PRIMEIRA EDIÇÃO DE SÁBADO, 20-7-2019

NO O ANTAGONISTA
Cuba e a superlotação carcerária
Sexta-feira, 19.07.19 17:00
Uma ONG calculou que Cuba tem hoje 123 mil presos, o que dá 1.071 presos para cada 100 mil habitantes –proporcionalmente, bem mais que o Brasil (334 por 100 mil).
A ditadura tem resolvido isso liberando detidos sem que eles tenham cumprido as sentenças. Menos os presos políticos, hoje estimados em 11 mil no país.
Leia a reportagem de Duda Teixeira na Crusoé:
A ONG Defensores dos Prisioneiros Cubanos acaba de calcular em 123 mil o número total de presos em Cuba. Com isso, a ilha comunista tem 1071 presos para cada 100 mil habitantes. É bem mais do que o Brasil, com 334 presos para cada 100 mil. Como as dificuldades econômicas seguem aumentando, a ditadura tem aplicado … Continue lendo

Procon-SP notifica FaceApp por coleta de dados de usuários
19.07.19 17:10
O Procon-SP notificou o FaceApp para que os responsáveis expliquem qual é a finalidade da coleta de dados do aplicativo. A Google e a Apple também receberam notificações.
O receio é o mesmo que alertou senadores norte-americanos: que a política de privacidade seja abrangente, e daria acesso total aos dados pessoais dos usuários à empresa russa dona do aplicativo, a Wireless Lab.
“Informações divulgadas na imprensa afirmam que a licença para uso do aplicativo contém cláusula que autoriza a empresa a coletar e compartilhar imagens e dados do consumidor, sem explicar de que forma, por quanto tempo e como serão usados”, informou o Procon em nota.

Menos poderes para reitores
19.07.19 17:11
Uma portaria editada por Abraham Weintraub diminuiu os poderes de reitores de universidades e institutos federais para nomear cargos comissionados de direção.
As informações são de Igor Gadelha, na Crusoé.
Leia a nota completa:
Uma portaria editada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), diminuiu os poderes de reitores de universidades e institutos federais para nomear cargos comissionados de direção nessas instituições de ensino. A norma estabelece que eles não poderão nomear cargos de direção equivalentes aos DAS 5 e 6, o que inclui os pró-reitores, que estão imediatamente abaixo … Continue lendo

CAIXA-PRETA DO BNDES: Pimentel classificou até como ‘ultrassecretos’ documentos sobre empréstimos do BNDES
19.07.19 17:30
Por Claudio Dantas
O medo de expor os absurdos envolvendo a liberação de empréstimos do BNDES para obras em países amigos levou Fernando Pimentel, então ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), a proteger “ofícios, notas e pareceres” com o grau máximo de sigilo.
No termo de classificação abaixo, obtido por O Antagonista com a agência de dados “Fiquem Sabendo”, Pimentel classificou como ultrassecreto todo o lote de “cartas e correspondências oficiais” trocadas com governos estrangeiros, em relação a essas operações de crédito.
O petista alegou que o sigilo máximo era imprescindível “à segurança do Estado e da Sociedade” e que a divulgação dessas informações poderia “por em risco a condução de negociações ou as relações internacionais do País”.
O risco, obviamente, era o de expor as negociatas do PT.

‘Como ele fala que não tem fome, meu filho?’
19.07.19 17:35
“Muitas pessoas passam fome aqui. Passam necessidade. Como ele fala que não tem fome, meu filho?’, diz a moradora de rua Ana Maria Paiva dos Santos, 39 anos.
“Ele” é Jair Bolsonaro, e Ana Maria é uma entre dezenas de moradores de rua que vivem de pedir comida e revirar lixo perto do Planalto – onde hoje o presidente disse a jornalistas que “passar fome no Brasil é uma grande mentira”.
Leia a reportagem de Caio Junqueira na Crusoé:
“Dá dor de cabeça, dor na barriga, tonteira, desânimo, vontade de desmaiar. A fome é muito triste, moço. É dolorida.” A afirmação é de Ana Maria Paiva dos Santos, 39 anos, que mora em uma barraca de lona nos arredores do Palácio do Planalto, a sede do governo, onde na manhã desta sexta-feira, 19, o … Continue lendoSim, presidente, há fome no Brasil – e ela está mais perto do que o senhor imagina
“Um dia após o outro ele cria uma crise, fala uma bobagem”, dispara senador
19.07.19 19:09
As recentes declarações de Jair Bolsonaro, principalmente de que “passar fome no Brasil é uma grande mentira” — fala que o presidente já teve que explicar — provocaram reações no mundo político.
O deputado Arthur Lira, líder do bloco PP, MDB e PTB na Câmara, disse ao Globo:
“Eu não acredito que tenha sido pejorativo. Mas a distância de Brasília com os rincões do Brasil é o que talvez permita a distância do raciocínio. Em Alagoas, agora, temos mais de 30 municípios em estado de calamidade por causa da seca. O melhor é reavaliar essa declaração.”
Otto Alencar, líder do PSD no Senado, afirmou ao jornal:
“Ele não sabe o que se passa no interior do Brasil. Será que ele não entende a miséria da periferia do Rio de Janeiro? Não sebe que tem 15 milhões de brasileiros abaixo da linha de pobreza? Um dia após o outro ele cria uma crise, fala uma bobagem. Lamento muito, é mais um disparate, um lapso verbal entre tantos outros que ele diz.”

Major Olímpio defende declaração de Bolsonaro sobre fome no Brasil: “Força de expressão”
19.07.19 19:21
Major Olímpio, líder do PSL no Senado, disse ao Globo que a declaração de Jair Bolsonaro sobre a fome no Brasil foi “uma força de expressão dele”.
“Eu vejo mais como uma força de expressão dele, ele se referindo a alguns países da África, onde tem fome mais intensa, com pessoas de perfil esquelético pelas ruas. Não foi baseada em dados científicos. Ele quis dizer que, com abundância do Brasil, com a capacidade de produção de alimentos, é raro morrer de fome.”
“Acabou tendo uma interpretação errada, de que ele estava desconsiderando o índice de miséria e fome, que é ficar mais de 24 horas sem alimento”, acrescentou o senador.
Mais uma declaração de Bolsonaro que precisa ser explicada.

EUA estão de volta à America Latina, diz secretário norte-americano
19.07.19 18:12
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, participou hoje de uma reunião de 21 países, incluindo o Brasil, em que foi assinado um compromisso de luta contra o terrorismo na América Latina, informa a Folha.
Pompeo visita a Argentina na semana em que se completam 25 anos do atentado a Associação Mutual Israelita Argentina, que deixou 85 mortos.
“Vim para dizer que estamos de volta à América Latina, e vamos ajudá-los a atacar o terrorismo. Os grupos terroristas estão se radicalizando e encontrando nossas vulnerabilidades. Na América Latina já foram detectados membros do Hizbullah atuando na Argentina, no Peru, no Brasil e no Paraguai.”

Alvo de operação da PF, senador Omar Aziz está proibido de deixar o Brasil
19.07.19 19:41
O senador Omar Aziz, do PSD de Amazonas, está proibido de deixar o Brasil e não poderá se comunicar com os outros investigados na Operação Vertex, que prendeu hoje sua esposa, Nejmi Aziz, e três de seus irmãos — veja aqui.
As informações foram confirmadas pelo delegado da PF Alexandre Teixeira ao jornal A Crítica. Ele é o responsável pelas investigações que fazem parte de um desdobramento da Operação Maus Caminhos, que desde 2016 apura desvios de recursos públicos no sistema de saúde do estado.
O ex-governador, que preside atualmente a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, foi alvo hoje de mandado de busca e apreensão.

“O papel dele possibilitou a prática desses ilícitos”, diz delegado da PF sobre Omar Aziz
19.07.19 20:02
O delegado da PF Max Ribeiro disse hoje, segundo registro do jornal A Crítica, que o senador Omar Aziz, do PSD de Amazonas, possibilitou, “seja por omissão ou por ação”, a prática de crimes quando o político era governador do estado.
“A posição topográfica da caneta possibilitou ou não evitou que esses crimes fossem perpetrados. Havia ali um gestor que tinha o dever de evitar que recursos públicos da saúde fossem desviados. O papel dele, seja por omissão ou por ação, possibilitou a prática desses ilícitos. E pelos indícios, parte desses recursos voltou para essas pessoas que se encontravam, topograficamente, na parte mais alta de poder e que possibilitou a prática desses crimes.”
O senador, como registramos, está proibido de deixar o Brasil e não pode se comunicar com os outros investigados na Operação Vertex, que prendeu hoje sua esposa, Nejmi Aziz, e três de seus irmãos — veja aqui.

Adélio se recusa a receber tratamento psiquiátrico
19.07.19 19:53
Adélio Bispo de Oliveira, o esfaqueador de Jair Bolsonaro, não toma remédios e se recusa a receber tratamento psiquiátrico na penitenciária federal de Campo Grande, relata a Época.
“Ele se recusa a tomar qualquer remédio desde que deu entrada aqui, mas isso será feito mesmo contra a vontade do meu cliente, agora que temos o diagnóstico”, disse o advogado de Adélio, Zanone Manuel de Oliveira Júnior.
O esfaqueador de Bolsonaro, então candidato à Presidência, foi diagnosticado com transtorno delirante persistente.

Governo nega plano para cortar multa de 40% sobre saldo do FGTS
19.07.19 20:37
O governo federal afirmou agora à noite, em nota, que não há nenhum estudo relativo ao fim da multa de 40% sobre o saldo do FGTS que o trabalhador recebe no caso de demissão sem justa causa, registra o Valor.
Hoje á tarde, Jair Bolsonaro criticou a multa e disse que ela prejudica as contratações.

Governadores nordestinos reagem a áudio de Bolsonaro
19.07.19 20:42
Jair Bolsonaro foi gravado em seu café da manhã com jornalistas dizendo a Onyx Lorenzoni “desses governadores de ‘paraíba’, o pior é do Maranhão; não tem que ter nada com esse cara”.
Flávio Dino, que governa o Maranhão, e outros governadores nordestinos criticaram o tratamento insultuoso.
Leia a reportagem da Crusoé:
No mesmo café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira, 19, em que disse que a fome no Brasil é uma “grande mentira”, o presidente Jair Bolsonaro (foto) foi gravado chamando os nordestinos de “paraíba” e criticando o governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB. As imagens com o áudio de Bolsonaro fazendo esse comentário para … Continue lendo

Por que não te calas?
19.07.19 22:35
Resumo do dia do presidente:
* Jair Bolsonaro defendeu a decisão de Dias Toffoli de travar as investigações baseadas em dados do Coaf e da Receita;
*  Jair Bolsonaro chamou os governadores do Nordeste de “governadores de paraíba”;
*  Jair Bolsonaro disse que não há fome no Brasil;
* Jair Bolsonaro disse que Miriam Leitão mentiu que foi torturada durante o regime militar.
Jair Bolsonaro conseguiu perder todas as oportunidades para calar a boca.

Ataque de Bolsonaro é uma “honraria”, diz Flávio Dino
Sábado, 20.07.19 07:33
Flávio Dino reagiu aos ataques de Jair Bolsonaro, que ontem disse que “desses governadores de ‘paraíba’, o pior é do Maranhão”.
Para Dino, um ataque do presidente da República é uma “honraria”.
“A cabeça dele [Bolsonaro] é movida pelo confronto, e o coração, infelizmente, está possuído de ódios”, afirmou Dino. “Só sei que sou o pior dos gestores na visão dele, o que para mim é uma honraria.”

TRF-4 nega recursos de ex-dirigentes de Petrobras e UTC
20.07.19 08:01
De forma unânime, o TRF-4 negou recursos apresentados pelo ex-gerente de engenharia da Petrobras, Roberto Gonçalves e pelo ex-diretor da UTC, Walmir Pinheiro Santana, ambos condenados na Lava Jato.
O julgamento foi realizado pela 4ª Seção, órgão colegiado formado pelas 7ª e 8ª Turmas.
Gonçalves foi condenado a 17 anos, 9 meses e 23 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Santana foi sentenciado a 8 anos por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
“Nada há a modificar no julgado, porquanto a pretexto da existência de pontos omissos e contraditórios, as defesas buscam rediscutir o mérito de questões já decididas, atribuindo-se efeitos modificativos aos embargos declaratórios, o que, na espécie, revela-se manifestamente injustificável”, justificou a desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA