TERCEIRA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 13/12/2019

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
O TRF-4, Porto Alegre, negou, hoje, pedido para anular provas do processo em que o ex-presidiário Lula é acusado de corrupção e lavagem por receber da Odebrecht um terreno para o Instituto Lula.
A defesa apontava ilegalidade nas planilhas fornecidas pela construtora que registram pagamentos ao PT. Também questionava a obtenção de provas na Suíça.
O processo ainda aguarda sentença na primeira instância e, na 13ª Vara de Curitiba, o juiz Luiz Antonio Bonat já havia negado pedido semelhante.
No TRF-4, o relator, João Pedro Gebran Neto não viu constrangimento ilegal na condução do processo. O Tribunal negou também suspender o andamento da ação.
Quinta-feira, 12/12/2019 05:30:00 PM

Lurian, a filha que Lula teve antes de casar com Marisa, conseguiu outro emprego público.
Agora ela é CC do senador Rogério Carvalho, do PT.
E vai ganhar R$ 13,5 mil mensais.
A família Lula da Silva não consegue viver longe dos cofres públicos.
12/12/2019 03:30:00 PM

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Sexta-feira, dezembro 13, 2019
O primeiro-ministro Boris Johnson agora com a faca e o queijo nas mãos: o Reino Unido sairá finalmente da União Europeia

Maioria absoluta à vontade para os conservadores com seu "Brexit já" e uma cacetada no programa socialista radical de Corbyn. Às cinco da manhã de hoje, Boris Johnson proclamou sua vitória nas eleições que os dois partidos qualificaram como "as mais importantes de uma geração". Logicamente muito feliz, ele fez sua primeira avaliação no estágio da contagem de votos de seu círculo eleitoral de Uxbridge, oeste de Londres. O primeiro-ministro declarou que "foi uma votação histórica, que nos permite realizar o Brexit, recuperar o domínio do povo e mudar este país para melhor".
Sua euforia tinha boas razões. Com quase todas as cadeiras das 650 que compõem o Commons já declaradas, os conservadores terão 358 deputados, 41 a mais do que em maio de 2017, o que representa uma maioria absoluta de 32. Com esses números, Johnson pode executar o Brexit em 31 de janeiro de 2020, terminando três anos e meio de idas e vindas e vagas parlamentares. De fato, ele quer que os deputados trabalhem nas férias de Natal para acelerar a lei de saída do Reino Unido da União Europeia, que poderá receber sua primeira leitura no final da próxima semana. Donald Trump comemorou a vitória e se preparou para prometer um acordo comercial melhor do que "qualquer um da UE".
Em sua celebração por conhecer sua grande vitória, Johnson "agradeceu especialmente ao povo por ter participado massivamente nas eleições de dezembro, o que eu não queria, mas agora elas são históricas para nos dar a oportunidade com este novo governo, respeitar a vontade democrática do povo desse país e relançar todo o seu potencial." 


NO BLOG DO PERCIVAL PUGGINA
'DESPAULOFREIRIZAR' O BRASIL
Por Percival Puggina 
Artigo publicado quinta-feira, 12.12.2019
Bancos e organismos internacionais que monitoram a economia dos países parecem concordar com a afirmação de que o Brasil já entrou em rota de crescimento. Saiu da UTI, onde foi parar por direção perigosa, e está na Sala de Recuperação. Os boletins dizem que seus sinais vitais estão preservados. O Bank Of America, por exemplo, prevê para nossa economia um crescimento de 2,4% em 2020 e 3,5% em 2021. Isso é muito bom porque desde 2009 não conseguimos um crescimento anual de 2,5% e enfrentamos, no período, três anos de recessão. Internamente, o comportamento da Bolsa de Valores confirma essas opiniões.
No entanto, um crescimento que nos deixe com água na boca e brilho nos olhos, capaz de reduzir de modo expressivo o desemprego e a miséria, precisa de mais do que um alento à demanda reprimida. Precisa de muito investimento e, em horizonte mais longo, de qualificar nossos recursos humanos. Precisa virar nossa Educação pelo avesso e de cabeça para baixo, pois ela não andará com firmeza se não der alguns passos para trás. Precisa reverter o processo descivilizador que a esquerda brasileira, perita em ruptura da ordem, considera necessário à sua ação política.
No momento em que escrevo estas linhas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub está depondo na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Deputados da oposição demonstram estar indignados com as afirmações do ministro sobre drogas no espaço dos campi universitários. Disso que assisto na TV, colho uma comprovação de que tais partidos, malgrado os péssimos resultados, acham tudo bem assim como está. É como se com mais verbas e com a condução antiga fosse levada à perfeição uma Educação que não pode ser pior embora gaste mais, per capita, do que países vizinhos que a superam em qualidade.
Voltando ao tema do ambiente universitário brasileiro. A ira contra o ministro traz à lembrança uma frase do ministro Roberto Barroso. Na eleição de 2018, quando bateu no STF a questão da presença da PM em universidades onde se fazia escancarada campanha eleitoral para o PT, o ministro disse: 
—“A polícia, como regra, só pode entrar em uma universidade se for para estudar”. 
Já o traficante, no mesmo raciocínio de Sua Excelência, está livre para entrar e operar, sem necessidade de estudar. Tem ali um ambiente seguro para suas ações.
Não é crível que com os mesmos alunos, os mesmos professores, a mesma orientação pedagógica e o mesmo ambiente, baste pôr mais dinheiro na mesa para que tudo se resolva.
Não bastará. Será preciso 'despaulofreirizar' o Brasil. Será preciso derrotar um ensino que não inclui em suas prioridades proporcionar aos estudantes qualificação adequada ao mercado de trabalho. Falar isso em sala de aula de muitos cursos universitários no Brasil exige a cautela de proclamá-lo perto da porta e longe da janela. Perto da porta para sair correndo e longe da janela para que não o joguem por ela aqueles que priorizam a inserção dos estudantes no seu ativismo. Procurem no YouTube por “José Dirceu e escola sem partido” e o assistirão dizendo a militantes: 
—“A pior ameaça que vamos viver é a Escola sem Partido”.
______________________________
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no País. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Colunista da Folha muda a capital da Escócia: Fake News ou pura ignorância?
Sexta-feira, 13/12/2019 às 05:45
Pode ser puro azar, pois hoje é sexta-feira 13, mas é inaceitável.
Um colunista da Folha, desses tidos como “bam, bam, bam”, opinando sobre política internacional e deitando falação sobre a vitória nas eleições do candidato conservador Boris Johnson, aniquila todo o seu texto ao demonstrar desconhecimento sobre o básico.
Para o ‘canastrão’ a capital da Escócia é Glasgow.
O cidadão precisa urgentemente de aulas de Geografia e História.
Glasgow é, de fato, a maior cidade escocesa, mas a capital sempre foi Edimburgo.
Que fase da Folha...
Da Redação

NO BLOG DO RODRIGO CONSTANTINO
"Ecopirralhas" e "ecofascistas": não importa a idade, o ódio à liberdade é o mesmo
Por Rodrigo Constantino
[Quinta-feira, 12/12/2019] [16:40]
Greta Thunberg é uma menina de apenas 16 anos. Marina Silva é uma senhora com mais de 60 anos, que foi ministra do governo Lula. A diferença de idade é enorme; já a diferença de ideologia...
Marina elogia muito Greta, quem julga uma "pérola", como podemos ver:
"Marina Silva
✔@MarinaSilva
A menina Greta é uma pérola, com sua preciosa ética do cuidado. É também uma pequena fenda por onde jorra a esperança. Parabéns, @GretaThunberg, por ter sido eleita a personalidade do ano de 2019 pela revista @TIME.
3.309
16:15 - 11 de dez de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
936 pessoas estão falando sobre isso"
Difícil ver onde exatamente Greta exala esperança, uma vez que sua mensagem, além do tom de evidente ódio, é uma de escatologia e alarmismo paranoico e infundado, de que estamos à beira da extinção.
Mas eis o ponto aqui: se a causa da pirralha fosse, digamos, uma utopia liberal de privatizar tudo e reduzir o Estado à questão da segurança, vocês acham que a narrativa da mídia "progressista" e dos esquerdistas seria a mesma, de uma idealista corajosa que desafia autoridades, ou lembrariam que ela é uma menina branca, rica, mimada e um tanto doidinha, monotemática?
Essa simples pergunta expõe a hipocrisia dos "progressistas", seu eterno duplo padrão: não é de Greta que eles gostam, mas de sua mensagem, o alarmismo ambiental que cospe no capitalismo. Eles amam a ideologia "melancia", verde por fora e vermelha por dentro; a fedelha é só o instrumento.
Marina adora Greta, a jovem que cabula aulas para "salvar o planeta", mas odeia Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente com apenas 44 anos. E por essa divergência intelectual, Marina acha que Salles deveria ser alvo de impeachment:
"Marina Silva
@MarinaSilva
O pedido de impeachment do ministro Ricardo Salles está sendo reconsiderado pelo STF. Está nas mãos do STF a possibilidade de dar uma grande contribuição para ajudar no problema das mudanças climáticas e impedir a continuidade do desmonte socioambiental. https://veja.abril.com.br/blog/radar/admissibilidade-do-impeachment-de-salles-sera-julgada-pelo-plenario-do-stf/ …
Admissibilidade do impeachment de Salles será julgada pelo plenário do STF | Radar
Ministro Edson Fachin encaminhou recurso para julgamento do Plenário; A iniciativa é da Rede Sustentabilidade
veja.abril.com.br
3.877
16:03 - 12 de dez de 2019"

Não gosto de sua visão de mundo, logo, impeachment nele! A esquerda não tolera a democracia, a alternância de poder, a pluralidade de ideias. Fala em diversidade, mas exige pensamento único. Quando perde nas urnas, apela para o "tapetão". São autoritários em essência, quiçá totalitários mesmo.
E aos que reclamam do foco excessivo ao assunto Greta, vai um recado: não entenderam ainda que ela não é o alvo em si, e sim o uso que a esquerda faz dela, como instrumento, de forma totalmente oportunista e vexaminosa, explorando uma adolescente?! André Guedes resumiu bem:
"Greta hoje é só uma pirralha perdida, explorada por adultos inescrupulosos; amanhã poderá ser uma Marina Silva piorada, com pitadas de Alexandra Ocasio-Cortez, ocupando algum cargo de poder mundial. É uma visão temerária, assustadora. Essa sim, talvez uma imagem digna do alarmismo histérico..."

NO BLOG DO ALEXANDRE GARCIA
O otimismo está de volta!
Por Alexandre Garcia
[Quinta-feira, 12/12/2019] [21:51]
O melhor indício de que o otimismo está de volta é o resultado de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria encomendada ao Ibope. No geral, a pesquisa mostra o seguinte: metade dos brasileiros pesquisados está otimista, um quarto está neutro e o outro um quarto está pessimista. Então, a maioria já está otimista.
Dos empresários da indústria pesquisados, 60% acreditam que o governo está no caminho certo. A pesquisa feita em outubro mostra um crescimento de 0,8% do setor de serviços. Se a gente pegar outubro de 2016 o resultado era de queda de 1,7%.
Há quem esteja prevendo, inclusive, um crescimento do Brasil para o ano que vem de 3%. Esse ano vai ter um aumento de 1,2% no PIB. Só que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe está prevendo um crescimento de 0,1%. Ou seja, provavelmente o Brasil vai crescer 12 vezes mais, em números relativos, que o restante do continente.
A taxa Selic está no recorde e foi baixada ainda mais para 4,5%. Já estão dizendo que no início do ano vai chegar a 4%. A Caixa Econômica Federal está acompanhando isso no empréstimo imobiliário e até já baixou os juros. Os grandes bancos, por sua vez, vão ter que correr atrás também.
Neste momento os números são ótimos. O S&P, que é uma espécie de cadastro da confiança mundial, subiu o posicionamento do Brasil. A gente está começando a chegar perto do ponto de bom pagador, estamos com BB-, e continuamos a subir.
Segurança Pública
O presidente Bolsonaro já está com o pacote anticrime nas mãos para sancionar. O projeto já passou pelo Senado, o assunto já está sendo discutido com o ministro Sergio Moro para ver se vai vetar alguma coisa.
Eu acredito que vão vetar aquela história do juiz de garantias, que é o juiz que é colocado para ver se solta o pessoal. É uma espécie de Gilmar Mendes. Se o presidente vetar, não vão conseguir derrubar o veto dele porque há uma força nacional.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o ministro Sergio Moro trabalharam em conjunto nisso. Eu diria que Moro conseguiu uma ajuda de um Davi para atingir esse Golias do crime.
Saneamento
A Câmara, por 276 votos contra 124, fez aquele marco legal do saneamento básico em que é permitido privatizar o setor. Vai ter empresas privadas para tratar e distribuir a água e para tratar e recolher esgoto. O que é muito positivo já que o estado brasileiro não tem condições de investir. Essa lei vai aliviar os estados.
Combate ao crime
A Polícia e o Ministério Público continuam trabalhando. Ainda ontem (12) foi presa a filha do vice-governador de Alagoas, a Lívia Barbosa. Ela foi acusada de desviar verba da saúde pública. Isso quer dizer que aquela história do seis a cinco no Supremo não esmoreceu as autoridades.
Nesse Brasil que muda, tem que mudar também a segurança pública para que a gente possa sair à rua, festejar Natal, festas de fim de ano com mais tranquilidade como os números já estão mostrando.

NO RADAR (VEJA)
EXCLUSIVO O ‘divórcio’ de Lulinha e Jonas Suassuna na Gamecorp
No fim de outubro, Lulinha pagou 1 milhão de reais pela parte de Suassuna
Por Robson Bonin 
Publicado sexta-feira, 13 dez 2019, 09h38- Atualizado em 13 dez 2019, 10h38 - 
Em sigilo, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e Jonas Suassuna assinaram o “divórcio” milionário na aventura outrora lucrativa da Gamecorp/Oi.
No fim de outubro, Lulinha pagou 1 milhão de reais pela parte de Suassuna.
Rebatizada de BR4 após a entrada da Oi no negócio, a empresa foi levada por Lulinha para o endereço do contador João Muniz Leite, citado na Lava Jato por forjar recibos de aluguel do apartamento usado por Lula no ABC, que seria propina da Odebrecht.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA