se construam moradias em encostas. Os poderes municipais se omitem há 60 anos, porque todos os meses de janeiro acontece a mesma coisa.
Casada com o Brasil
A atriz Regina Duarte deu o sim e vai casar com o Brasil. Aqueles que me acompanham sabem disso desde segunda-feira (27). Eu sempre vou procurar dar em primeira mão para que você que me acompanha tenha informações de forma mais rápida.
Lula instigou Boulos e o MTST a invadir o triplex do Guarujá
O Ministério Público denunciou Lula e Guilherme Boulos pela invasão do triplex de Guarujá. O ex-presidente, no dia em que foi preso, fez um discurso dizendo que ele já tinha pedido para Boulos mandar o pessoal do MTST ocupar o apartamento.
Uma semana depois entraram 30 integrantes do movimento, que é chefiado por Guilherme Boulos. O fato é que o apartamento e o prédio estavam bloqueados pela Justiça. Então, eles invadiram um imóvel bloqueado pela Justiça. Além disso, o pessoal do MTST colocou um cartaz com a frase “Se é de Lula, é nosso”.
Professores ensinam, mas os pais não podem abrir mão de educar seus filhos
O Tribunal de Justiça aceitou a denúncia contra um professor que pediu uma redação sobre sexo e sugeriu, escrevendo no quadro negro, que fossem usados termos obscenos – que eu não vou escrever aqui de jeito nenhum.
Esse professor é da sexta série, ou seja, que leciona para pré-adolescentes ainda. Ele foi enquadrado no artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente pelo Ministério Público do Distrito Federal. Ele também responde a processo administrativo.
Professores ensinam, mas os pais não devem permitir e nem abrir mão do poder de educar e formar seus filhos. Só que entregando para um professor a função de educar o filho, corre-se o risco de acontecer isso que houve em uma escola pública de Brasília.
Quem quer se passar pelos ministros?
A Polícia Federal considerou que foi falsificada uma mensagem atribuída ao então ministro da Secretaria do Governo, general Santos Cruz, contendo críticas ao presidente da República e a um dos seus filhos.
Na época, o então ministro já havia demonstrado que no dia e hora da mensagem ele estava a bordo de um avião sobre a Amazônia indo para São Gabriel da Cachoeira, que fica no extremo noroeste do Brasil.
A Polícia confirmou que a mensagem é falsa, mas não aparece o nome de quem falsificou. A gente fica curiosíssimo para saber quem são esses hackers, essas pessoas, que entram em mensagens de ministros. Isso é invasão.
Outra coisa que eu estou curioso e há algum tempo eu já disse que gostaria que se investigasse para saber quem fez, por quê e como fizeram o tal vídeo do secretário de Cultura Roberto Alvim, que foi derrubado por referência ao nazismo.
No vídeo, tinha uma música do compositor Wagner no fundo; o secretário estava com uma postura nazista; além disso, Roberto Alvim plagiou um parágrafo inteiro de uma fala de Goebbels.
Alguém fez, alguém montou, alguém editou e alguém escreveu. Como foi? Alvim fez tudo sozinho? Eu fico tremendamente curioso para saber, porque tem que identificar essas pessoas, que usando de atitudes criminosas, fazem esse tipo de trabalho.
Fizeram a mesma coisa com Santos Cruz, tentaram fazer com Sergio Moro e com os procuradores da Lava Jato. É preciso que essas pessoas sejam punidas porque estão invadindo um direito Constitucional.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Botafogo na contramão da ética e da moral ataca Weintraub
Quinta-feira 30/01/2020 às 08:40
Deputado Rodrigo Maia, vulgo Botafogo, Nhonho...

Será varrido da vida pública por sua atuação vergonhosa sob todos os aspectos.
Ninguém mais votará nesse senhor, que a extrema imprensa considera “um grande estadista”.
Perderam o rumo completamente - ele e a imprensa. E não são os únicos.
Como se não bastasse, Botafogo tem o descaramento de atacar o ministro Abraham Weintraub, ao dizer:
—“Com um ministro da Educação desses, nosso país não tem futuro”.
E acrescentou:
—“Weintraub prejudica a imagem do país e não tem condições de atrair investimentos para o Brasil”.
Para ele, bons foram os ministros que colocaram o país nos últimos lugares nas avaliações sobre educação.
Esse é o futuro que Maia queria de volta. Em vez disso, agora tem o 'Future-se'. No presente.
O Ministério da Educação, que tem tantos funcionários quanto os membros das Forças Armadas, sempre foi uma fonte inesgotável de corrupção, inclusive na compra de livros e material didático. O que não falta é corrupto órfão chorando porque acabou a mamata.
Que chorem na cama, que é lugar quente.
Por Lucia Sweet

Jornalista enquadra Glenn, que treme, emudece e se esconde atrás de seguranças (veja o vídeo)
30/01/2020 às 07:07
O jornalista Oswaldo Eustáquio é autor de inúmeras denúncias contra o pseudojornalista Glenn Greenwald. Foi ele inclusive que certa feita conseguiu gravar um componente do site The Intercept, Leandro Demori, admitindo adulterações nas mensagens roubadas de autoridades da República.
Numa outra reportagem, Eustáquio afirmou que Glenn havia mentido com relação ao estado de saúde de sua mãe nos Estados Unidos, com o objetivo de acelerar a concessão de vistos para os filhos menores e, assim, partir com eles para os Estados Unidos.
Por esse motivo Glenn entrou com uma ação no Juizado de Pequenas Causas, requerendo uma indenização de 30 mil reais. Para tanto ele juntou um laudo de uma universidade americana, que confirma que Arlene Greenwald, mãe de Glenn, tem câncer no pulmão com metástase no cérebro.
Nesta terça-feira (28), Glenn e Oswaldo tiveram um encontro.
O americano foi acompanhado de seguranças previamente orientados para que evitassem a aproximação do jornalista brasileiro.
Os brutamontes de Glenn cumpriram à risca a determinação, enquanto o pseudojornalista gringo permaneceu o tempo todo de cabeça baixa, trêmulo e mudo.
Veja o vídeo neste link: https://youtu.be/jdFfZCdaUJ4
Da Redação

NO GAZETA DO POVO
Bolsonaro recua e vai anular nova nomeação de exonerado por voo em avião da FAB
Quinta-feira, 30/01/2020 07:37h
Por Gazeta do Povo
O presidente Jair Bolsonaro voltou atrás na renomeação de Vicente Santini. Pelo Twitter, o presidente anunciou que a nova nomeação “não terá efeito”. Santini, que cobria férias do ministro-chefe da Casa Civil, foi exonerado após usar voo da FAB para ir de Davos, na Suíça e para a Índia – todos os ministros usaram voo comercial. Santini foi exonerado, depois admitido em outra função no dia seguinte, e, agora, o anúncio que a nova nomeação não terá efeito. Fernando Moura, que havia assumido o cargo de Santini, também foi exonerado.





































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA