SEGUNDA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 13/6/2019

NO O ANTAGONISTA
Pesquisa aponta que 70% dos brasileiros não estão interessados na Copa América
13.06.19 10:21
Na véspera do início da Copa América no Brasil, um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que sete em cada dez brasileiros têm pouco ou nenhum interesse na competição.
De acordo com a pesquisa, 36,2% dos entrevistados afirmaram que não estão “nada interessados” no torneio de futebol, enquanto 33,8% se disseram “pouco interessados”.
Apenas 27,1% das pessoas ouvidas pelo instituto manifestaram algum tipo de interesse (23,7% se disseram interessados; 3,4%, muito interessados).
Os brasileiros também estão pessimistas em relação ao desempenho da seleção de Tite: 46% não consideram a equipe favorita ao título, ante 39,6% que veem favoritismo.

A mensagem mafiosa do hacker
13.06.19 10:03
Um hacker invadiu o grupo do Conselho Nacional do Ministério Público e publicou uma mensagem mafiosa.
Ele disse:
“Nada contra vocês que estão aqui, mas ninguém melhor que eu para ter acesso a tudo, né? Eu sou apenas justo, onde não encontrei injustiça fiz de conta que não passei. Mas encontrei apenas na Lava Jato por hora”.
Trata-se de uma chantagem. O hacker está avisando que teve acesso a todas as mensagens dos conselheiros, e que se eles não punirem Deltan Dallagnol, cujas mensagens roubadas serão julgadas pelo próprio CNMP, seus segredos serão revelados.
Já é uma monstruosidade que um criminoso possa julgar procuradores e juízes, como fez esse hacker. Mas é ainda pior do que isso: ele passou também a usar as mensagens roubadas para achacar os conselheiros do CNMP, prometendo preservá-los caso eles condenem a Lava Jato.

Bolsonaro vai usar telefone criptografado pela Abin
13.06.19 10:00
O Globo noticia que Jair Bolsonaro e outros integrantes do Executivo vão passar a usar telefones criptografados fornecidos pela Abin.
Até então, segundo o jornal, o alto escalão do governo utilizava WhatsApp e Telegram para se comunicar e tratar inclusive de temas considerados confidenciais.

Oposição sem discurso
13.06.19 09:55
Marcelo Ramos, presidente da comissão especial da reforma da Previdência, disse que ficou difícil para a oposição continuar contra a proposta:
“Tudo o que eles queriam que fosse retirado, como BPC, aposentadoria rural e idade mínima de 60 anos para professores, caiu.”

O general Santos Cruz e “a ousadia criminosa no Brasil”
13.06.19 09:43
O general Santos Cruz conversou com o Estadão sobre o roubo das mensagens da Lava Jato:
“Sobre o mérito das conversas, não posso falar nada. Não li. Não tenho tempo para me dedicar a isso e ler comentários sobre o assunto.
O que eu acho é que a ousadia criminosa no Brasil é absurda e intolerável. A PF precisa ter todos os recursos de tecnologia para uma investigação profunda contra esses criminosos. Se isso for tolerado, nenhum cidadão estará seguro em sua privacidade.”

Gilmar Mendes saltitando no túmulo da Lava Jato
13.06.19 09:18
Não, Gilmar Mendes não está comemorando a morte da Lava Jato.
Ele disse para O Globo:
“Não quero que pareça que estou saltitando no túmulo de ninguém.”

“Os governadores serão os responsáveis pelo caos instalado”
13.06.19 09:00
Por Diego Amorim
O deputado Evair de Melo (PP) diz que a decisão de retirar estados e municípios da reforma da Previdência, antecipada por O Antagonista, parece ter sido resultado de um “pragmatismo aritmético”.
“Deixa claro que os governadores vieram a Brasília de mão vazia, sem nada a oferecer, ou seja, votos novos. Nos estados, fazem gestão e tomam decisões isoladas das bancadas federais. Muitos fazem oposição ao governo central por ideologia. Eles serão os responsáveis pelo caos instalado. O feitiço virará contra o feiticeiro. Lamentável.”
O parlamentar acrescenta, porém, que “ainda há tempo” para um acordo com a Câmara.
“Que eles [governadores] vão a campo, tragam votos novos e vamos resolver isso aqui no Congresso: é o mínimo que podem fazer.”

Militares temem conflitos sociais com soltura de Lula
13.06.19 08:55
Os militares não querem que Lula, o chefe da ORCRIM, seja inocentado pelo STF.
Diz a Folha de S. Paulo:
“Entre os militares, há visível apreensão com a possibilidade de o petista ser solto. Há uma crença, em especial entre oficiais da ativa, que uma eventual libertação precoce do ex-presidente poderia gerar conflitos sociais.
Entre os generais com assento no governo, o temor é agravado pelo fato de Moro ser uma espécie de símbolo sempre lembrado como indicativo de que o governo de Jair Bolsonaro tem compromisso contra a corrupção.”

Decano sim ou decano não?
13.06.19 08:30
A colunista social da Folha de S. Paulo diz que Celso de Mello tende a inocentar Lula e condenar Sergio Moro:
“Conhecidos deste afirmam que a revelação das conversas de Moro lhe causou profunda impressão e que ele tenderia a alinhar-se com os garantistas.”
É o contrário do que diz Merval Pereira.

In Celso we trust
13.06.19 08:23
O STF, no dia 25, não vai anular o processo de Lula e enterrar a Lava Jato, de acordo com Merval Pereira:
“Não creio que, se for para o plenário, seja aprovada a tese da anulação da condenação.
Mesmo na Segunda Turma acho que haverá maioria para derrotar os prováveis votos dos ministros Gilmar Mendes e Lewandowski. O ex-presidente foi condenado em três instâncias, portanto, não há razão para anular todos os julgamentos em todas as instâncias.”
Pelas contas de Merval Pereira, a Lava Jato pode contar com Cármen Lúcia, Edson Fachin e Celso de Mello.

Primeiro soltar Lula, depois derrubar a prisão em 2ª instância
13.06.19 08:30
Por Renan Ramalho
Apesar da crescente pressão para remarcar o julgamento contra a prisão após condenação em segunda instância, o Supremo deve aguardar o fim da tramitação do recurso de Lula contra a condenação no triplex no Superior Tribunal de Justiça.
Apesar de o STJ já ter confirmado a condenação – com pena menor – ainda estão pendentes de julgamento embargos de declaração, recurso de menor alcance, mas que pode antecipar a saída do ex-presidente da cadeia, com progressão para regime aberto ou semiaberto.
O objetivo, como sempre, é dissociar a provável decisão pelo fim da prisão em segunda instância no STF da soltura de Lula, que ficaria a cargo do STJ, por outro motivo.
Há a possibilidade de o próprio STF soltar Lula no próximo dia 25, quando a Segunda Turma julga um habeas corpus que aponta parcialidade de Sergio Moro. Mas uma decisão favorável, neste processo, ainda é considerada incerta.

Gilmar Mendes: “O Dallagnol é um bobinho. Quem operava a Lava Jato era o Moro”
13.06.19 07:49
Gilmar Mendes atacou mais uma vez a Lava Jato.
Ele disse para O Globo:
“O chefe da Lava Jato não era ninguém mais, ninguém menos do que Moro. O Dallagnol, está provado, é um bobinho. É um bobinho. Quem operava a Lava Jato era o Moro.”
Ele já decidiu também que Lula tem de ser tirado da cadeia e inocentado:
“Eu acho, por exemplo, que, na condenação do Lula, eles anularam a condenação.”

Zero indício de proximidade indevida
13.06.19 07:38
O que mais impressiona nos diálogos completos vazados pelo Intercept é uma certa frieza cerimoniosa no trato entre Deltan Dallagnol e Sergio Moro. Em tudo oposta à tese de que os dois constituíam uma equipe.
Moro dá as orientações que tem de dar em benefício da instrução criminal. Mas não há nenhuma intimidade, zero indício de proximidade indevida.
Um advogado comentou:
“Nem amigos parecem ser. Parecem dois sujeitos chatos, tentando superar gargalos institucionais para fazer o que é certo.
Fora os trechos que, de tanto rapapé, parecem ter sido feitos para serem hackeados.”

“Gilmar Mendes está em campanha para derrubar a Lava Jato”
13.06.19 07:23
Carlos Alberto Sardenberg comparou Celso de Mello a Gilmar Mendes.
Leia um trecho de sua excelente coluna em O Globo:
“É brutal a divergência dos votos. Gilmar Mendes disse que a denúncia do Ministério Público sobre o PP, originária da Lava Jato, era um amontoado de argumentos soltos e vazios. E foi para cima de Sergio Moro.
Já Celso de Mello, conhecido pelos seus votos longos, cuidadosos e detalhados, entendeu que a denúncia envolvia a atuação de ‘políticos que parecem desconhecer a República’. Considerou que o MP construiu um bom caso, com indícios relevantes de prática de crime.
Como esses dois votos podem ser tão distantes? Simples: o decano argumentou como magistrado. Já Gilmar Mendes simplesmente está em campanha para derrubar a Lava Jato e o que chama de ‘Direito Penal de Curitiba’”.

Assange pode ser extraditado
13.06.19 07:12
O ministro do Interior do Reino Unido validou o pedido dos Estados Unidos para extraditar Julian Assange.
Agora a decisão está com a magistratura.
Se a moda pega…

Os dois lados do STF
13.06.19 07:02
O STF está dividido entre aqueles que recebem elogios em mensagens secretas da Lava Jato e aqueles que aparecem em relatórios da Receita Federal ou em e-mails de delatores.
Escolha seu lado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA