SEGUNDA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 08/01/2020

NO GAZETA DO POVO
Terça-feira, 07.01.2020

QUEM PODE SER INDICADO AO STF
Olá, como vai? Aqui é a Bruna Maestri Walter, com as últimas informações sobre a política brasileira.
Você sabia que o presidente Jair Bolsonaro vai indicar neste ano seu primeiro nome para o Supremo Tribunal Federal (STF)? Sim, isso porque o ministro Celso de Mello se aposenta em novembro – quando completa 75 anos, idade da aposentadoria compulsória de ministros do STF.
Bolsonaro já anunciou uma das características que vai levar em conta na escolha do novo ministro: ele será “terrivelmente evangélico” – além, obviamente, de ter de ser alinhado ideologicamente com o presidente.
Mas quem são os possíveis concorrentes? Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, poderá ser indicado? Este não é o nome favorito de Bolsonaro no momento.
Veja também:
“Imposto do Sol”? Por que a Aneel quer cobrar taxa sobre a energia solar
A possibilidade da cobrança de taxas sobre a energia da chamada Geração Distribuída (GD) – produzida perto do local de consumo, como por meio de painéis solares, por exemplo – tem gerado controvérsia. O próprio Bolsonaro já se pronunciou a respeito da possibilidade de a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) taxar a energia solar. Leia mais.

Como a briga entre EUA e Irã afeta a economia brasileira
A crescente tensão entre os Estados Unidos e o Irã, após a morte do general Quassem Soleimani, tem deixado o mundo em alerta sobre a eclosão de um possível conflito entre os dois países. Mesmo não se envolvendo diretamente na questão, o Brasil pode sofrer consequências econômicas. 

Um ano em sete minutos: o que marcou o governo Bolsonaro em 2019


NO O ANTAGONISTA
A caixa preta da caixa preta
Quarta-feira, 08.01.20 08:03
Duas caixas pretas do avião que caiu em Teerã foram recuperadas.
Segundo a Reuters, porém, as autoridades iranianas não querem entregá-las à Boeing, tornando ainda mais complicada a tarefa de esclarecer os motivos da queda.

Militares querem silêncio
08.01.20 07:49
O governo brasileiro deve ficar calado sobre o ataque iraniano às bases militares dos Estados Unidos, segundo Cristiana Lôbo, que acrescenta:
“A informação é de assessores do presidente Jair Bolsonaro, sempre com a ressalva de que a política externa está sob o comando do chanceler Ernesto Araújo. Essa postura mais comedida é a opinião do núcleo militar do governo.”

Por enquanto, tudo bem entre Brasil e Irã
08.01.20 07:37
“No Itamaraty, não se vê, pelo menos por ora, sinal de retaliação comercial do Irã”, diz a Folha de S. Paulo.
“A visão de diplomas brasileiros é que, apesar das críticas à nota emitida logo após o ataque dos EUA, outros países tiveram reação muito mais dura.
Nesta segunda-feira, comunicado feito por Alemanha, França e Reino Unido repreende a atuação do Irã no Oriente Médio e fala em papel negativo que o país desempenha na região.”

“Triste povo”
08.01.20 07:15
“O ditador Nicolás Maduro segue cada vez mais confiante em sua permanência à frente do Palácio de Miraflores, respaldado pela força dos militares e milicianos que ainda lhe prestam vassalagem em troca de benesses de toda sorte”, diz o editorial do Estadão.
“A esta casta armada que garante a sustentação do governo não só foram dados postos-chave da administração pública e de empresas estatais, como uma espécie de carta branca para a prática de crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e contrabando, o que enriqueceu da noite para o dia muitos oficiais (…).
A situação hoje é favorável ao ditador Nicolás Maduro. Os Estados Unidos têm outras preocupações mais urgentes. O Brasil pode pouco além do que já vem fazendo no campo diplomático. E as forças de oposição no país vizinho veem cada vez mais tolhidas as suas possibilidades de ação. Triste povo.”

MOMENTO ANTAGONISTA: É GUERRA?
Terça-feira, 07.01.20 23:00
Assista ao comentário de Claudio Dantas sobre o ataque do Irã a bases americanas no Iraque e como o Brasil está lidando com o tema. E ainda o veto de Bolsonaro ao “PL da OAB” e o documento que desmente Dias Toffoli sobre o ‘juiz de garantias’.
(Clique no botão abaixo para ver o vídeo):
Vítimas são iraquianas
07.01.20 22:21
A primeira onda de ataques do Irã contra instalações americanas no Iraque teria provocado a morte apenas de iraquianos – não se sabe o número. A informação tem sido divulgada por agências iranianas, mas não há confirmação pelo governo americano
A comprovação de vítimas americanas no bombardeio pode ser decisiva para o cálculo da reação dos EUA.
O Pentágono confirmou mais cedo que mais de uma dúzia de mísseis balísticos iranianos atingiram as bases em Al-Asad e Erbil. A agência Tasnim diz que o governo do Irã lançou outro ataque de mísseis contra instalações americanas no Iraque. Ainda não há confirmação do governo dos EUA sobre os novos bombardeios.
A ofensiva iraniana ocorre horas depois do funeral do general Qassem Soleimani. Na terça-feira, o Parlamento iraniano aprovou projeto de lei que designou as Forças Armadas dos EUA como “organizações terroristas”.

NO PODER360
Eis a newsletter de quarta-feira, [08/01/2020]
CONGRESSO
Só 36 aprovados na Câmara e Senado 

INTERNACIONAL
Quer saída de norte-americanos da região

GOVERNO
Pagarão pela operação do sistema

INFOGRÁFICOS
Duas bases foram atingidas por mísseis

GOVERNO
Iranianos questionaram nota oficial

INTERNACIONAL
Foi expulso do prédio pouco depois

INTERNACIONAL
Formará governo de coalizão












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA