Pular para o conteúdo principal

QUARTA EDIÇÃO DE SÁBADO, 03-8-2019

NO O ANTAGONISTA
Dodge defende suspender inquérito aberto pelo STF
03.08.19 11:12
A PGR opinou a favor do pedido da ANPR para que o STF suspenda o inquérito que apura supostas ofensas aos ministros da Corte.
Segundo Raquel Dodge, o inquérito foi instaurado “sem participação do Ministério Público, em afronta à Constituição e ao sistema acusatório”.
A Procuradoria afirmou que o STF definiu que “a iniciativa do procedimento investigatório originário cabe exclusivamente à PGR, que deve requerer a sua instauração àquela Corte Suprema”.
“Trata-se de ofensas ‘chapadas’, detectáveis de plano e insanáveis, representando vícios originários”, disse.
Dodge afirmou também que, “ainda que se depare com crimes de gravidade notória, como o são os dirigidos contra seus próprio membros, o STF, ainda que movido pelo fim de combatê-los, deve se manter adstrito ao regime democrático, ao devido processo legal, ao sistema acusatório e às liberdades de expressão e de imprensa”.
Clique aqui para ler a íntegra da manifestação da PGR.

“Não há como imaginar situação mais comprometedora da imparcialidade dos julgadores”
03.08.19 13:19
Como registramos mais cedo, Raquel Dodge opinou a favor do pedido da ANPR para que o STF suspenda o inquérito que apura supostas ofensas aos ministros da Corte.
Em sua manifestação, a PGR ressaltou ser inconstitucional o fato de Dias Toffoli ter aberto o inquérito e indicado o ministro relator.
“Aqui, um agravante: além de investigador e julgador, o Ministro Relator do Inquérito 4781 é vítima dos fatos investigados – que seriam ofensivos à ‘honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares’. Não há como imaginar situação mais comprometedora da imparcialidade e neutralidade dos julgadores – princípios constitucionais que inspiram o sistema acusatório.”

Dodge compara inquérito do STF a ‘tribunal de exceção’
03.08.19 15:42
No parecer contrário ao inquérito aberto pelo STF para apurar supostos ataques aos ministros da Corte, Raquel Dodge afirmou que as investigações usurpam as competências do Ministério Público e criam um “verdadeiro tribunal de exceção”.
“A usurpação de competências constitucionais reservadas aos membros do Ministério Público e sua investigação por verdadeiro tribunal de exceção, evidenciam as ilegalidades apontadas”, afirmou.
“Se o Ministério Público é privado de realizar essa avaliação, ela será feita diretamente pelo magistrado, que, então, atuará como investigador. Tal dinâmica ofende, a um só tempo, o princípio da separação de poderes e o sistema acusatório vigente no País.”

Polícia prende mais um suspeito de roubo de 720 kg de ouro
03.08.19 17:10
A Polícia Civil de São Paulo prendeu na noite de sexta-feira, em Praia Grande, o quarto homem suspeito de ter participado do roubo de quase 720 quilos de ouro no aeroporto de Guarulhos.
O nome do suspeito não foi divulgado. Outros três permanecem presos.

Tiroteio em shopping no Texas
03.08.19 15:24
A Polícia de El Paso, no Texas, informou neste sábado que um grupo de atiradores invadiu um shopping da cidade e disparou contra várias pessoas.
Segundo a CNN, são pelo menos 18 feridos.
A prefeitura e a polícia afirmam que um suspeito foi detido e que há mortos, mas não foram divulgados números.

TCU manda Receita detalhar investigações sobre autoridades
03.08.19 14:14
O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, deu 15 dias para que a Receita Federal detalhe os procedimentos abertos nos últimos cinco anos relacionados a fiscalizações que envolvam autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, bem como de seus cônjuges e dependentes.
O objetivo, segundo Dantas, é apurar indícios de irregularidades praticadas na Receita, como possível desvio de finalidade dos auditores.
A Receita também deverá informar o nome de todos os servidores designados para atuar nesses processos ou que tenham acessado informações sobre as autoridades.

“A gente só vê esquerdista brigando com Sergio Moro”
03.08.19 12:39
Em sua entrevista à BBC Brasil, Janaina Paschoal comentou sobre o pedido de impeachment do ministro Dias Toffoli, protocolado nesta semana no Senado, e sobre o caso Flávio Bolsonaro.
- “O que escrevemos no pedido de impeachment procede porque: quem são os defensores da Lava Jato e desse processo de depuração no País? São os direitistas. São os direitistas.
A gente só vê esquerdista brigando com Sergio Moro, desmerecendo a Lava Jato, dizendo que nada foi real, acusando.
Quando vem uma decisão dessas [suspender investigações do Coaf sem autorização judicial], que pode matar não só a Lava Jato, mas todas as outras apurações do País, em um pedido de uma pessoa [Flávio Bolsonaro] que tem uma representatividade forte na direita – não estou nem entrando no mérito de ser filho do presidente – o que acontece? Congela os indivíduos.
Tem muita gente que está sem saber: e agora? Se eu critico essa decisão estou criticando o filho do presidente, o presidente. As pessoas muito misturam essas coisas. Por isso tento fazer uma análise distanciada olhando para a questão do ponto de vista jurídico.”

“Sou Bolsonaro apaixonado”
03.08.19 12:13
O episódio em que Jair Bolsonaro chamou governadores de “paraíbas” não afetou a opinião do presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Beto Studart.
Em evento nesta sexta-feira que contou com a presença de Tasso Jereissati, relata a Crusoé, Studart afirmou ser “Bolsonaro apaixonado”.
Leia a nota completa aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)