QUARTA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 29/01/2020

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Quarta-feira, às 1/29/2020 01:30:00 PM

 
O artigo está publicado na edição de hoje do site Poder360.

O Estado do Ceará proibiu a pulverização aérea de agrotóxicos. Tomou uma decisão política e deu um tiro no pé de sua agricultura. Aniquila assim sua importante bananicultura.
CLIQUE AQUI para recuperar a notícia.
O Ceará é o segundo maior produtor nacional de bananas, com a maior parte das plantações, quase sempre irrigadas, na Chapada do Apodi e no Cariri. Seus pomares geram uma fruta de excelente qualidade, com boa produtividade, exportada para o exigente mercado da Europa.
(...)
A pulverização aérea de pesticidas é a forma mais eficiente de tratamento fitossanitário em pomares de banana. 
CLIQUE AQUI para ler tudo.
Às 1/29/2020 02:00:00 PM

O Ministério Público Federal considera "incerto" o futuro do acordo de delação premiada do empresário Otávio Marques de Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez.
Reportagem publicada nesta quarta-feira,  na Folha de S.Paulo, revela que a Operação Lava Jato pretende convencer o empresário a incluir em sua delação informações sobre sua atuação junto à telefônica Oi e "ao repasse de milhões de reais à empresa Gamecorp e outras firmas relacionadas ao filho de Lula", o Lulinha.
O empresário omitiu tudo sobre o caso, que conhece muito bem como um dos protagonistas do escândalo.
Segundo a reportagem, "a equipe de investigadores tenta esmiuçar a aplicação pela tele de R$ 132 milhões nessas firmas de 2004 a 2016 — a Oi foi responsável por 54% dos créditos do que chama de "grupo econômico Gamecorp". Entre os sócios dessas firmas estão os compradores do sítio de Atibaia, Suassuna e Bittar".
O jornal cita que para a defesa de Fábio Luís Lula da Silva a iniciativa de investigar um delator mostra que o Ministério Público chega ao ponto de ir contra um acordo homologado na Justiça para atingir seus objetivos.
Às 1/29/2020 01:30:00 PM

O jornalista Alan dos Santos, editor do site Terça-Livre, foi intimado pela Polícia Federal para depor no inquérito aberto pelo ministro Alexandre Moraes sobre fake news.
O STF mandou que a PF não permita que os advogados de Alan tenham acesso ao inquérito.
Trata-se de um inquérito aberto de maneira abusiva pelo STF e que visa a constranger críticas aos seus ministros.
Às 1/29/2020 10:30:00 AM

NO O ANTAGONISTA
EXCLUSIVO: MPF DENUNCIA LULA E BOULOS POR INVASÃO DO TRIPLEX
Quarta-feira, 29.01.20 14:02
Por Márcio Falcão e Claudio Dantas
O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou Lula e Guilherme Boulos pela invasão do tríplex do Guarujá (SP), em 16 de abril de 2018, por um grupo ligado ao MTST.
“Se é do Lula, é nosso”, dizia uma das faixas estendidas na varanda do imóvel dado pela OAS ao petista, que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.
Lula, Boulos e outras três pessoas foram enquadrados pelo MPF no artigo 346 do Código Penal, que estabelece como crime tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa própria, que se acha em poder de terceiro por determinação judicial – na ocasião, o imóvel estava bloqueado pela Justiça.
A pena prevista é de seis meses a dois anos de prisão.
Lula é apontado como incentivador da ocupação porque, em janeiro de 2018, fez um discurso na Praça da República, em São Paulo, logo após ter a condenação no processo que envolve o tríplex confirmada na segunda instância.
Na época, ele disse que tinha sido condenado por um “desgraçado de um apartamento que eu não tenho”. E afirmou que já tinha pedido “para o Guilherme Boulos [líder do MTST] mandar o pessoal dele ocupar” o imóvel.
Dias depois, cerca de 30 integrantes do MTST invadiram o Condomínio Solaris e entraram no apartamento, permanecendo por mais de duas horas. Só deixaram o local após acordo com a PM.
Procurada, a defesa de Lula não quis se manifestar.

EXCLUSIVO: ficha criminal de Lula impediu acordo com MPF no caso de invasão do triplex
29.01.20 14:22
Por Márcio Falcão e Claudio Dantas
O Antagonista teve acesso a parecer do MPF em São Paulo que rejeita a possibilidade de acordo de transação penal com Lula no caso da invasão do triplex. O documento é assinado pelo procurador da República, Thiago Lacerda Nobre.
Transação penal é um acordo firmado entre MP e o acusado para antecipar a aplicação de pena e o processo ser arquivado.
O próprio MP avaliou na denúncia que seria possível fazer o entendimento diante do lapso temporal e da pena mínima combinada ao tipo penal mencionado.
Nobre, porém, afirmou que a ficha criminal de Lula impede a concessão do benefício.
“Analisando-se, contudo, as mencionadas FAC’s [fichas de antecedentes criminais] e certidão de distribuição (TRF-3), verifica-se, de pronto, que o benefício da transação penal não poderá ser proposto a Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma o procurador.
E completa: “Assim, em atenção ao princípio constitucional da rápida duração do processo, e visando a imprimir celeridade no feito, posto se tratar de delito apenado com pena branda, e cujos fatos remontam a abril/2018, requer seja recebida, desde logo, a denúncia em relação Luiz Inácio Lula da Silva, e por conseguinte, promovido o desmembramento do feito.”
O procurador defendeu ainda o fatiamento do caso para que a Justiça defina logo a situação de Lula. Em relação a Guilherme Boulos e demais denunciados (Anderson Feliciano, Andréia da Silva e Ediane Aparecida), o MPF vai aguardar novas informações sobre a situação criminal para decidir se cabe a transação penal.
A Justiça Federal de Santos deve realizar uma audiência para tratar do acordo no dia 16 de julho. Procurada, a defesa de Lula não quis se manifestar.

Sem “moleza” para a Odebrecht, diz presidente da Caixa
29.01.20 12:50
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse hoje que não pretende “dar moleza” para a Odebrecht, que busca a aprovação de seu plano de recuperação judicial.
Ontem, advogados da empreiteira admitiram que a assembleia de credores, marcada para esta quarta-feira, não deve chegar a um acordo sobre o plano. Uma nova audiência deve ocorrer em março.
A Caixa não tem ações da petroquímica Braskem como garantia de sua dívida. O banco tem pouco mais de R$ 4 bilhões em dívidas a receber.
—“A Caixa foi o único banco que não pegou ação da Braskem. Você quer que eu aceite receber zero? Não vou fazer isso. Se já tenho 100% provisionado, por que vou dar moleza?”, disse Guimarães, que participou de um evento com investidores em São Paulo.

OMS convoca reunião de emergência sobre coronavírus
29.01.20 13:25
A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de emergência para discutir formas de combate e prevenção ao coronavírus.
O encontro foi marcado para amanhã, em Genebra. A entidade vai decidir se declara alerta global.
—“Estamos em um momento crucial. A transmissão ainda pode ser parada. Mas precisamos nos comprometer a fazer isso”, afirmou Mike Ryan, diretor-executivo da OMS.

Justiça livra Paulo Preto de crimes de lavagem de dinheiro anteriores a 2011
29.01.20 13:30
O juiz federal Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, determinou a prescrição dos crimes de lavagem de dinheiro praticados pelo engenheiro Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, antes de março de 2011, informa Fabio Leite na Crusoé.
O período engloba a atuação dele como diretor da Dersa, estatal paulista de obras viárias, durante o governo do tucano José Serra (2007-2010).
A decisão, publicada nesta quarta-feira, considerou que as penas máximas que poderiam ser aplicadas a Paulo Preto foram reduzidas pela metade, pois o operador do PSDB completou 70 anos em março do ano passado. Apesar da medida, ele continua preso no Paraná e respondendo, na mesma ação, a outros crimes de lavagem de dinheiro posteriores a 2011 e à acusação de embaraço à investigação de organização criminosa.
(...)

Dino quer mudar o nome do PT
29.01.20 13:47
Flávio Dino quer que o PT mude de nome.
Segundo o Estadão, ele “está cada vez mais convencido de que a sigla PT tornou-se um estorvo no caminho da esquerda brasileira rumo ao centro e precisa ser substituída por um nome novo”.
Que tal um codinome?

54 mortes em Minas
29.01.20 14:34
O Corpo de Bombeiros localizou no início da tarde o corpo de uma mulher que estava desaparecida depois que parte de uma pista da rodovia MG-133 cedeu, na noite de ontem, em Coronel Pacheco (MG).
Ela estava em um dos veículos que caíram no buraco aberto na rodovia e, segundo os bombeiros, foi levada pela correnteza.
O número de mortes nos últimos dias, em decorrência das fortes chuvas e enchentes no estado, subiu para 54.
(...)

Parlamento Europeu ratifica acordo do Brexit
29.01.20 15:25
O Parlamento Europeu ratificou hoje, com 621 votos a favor e 49 contra – 13 eurodeputados se abstiveram –, o Brexit, acordo de divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia, informam as agências internacionais.
A decisão pavimenta o caminho para a saída dos britânicos do bloco europeu, marcada para esta sexta-feira, 31 de janeiro.
O Brexit já havia sido aprovado pelo Parlamento britânico, em segunda votação, no dia 9 de janeiro.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Como funciona o processo de desinformação e assassinato de reputação da Globo contra o atual governo (*)
Quarta-feira, 29/01/2020 às 13:00
Para quem quiser decifrar como funciona o processo de desinformação e assassinato de reputação por parte da Globo contra o atual governo, vou revelar para vocês algumas informações para que decifrem quando assistirem ao próximo Jornal Nacional:
1- Faz parte da estratégia de desinformação usar frases negativas de impacto, como: "Bolsonaro ataca," "declaração polêmica," "crise no governo," etc. Reparem que essas frases são ditas com muita ênfase, e sempre vem acompanhadas da palavra Bolsonaro... Isso cria no seu imaginário, a associação negativa, com o nome Bolsonaro. Isso é para que seu subconsciente se acostume com essa associação.
2- Sempre que houver uma notícia positiva, repare que a palavra Bolsonaro é omitida, e substituída pelas palavras "governo" ou "Brasil".
3- Quando Bolsonaro é associado inevitavelmente a algo positivo, repare que SEMPRE a matéria seguinte será desfavorável ao governo, sempre!
4- As reportagens desfavoráveis ao governo, são sempre feitas pelos mesmos repórteres, são aqueles que têm uma espécie de confiança da direção, e estão sempre fazendo as reportagens de interesse da emissora, como sobre adversários políticos da Globo, militância por Marielle, ou contra a Igreja Universal, ou a Record... São sempre os mesmos jornalistas que fazem esse tipo de reportagem.
5- Sempre que Bolsonaro viaja para algum lugar ou faz algum importante acordo comercial benéfico ao Brasil, o JN desvirtua o feito, maximizando polêmicas específicas durante a viagem, explorando a impulsividade de Bolsonaro ao dar entrevistas, fazendo perguntas específicas sem sentido, porque já possuem uma narrativa montada negativa e fazem a pergunta já com a matéria pronta, a fim de polemizar e tirar o foco da viagem, exemplo: "briga com Moro", "filhos que causam problemas", ou "opiniões polêmicas" aleatórias.
Nós somos animais linguísticos e não nos comunicamos apenas pelo QUE dizemos, mas também COMO dizemos e reagimos de modo diferente ao mesmo texto quando o ouvimos de forma diferente, especialmente quando isso ocorre visualizando imagens diferentes.
A forma como falamos, também implica na comunicação, então, reparem nas expressões dos jornalistas, na maneira deles falarem e comparem com a forma que falam sobre a tal de Greta ou da Marielle, no brilho no olhar, nas palavras e na expressão facial... Tudo isso é montado para alcançar um objetivo claro: convencer você de alguma coisa que não condiz com os fatos, mas com uma agenda específica.
Ora, existem muito mais aspectos dentro desse processo, mas seria muito complexo de explicar, mas eles seguem sempre o mesmo padrão... Tudo isso é psicologia e se chama desinformação. Funciona como um processo de lavagem cerebral. Eles fazem isso há muito tempo, e o tempo todo, transformam bandidos em mocinhos e vice versa. Dessa forma, conseguem fazer com que as pessoas tenham conclusões equivocadas, e acabam assassinando reputações e construindo um mundo irrealista, perverso e manipulador.
Não caia nessa!
(*) Publicado originalmente no Facebook do autor Lukas Hawks






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA