Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 09/12/2019

NO O ANTAGONISTA
DELTAN PROCESSA GILMAR
Segunda-feira, 09.12.19 08:22
Deltan Dallagnol resolveu processar Gilmar Mendes por danos morais, diz o Estadão.
Ele pede 59 mil reais.
Na ação, o procurador citou uma entrevista de Gilmar Mendes à Rádio Gaúcha, na qual o ministro do STF acusou a Lava Jato de ser uma organização criminosa, formada por “gente muito baixa, muito desqualificada”.
Ele citou também o julgamento de agravo regimental 4435, em que Gilmar Mendes chamou os integrantes da força-tarefa de “cretinos”, “gentalhada”, “desqualificada”, “despreparada”, “covardes”, “gângster”, “organização criminosa”, “voluptuosos”, “voluntaristas”, “espúrios”, “patifaria” e “vendilhões do templo”.
Assim como o julgamento do habeas corpus 166373, em que Gilmar Mendes chamou os procuradores de “falsos heróis” que combateriam o crime “cometendo crime”, numa “organização criminosa de Curitiba”, a mando de “gângster”.
Só 59 mil reais?

Paz na PF
09.12.19 08:12
“Três meses após a crise gerada pela tentativa do presidente Jair Bolsonaro de interferir na PF, a relação entre a cúpula da corporação e o governo está pacificada”, diz O Globo.
“O diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, encontrou-se em clima amistoso com Bolsonaro por três vezes em outubro e novembro, e a pressão por sua substituição arrefeceu (…).
A atuação do ministro Sergio Moro junto a Bolsonaro foi considerada essencial para a permanência de Valeixo. Interlocutores indicam que o ministro atuou para amenizar a fritura e apaziguar o clima.”

PT sem lastro
09.12.19 08:02
“Integrantes do PT e de movimentos de esquerda já discutem internamente os possíveis efeitos políticos de uma melhora da economia em 2020”, diz a Folha de S. Paulo.
“Alguns recomendam cuidado com o discurso de que tudo vai mal, pois há risco de se perder o lastro”.

Rússia dopada e banida
09.12.19 07:34
A Rússia foi banida por quatro anos de todos os eventos esportivos, inclusive os Jogos Olímpicos de 2020 e a Copa do Mundo de 2022.
A decisão foi tomada pela agência internacional antidoping.

“A guinada do Brasil para a direita parece consistente e durável”
09.12.19 07:28
As pesquisas sobre a disputa presidencial de 2022 são absurdamente prematuras.
Helio Gurovitz, porém, destaca dois fatos:
“Primeiro, a guinada do Brasil para a direita e para os valores conservadores parece consistente e durável. Não será fácil para Lula, PT ou qualquer outro nome à esquerda superá-la.
Segundo, nesse campo emergente, Moro parece ser o único nome com envergadura para superar Bolsonaro. O resto ainda está em aberto.”

As pesquisas de Bolsonaro
09.12.19 07:17
A popularidade de Sergio Moro garantiu-o no próprio governo.
Diz Josias de Souza:
“Há cinco meses, a orquestra do capitão executava para Moro uma partitura com muitos tambores e poucos violinos. Bolsonaro afastou Roberto Leonel, um pupilo do ministro, do comando do velho Coaf. Ameaçou destituir da direção-geral da Polícia Federal o delegado Mauricio Valeixo. Em junho, numa das saidinhas do Alvorada, um repórter perguntou ao presidente se confiava em Moro. A resposta soou corrosiva: ‘Eu não sei das particularidades da vida do Moro. Eu não frequento a casa dele. Ele não frequenta a minha casa… por questão até de local onde moram nossas famílias. Mas, mesmo assim, meu pai dizia para mim: Confie 100% só em mim e minha mãe’ (…).
Munido de suas próprias pesquisas, Bolsonaro se deu conta de que o excesso de tambores e a escassez de violinos poderia empurrar Moro não para a vice, mas para a cabeça de uma chapa rival.”

Líder da extrema esquerda francesa (amigo do PT) é condenado a prisão
09.12.19 06:47
Jean-Luc Mélenchon, líder da extrema esquerda francesa, foi condenado a três meses de prisão, com direito a sursis, e 8.000 euros de multa, por promover “um ato de resistência violenta com uso da força”, ao tentar impedir, no ano passado, que procuradores e policiais fizessem busca e apreensão na sede do seu partido, A França Insubmissa, em Paris.
O partido é investigado por uso de dinheiro ilegal na campanha presidencial de 2017.
Mélenchon mandou os seus camaradas forçarem a porta para entrar na sede, enquanto a busca e apreensão eram feitas, e empurrou um policial e um procurador, aos gritos de “a República sou eu” e “minha pessoa é sagrada”.
Mélenchon, amigo do PT e de Nicolás Maduro, é um Lula francês.

Perdeu, hacker
09.12.19 06:25
Os hackers verdevaldianos não afetaram a popularidade de Sergio Moro, apesar do apoio desavergonhado de toda a imprensa.
Diz Leandro Colon, da Folha de S. Paulo:
“A dificuldade em aprovar no Congresso suas bandeiras do pacote anticrime e o vazamento de mensagens trocadas com integrantes da operação não abalaram a imagem de Moro.”

Lula ajuda Bolsonaro
09.12.19 06:07
A soltura de Lula contribuiu para a melhora de Jair Bolsonaro nas pesquisas, segundo os próprios lulistas.
Diz a Folha de S. Paulo:
“A saída de Lula da prisão pode ter sido um dos ingredientes que deram alento a Bolsonaro neste Datafolha. Na visão de um petista, ainda é grande a aversão ao ex-presidente e ao PT.”

A popularidade (inabalável) de Moro
09.12.19 06:01
A popularidade de Sergio Moro segue inabalável.
Segundo o Datafolha, 53% dos brasileiros consideram seu trabalho no ministério ótimo ou bom. Outros 23% o consideram regular.
Só 21% responderam que ele é ruim ou péssimo.

Brasil está estagnado no ranking do IDH
09.12.19 05:55
Em 2018, o Brasil segue estagnado no ranking dos países por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado hoje pela ONU, composto por indicadores nas áreas de educação, saúde e renda.
O Brasil ocupa a posição 79, com IDH de 0,761. É um IDH alto (acima de 0,7), apesar da altíssima concentração de renda, o que nos puxa muito para baixo. O melhor IDH, ou muito alto (acima de 0,8), é o da Noruega: 0,952.
O país sul-americano mais bem colocado é o Chile, que está na posição 42. Pois é.

Victor Laus: diante das provas, condenação de Lula era “uma imposição”
Domingo, 08.12.19 20:56
Em entrevista ao Estadão, o desembargador Victor Laus, presidente do TRF-4, disse que não havia como não condenar Lula no processo do sítio de Atibaia, diante das provas nos autos.
“Eu estive no âmbito da Operação Lava Jato desde o seu nascedouro. Todos os julgamentos foram uma radiografia do que estava nos autos. No processo do sítio de Atibaia, existiam elementos documentais e materiais que sustentavam a acusação feita pelo Ministério Público. O juízo condenatório era uma imposição. Restava resolver a dosagem de pena”, afirmou Laus, sobre a decisão do tribunal de aumentar a pena de Lula.
Laus disse ainda:
“Em cinco anos de Operação Lava Jato, julgando casos na então 8ª Turma, eu nunca ouvi uma defesa de conteúdo material. Nunca ninguém disse: ‘meu cliente é inocente, meu cliente não tem nada a ver com isso, não há uma prova nesse processo’. Eu fiquei durante cinco anos ouvindo: ‘há uma nulidade, porque aquele documento foi feito preto e devia ser verde; aquele portão não abriu, mas devia ter fechado; ah, porque o juiz espirrou, em vez de tossir; ah, porque o promotor falou muito alto, o meu cliente ficou com medo porque ele tossiu…’. Eu não posso idealizar a forma e sacrificar o conteúdo. A verdade é essa.”
“Existe um princípio, em Direito, que é o princípio da não autoincriminação. Ninguém pode ser obrigado a se autoincriminar. A partir dessa concepção, todo réu tem direito a discordar da decisão. Então, no caso do ex-presidente, ele tem todo o direito, deve ter as suas razões, sejam elas quais forem, de discordar da decisão.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)