SEGUNDA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 03/12/2019

NO O ANTAGONISTA
Paz e sossego
Terça-feira, 03.12.19 07:42
Bia Kicis reproduziu no Twitter algumas imagens de um protesto em Paraty e comentou:
“Lula ainda vai descobrir que paz e sossego só vai ter na sua confortável cela em Curitiba. Nas ruas encontrará hostilidade de um povo que cansou da impunidade. Povo revoltado com a presença do bandido que deveria estar preso.”

Rosa Weber assume inquérito sobre compra de votos para eleger Cunha
03.12.19 07:30
Rosa Weber foi sorteada para relatar, no STF, o inquérito que apura a distribuição de R$ 30 milhões pela JBS a deputados para eleger Eduardo Cunha presidente da Câmara em 2014.
Edson Fachin abriu mão da relatoria porque o caso não tinha relação com a Lava Jato.

O espantoso abuso de 4 bilhões da Lava Jato
03.12.19 07:07
Em outubro, a Lava Jato ultrapassou os 4 bilhões de reais efetivamente recuperados, em cinco anos de operação, por meio da devolução voluntária de dinheiro roubado por réus e condenados, termos de ajustamentos de conduta, acordos de colaboração premiada e de leniência.
É um exagero, um abuso espantoso.

A Petrobras é ficha limpa
03.12.19 07:03
O Fundo Soberano da Noruega, o maior do mundo, tirou a Petrobras de uma lista de empresas suspeitas, diz a Reuters.
Desde 2016, os investimentos noruegueses eram limitados pelo risco de roubalheira na estatal brasileira.
A Lava Jato limpou a Petrobras.

A frente parlamentar contra a impunidade
03.12.19 06:33
A frente parlamentar em defesa da prisão em segunda instância vai ser apresentada hoje à tarde.
De acordo com O Globo, ela conta com o apoio de 171 deputados e 32 senadores.
“Os integrantes defendem a aprovação de um projeto de lei no Senado e de uma PEC na Câmara, e vice-versa, com o objetivo de ‘não deixar mais qualquer dúvida quanto ao entendimento constitucional sobre a prisão após a segunda instância’”.

Os resultados do Pisa 2018 mostram que a educação brasileira permanece um desastre
03.12.19 06:13
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) divulgou os resultados do PISA 2018, o exame de avaliação de alunos de 15 anos coordenado pela entidade e realizado a cada 3 anos.
O Brasil, para variar, ficou abaixo da média das 79 nações cujos estudantes foram avaliados. No ranking geral, o Brasil ficou em 57° lugar em leitura, em 70° em matemática e em 66° em ciências.
Quando se toma apenas o universo dos países da OCDE, que reúne os países mais desenvolvidos, o resultado mostra ainda mais acentuadamente a precariedade da educação brasileira.
Em leitura, a média dos países da OCDE em 2018 foi de 487 pontos. A do Brasil foi de 413 pontos, contra 407 em 2015.
Em matemática, a média dos países da OCDE atingiu 489 pontos. A do Brasil foi de 384 pontos, contra 377 há três anos.
Em ciências, a média dos países da OCDE alcançou 489 pontos. A do Brasil foi de 404 pontos, contra 401 no exame anterior.
50% dos alunos brasileiros ficaram entre os piores em leitura (essa proporção foi de 23% nos países da OCDE) e 68% entre os piores em matemática (24% na OCDE). Os que atingiram o alto do ranking em ao menos uma competência foram apenas 2%, contra 16% na OCDE.
É um desastre repetidamente medido desde 2000.

Centrão aguarda
03.12.19 06:13
O novo comercial do Centrão, reproduzido pela Folha de S. Paulo, termina com uma mensagem enigmática:
“Se você acredita que a solução está no centro, você não está sozinho. Aguarde.”
Aguardar até quando? 2030? 2040?

Bolsonaro melhora
03.12.19 05:58
A melhora na economia, segundo o Estadão, está melhorando também o desempenho de Jair Bolsonaro nas pesquisas.
“O resultado da economia poderá não significar necessariamente uma redução nos índices de ruim/péssimo, mas poderá elevar, na outra ponta da balança, o porcentual de ótimo/bom do presidente. Ao menos essa é a tendência demonstrada pelas sondagens disponíveis neste momento.”
A soltura de Lula, como disse o próprio Jair Bolsonaro, deve contribuir ainda mais.

Desembargador investigado ligou para primo de Aras ao receber a PF
Segunda-feira, 02.12.19 21:28
Ao receber a PF na sua casa em Salvador, o desembargador José Olegário Monção Caldas, um dos alvos da Operação Faroeste, telefonou para um primo de Augusto Aras, informa Mateus Coutinho na Crusoé.
Caldas perguntou ao parente de Aras se o PGR “poderia fazer alguma coisa”.
Leia a reportagem:
Ao descobrir que era alvo da Operação Faroeste por suspeita de envolvimento em um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o desembargador José Olegário Monção Caldas telefonou para um familiar do procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), e perguntou se o PGR “poderia fazer alguma coisa”. O episódio ocorreu … Continue lendoDesembargador investigado queria ajuda de PGR

“Vamos ter que engolir esse sapo aí”, diz Bolsonaro sobre Lula
02.12.19 20:10
Na entrevista à Record, Jair Bolsonaro disse não se incomodar com a liberdade concedida a Lula.
—“Vamos ter que engolir esse sapo aí”, disse.
Questionado se responderia às provocações do ex-presidente, respondeu:
—“Não vou polemizar com pessoa em liberdade momentaneamente e condenado em terceira instância.”

Declarações de Lula promovem intolerância, afirma Bolsonaro
02.12.19 20:45
Na entrevista ao Jornal da Record, ao ser questionado sobre a soltura de Lula, Jair Bolsonaro também acusou o petista de promover a intolerância.
—“Eu tenho como princípio respeitar as decisões dos demais Poderes. Não vou entrar em uma bola dividida como esta aí. Politicamente, tendo em vista o que ele [Lula] falou, até me ajuda. O que ele tem trazido com estas falas dele é intolerância”, disse o presidente sobre o ex-presidiário.
—“[Lula] Me acusou de estar por trás… ou melhor, me acusou frontalmente de estar envolvido na morte da Marielle [Franco], entre outras coisas. Eu não fico feliz com isso e não vejo isso como direito de expressão por parte dele”, acrescentou Bolsonaro.

Justiça proíbe autor de ameaças de ter contato visual e virtual com Bolsonaro
02.12.19 20:21
O assistente de limpeza Pedro Venício Souza Rodrigues Ferreira, investigado pela PF por fazer ameaças a Jair Bolsonaro em uma rede social, foi proibido de ter qualquer contato visual ou virtual com o presidente, informa O Globo.
A Justiça também proibiu Ferreira de se ausentar de Três Corações (MG) sem autorização judicial, de permanecer em qualquer lugar onde Bolsonaro estiver e de entrar na ESA (Escola de Sargentos das Armas).
O assistente de limpeza, que trabalhava na ESA – onde o presidente esteve na semana passada –, postou um vídeo em que afirmou estar analisando a situação na área para acertar Bolsonaro quando ele chegasse. Depois, alegou à PF que era uma “brincadeira”.

Aras tira Duprat e põe Ailton no Conselho de Direitos Humanos
02.12.19 19:51
Augusto Aras tirou do Conselho Nacional de Direitos Humanos a subprocuradora Deborah Duprat, maior representante da extrema-esquerda dentro do MPF.
Em seu lugar no órgão — ligado à pasta de Damares Alves — se fará presente o próprio procurador-geral, ou, na sua ausência, o procurador de Goiás Ailton Benedito, bolsonarista convicto.

A íntegra do parecer da PGR contra o uso das mensagens roubadas
02.12.19 18:38
“A eventual utilização da prova ilícita não beneficiaria o réu de nenhuma forma, pois não provaria sua inocência tampouco provocaria uma nulidade capaz de lhe devolver a liberdade”, afirmou a PGR ao contestar o uso das mensagens roubadas em favor de Lula.
Leia AQUI a íntegra da manifestação enviada ao STF.

Brasil tenta entender medidas dos EUA, diz chanceler
02.12.19 18:16
Jair Bolsonaro não telefonou hoje para Donald Trump para tratar da taxação de importações de aço e alumínio brasileiros, informou hoje Ernesto Araújo, segundo o relato do UOL.
Segundo o chanceler, a iniciativa anunciada não preocupa o governo brasileiro e o momento é de entendê-la – por ora, quem está a cargo das tratativas são os diplomatas brasileiros em Washington.
—“Por enquanto, estamos num nível técnico no sentido de entender as medidas. (…) Como eu digo com toda a tranquilidade, não estamos, de forma nenhuma, apurados com isso. [O momento é de] avaliar o impacto, avaliar exatamente o tipo de medida [em]que os Estados Unidos estão pensando”, declarou Araújo.

Investigado pela PF é saudado por “honrar a toga” em evento no STJ
02.12.19 17:56
Três dias após a PF fazer buscas em seu escritório, o ex-presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, foi saudado hoje, em um evento na Corte, por “honrar a toga até os dias de hoje”, informa Mateus Coutinho na Crusoé.
O elogio foi do ministro Paulo Moura Ribeiro, que presidiu a mesa com a participação de Asfor Rocha no seminário em homenagem a um ex-ministro do STJ morto em agosto.
Asfor Rocha ainda foi tratado por Moura Ribeiro como “sempre presidente” do STJ e ouviu um desagravo do ministro, antes de começar sua fala no evento.
Leia:
Três dias após a Polícia Federal fazer buscas em seu escritório, o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha foi saudado nesta segunda-feira, 2, em um evento na corte, por “honrar a toga até os dias de hoje”. O elogio foi do ministro Paulo Moura Ribeiro, que presidiu a mesa com a participação … Continue lendo

Maia falta a sessão que ele mesmo convocou para hoje
02.12.19 17:54
Rodrigo Maia faltou à sessão deliberativa da Câmara que ele mesmo convocou para esta segunda para limpar a pauta antes do recesso parlamentar, registra o Estadão.
O presidente da Casa viajou para São Paulo, para participar da premiação promovida por uma revista. Outros deputados parecem ter seguido o exemplo: até às 17h de hoje, apenas 50 haviam registrado presença no plenário da Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA