Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 03/12/2019

NO O ANTAGONISTA
Paz e sossego
Terça-feira, 03.12.19 07:42
Bia Kicis reproduziu no Twitter algumas imagens de um protesto em Paraty e comentou:
“Lula ainda vai descobrir que paz e sossego só vai ter na sua confortável cela em Curitiba. Nas ruas encontrará hostilidade de um povo que cansou da impunidade. Povo revoltado com a presença do bandido que deveria estar preso.”

Rosa Weber assume inquérito sobre compra de votos para eleger Cunha
03.12.19 07:30
Rosa Weber foi sorteada para relatar, no STF, o inquérito que apura a distribuição de R$ 30 milhões pela JBS a deputados para eleger Eduardo Cunha presidente da Câmara em 2014.
Edson Fachin abriu mão da relatoria porque o caso não tinha relação com a Lava Jato.

O espantoso abuso de 4 bilhões da Lava Jato
03.12.19 07:07
Em outubro, a Lava Jato ultrapassou os 4 bilhões de reais efetivamente recuperados, em cinco anos de operação, por meio da devolução voluntária de dinheiro roubado por réus e condenados, termos de ajustamentos de conduta, acordos de colaboração premiada e de leniência.
É um exagero, um abuso espantoso.

A Petrobras é ficha limpa
03.12.19 07:03
O Fundo Soberano da Noruega, o maior do mundo, tirou a Petrobras de uma lista de empresas suspeitas, diz a Reuters.
Desde 2016, os investimentos noruegueses eram limitados pelo risco de roubalheira na estatal brasileira.
A Lava Jato limpou a Petrobras.

A frente parlamentar contra a impunidade
03.12.19 06:33
A frente parlamentar em defesa da prisão em segunda instância vai ser apresentada hoje à tarde.
De acordo com O Globo, ela conta com o apoio de 171 deputados e 32 senadores.
“Os integrantes defendem a aprovação de um projeto de lei no Senado e de uma PEC na Câmara, e vice-versa, com o objetivo de ‘não deixar mais qualquer dúvida quanto ao entendimento constitucional sobre a prisão após a segunda instância’”.

Os resultados do Pisa 2018 mostram que a educação brasileira permanece um desastre
03.12.19 06:13
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) divulgou os resultados do PISA 2018, o exame de avaliação de alunos de 15 anos coordenado pela entidade e realizado a cada 3 anos.
O Brasil, para variar, ficou abaixo da média das 79 nações cujos estudantes foram avaliados. No ranking geral, o Brasil ficou em 57° lugar em leitura, em 70° em matemática e em 66° em ciências.
Quando se toma apenas o universo dos países da OCDE, que reúne os países mais desenvolvidos, o resultado mostra ainda mais acentuadamente a precariedade da educação brasileira.
Em leitura, a média dos países da OCDE em 2018 foi de 487 pontos. A do Brasil foi de 413 pontos, contra 407 em 2015.
Em matemática, a média dos países da OCDE atingiu 489 pontos. A do Brasil foi de 384 pontos, contra 377 há três anos.
Em ciências, a média dos países da OCDE alcançou 489 pontos. A do Brasil foi de 404 pontos, contra 401 no exame anterior.
50% dos alunos brasileiros ficaram entre os piores em leitura (essa proporção foi de 23% nos países da OCDE) e 68% entre os piores em matemática (24% na OCDE). Os que atingiram o alto do ranking em ao menos uma competência foram apenas 2%, contra 16% na OCDE.
É um desastre repetidamente medido desde 2000.

Centrão aguarda
03.12.19 06:13
O novo comercial do Centrão, reproduzido pela Folha de S. Paulo, termina com uma mensagem enigmática:
“Se você acredita que a solução está no centro, você não está sozinho. Aguarde.”
Aguardar até quando? 2030? 2040?

Bolsonaro melhora
03.12.19 05:58
A melhora na economia, segundo o Estadão, está melhorando também o desempenho de Jair Bolsonaro nas pesquisas.
“O resultado da economia poderá não significar necessariamente uma redução nos índices de ruim/péssimo, mas poderá elevar, na outra ponta da balança, o porcentual de ótimo/bom do presidente. Ao menos essa é a tendência demonstrada pelas sondagens disponíveis neste momento.”
A soltura de Lula, como disse o próprio Jair Bolsonaro, deve contribuir ainda mais.

Desembargador investigado ligou para primo de Aras ao receber a PF
Segunda-feira, 02.12.19 21:28
Ao receber a PF na sua casa em Salvador, o desembargador José Olegário Monção Caldas, um dos alvos da Operação Faroeste, telefonou para um primo de Augusto Aras, informa Mateus Coutinho na Crusoé.
Caldas perguntou ao parente de Aras se o PGR “poderia fazer alguma coisa”.
Leia a reportagem:
Ao descobrir que era alvo da Operação Faroeste por suspeita de envolvimento em um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o desembargador José Olegário Monção Caldas telefonou para um familiar do procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), e perguntou se o PGR “poderia fazer alguma coisa”. O episódio ocorreu … Continue lendoDesembargador investigado queria ajuda de PGR

“Vamos ter que engolir esse sapo aí”, diz Bolsonaro sobre Lula
02.12.19 20:10
Na entrevista à Record, Jair Bolsonaro disse não se incomodar com a liberdade concedida a Lula.
—“Vamos ter que engolir esse sapo aí”, disse.
Questionado se responderia às provocações do ex-presidente, respondeu:
—“Não vou polemizar com pessoa em liberdade momentaneamente e condenado em terceira instância.”

Declarações de Lula promovem intolerância, afirma Bolsonaro
02.12.19 20:45
Na entrevista ao Jornal da Record, ao ser questionado sobre a soltura de Lula, Jair Bolsonaro também acusou o petista de promover a intolerância.
—“Eu tenho como princípio respeitar as decisões dos demais Poderes. Não vou entrar em uma bola dividida como esta aí. Politicamente, tendo em vista o que ele [Lula] falou, até me ajuda. O que ele tem trazido com estas falas dele é intolerância”, disse o presidente sobre o ex-presidiário.
—“[Lula] Me acusou de estar por trás… ou melhor, me acusou frontalmente de estar envolvido na morte da Marielle [Franco], entre outras coisas. Eu não fico feliz com isso e não vejo isso como direito de expressão por parte dele”, acrescentou Bolsonaro.

Justiça proíbe autor de ameaças de ter contato visual e virtual com Bolsonaro
02.12.19 20:21
O assistente de limpeza Pedro Venício Souza Rodrigues Ferreira, investigado pela PF por fazer ameaças a Jair Bolsonaro em uma rede social, foi proibido de ter qualquer contato visual ou virtual com o presidente, informa O Globo.
A Justiça também proibiu Ferreira de se ausentar de Três Corações (MG) sem autorização judicial, de permanecer em qualquer lugar onde Bolsonaro estiver e de entrar na ESA (Escola de Sargentos das Armas).
O assistente de limpeza, que trabalhava na ESA – onde o presidente esteve na semana passada –, postou um vídeo em que afirmou estar analisando a situação na área para acertar Bolsonaro quando ele chegasse. Depois, alegou à PF que era uma “brincadeira”.

Aras tira Duprat e põe Ailton no Conselho de Direitos Humanos
02.12.19 19:51
Augusto Aras tirou do Conselho Nacional de Direitos Humanos a subprocuradora Deborah Duprat, maior representante da extrema-esquerda dentro do MPF.
Em seu lugar no órgão — ligado à pasta de Damares Alves — se fará presente o próprio procurador-geral, ou, na sua ausência, o procurador de Goiás Ailton Benedito, bolsonarista convicto.

A íntegra do parecer da PGR contra o uso das mensagens roubadas
02.12.19 18:38
“A eventual utilização da prova ilícita não beneficiaria o réu de nenhuma forma, pois não provaria sua inocência tampouco provocaria uma nulidade capaz de lhe devolver a liberdade”, afirmou a PGR ao contestar o uso das mensagens roubadas em favor de Lula.
Leia AQUI a íntegra da manifestação enviada ao STF.

Brasil tenta entender medidas dos EUA, diz chanceler
02.12.19 18:16
Jair Bolsonaro não telefonou hoje para Donald Trump para tratar da taxação de importações de aço e alumínio brasileiros, informou hoje Ernesto Araújo, segundo o relato do UOL.
Segundo o chanceler, a iniciativa anunciada não preocupa o governo brasileiro e o momento é de entendê-la – por ora, quem está a cargo das tratativas são os diplomatas brasileiros em Washington.
—“Por enquanto, estamos num nível técnico no sentido de entender as medidas. (…) Como eu digo com toda a tranquilidade, não estamos, de forma nenhuma, apurados com isso. [O momento é de] avaliar o impacto, avaliar exatamente o tipo de medida [em]que os Estados Unidos estão pensando”, declarou Araújo.

Investigado pela PF é saudado por “honrar a toga” em evento no STJ
02.12.19 17:56
Três dias após a PF fazer buscas em seu escritório, o ex-presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, foi saudado hoje, em um evento na Corte, por “honrar a toga até os dias de hoje”, informa Mateus Coutinho na Crusoé.
O elogio foi do ministro Paulo Moura Ribeiro, que presidiu a mesa com a participação de Asfor Rocha no seminário em homenagem a um ex-ministro do STJ morto em agosto.
Asfor Rocha ainda foi tratado por Moura Ribeiro como “sempre presidente” do STJ e ouviu um desagravo do ministro, antes de começar sua fala no evento.
Leia:
Três dias após a Polícia Federal fazer buscas em seu escritório, o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha foi saudado nesta segunda-feira, 2, em um evento na corte, por “honrar a toga até os dias de hoje”. O elogio foi do ministro Paulo Moura Ribeiro, que presidiu a mesa com a participação … Continue lendo

Maia falta a sessão que ele mesmo convocou para hoje
02.12.19 17:54
Rodrigo Maia faltou à sessão deliberativa da Câmara que ele mesmo convocou para esta segunda para limpar a pauta antes do recesso parlamentar, registra o Estadão.
O presidente da Casa viajou para São Paulo, para participar da premiação promovida por uma revista. Outros deputados parecem ter seguido o exemplo: até às 17h de hoje, apenas 50 haviam registrado presença no plenário da Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)