SEGUNDA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 30/10/2019

NO BLOG DO RODRIGO CONSTANTINO
Estão querendo boicotar o Brasil?
Por Rodrigo Constantino (*) 
[Quarta-feira, 30/10/2019] [14:28]
Amanhã é Halloween e a caça às bruxas está com tudo. Lembram daquela gravação do Joesley Batista com o então presidente Michel Temer? Pois é: tudo cheirava a armação do Rodrigo Janot, e era preciso adotar cautela naquele momento. A Globo, porém, foi com tudo para cima desse "escândalo", e o resultado é conhecido: a reforma previdenciária subiu no telhado. Hoje sabemos que Janot era um desequilibrado que pensava até em matar um ministro do STF e se matar depois. O estrago estava feito.
A decisão do veículo de comunicação não é trivial: diante de um "furo" de reportagem, envolvendo o presidente da República, publicar ou não publicar? Não foi a Globo que fez a gravação, afinal. Mas sua cobertura maciça, sem dúvida, atrapalhou o andamento das reformas. Lembrei desse caso ao ver a reportagem do Jornal Nacional desta terça sobre o caso Marielle.
Novamente: a empresa teve acesso ao relato do porteiro. O que fazer? Poderia ter sido mais cautelosa? Poderia. Mas fez uma reportagem com certa objetividade, mostrou que Bolsonaro não se encontrava em casa no momento, não fez ilação direta. Não obstante, contribuiu para acirrar o clima de guerra, virou de vez "o mensageiro" a ser abatido pelo bolsonarismo, que já chamava de "hiena" a mídia toda mesmo.
A questão é: quem vazou o depoimento do porteiro para a TV? Qual o motivo? Estão tentando boicotar o Brasil? É uma hipótese a ser levada em conta. O general Heleno alertou: 
"Tentam criar fato político q desestabilize o País e fomente violentas manifestações, como as q ocorrem em outros países da América Latina. Não querem o bem do Brasil, desejam apenas a volta dos seus privilégios. O povo brasileiro não permitirá q atinjam seus nefastos propósitos."
Para o general, a Globo foi "leviana" e "sensacionalista". Alguns podem achar que é exagero do general, mas até o ministro Tarcísio Gomes de Freitas embarcou nessa. O Sr. Técnica, aquele que paira acima das disputas ideológicas, que trabalha incansavelmente pelo progresso da Nação, mostrou-se irritado com tudo isso também, e desabafou:
"Sempre cobram o governo para que seja + técnico. Estamos sendo. Risco país no nível mais baixo, nova previdência, bolsa batendo recorde. Mas essa mesma tecnicidade precisa ser cobrada da imprensa. Contribuir para desestabilizar o País sugerindo uma ilação como essa é uma covardia".
De fato, quando vemos no dia seguinte da reportagem do JN uma matéria na revista Época fornecendo o motivo para Bolsonaro querer matar Marielle, até então totalmente ausente, fica a impressão de que dobraram a aposta. Carlos Bolsonaro teve uma briga com a vereadora do PSOL. Ele foi xingado de fascista. Se Carluxo fosse matar todos que o xingaram de fascista, já teríamos um genocídio no País.
O funcionário repetia com calma, e explicava o que havia dito, mas Carlos não ouvia", diz um trecho. Ele repetia com calma que Carlos é mesmo um fascista? E o vereador ainda ficou irritado?! Em outra passagem, a revista diz: 
"Segundo antigos assessores da vereadora, Carlos só entrava no elevador quando estavam assessores brancos de Marielle". Mas o que é isso?! Então o filho do presidente não entrava porque o assessor era negro, não porque fora xingado por ele?! E a fonte é o próprio PSOL? Como ele anda, então, com Helio Negão?
A mídia em geral precisa ser mais prudente, controlar seus militantes psolistas infiltrados e disfarçados de jornalistas. Esse tipo de coisa produz apenas mais instabilidade política, num momento em que precisamos avançar urgentemente com as reformas. É necessário distensionar o ambiente. A quem interessa esse cenário de guerra? Não ao Brasil. Nem mesmo à busca pela verdade, missão nobre do jornalismo. Jornalismo traz consigo responsabilidades. Quando vira campanha contra o governo, não pode reclamar depois da perda de credibilidade. O público não é bobo e percebe o jogo...
PS: Estou defendendo Bolsonaro nesse caso, e alguns perguntam se mudei de lado. Não entenderam ainda que não sigo a lógica tribal? Estou defendendo até Dudu e Carluxo! Não importa que eles mintam sobre meu passado profissional. É senso de justiça, busca pela verdade, honestidade. Eis o meu "lado". Se eles não merecem essa defesa, não importa; minha régua moral jamais será a do outro, mais baixa.
PS 2: Que fique claro: condeno a postura da Globo nesse caso, apesar de entender que não é ela a origem do relato, mas não endosso de forma alguma o uso da renovação da licença como instrumento nessa guerra, como sugerem vários bolsonaristas. Isso seria inaceitável e uma afronta à liberdade de expressão, estilo chavismo com sinal trocado. Não é para governo controlar licença de TV coisa alguma, justamente para evitar tal risco, tal tentação autoritária. Quem se sentir lesado pelo trabalho da mídia deve recorrer ao devido processo judicial.
(*) Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.


NA COLUNA DO ALEXANDRE GARCIA
Reação do STF ao vídeo do leão de Bolsonaro foi grosseira e rudimentar
Por Alexandre Garcia
[Terça-feira, 29/10/2019] [23:23]
O presidente Jair Bolsonaro precisou pedir desculpas ao Supremo Tribunal Federal e a outras instituições por causa de uma postagem que ele disse que não é dele. No vídeo, Bolsonaro é retratado como um leão velho e enfraquecido atacado por hienas.
As hienas do vídeo têm um ícone em cima com nome de instituições como: CUT, PT, OAB, CNBB, STF, coisas assim. Depois o leão é salvo por um leão jovem chamado “conservador patriota”, talvez filho do leão velho, e espanta as hienas.
Quando vi a primeira vez, eu pensei: “isso não é de Bolsonaro”. Pelo temperamento dele, ele não se retrataria como um leão velho e fraco. Foi alguém que fez isso. E até de modo grosseiro e rudimentar houve a reação dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio.
Bolsonaro pediu desculpas. Disse que não foi ele quem postou, mas de alguém que tem acesso a conta de Twitter dele. Lamentável esse episódio. O presidente disse que ia fazer uma retratação maior.
Divergências de lado
Bolsonaro deveria ir à posse – não sei se já decidiu ir – do presidente argentino, Alberto Fernández. Primeiro, porque terminou a campanha eleitoral. O próprio Macri, que foi derrotado, já o recebeu em um café da manhã. Os dois estão conversando.
A transição está sendo muito amistosa e fraterna. O presidente recém-eleito chamou o Macri de irmão, vejam só. Então o presidente do vizinho do norte (Bolsonaro) bem que poderia dar uma recuada na campanha em que ele se meteu apoiando Macri.
O novo presidente da Argentina também. Em campanha ele veio visitar o ex-presidente Lula e entrou no 'Lula Livre' em Curitiba. Fernández afirmou que Lula está preso injustamente. Os dois presidentes precisam resolver isso porque Brasil e Argentina estão juntos.
Os empresários brasileiros que exportam para a Argentina estão preocupados. Tem gente que exporta veículo e autopeças que disse que o importador argentino falou que o Fernández é um moderado e que ele é pela economia de mercado e pelo equilíbrio fiscal.
Os calçadistas gaúchos estão preocupados também, porque se houver populismo como o congelamento e o aumento de salário, como falaram, vai ser ruim para os exportadores brasileiros. Medidas populistas são a fórmula da implosão do país.
O Brasil é o primeiro fornecedor da Argentina e a Argentina, depois de China e Estados Unidos, é o terceiro maior fornecedor do Brasil. Então não há interesse nenhum em quebrar essa relação, que tem que ser pragmática. Os dois precisam deixar de lado as divergências políticas.
A nova mania brasileira
Na terça-feira (29), estive mediando um debate envolvendo companhias aéreas brasileiras. Os CEOs da Latam e da Gol, o secretário de Transporte Aéreo Civil e o superintendente da Anac estavam presentes.
Nós falamos sobre o futuro da aviação brasileira, que é um mercado muito competitivo. Elas estão na altura das demais companhias aéreas do mundo, mas estão sofrendo muito com os altos custos do Brasil e com a judicialização, que é a nova mania brasileira.
As companhias aéreas são processadas pela meteorologia ou por conta de um drone que interrompeu as decolagens. Ao mesmo tempo, os impostos são altos, o querosene no Brasil tem uma carga fiscal muito grande.
Parece que tudo isso está se encaminhando para ser resolvido. Assim, nós teremos condições de estimular o turismo inclusive, desde que ofereçamos segurança pública para quem quiser nos visitar e para nós brasileiros.
Terceira via?
No dia 7 de novembro vai ser retomado o julgamento da prisão em segunda instância no STF. O noticiário disse que o presidente da Corte, Dias Toffoli, está inventando uma terceira saída.
Eu fico morrendo de medo de uma invenção de um presidente do Supremo. Da última vez que um presidente da Casa, a época Ricardo Lewandowski, inventou algo foi no julgamento de Dilma e acabou rasgando pelo meio o parágrafo único do artigo 52 da Constituição.
Durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, Lewandowski liberou a presidente impedida a participar de eleição. Isso foi uma agressão à Constituição, gravíssima. Eu estava estava cobrindo e percebi isso. São coisas do Brasil, jabuticabas brasileiras."

NA AGÊNCIA BRASIL
Bolsonaro assina acordos e diz que “Brasil tem mar de oportunidades”
Publicado em 30/10/2019 - 13:19
Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil Brasília
No último dia de sua viagem à Ásia e ao Oriente Médio, o presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (30) acordos com a Arábia Saudita e disse que o Brasil tem “um mar de oportunidades” e muito a oferecer aos investidores. 
- “O Brasil está no caminho certo, hoje há uma independência de verdade entre os poderes Executivo e Legislativo, onde cada Poder trabalha, mas voltado para o mesmo norte: o desenvolvimento do nosso País”, disse durante participação em um fórum sobre investimentos futuros.
- “O Brasil tem um mar de oportunidades. Acredito que nenhum país do mundo tem o que nós temos, com toda a certeza, uma das melhores terras agricultáveis do mundo, que pode garantir aos senhores a segurança alimentar. No tocante à carne também, temos um mercado enorme, cada vez mais nossas plantas frigoríficas ganham certificação internacional”, disse, destacando ainda os juros e a inflação baixos, a queda do desemprego e do risco-Brasil e a aprovação da reforma da Previdência, que “é o remédio que tínhamos que aplicar para que o Brasil sobrevivesse”.
Antes do evento, em Riad, Bolsonaro se reuniu com o C.E.O. do SoftBank Group, Masayoshi Son, e com o rei da Arábia Saudita, Salman Bin Abdulaziz Al Saud. Foram celebrados atos em várias áreas, entre elas defesa e serviços militares; pesquisa industrial, desenvolvimento e tecnologia de defesa; cooperação cultural; e parcerias entre as entidades sauditas e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Também foi assinado acordo para a facilitação de vistos de viagem para cidadãos brasileiros e sauditas. Os vistos de visitas para os cidadãos dos dois países serão agora de múltiplas entradas, com prazo de validade de até cinco anos, para um período de estada de até 90 dias.
Na noite de ontem (29), Bolsonaro também participou de jantar com autoridades e investidores de diversos países e anunciou a parceria com o Fundo de Investimento Público saudita (PIF), que pode resultar no desenvolvimento de projetos de até US$ 10 bilhões no Brasil.
O presidente deixa hoje Riad, na Arábia Saudita. Ele esteve também no Japão, na China, nos Emirados Árabes e no Catar apresentando as reformas que o governo vem empreendendo na área econômica e as oportunidades de investimentos no País.

NO TERÇA LIVRE
Rede Globo: Renovação da Concessão ou Caos
A impossibilidade de obter as certidões negativas para renovação da concessão ou o simples gosto pelo caos. Qual hipótese motiva a Rede Globo?
Quarta-feira, 30/10/2019
O apresentador e editor-chefe da redação do Jornal Nacional-Rede Globo, William Bonner, anuncia uma matéria dos jornalistas Paulo Renato Soares, Tyndaro Menezes e Leslie Leitão “envolvendo” o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro no assassinato da vereadora do PSOL Marielle Franco do PSOL-RJ.
Surpreso? Sim, um pouco. Mas é compreensível.
Um vaidoso apresentador-editor-chefe do JN com o âmago ferido ao vivo em rede nacional (há um ano atrás) e jornalistas esquerdistas, um deles com o mesmo sobrenome de Míriam Leitão, a ex-guerrilheira e jornalista que “sobrenaturalmente” foi obrigada a ler uma constrangedora “nota psicografada” do antigo chefe (e apoiador do regime militar) Roberto Marinho, resolveram dar o “troco” após um ano da eleição do desafeto hoje presidente do Brasil.
O nível do “jornalismo investigativo” apresentado somente reforça o que Jair Bolsonaro havia relatado antes de ontem: não passam de hienas que vivem às custas de carcaças.
A matéria “jornalística” não deixa de demonstrar que há muitas pessoas que tem total interesse de desestabilizar o governo democraticamente eleito e levar o Brasil ao caos.
É uma guerra declarada.
De um lado uma poderosa mas decadente emissora de âmbito nacional e seus jornalistas esquerdistas, de outro lado o presidente eleito com ajuda das tias do zap-zap, dos defensores da lei e ordem, das pessoas cansadas de corrupção, dos liberais anti-PT e dos conservadores.
A principal batalha, as eleições de 2018, foram vencidas pelo improvável candidato Jair Bolsonaro.
A batalha em curso conta com os derrotados na eleição e com os caroneiros-desertores de primeira hora contra o presidente.
O Brasil merecia sorte melhor.
Temos que assistir atônitos, com ares de “exclusividade” e “jornalismo de qualidade”, uma matéria sem pé nem cabeça que contradiz todo o rumo da investigação do assassinato da vereadora do PSOL-RJ.
O mecanismo é foda. Logo no início da reportagem já se subentende o sentido da “reportagem”: levar o caso Marielle para o STF e chantagear o presidente eleito.
O mesmo STF que atua para soltar Lula, um dos mentores da morte do prefeito Celso Daniel, do PT-SP, de acordo com Marcos Valério, o operador financeiro do mensalão petista.
A renovação da concessão da Rede Globo de televisão é um negócio bilionário. A simples hipótese de não-renovação já inviabiliza contratos de longo prazo da emissora.
Mas este problema pode ter sido criado pela própria emissora.
De acordo com inúmeros blogs e sites esquerdistas na internet, a servidora da Receita Federal, Cristina Maris Ribeiro da Silva, interrompeu suas férias para ir, no dia 2 de janeiro de 2007, adentrar as dependências da RF e roubar inúmeros processos de autuação por não pagamento de ICMS.
O processo em que a Rede Globo estaria envolvida seria de R$ 600 milhões devidos ao Estado do Rio de Janeiro por não pagamento de ICMS sobre propagandas e sonegação de impostos na aquisição dos direitos da Copa do Mundo FIFA 2002.
Cristina chegou a ser presa em 2007, mas solta por um habeas corpus concedido por Gilmar Mendes.

A hipótese levantada pelo jornalista esquerdista do DCM e ex-funcionário da Rede Globo, Joaquim de Carvalho, é plausível.
A Rede Globo não possuiria as certidões negativas em 2007, o processo sumiu às vésperas de ser executado e virar dívida ativa. Posteriormente, a companhia reconheceu o débito, aderiu ao Refis e quitou o débito. Com aquele desconto camarada que era dado aos grandes devedores do Estado.
Até 2022 a emissora terá que estar com as certidões negativas de débitos em ordem. O presidente acolhe o pedido de renovação e encaminha para o Congresso Nacional que vota pela renovação ou não da concessão.
O que se pode interpretar das Demonstrações de Resultados da Globo Comunicação e Participações S.A. é que o conglomerado enfrenta redução significativa dos resultados operacionais em 2018. Devido ao seu robusto caixa, as receitas financeiras superam as despesas. No entanto o crescimento das despesas financeiras crescem significativamente.
Não há hipótese de dificuldades financeiras no curto prazo a não ser que os resultados operacionais continuem ruins por alguns anos. O que é absolutamente possível, dado o desgaste da emissora junto à opinião pública e o crescimento da internet como fonte de informação. 
REORGANIZAÇÃO INTERNA E POSSÍVEL CONFLITO
Há reportagens que indicam que a Globo está renegociando os contratos de seus funcionários do regime de Pessoa Jurídica para CLT (carteira assinada).
A alteração implica menos dinheiro no bolso do funcionário e mais encargos trabalhistas. No entanto, menos processos trabalhistas para a companhia.
Não entendo que a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas seria prerrogativa para renovação da concessão da emissora de televisão.
Mas acredito que é um motivo suficiente para inflamar os jornalistas da emissora contra o presidente visto que este expôs tais contratos “PJs”em duas ocasiões no ano passado (entrevista com presidenciáveis na Globo News e no Jornal Nacional).
Neste caso o time de redação estaria atuando de forma autônoma, simplesmente para desestabilizar a presidência por livre e espontânea esquerdopatia.
UMA OUTRA HIPÓTESE – A DA GLOBO NÃO POSSUIR CAPACIDADE DE OBTER AS CERTIDÕES NEGATIVAS
“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu… …que só é possível a expedição de certidões de regularidade fiscal para matriz e filiais se todos os estabelecimentos estiverem em situação regular.
Com a decisão, se uma das filiais da empresa, por exemplo, tiver débitos em aberto, nenhuma das demais ou a matriz poderão ter acesso às certidões negativas de débito ou certidões positivas com efeitos de negativas – que serve para casos em que a exigibilidade da dívida está suspensa ou há garantia em ações judiciais.
Até então, a jurisprudência do STJ considerava matriz e filiais como contribuintes autônomos e, por esse motivo, tratava a situação da regularidade fiscal de forma individualizada. A decisão tem um impacto grande para as empresas, principalmente para aquelas que contratam com o poder público. As certidões costumam ser exigidas tanto em licitações como em parcerias público-privadas.
E aqui pode sustentar a hipótese que a Família Marinho atua deliberadamente para desestabilizar o presidente eleito.
Ciente do cenário adverso de suas empresas no médio prazo e a possibilidade de não se adequar às exigências legais para a renovação das concessões de rádio e televisão, os Marinhos em conjunto com seus funcionários declaram guerra aberta contra o presidente eleito no objetivo de levar o Brasil ao caos.
E assim garantir sua sobrevivência com um novo governo adepto do toma-lá-dá-cá entre imprensa tradicional e governo: me dá dinheiro e renova minha concessão que te deixo em paz.
Fontes:
http://www.intervozes.org.br/direitoacomunicacao/?p=19334https://www.conversaafiada.com.br/pig/dcm-globo-deve-mais-de-r-750-milhoes-ao-rjhttps://www.conversaafiada.com.br/pig/mulher-que-sumiu-com-processo-da-globo-na-receita-vai-em-canahttps://www.diariodocentrodomundo.com.br/presa-a-mulher-que-ajudou-os-donos-da-globo-a-se-livrarem-de-um-processo-por-crime-de-sonegacao-por-joaquim-de-carvalho/amp/https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/07/1312205-ex-servidora-do-fisco-e-condenada-a-prisao.shtmlhttps://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-como-a-globo-conseguiu-renovar-a-concessao-apesar-de-dever-ao-fisco/https://www.diariodocentrodomundo.com.br/author/joaquim-de-carvalho/https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2019/06/13/globo-sugere-renegociar-contratos-de-jornalistas-e-causa-tensao-e-duvidas.htmhttps://rd1.com.br/jornalistas-da-globo-entram-em-crise-com-possivel-diminuicao-de-salario/https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2019/08/28/stj-muda-entendimento-sobre-emissao-de-certidoes-fiscais.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA