TERCEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 17/10/2019

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
General Villas Bôas faz advertência grave na véspera da sessão do STF
É muito sintomático e não parece coincidência que o general Villas Bôas tenha gravado um aviso surpreendente às vésperas da nova tentativa do STF de soltar Lula.
O editor publicou o vídeo no meio da tarde. Nele, o general aparece com um aparelho que o ajuda a respirar e pronuncia palavras com dificuldades, mas bem articuladas. Ele diz:
- Pensaram que a minha voz ia ser silenciada (...) Revelações profundíssimas virão.
O general não diz quem quer silenciá-lo.
Em seguida, mas desta vez em texto, usando o Twitter, foi severo ao revelar a real razão da advertência que resolveu fazer:
- Experimentamos um novo período em que as instituições vêm fazendo grande esforço para combater a corrupção e a impunidade, o que nos trouxe — gente brasileira — de volta a autoestima e a confiança. É preciso manter a energia que nos move em direção à paz social, sob pena de que o povo brasileiro venha a cair outra vez no desalento e na eventual convulsão social.
Mais abaixo, veja o vídeo com a fala do general.
Quarta-feira, 10/16/2019 08:51:00 PM

Dias Toffoli diz que votação sobre 2a. instância só sairá semana que vem
Gilmar, Toffoli e Moraes estiveram, hoje, com Bolsonaro.

No final da manhã, Bolsonaro reuniu-se com três dos 11 ministros do STF, no caso Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Alexandre Moraes. Nenhum deles, nem Bolsonaro, quiseram esclarecer as razões das conversas. Hoje também, o general Villas Bôas gravou vídeo, advertindo para "acontecimentos graves" (veja vídeo abaixo).
O ministro Dias Toffoli avisou, esta noite, que a votação do caso de prisões em segunda instância só sairá na semana que vem.
Mas a sessão de amanhã está confirmada.
O presidente do STF disse que amanhã só ocorrerão preliminares.
10/16/2019 08:54:00 PM

Saiba como será a sessão desta tarde do STF. Hoje não haverá votação
Em 1968, o presidente Cota e Silva interveio no STF para impedir atropelos de ministros desajustados

Acompanhe este resumo sobre como será a sessão de hoje que vai tratar da prisão de condenados em segunda instância.
1) Os ministros não votam – isso só ocorrerá na manhã de quarta-feira (23), 
2) A Corte fará apenas a leitura do relatório do ministro Marco Aurélio, que defende a mudança da jurisprudência, portanto a libertação de Lula;
3) Serão ouvidas manifestações de advogados, além da PGR e da AGU.
Tendência de votos:
A favor de Lula - Marco Aurélio, Celso de Melo, Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Contra Lula - Fux, Barroso, Cármen Lúcia, Fachin, Moraes
O voto de minerva poderá ser de Rosa Weber, mas ela se inclina mais pelo voto em favor de Lula.
Quinta-feira, 10/17/2019 09:36:00 AM

Polícia Federal estoura organização gaúcha de criptomoeda e prende nove
A CVM mandou a organização parar com o negócio que prometia retorno de até 100% ao longo de seis meses. Na verdade, tudo funcionava como pirâmide financeira. A PF e a RF também investigam lavam de dinheiro e sonegação. Nove pessoas já foram presas.
A foto é da própria PF.
200 agentes da Polícia Federal e da Receita Federal já estão nas ruas do RS, tudo para desmantelar uma organização criminosa, sediada em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, e ligada ao mercado de criptomoedas. É a Operação Lamanai.
O grupo não teria autorização do Banco Central para atuar na área e mesmo assim captou dinheiro de 1 milhão de clientes, captando R$ 40 milhões por dia. Os valores dos investidores eram aplicados no mercado de Foreign Exchange (FOREX), compra e venda de moedas, operações que somente são autorizadas às instituições financeiras oficiais. 
Policiais federais cumprem 65 mandados de busca e apreensão e dez de prisão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Caxias do Sul. Ordens judiciais também devem ser cumpridas em Curitiba, no Paraná; Bragança Paulista, em São Paulo; Palmas, no Tocantins; e Brasília, no Distrito Federal. Também devem ser executadas medidas judiciais cautelares para apreensão de veículos, sequestro de bens e bloqueio de valores em contas correntes.
10/17/2019 08:31:00 AM

Bolsonaro derrota Bivar. Eduardo é o novo líder do PSL na Câmara dos Deputados
Por três vezes, ontem à noite, o PSL mudou de mãos na liderança da Câmara mas, na última rodada, prevaleceu a posição dos 27 deputados que escolheram Eduardo Bolsonaro contra o delegado Waldir. Waldir, o homem do presidente nacional Luciano Bivar, conseguiu 26 votos, mas chegou a ter 32.
Contra o presidente Jair Bolsonaro colocaram-se dois deputados gaúchos: Nereu Crispim e Marcelo Brum.
O presidente ficou com o apoio dos deputados Bibo Nunes e Sanderson.
CLIQUE AQUI para saber como foi a noitada de idas e vindas, apoios e traições de última hora. Conheça, também, a lista de quem ficou contra e quem ficou a favor de Bolsonaro.
10/17/2019 08:09:00 AM

Áudios de Bolsonaro mostram como ele agiu para derrubar o líder do PSL
O presidente Jair Bolsonaro envolveu-se pessoalmente na cabala de votos para destituir a atual liderança do PSL na Câmara e eleger Eduardo no lugar do delegado Waldir.
Mais abaixo, leia notas sobre a disputa que resultou na vitória apertada de Bolsonaro.
No link abaixo, ouça áudios de conversas que deputados adversários do presidente gravaram e distribuíram, nos quais é clara a fala do presidente.
CLIQUE AQUI para ouvir.
CLIQUE AQUI para ouvir outra conversa.
CLIQUE AQUI para ouvir mais uma.
10/17/2019 08:23:00 AM

Joice Hasselmann fica ao lado de Bivar e contra Bolsonaro
A deputada Joice Hasselmann, líder do governo no Congresso, colocou-se francamente ao lado do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, e portanto contra o presidente Jair Bolsonaro.
Foi na disputa de ontem à noite pela liderança do Partido na Câmara.
Joice não tem mais condições de se manter na liderança do governo no Congresso.
10/17/2019 08:11:00 AM

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
O STF, testando a paciência dos brasileiros, vai chegando num limite perigoso
Quinta-feira, 17/10/2019 às 07:59
O STF vai chegando num limite perigoso.
Decisões atabalhoadas, desprezo pela Constituição, arrogância e a inacreditável mudança de leis para favorecer interesses escusos de um grupo nas sombras foram, devagar e sempre, acabando com a paciência e o respeito dos brasileiros decentes.
Esse, sem dúvida, foi o aviso das urnas.
E que vem sendo dado nas redes sociais.
Na real, não há palavrório em "juridiquês" que consiga tapar o Sol com a peneira gasta desses juízes: a intenção é mesmo dar a "luladasilva", o penado de Curitiba, o status de inocente da silva. E nada mais.
O resto é firula, conversa mole pra inglês ver.
O problema é que a maioria absoluta dos brasileiros de verdade não enxerga a coisa dessa forma. Não mesmo.
Nas ruas, com o atestado de inocência carimbado pelos 11 ilustres do STF, Lula vai imediatamente começar uma campanha pela presidência.
Não há, no imaginário do povo, algo mais assombroso e desonesto.
Basta imaginar como se sentiriam os cidadãos honestos deste País, aqueles mesmos que ralam dia a dia no trabalho, pagam impostos exorbitantes e respondem na Justiça pela menor falta – duramente - ao ver na rua um notório corrupto, o maior da História deste País. Favorecido descarada e imoralmente por uma justiça de dois pesos, duas medidas e duas caras.
Uma para o cidadão e outra para Lula et caterva.
Não vai prestar...cheira mal, fede.
Toffoli, o empenhado no caso, sabe bem disso.
E vai testando o saco dos brasileiros, devagar.
Já anunciou que os votos finais que decidirão a prisão ou não em segunda instância não serão proferidos hoje, e sim em sessão extraordinária já convocada para as 9h30 do dia 23 de outubro. Hoje, só um teste. Mais "juridiquês", discursos exaustivos de advogados, ministros e procuradores.
A decisão sobre o tema poderia, suspeito, ser dada amanhã mesmo, já que parece haver um funesto acordo entre os 11 que já fecha a questão contra o povo brasileiro.
Mas reza um sábio ditado popular que quem tem orifícios sensíveis tem medo.
Barrigas é que não faltam pra empurrar o imbróglio.
É fato.
Se a casa cair, não será por falta de aviso.
Ele está por aí, na voz de todo o povo, em todo o Brasil.
E até na voz do general Villas Bôas.
Para qualquer um ver.
Por Marco Angeli Full
Artista plástico, publicitário e diretor de criação.

Nenhum país do mundo prende após trânsito em julgado
17/10/2019 às 06:54
É hoje que começa a encenação no STF para a soltura dos corruptos de todo gênero e espécie.
Naquele Cenáculo Supremo vai se discutir a “constitucionalidade“ do art. 283 do Código de Processo Penal. Esse artigo foi alterado, em 2011, para se ajustar ao entendimento do STF, na época em que somente APÓS trânsito em julgado poderia haver prisão dos condenados.
Ocorre que, em 2016, esse entendimento ABSURDO, QUE NÃO É ADOTADO EM NENHUM PAÍS DO MUNDO, foi alterado pelo STF, para vigorar a decisão de que as prisões devem ser decretadas após julgamento em 2ª. instância.
Ocorre que o Congresso “ESQUECEU” de novamente alterar o Código de Processo Civil, para que seguisse a decisão do STF de 2016.
Agora, ao invés de determinar a inconstitucionalidade desse artigo 283, que é CONTRÁRIO À ORDEM PÚBLICA, os ministros do STF vão contrariar o seu próprio entendimento atual PARA SE CURVAREM ao que diz aquela norma ordinária DEFASADA e que nunca foi aplicada pela Justiça brasileira.
Trata-se de uma inversão total da ordem jurídica, mediante a anulação das decisões que levaram os corruptos à prisão.
MAIS UMA VERGONHA NACIONAL SE ANUNCIA...
Por Modesto Carvalhosa
Jurista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA