SEGUNDA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 29/01/2020

NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
Anjo dos desvalidos
Por Fernando Maia
Terça-feira, 28 de janeiro 2020
A defensora-geral do Estado, Elisabeth Chagas, está convocando a população para que ofereça temáticas para a construção do orçamento participativo dessa entidade, cuja importância cresce a cada dia. A instituição, que hoje conta com a confiança e a admiração, vem atravessando um processo de ampliação das suas ações, notadamente depois que foi crescendo entre os cearenses a consciência da sua importância a partir da gestão da advogada Mariana Lobo, que entre de 2016 e 2028, mobilizou forças com o objetivo de que a DPE fosse reconhecida como instituição com objetivos grandiosos, a partir da premissa de que a sua tarefa é a de defender a dignidade e os direitos dos mais carentes. Com Mariana, assistimos a uma luta frenética e incansável rumo a objetivos essenciais com a ampliação do número de profissionais do Direito que a Defensoria Pública necessitava, assim como a autonomia financeira. Sem esses dois objetivos a instituição não poderia cumprir a sua árdua missão. Hoje, a Defensoria Pública, cujo raio de ação mal se projetava fora de Fortaleza e RMF, espraiou-se e funciona com vigor nas macrorregiões do Litoral Oeste, Sertão de Sobral, Litoral Norte, Ibiapaba, Centro-Sul e Cariri, onde crescem as esperanças dos necessitados de Justiça.
E agora, vai? As águas do Rio São Francisco entrarão no estado do Ceará ainda neste primeiro trimestre do ano. Quem garantiu ao governador Camilo Santana, e aos deputados da comissão especial de acompanhamento das obras foi o próprio titular do Ministério do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Ele próprio reconhece a urgência que essas águas têm para alimentar o quase seco Castanhão, maior reservatório hídrico do Nordeste.
MDB sem rumo. O MDB continua sofrendo as consequências dos erros cometidos. No Ceará, em meio a tentativas de se reaglutinar, o partido dá sinais de que só o governador Camilo Santana pode ser a tábua de salvação da legenda. Os seus dirigentes não mostram a mesma competência de Domingos Filho, que resgatou das cinzas o PSD.
Caucaia. Caucaia terá candidato do PT à prefeitura. É o que assegura o presidente Conin, da executiva estadual. Será o deputado Elmano Freitas, que obteve, ali, boa votação no ultimo pleito, e vem sendo solicitado pelas próprias lideranças do município para liderar a crescente célula local da estrela vermelha.
Lula virá. Em Maracanaú, Conin se mostra disposto a acabar com o domínio do deputado Roberto Pessoa, lançando um candidato do PT, retirando das barbas do inepto prefeito Firmo Camurça o vereador Daniel Baima, que já aceitou o convite.
Últimos cartuchos. Quanto a Fortaleza, o deputado Walter Cavalcante confia que o partido ainda tem cartuchos a queimar. Um deles é a aproximação com o governador Camilo Santana. Fala-se em candidato próprio que pode ser o deputado Daniel Oliveira, ele, Walter, ou o próprio Eunício Oliveira, que se inclina mais para disputar a Câmara Federal.
Desconforto. Por mais que o comando e lideranças do PDT tenham evitado demonstrar, pessoas de dentro da sigla afirmam que o ingresso da ex-deputada Miriam Sobreira no PT causou desconforto no âmbito governista, principalmente por ela ter um filho, o deputado Marcos Sobreira, tão “prefeiturável” quanto ela.
“PT, PSDB e MDB são exemplos acabados de que os partidos tidos como grandes do Brasil, são estátuas de mármore com pés de barro”. (Ex-ministro Ayres de Britto, do STF).

NO O ANTAGONISTA
Holiday vai leiloar picape de Ciro
Terça-feira, 28.01.20 17:01
O vereador Fernando Holiday (DEM-SP) vai leiloar a picape Toyota Hilux que pertence a Ciro Gomes e foi penhorada por decisão da Justiça como parte da indenização a ser paga pelo pedetista por danos morais, diz o Estadão.
Segundo o jornal, Holiday pretende usar quase todo o dinheiro arrecadado (cerca de R$ 38 mil, mais juros) “para pagar dívidas”.
—“Se sobrar algo, vou ajudar minha família no interior da Bahia”, afirma o vereador.
Leia também:
Fernando Holiday comemorou, no Twitter, a decisão da Justiça de penhorar uma picape Toyota Hilux de Ciro Gomes, como parte de uma indenização ao vereador do DEM de São Paulo…

MEC divulga resultado do Sisu
28.01.20 18:54
O Ministério da Educação acaba de divulgar o resultado do Sisu.
A publicação do resultado foi possível graças a José Otávio de Noronha, presidente do STJ, que atendeu a pedido da AGU para derrubar as decisões da Justiça de São Paulo que suspenderam a divulgação dos aprovados.
“Também serão abertas hoje à noite as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). No cronograma inicial, o término para concorrer às bolsas seria na próxima sexta-feira, 31. O MEC decidiu prorrogar o prazo por mais um dia, sábado, 1º de fevereiro, para que os candidatos tenham tempo suficiente de se inscreverem”, informou o MEC, em nota.

O quintal de Ibaneis
28.01.20 19:06
Criminosos que estavam presos na Penitenciária da Papuda escaparam, na madrugada de hoje, por um buraco aberto numa das celas.
O presídio é administrado pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal, capitaneada pelo delegado Anderson Torres, o mesmo que tem criticado Sergio Moro e pressionado para ocupar o lugar de Maurício Valeixo na direção-geral da PF.

Vídeo: 1,3 milhão na fila do INSS
28.01.20 20:04
Por Cedê Silva
O governo vai editar uma MP autorizando a contratação temporária de funcionários aposentados para enfrentar a fila do INSS.
Hoje, mais de 1,3 milhão de pedidos ao INSS estão sem análise há mais de 45 dias, prazo legal para resposta.
No fim da tarde desta terça-feira, Rogério Marinho também anunciou a demissão do presidente do INSS, Renato Vieira – segundo o governo, a pedido.
Ele será substituído pelo secretário de Previdência, Leonardo Rolim, para o qual ainda não há substituto.
Veja  vídeo neste link: https://youtu.be/WwT7sjsG_NY

O PT tem de ser escondido
Quarta-feira, 29.01.20 06:31
Flávio Dino e seus aliados esperam que Lula converse com caciques de outros partidos de esquerda.
“Se fizer isso”, diz o Estadão, “o ex-presidente com certeza ouvirá deles que o PT tem de ser escondido na eleição”.

NO BLOG DO PUGGINA
ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
Por Percival Puggina (*)
Artigo publicado terça-feira, 28.01.2020
No Brasil, um bom teste para saber se certa ideia é boa consiste em identificar quem a ela se opõe. Tal é o caso, por exemplo, das escolas cívico-militares, que encontram resistência entre pedagogos paulofreireanos. No entanto, o governo federal, que lançou o programa no final do ano passado, vai atender, neste ano, menos de 10% da manifestação de interesse de quase 700 municípios brasileiros.
O interesse das administrações locais expressa o desejo de muitos pais que acompanham a vida escolar de seus filhos. Pais sabem o quanto a disciplina e a ordem cobradas em educandários com esse formato resultam saudáveis e se expressam em resultados positivos no aprendizado e na vida dos jovens. Então, logicamente, querem isso para os seus filhos.
Acompanho há muitos anos os fatos relacionados à Educação em nosso País. Minha mulher foi professora e, durante longo período, diretora de escola estadual do ensino fundamental. Viveu na experiência cotidiana as questões disciplinares e conheceu de perto os problemas que lhe dão causa. Eles se situam entre dois extremos: o abandono pela família e a sacralização dos pequenos rebeldes.
Em 2020, o Ministério da Educação canalizará R$ 54 milhões para 54 escolas cívico-militares, distribuídas entre as regiões do País e tem planos para alcançar 216 escolas até 2023. O projeto-piloto prevê gestão compartilhada entre professores civis e militares.
Reportagem da revista Veja, de 31 de agosto de 2018, relata que uma em cada cinco crianças de até oito anos, submetidas à Prova Brasil, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), diante de uma imagem de pipoca, identificaram-na como piloto, pijama ou pirata. Outro tanto se atrapalhou ao contar nove balões na mão de um palhaço. Os dados da Prova Brasil, informa a matéria, mostram que “apenas 5% dos alunos brasileiros se encaixam na faixa adequada, ou seja, possuem o conhecimento esperado para sua série”.
Os dados, aliás, tornam difícil entender que as escolas cívico-militares encontrem resistência por parte daqueles profissionais dos ambientes sindical e acadêmico que acompanham os fatos e os dados, com o toco de giz na mão dos outros... A propósito, leio no site Último Segundo reclamação contra o governo federal por, de um lado, demonizar o pedagogo Paulo Freire, que preconizava uma educação política, orientada para a conscientização dos alunos sobre sua condição social e, de outro, enaltecer o modelo cívico-militar, baseado na ordem e na disciplina”. Disso deduz que tal opção “reforça uma orientação autoritária e uma vontade de impor uma visão de mundo unificada e conformista.”
Enquanto a Educação disponibilizada fica tão aquém do necessário para a inserção proveitosa do estudante no conjunto das relações sociais e econômicas, a educação paulofreireana não se importa com o insucesso nas avaliações contanto que o produto da sala de aula responda aos anseios políticos do “patrono” da educação brasileira.
Não, não têm algo melhor do que isso para dizer. No vazio de ideias em que orbita a Educação em nosso País, não há lugar para ordem e disciplina.
_______________________________
(*) Percival Puggina (75), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA