SEGUNDA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 13/12/2019

NO O ANTAGONISTA
O fim da gravação ambiental entrou no pacote anticrime
Quinta-feira, 12.12.19 19:01
Por Renan Ramalho
Não é só no trecho que cria o tal “juiz de garantias” que os deputados conseguiram inserir, no pacote anticrime, regras processuais bacanas para os criminosos.
Ao alterar a lei de interceptações telefônicas, os nobres parlamentares estabeleceram que as gravações ambientais feitas pelas pessoas comuns ao se depararem com um crime só poderão ser usadas “em matéria de defesa”.
Ou seja: nunca para a acusação.
Exemplo: um empresário grava um político cobrando-lhe propina. Resultado: o Ministério Público não mais poderá usar a gravação como prova para condenar o corrupto.
É mais um ponto que Jair Bolsonaro tem por dever vetar.

Bolsonaro veta distribuição de 100% do lucro do FGTS aos trabalhadores
12.12.19 19:16
Jair Bolsonaro recuou de medida apresentada pelo próprio governo e vetou o repasse aos trabalhadores de 100% dos lucros obtidos pelo FGTS, informa a Folha.
Com a decisão, a distribuição volta a ser feita no formato anterior, quando eram destinados 50% dos lucros auferidos pelo fundo.
O FGTS passou a distribuir seus resultados aos cotistas em 2017, na gestão Michel Temer. Na época, foi fixado o percentual de 50%.
Neste ano, porém, o governo editou uma MP que, além de liberar saques anuais do fundo, elevou a distribuição do lucro para 100% – trecho agora revogado.

Mais um jabuti para vetar no pacote anticrime
12.12.19 19:35
Por Renan Ramalho
Os deputados inseriram no pacote anticrime regra que proíbe o juiz de proferir sentença num caso em que tenha tomado conhecimento de uma prova que venha a ser anulada.
A regra impede que o magistrado condene alguém se, por exemplo, uma prova que foi descoberta ou divulgada pela imprensa seja declarada nula por uma instância superior.
Pior: se a nova regra for aplicada ao pé da letra, pode-se chegar ao cúmulo de que o próprio juiz ou tribunal que tenha anulado essa prova, pelo simples ato de analisá-la, fique impedido de julgar o caso.

TV Escola vai acabar, diz revista
12.12.19 19:53
A coluna Radar, de Veja, informa que a TV Escola — que recentemente incluiu na programação os documentários da Brasil Paralelo — vai acabar neste ano.
Abraham Weintraub decidiu não renovar o contrato de gestão com a Fundação Roquette Pinto, que, neste ano, custou R$ 40 milhões para os cofres do MEC.

Neto de Brizola diz que homenagem a ditador celebrava ‘resistência coreana’
12.12.19 20:25
O vereador Leonel Brizola Neto, do PSOL, foi às redes hoje tentar explicar a homenagem que fez em novembro ao ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na Câmara Municipal do Rio.
Disse que o ato celebrava “o centenário da resistência coreana contra a invasão imperialista japonesa”.
Menos, Brizola Neto.

Bolsonaro imita Lula durante sua live
12.12.19 20:55
Em sua live de hoje à noite, Jair Bolsonaro imitou a voz de Lula para dizer porque vetou um projeto de autoria de Gleisi Hoffmann, informa a Crusoé.
O projeto permitiria ao MP mover ação ou investigação de agressão a menores de idade, sem necessidade de autorização dos pais.
—“Quem é a autora desse projeto? Gleisi Hoffmann. Preocupadíssima com os menores, talvez depois que o Lula falou que ‘só porque o moleque tá roubando o celular a polícia vai pra cima dele, deixa o moleque roubar em paz'”, disse Bolsonaro, imitando a voz rouca do petista.
(...)

Bolsonaro acusa imprensa de ‘fake news’ sobre câncer
12.12.19 21:16
Um dia depois de afirmar que pode ter câncer de pele, Jair Bolsonaro disse em sua live semanal nas redes sociais que a imprensa fez “fake news” com o caso, registra a Folha.
—“Teve uma fake news também que eu estava com câncer. Hoje de manhã deve estar rodando por aí um videozinho. Como sempre, eu converso com a imprensa; hoje, a imprensa preparou a primeira pergunta e eu respondi ‘não vou responder nada porque vocês disseram que eu estou com câncer, eu vou para casa'”, afirmou o presidente. “É mentira em cima de mentira”, acrescentou.
Ontem, ao voltar de exame no Hospital da Força Aérea, o próprio Bolsonaro disse aos repórteres
—“Tem um possível câncer de pele. Tenho pele clara, pesquei muito na minha vida, fiz muita atividade”.
E, hoje, a Secretaria de Comunicação da Presidência divulgou que o presidente retirou lesões e sinais no rosto, na orelha, no tórax e no antebraço.

Natal com Brexit
Sexta-feira, 13.12.19 04:53
Boris Johnson triunfou no Reino Unido.
O Partido Conservador elegeu 363 parlamentares – a maioria absoluta. O Partido Trabalhista, do líder esquerdista Jeremy Corbyn, comeu poeira com apenas 203.
O Brexit pode ser oficializado antes do Natal.

A VEZ DE LULINHA, O FENÔMENO
13.12.19 05:59
Nesta semana, finalmente, a resposta para a velha pergunta – quando chegará a vez de Lulinha — veio na forma da 69ª fase da Lava Jato, batizada de “Mapa da Mina” em alusão aos caminhos percorridos pelo filho de Lula e por seus sócios para fazer dinheiro, diz a Crusoé.
Os números gerais das transações realizadas pelas empresas dão a dimensão do portento. Segundo a Receita Federal, elas receberam em suas contas nada menos que 287 milhões de reais.
Os assinantes da Crusoé podem ler a reportagem completa aqui.
Censurada e hackeada. Por que esta jovem revista incomoda tanto?

A Lava Jato é uma unanimidade
13.12.19 06:26
Segundo o Datafolha, 81% dos entrevistados consideram que a Lava Jato ainda não cumpriu seu objetivo e deve continuar.
A Folha de S. Paulo comentou:
“Ao final do ano em que a Lava Jato foi contestada como nunca havia sido, o apoio da população à operação permanece elevado.”
Contestada por quem, exatamente? Pelo ex-presidiário Lula? Pelo STF? Pelos verdevaldianos da própria Folha de S. Paulo?

Tic-tac, hackers
13.12.19 06:37
Termina nesta segunda-feira o prazo para que o delegado Luiz Flávio Zampronha entregue o relatório final da investigação sobre os hackers que roubaram mensagens de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e companhia, diz a Crusoé.
Na própria PF, a aposta é que Zampronha, responsável pela investigação do Mensalão, guardou cartas na manga para a reta final da apuração.
Leia a nota completa aqui.

Hacker delata militante do PT
13.12.19 06:52
O hacker que delatou à PF o esquema das mensagens verdevaldianas “forneceu uma pista que pode levar a uma reviravolta no caso”, segundo a Veja.
“Luiz Molição entregou aos investigadores o nome de três novos personagens que estariam envolvidos na invasão dos celulares e na divulgação das mensagens da Lava Jato. Um deles seria um militante do PT ligado à família do ex-ministro Antonio Palocci.”

Hacker diz ter invadido celulares de Bolsonaro e de seus filhos
13.12.19 07:09
O hacker Walter Delgatti Neto, o Vermelho, deu uma entrevista à Veja.
Ele disse que invadiu o Telegram de Jair Bolsonaro e de dois de seus filhos, Eduardo e Carlos.
Segundo ele, o objetivo não era prejudicar o presidente:
—“Fiz campanha para o Bolsonaro e me arrependi depois.”
Ele disse também que colheu provas de que a campanha de Jair Bolsonaro impulsionou mensagens de WhatsApp.
É um estelionatário.

Relatora da CPI das Fake News acusa Bolsonaro e seus filhos
13.12.19 07:19
A relatora da CPI das Fake News, Lídice da Mata, acusou Jair Bolsonaro e seus filhos.
Ela disse para o UOL:
—“Os últimos depoimentos dão conta de uma participação muito direta dos filhos do presidente da República, tanto do Eduardo quanto do Carlos. Eles foram praticamente denunciados na comissão como integrantes de um ‘grupo de trabalho’ voltado para a disseminação do ódio e de fake news. Há indícios significativos desse tipo de postura.
Do próprio presidente, não há nenhuma comprovação, embora seja difícil acreditar que tudo isso tenha se passado numa campanha de alguém sem que esse alguém tenha tido conhecimento de nada, principalmente do papel dos seus filhos nesse processo.”

Vai decolar
13.12.19 07:22
A Lava Jato tem em mãos nada menos que quatro acordos de delação premiada que prometem turbinar as ações do braço paulista da operação no próximo ano, diz a Crusoé.
Leia a nota completa aqui.

Ninguém precisa de Lula
13.12.19 07:44
Diogo Mainardi, na Crusoé, faz uma retrospectiva da retrospectiva:
“O ano insuperável de 2018 foi facilmente superado por 2019. O site, durante o bolsonarismo, dobrou de tamanho mais uma vez. Ninguém precisa de Lula. Seu lugar foi ocupado por Dias Toffoli e Gilmar Mendes.”
Leia a coluna completa aqui.

“O meu filho garçom e o filho de Lula”
13.12.19 07:48
Mario Sabino, na Crusoé, faz um paralelo entre seu filho garçom e o filho de Lula:
“Em 2006, o meu filho mais velho tinha treze anos — idade que o meu caçula tem hoje — e estudava numa escola cujos professores achavam a revista Veja, da qual eu era o número dois, “fascista” (delicadeza que também costuma ser endereçada a O Antagonista). Um desses seres encantadores chegou a pronunciar o epíteto em sala de aula, com o meu filho presente. Fui à escola e exigi que o moço pedisse desculpas. O bullying, que já era grande por causa da cobertura da revista sobre o Mensalão, havia aumentado depois que publicamos a segunda reportagem sobre o caso Gamecorp, aquela empresa que fez de Lulinha um súbito milionário.”
Leia a coluna completa aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA