PRIMEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 30/7/2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Terça-feira, 30/07/2019
Levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa para esta coluna e para o site Diário do Poder mostra que existe amplo apoio aos planos de privatização de empresas públicas; apenas 27% dos entrevistados disseram que nenhuma das estatais deve ser vendida. No DF, o Metrô é a preferida para ser privatizada, com 40% de menções. Depois vem a Cia. Elétrica de Brasília e Companhia de Saneamento da capital.

30/07/2019
Para 22,2% dos entrevistados, o Banco Regional de Brasília (BRB) deve ser a prioridade nas privatizações.

30/07/2019
Os ataques do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, provocam incômodo e até engulho em advogados e presidentes estaduais da entidade. Demonstrando ligações a setores de oposição, ele tem atacado, até no campo pessoal, Sérgio Moro (Justiça) e o presidente Bolsonaro. Os presidentes da OAB/MS e OAB/RS declararam repúdio a recentes declarações de Cruz, mas ambos também repudiaram as declarações de Bolsonaro sobre o pai do presidente da OAB nacional.

30/07/2019
Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche diz que Santa Cruz critica Moro sozinho. Mas críticas de Bolsonaro ao pai dele são “inaceitáveis”.

30/07/2019
O hacker Walter Delgatti, vulgo “Vermelho”, disse precisar de Manuela D’Ávilla para intermediar contato com Glenn Greenwald. Mas os outros contatos, incluindo Sérgio Moro, ele conseguiu através de invasões.

30/07/2019
Faz sucesso nas redes sociais a hashtag “Cunha Preso Político”, que ganhou até perfil próprio no Twitter. A piada compara os casos do ex-presidente da Câmara preso com o também presidiário petista Lula.

30/07/2019
As vendas dos títulos do Tesouro Direto bateram recorde nos primeiros meses deste ano: R$ 18,6 bilhões investidos. É o maior resultado para um primeiro semestre desde 2002, quando o programa foi criado.

30/07/2019
O Brasil produz hoje 250 mil toneladas de cacau, mas o Ministério da Agricultura pretende impulsionar o setor para elevar a produção a 400 mil toneladas/ano, patamar que já foi atingido em anos anteriores.

30/07/2019
A Conferência de Estimativa Demográfica da Flórida, nos EUA, diz que o estado norte-americano recebe 300 mil novos residentes por ano. É o mesmo número estimado de brasileiros que vivem no estado.

30/07/2019
A frente parlamentar em Defesa do Nordeste protocolou ação contra Bolsonaro na PGR. São 203 parlamentares que integram a frente. E são 224 frentes parlamentares no Congresso, todas criadas em 2019.

30/07/2019
A invasão de hackers aos celulares de autoridades cancela o direito à privacidade das vítimas?

NO O ANTAGONISTA
De folga, ministro da Ciência leva assessora aos EUA; pasta paga despesas
Segunda-feira, 29.07.19 16:00
Nos 12 dias de folga que tirou para viajar para os EUA, Marcos Pontes levou com ele uma funcionária do Ministério da Ciência e Tecnologia, a assessora especial Christiane Gonçalves Correa, informa Bela Megale em O Globo.
Segundo despacho assinado pelo ministro, Christiane teria a função de acompanhá-lo em suas agendas com autoridades dos EUA, de 13 a 25 de julho.
Pontes, porém, tirou o período como licença não remunerada – ou seja, a viagem não fez parte da sua agenda oficial.
As despesas da ida da assessora a Orlando foram pagas pelo ministério, segundo documento do Diário Oficial. A pasta ainda não se manifestou sobre o caso.

Cotado para PGR nega ter perdido processos no STF
29.07.19 16:02
O subprocurador-geral da República, Augusto Aras contestou levantamento publicado hoje pelo Valor, segundo o qual teria perdido 9 de 10 processos no Supremo.
Em nota, esclareceu que as ações tiveram atuação de seu filho, que tem o mesmo nome. Aras informou que foi sócio do escritório até 2010 (ele pode advogar, porque entrou no MPF antes de 1988), mas que hoje se dedica apenas às atividades de subprocurador-geral e professor da UnB.
“O fato de Augusto Aras ter se afastado da militância advocatícia não significa que as procurações que lhe tenham sido outorgadas por clientes deixem de existir nos autos dos processos em curso. Elas continuam vinculadas aos processos, mesmo que ele não atue neles”, diz a nota.

‘Se houve conluio entre jornalistas e hackers, há crime de ambos’, diz presidente da CCJ
29.07.19 16:15
Felipe Francischini disse que, se ficar provado um “conluio” entre hackers e jornalistas para a divulgação de mensagens roubadas da Lava Jato, todos os envolvidos cometeram crime.
O presidente da CCJ da Câmara afirmou, porém, que não há irregularidade apenas na divulgação jornalística de conteúdos obtidos de forma ilegal, assim como não se pode falar na condenação de quem foi alvo dos grampos.
Leia a reportagem de Igor Gadelha na Crusoé:
O presidente da CCJ da Câmara, Felipe Francischini (foto), alerta que, se ficar provado um “conluio” entre hackers e jornalistas para a divulgação de mensagens de procuradores da Lava Jato, todos os envolvidos na negociação cometeram crime. Ele pondera, contudo, que não há irregularidade apenas na divulgação jornalística de conteúdos obtidos de forma ilegal, assim como … Continue lendo

Não foram os militares que mataram o pai do presidente da OAB, diz Bolsonaro
29.07.19 16:34
Agora há pouco, Jair Bolsonaro foi ao Facebook falar do caso do pai de Felipe Santa Cruz, o presidente da OAB (Fernando Santa Cruz, desaparecido em 1974).
Segundo o presidente, Fernando não foi morto pelos militares, mas os próprios colegas do grupo de esquerda do qual ele participava, a AP (Ação Popular), “sumiram com ele”.
“Se militares eram tão maus assim, por que entregamos o poder em 85 à oposição?”, perguntou Bolsonaro na live – feita enquanto ele cortava o cabelo, como se vê no vídeo abaixo.
https://www.oantagonista.com/brasil/nao-foram-os-militares-que-mataram-o-pai-do-presidente-da-oab-diz-bolsonaro/

O trio em defesa de Manu
29.07.19 16:59
A colunista social da Folha divulgou a íntegra de uma nota que presta solidariedade à ex-deputada Manuela D'Ávila e pede o afastamento de Sergio Moro do Ministério da Justiça.
Atenção para o trio de signatários do texto: Fernando Haddad, Flávio Dino e Guilherme Boulos.

‘Não tinha ninguém armado para dar um tiro nele’, diz Bolsonaro sobre ataque no Rio
29.07.19 17:28
Jair Bolsonaro lamentou o fato de não ter ninguém armado para atirar no morador de rua que surtou ontem, perto da Lagoa Rodrigo de Freitas, e esfaqueou sete pessoas. Duas morreram e cinco ficaram feridas.
O comentário foi feito durante transmissão ao vivo pela internet, enquanto cortava o cabelo.
“Você pode ver: no Rio de Janeiro… foi ontem isso aí? Um morador de rua esfaqueou, matou, executou duas pessoas no Rio de Janeiro. Agora, não tinha ninguém armado para dar um tiro nele, é impressionante. Mas tudo bem. Estava drogado o cara? Tá certo. Viciado em drogas.”

Bretas nega recurso baseado em decisão de Toffoli sobre Coaf
29.07.19 17:36
Marcelo Bretas negou o primeiro recurso de um réu da Lava Jato com base na decisão de Dias Toffoli suspendendo investigações que tenham usado dados do Coaf sem autorização judicial, informa Fausto Macedo.
Acusado de atuar como operador no esquema de Sérgio Cabral, o economista Lineu Castilho Martins havia pedido a suspensão de seu processo baseado na decisão de Toffoli.
Ao negar o pedido, Bretas alegou que a denúncia contra Martins “foi instruída com 37 documentos, o que equivale [a] dizer que a ausência ou a retirada do relatório do Coaf não modificaria as decisões até agora tomadas”.
“O MPF logrou trazer outros elementos, muitos dos quais obtidos de forma independente do trabalho do Coaf, para corroborar suas alegações e, consequentemente, embasar as decisões”, acrescentou o juiz da Lava Jato no Rio.

MPF ainda não identificou vestígios de não-indígenas onde cacique Waiãpi foi morto
29.07.19 17:47
Em entrevista coletiva nesta tarde, o procurador do MPF do Amapá Rodolfo Lopes afirmou que as investigações preliminares na terra indígena Waiãpi ainda não identificaram vestígios da presença não-indígena na área em que o cacique Emyra Waiãpi foi morto.
Segundo o promotor, cerca de 25 policiais participaram da procura por vestígios hoje de manhã. Os peritos foram guiados por lideranças indígenas no terreno próximo à cidade de Pedra Branca do Amapari, no Amapá.
“Não se confirma, por ora, [a acusação] de que houve invasão nessa terra. Não há vestígios de invasão nesses locais para onde os peritos foram levados por lideranças indígenas. Mas não se descarta a possibilidade de invasão.”

Funcionários do Correios anunciam greve a partir de quarta
29.07.19 17:57
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) comunicou ao presidente dos Correios, Floriano Peixoto, que vai começar uma greve às 22h desta quarta, informa a Época.
Em ofício, a Fentect esclarece que a paralisação se dá por causa das “reivindicações não atendidas pela empresa na mesa de negociação” e por falta de “reajuste salarial e contra a retirada de direitos históricos da categoria”.
A greve, segundo a federação, será por tempo indeterminado. Os funcionários dos Correios irão amanhã ao TST, que tenta mediar o impasse.

Lupi na Palestina
29.07.19 18:02
Carlos Lupi, presidente do PDT, o deputado André Figueiredo e pelos menos mais dois representantes do partido estão na Palestina para um encontro da Internacional Socialista, organização internacional que busca a implementação do que chamam de “socialismo democrático”.
Viajaram com dinheiro do fundo partidário?

Operadoras bloqueiam ligações para o próprio número
29.07.19 18:20
As operadoras telefônicas decidiram bloquear as ligações feitas do aparelho para a sua própria linha, tanto por linhas convencionais quanto pela internet (VoIP), registra a Folha.
A medida foi determinada pela Anatel após a Operação Spoofing prender quatro pessoas suspeitas de envolvimento no ataque a contas de Telegram de autoridades.
A ligação para o próprio número, segundo as investigações da PF, foi a brecha por onde os hackers tiveram acesso aos aplicativos das vítimas.
As operadoras também decidiram bloquear por completo as chamadas feitas pela internet, por meio do VoIP, usando número que não pertence à empresa que efetua a chamada.
A expectativa é que as medidas bloqueiem a possibilidade de novos hackers utilizarem a mesma técnica para invadir o celular de outras pessoas.

Justiça bloqueia R$ 1,9 milhão nas contas de Edison Lobão
29.07.19 18:32
Edison Lobão teve R$ 1,9 milhão bloqueado em suas contas bancárias pelo Banco Central após determinação da juíza Gabriela Hardt, informa o G1 PR.
O ex-senador do MDB do Maranhão é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Lava Jato.
A denúncia do MPF aponta corrupção e pagamentos ilícitos no valor de R$ 2,8 milhões envolvendo o contrato de construção da usina de Belo Monte, entre 2011 e 2014.
Na época, Lobão era o ministro de Minas e Energia de Dilma Rousseff.

Bolsonaro já disse no barbeiro
29.07.19 18:38
Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, vai entrar com um ação no STF para que Jair Bolsonaro “diga o que sabe” sobre a morte de Fernando Santa Cruz.
Bolsonaro já disse no barbeiro o que acha que sabe.

Neymar não será indiciado por estupro
29.07.19 18:41
A Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito sobre a denúncia de estupro e agressão contra Neymar e decidiu não indiciá-lo.
O Ministério Público tem quinze dias para se manifestar.

Bolsonaro decidiu não receber chanceler da França, diz porta-voz
29.07.19 18:44
Foi uma “decisão” de Jair Bolsonaro não receber o chanceler da França, Jean-Yves Le Drian, marcada para a tarde de hoje, informou o porta-voz Otávio Rêgo Barros.
Segundo ele, o presidente considerou que o francês já havia sido recebido pelo ministro Ernesto Araújo e por isso dispensou o encontro, que estava marcado para a tarde de hoje.
Bolsonaro gravou uma live cortando cabelo no horário previsto para a reunião. Le Drian sinalizou que a França pode demorar a aprovar o acordo entre Mercosul e União Europeia.

Oposição quer impeachment de presidente do Paraguai por Itaipu
29.07.19 18:59
A oposição a Mario Abdo Benítez ameaçou pedir o impeachment do presidente do Paraguai por causa da renegociação do acordo de Itaipu, considerada desvantajosa para o país.
Como publicamos mais cedo, Benítez aceitou a renúncia de quatro membros do seu governo responsáveis pelo novo acordo com o Brasil.
Leia a reportagem de Duda Teixeira na Crusoé:
O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez (foto), aceitou nesta segunda-feira, 29, a renúncia de quatro membros de seu governo. Deixaram o posto o ministro de Relações Exteriores, Luis Castiglioni; o embaixador paraguaio no Brasil, Hugo Saguier; o diretor paraguaio de Itaipu Binacional, José Alderete; e o titular da estatal de energia Ande, Alcides Jiménez. Os quatro … Continue lendo

Procuradoria cobra R$ 3 bi de Geddel, Cunha e mais 15 por fraudes na Caixa
29.07.19 19:12
A força-tarefa da Operação Greenfield apresentou quatro ações de improbidade contra Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Henrique Eduardo Alves e mais 14 pessoas.
Ao todo, o MPF cobra deles R$ 3 bilhões para reparação de danos causados à Caixa e ao FGTS.
As ações, movidas na esfera cível, se referem a fatos que chegaram a ser denunciados pela Procuradoria na esfera criminal – como propina e lavagem de dinheiro – e visam a recuperar os alegados prejuízos ao banco.
Delatores como Lúcio Funaro e Joesley Batista, entre outros, não foram responsabilizados nas ações civis, já que firmaram acordo de colaboração com o MPF.

CNJ constata — surpresa, surpresa — que presídio em Altamira é péssimo
29.07.19 19:32
O CNJ fez uma inspeção no presídio de Altamira, no Pará, onde 57 presos foram mortos durante uma rebelião, e constatou em relatório — surpresa, surpresa — que é superlotado, está em péssimas condições e faltam agentes.
“A Administração Penitenciária está desprovida de espaço físico para a adequada custódia dos apenados do regime semiaberto, evidenciando a necessidade de adoção de providências necessárias para assegurar a segurança dos apenados, sem que possa, ao mesmo tempo, incluir os presos em regime mais gravoso”, diz o relatório.
Mas não faltarão espaço e funcionários na nova sede do CNJ, em Brasília.

Relatório da Comissão da Verdade diz que pai de presidente da OAB foi morto por militares
29.07.19 19:42
Relatório da Comissão Nacional da Verdade divulgado em 2014 indica que Fernando Santa Cruz – pai de Felipe Santa Cruz, o presidente da OAB– teria sido morto por órgãos de repressão da ditadura militar, diz o Globo.
O documento não registrou indícios de que Fernando, membro da Ação Popular, pudesse ter sido morto por “justiçamento de esquerda”, como afirmou Jair Bolsonaro hoje.
Embora o corpo nunca tenha sido encontrado, o relatório da comissão apresenta duas hipóteses para o desaparecimento – o pai de Felipe teria sido incinerado no Rio ou enterrado numa vala comum em São Paulo.
Em ambas as versões, a morte é atribuída a agentes do DOI-Codi. Um documento secreto da Aeronáutica confirma que, em fevereiro de 1974, Fernando estava sob custódia do Estado.

Conselho do BB aprova plano de demissão voluntária
29.07.19 19:59
O Banco do Brasil anunciou hoje que vai lançar um conjunto de ações para promover uma reorganização institucional, incluindo a abertura de um plano de desligamento incentivado para enxugar o quadro de funcionários.
O impacto financeiro das alterações no quadro de pessoal será divulgado até o fim de agosto e não terá mudança nas projeções divulgadas para 2019, garante o banco.
“O Conselho de Administração aprovou o Programa Adequação de Quadros (PAQ) que visa otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e de excessos nas unidades do Banco. Cabe notar que os funcionários que reúnam as condições estabelecidas no regulamento poderão aderir a um plano de desligamento incentivado”, disse o BB em comunicado.

Opositor de Putin diz ter sido envenenado na prisão
29.07.19 20:29
Alexei Navalny, um dos principais líderes de oposição ao governo de Vladimir Putin, na Rússia, afirmou hoje ter sido envenenado durante o fim de semana no presídio.
Ontem, Navalny foi internado às pressas com uma reação alérgica aguda, com inchaço no rosto e vermelhidão na pele.
O opositor disse em suas redes sociais que os agentes russos foram “estúpidos o suficiente” para envenená-lo durante os 30 dias de prisão que cumpre por convocar uma manifestação contra Putin para o última fim de semana.
- “Eles são tão idiotas assim de envenenar uma pessoa em um lugar onde todas as suspeitas apontam para eles? Esta é uma boa pergunta. Por enquanto, posso dizer uma coisa com certeza: as pessoas que estão no poder na Rússia são uns caras bastante estúpidos […]. São maliciosos e obcecados com dinheiro.”

Justiça dá 48 horas para Nenê Constantino se entregar
29.07.19 21:11
A Justiça do Distrito Federal determinou que o ex-dono da Gol, Nenê Constantino, se entregue em até 48 horas para o início do cumprimento da pena de 21 anos e 07 meses de prisão.
Constantino e outros três réus foram condenados em maio de 2017 pelo assassinato do líder comunitário Márcio Leonardo de Sousa Brito.
O Tribunal do Júri de Taguatinga, no DF, pediu a execução provisória da pena com base em decisão do STF de que é possível a prisão após condenação em segunda instância.
A defesa do empresário, informa o Correio Braziliense, vai aguardar o posicionamento da Vara de Execuções Penais – os advogados de Constantino pedem que o condenado cumpra pena em prisão domiciliar, por causa de seus 86 anos.

“Greenwald já tinha o material quando conversou com Lula na cadeia”
Terça-feira, 30.07.19 06:13
Glenn Greenwald visitou Lula nove dias depois de receber as mensagens roubadas da Lava Jato.
A cronologia do hackeamento foi feita por Merval Pereira:
“O hacker Walter Delgatti Neto diz que procurou Manuela D'Ávila no dia das mães, 12 de maio. No mesmo dia, Glenn Greenwald entrou em contato com ele pelo Telegram.
Nove dias depois, a 21 de maio, Glenn Greenwald esteve visitando Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba, para fazer uma entrevista com ele, que havia sido autorizada pela Justiça no início do ano.
É certo, portanto, que Greenwald já tinha o material quando conversou com Lula na cadeia. No dia 9 de junho, dezenove dias depois da entrevista, o Intercept Brasil começa a divulgar as conversas hackeadas.
Entre o primeiro dia em que o hacker fez o contato com Glenn Greenwald, e a publicação, passaram-se exatos 29 dias, ou quatro semanas. Glenn Greenwald, ao publicar os diálogos, declarou: ‘ficamos muitas semanas planejando como proteger a nós e nossa fonte contra os riscos físicos, riscos legais, riscos políticos, riscos que vão tentar sujar a nossa reputação’.
No fim do mês de abril, no dia 27, uma entrevista com Lula foi publicada pela Folha de S. Paulo e o El País e, como se fosse premonitório, o ex-presidente garantiu ter ‘obsessão de desmascarar o Moro, de desmascarar o Dallagnol e a sua turma’”.
Criticado por acerto de Itaipu, presidente paraguaio tenta contornar a crise

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA